Parceria com influenciadores digitais: saiba quais são os ganhos dessa estratégia!

Parceria com influenciadores digitaisQuem tem uma empresa sabe que existem inúmeras estratégias para apresentar serviços ou divulgar produtos pela internet. Quando o objetivo é obter visibilidade e ampliar o alcance de público, uma das ações mais eficazes passa a ser a parceria com os influenciadores digitais.

O que caracteriza esses profissionais é sua autoridade e conhecimento em determinado assunto/prática. Dessa forma, conquistam a admiração de várias pessoas e passam a ser acompanhados por elas.

Contar com a ajuda de perfis que tenham relação com aquilo que o seu negócio oferece facilita o ganho de novos clientes. Afinal, muitos grupos verão os diferenciais da sua marca a partir da ponte estabelecida entre você e o influenciador digital.

Que tal conhecer os principais benefícios proporcionados por esse tipo de parceria? Acompanhe!


Quais são os ganhos do trabalho com influenciadores digitais?


Ter ligação com algum nome conhecido é um dos melhores caminhos para ser percebido em um mercado repleto de oportunidades. Mostramos, a seguir, como a influência de pessoas com credibilidade pode favorecer o seu trabalho!

Alcance de audiência engajada


A internet abriu espaço para todas as pessoas mostrarem suas ideias, valores e posicionamentos em relação a diversos assuntos. Hoje, o compartilhamento desses detalhes não está limitado a personalidades da TV ou a figuras famosas, como jogadores de futebol e cantores.

Qualquer indivíduo que tenha algo para expor ao mundo pode fazê-lo por meio dos espaços digitais. Assim, é normal que novos perfis surjam para interagir com as pessoas no ambiente online. Muitos cativam o público de tal maneira que passam a afetar o poder de decisão de seus seguidores.

Percebeu que boa parte dos blogueiros costuma ter um social commerce favorável em suas redes sociais? Isso, porque eles entregam conteúdos relevantes, satisfazendo quem consome esses materiais e obtendo retornos positivos. É um tipo de engajamento que tende a vir pronto para você.

Público bem segmentado


Há influenciadores digitais para todos os gostos e necessidades. Portanto, você não terá dificuldade para encontrar um perfil que tenha afinidade com o seu tipo de negócio. Moda, educação financeira, beleza, vida saudável e comportamento são apenas alguns exemplos de nichos abordados.

Assim, um empreendedor que trabalha com cosméticos, por exemplo, pode encontrar vantagens na parceria com uma blogueira focada em fazer testes de produtos. Se a influenciadora gostar da fórmula e sentir que vale a pena compartilhar os benefícios com os seus seguidores, melhor ainda.

Nesse processo, a empresa vai atrair consumidores que realmente tenham interesse em cosméticos, construindo um público bem segmentado. Compensa aproveitar esse filtro para aumentar as vendas e fazer com que a marca fique cada vez mais em evidência no mercado.

Aumento da produção de conteúdo relevante


Os influenciadores têm grande capacidade de desenvolver materiais ricos e detalhados sobre o tema que abordam em seus canais. Para muitos, produzir vídeos, posts e demais formatos não é nada desafiador, porque já estão familiarizados com o processo de criar e aprimorar conteúdos.

Ao transformar esse tipo de profissional em parceiro, você terá bastante material atrativo para divulgar seus produtos pela internet a possíveis clientes. Lembre-se de que criatividade, inovação e uma pitada de ousadia são essenciais no mundo dos negócios, e isso tem de sobra na rotina dos influenciadores.

O ideal é sempre dar autonomia para o criador de conteúdo, permitindo que formule suas próprias estratégias, sem deixar de fazer uma boa análise de concorrência. Dessa forma, toda a equipe pode discutir, identificar ações que vêm funcionando em outras empresas e aproveitar o que for útil.

Resultados mensuráveis


Um dos grandes benefícios da internet está na possibilidade de monitorar diversas atividades realizadas pelos usuários. A partir da análise de números e alguns comparativos, você consegue entender se determinada ação trouxe os resultados esperados.

A parceria com influenciadores digitais fornece inúmeros dados para avaliação. Tenha em mente que cada rede social tem suas próprias ferramentas e recursos, o que demanda aprendizado constante para aproveitar suas métricas ao máximo.

Entre os itens que podem ser conferidos durante a sua estratégia, estão:

  • Quantidade de acessos recentes ao site da empresa

  • Total de vendas feitas a partir de link fornecido no canal do influenciador

  • Novas curtidas/inscrições obtidas nos últimos dias


O alcance, por exemplo, é visível nas principais redes sociais e mostra quantas pessoas estão recebendo os conteúdos produzidos. Já o engajamento é a soma dos indivíduos que interagem com as postagens, seja curtindo, compartilhando ou comentando — portanto, esse número sempre será inferior ao de visualizações.

Diversificação dos canais de comunicação


Outro benefício de contar com a ajuda dos influenciadores é a possibilidade de expor os diferenciais da sua marca em espaços pouco explorados. Afinal, quem trabalha produzindo conteúdo relevante não costuma se contentar com publicações em apenas uma rede social ou blog próprio.

Se você quer mais visibilidade, precisa fazer com que seu negócio chegue ao máximo de locais da internet. Tem gente que consome mais vídeos no YouTube, pessoas que não largam o Instagram e usuários que preferem o Facebook. Então, a saída é levar conteúdo para todos esses canais.

O problema é que não basta desenvolver estratégias padronizadas e esperar que funcionem em qualquer site/mídia social. Em outras palavras, cada ação precisa ser personalizada ao ambiente em que será divulgada.

É aí que entram a criatividade e o conhecimento do influenciador digital, que saberá como aproveitar cada recurso da melhor forma. Seu negócio só tende a ganhar, por ampliar seu alcance em diferentes canais, sempre reforçando o posicionamento de marca.

Como escolher os parceiros certos?


A relação de influenciadores com determinadas marcas precisa gerar benefícios a ambas as partes. Quem comercializa produtos, por exemplo, pode garantir o pagamento de comissões para cada venda realizada a partir da parceria. A visualização de resultados, que costumam ser rápidos, mantém as equipes motivadas.

Para saber onde encontrar os parceiros certos em meio a tantas opções, considere fatores como o tipo de conteúdo produzido pelos influenciadores digitais. O objetivo é filtrar temas predominantes que tenham relação com o seu negócio. Também é um ponto a favor se o perfil conseguir, de certa forma, garantir exclusividade aos diferenciais da sua marca.

Essa é uma estratégia muito efetiva, quando executada de maneira adequada. Então, fique atento às melhores práticas e aproveite todos os benefícios proporcionados pelo trabalho realizado junto aos influenciadores digitais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem os ganhos desse tipo de parceria!

    post anterior
    Como a busca pelo consumo consciente influencia o comportamento do público?
    próximo post
    SLA: o que é e como implementar no meu e-commerce?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.