O que é posicionamento de marca? Entenda como implementar essa estratégia!


post image

Neste post, será esclarecido como a prática funciona e quais vantagens ela proporciona tanto às lojas físicas quanto às virtuais. Além disso, falaremos sobre a sua implementação e histórias de sucesso dessa estratégia. Leia até o fim!

Confira os tópicos do conteúdo:



O que é posicionamento de marca e como ele funciona?


Afinal, o que é posicionamento de marca? Em resumo, essa estratégia consiste no ato de projetar a imagem da empresa na mente do consumidor


Dessa forma, ela gera diferenciação perante os concorrentes, fazendo com que a organização seja cada vez mais lembrada de uma forma positiva pelo seu público-alvo.

Também conhecida como branding, a prática envolve a criação de associações entre palavras e símbolos, atendimento personalizado e padronizado e transmissão clara de missão e valores para melhor percepção por parte do público. 

Seja na indústria, no comércio online e offline ou na prestação de serviços, o posicionamento de marca ajuda o cliente a reconhecer e a se conectar instantaneamente com os produtos oferecidos.

Quais são os tipos de posicionamento de marca mais comuns?


Quando a empresa escolhe o segmento de atuação, ela precisa encontrar meios e soluções que a diferenciem da concorrência. Como ninguém consegue ser bom em tudo, cada organização deve focar naquilo que sabe fazer melhor e buscar estratégias de marketing digital e comunicação para entregar uma experiência de compra diferenciada ao cliente. 


A empresa que oferece qualidade superior, por exemplo, dificilmente conseguirá praticar o preço mais baixo e vice-versa. Isso permite uma subsegmentação para a atração de um público mais específico.


Essa busca por aperfeiçoamento para melhor agradar o público-alvo implica em diferentes tipos de posicionamento de marca no mercado. O seu negócio, por exemplo, pode ser lembrado por oferecer:


  • Exclusividade no fornecimento de algum produto
  • Melhor prazo de pagamento
  • Maior variedade de estoque
  • Entrega mais rápida
  • Atendimento personalizado
  • Qualidade mais alta do produto
  • Melhor preço, entre outros fatores.

Portanto, você só precisa identificar os pontos fortes do seu negócio e oferecê-los ao seu público para garantir autoridade no seu segmento de atuação. Assim, sua marca pode surgir no imaginário dos seus clientes como sinônimo do produto que você oferece.

Por que a estratégia de posicionamento de marca é importante para lojas físicas e virtuais?


O principal benefício de uma estratégia de posicionamento de marca de sucesso é ter um número elevado de pessoas que conheçam e se lembrem da marca. 

Nesse processo, não adianta criar um site ou abrir uma loja física e esperar que milhões de visitas ocorram naturalmente. É preciso aplicar um planejamento comercial eficaz para fisgar a atenção do público e se manter constantemente como uma solução possível para seus clientes. 

Além disso, moldar os produtos e serviços de acordo com as preferências do consumidor pode ser um grande trunfo. 

Desse modo, o público começa a enxergar valor, recordar mais a marca, compartilhar opiniões positivas sobre ela e gerar desejo de compra em outras pessoas. E, principalmente, fidelizar clientes.


Conheça, abaixo, algumas das principais vantagens que o posicionamento de marca proporciona às lojas físicas e virtuais!

Melhora a reputação da empresa


Geralmente, quando uma marca alcança um bom nível de indicações, é porque os produtos e serviços atendem às necessidades e aumentam a satisfação do cliente. 

Quando bem utilizadas, essas técnicas elevam a reputação da empresa no seu segmento de atuação. 


Além disso, considerando bons tipos de posicionamento de marca, a empresa pode trabalhar mensagens positivas para criar um impacto positivo no público. Por exemplo, pode abraçar uma causa filantrópica e/ou ambiental para demonstrar consciência social e preocupação com a comunidade.


Gera diferenciação no mercado


Mostrar de forma clara e intensa a singularidade dos produtos também é uma boa forma de criar vantagem competitiva e de compreensão do que é posicionamento de marca.

Esse processo enfatiza as qualidades da marca que a diferenciam dos concorrentes e a coloca como uma solução mais de mercado mais promissora. 

Facilita a decisão de compra


Ao definir claramente os benefícios que os produtos e serviços proporcionam ao consumidor, é possível eliminar dúvidas e objeções no processo de compra, aumentar as conversões de vendas e diminuir a taxa de abandono de carrinhos.


Ou seja, quando o negócio fornece respostas diretas para as perguntas dos clientes e entrega o que eles procuram, o funil de vendas torna-se fluido e ágil. 


Agrega valor ao negócio


Uma empresa que realmente compreendeu o que é posicionamento de marca e os benefícios dessa prática não precisa mais participar de guerras de preços com os concorrentes. 


Afinal, um branding bem trabalhado estabelece um alto valor percebido nos produtos, fazendo com que as vendas corram bem mesmo se eles não forem os mais baratos do mercado.

Essa conjuntura, portanto, indica a autoridade da marca no setor. Assim, a política dos preços vai depender mais de quanto os clientes estão dispostos a pagar do que dos valores praticados pela concorrência.


Como fazer o posicionamento de uma marca no mercado?


Qualquer profissional de marketing qualificado sabe como fazer o posicionamento de uma marca no mercado. O grande desafio, no entanto, será definir os valores e recursos que serão utilizados no processo.


Nesse contexto, a empresa precisa: 

  • Realizar pesquisas
  • Coletar e analisar dados
  • Ser flexível quanto aos desejos do público
  • Estar disposta a mudar para acompanhar as tendências do mercado
  • E, principalmente, entregar autenticidade

Assim, para criar um posicionamento único e bem-sucedido para a marca, você precisa começar fazendo os seguintes questionamentos:

  • Para quem os produtos e serviços são destinados?
  • Quais problemas eles devem resolver?
  • Como a marca se difere da concorrência?

Portanto, o objetivo é ter respostas que ajudem a aumentar o nível de compreensão sobre o próprio negócio. Veja, abaixo, três passos que vão auxiliar no processo de posicionamento e força da marca!


Pesquise a concorrência


Avalie a concorrência do segmento para determinar qual é a posição da sua marca em relação a eles. 


Você pode avaliar os concorrentes se passando por cliente deles. Por exemplo, faça algumas compras e solicite suporte para avaliar a qualidade dos produtos e, assim, testar o atendimento prestado.

Esse trabalho é conhecido como benchmarking. Por meio dele, é possível coletar informações sobre a execução estratégica da concorrência. Dessa forma, é possível avaliar erros e acertos e, por fim, corrigir as falhas e aprimorar processos do seu planejamento de branding. 


Para concluir, busque a opinião do público nas redes sociais e visite sites de reclamações, como o Reclame Aqui, para conhecer as principais lacunas deixadas por essas empresas no mercado. 


Esse monitoramento é fundamental para o crescimento contínuo da sua autoridade e posicionamento de marca.



Sempre ouça os clientes


Estudar a concorrência é só uma parte do processo. O próximo passo é dedicar esforços para compreender o público-alvo. 

O objetivo é traçar um raio-x dos possíveis clientes a partir do perfil de consumo, padrão de comportamento. Para conseguir esse tipo de informação, é importante:

  • Participar de eventos do setor para fazer entrevistas presenciais
  • Disponibilizar um canal de atendimento para obter reclamações e feedbacks
  • Investir em ferramentas de inteligência de dados;
  • Enviar formulários de perguntas e respostas por e-mail

Seja autêntico


Apesar de ser positivo copiar o que já dá certo em outras empresas, buscar inovações e novas maneiras de oferecer o mesmo produto está na base do que é um bom posicionamento de marca.

Isso vale para a construção do logomarca, design de embalagens, linguagem adotada na comunicação, definição do formato dos produtos e tudo mais que possa ajudar a desenvolver uma identidade visual própria. 


Outra dica é desenvolver conteúdos em texto e vídeo contando histórias inspiradoras de casos de sucesso. Os clientes mais orgulhosos podem fazer parte disso e narrar suas experiências com a marca.

Invista em comunicação e marketing


Um dos principais exemplos de posicionamento de marca é o Inbound Marketing — ou marketing de atração. Ele é diferente dos métodos tradicionais, pois usa técnicas para despertar o interesse do consumidor de forma natural e espontânea, em vez de forçar as vendas.


Na base desse modelo está o Marketing de Conteúdo. Por meio dele, será divulgado diversos materiais diversificados assinalando os problemas mais comuns enfrentados pelo público-alvo e as principais soluções para eles. Esses conteúdos podem ser:

  • Blog posts
  • Podcasts
  • Webinars
  • E-books
  • Vídeos no YouTube
  • Postagens em redes sociais
  • Entre outros formatos

Quando todo esse material é desenvolvido de forma orgânica e com objetivo de educar o público-alvo, o engajamento com a marca tende a aumentar e os clientes verão o produto como uma solução de autoridade para resolver seus problemas.

Por fim, para dar um salto nos resultados, separe um orçamento e invista em publicidade paga, como Google Ads e o Facebook Ads.


Melhore a experiência do cliente


Se você quer entender o que é posicionamento de marca de verdade, saiba que todas as formas de contato com o público devem ser repensadas. 

Não importa se ele apenas manda um e-mail para tirar dúvidas, faz cotação online ou entra na loja só para olhar os produtos. A forma como será atendido fará toda a diferença.

Nesse caso, sempre ofereça um bom atendimento, mesmo que o consumidor não demonstre um interesse claro de compra. Por exemplo, algumas atitudes possíveis são:

  • Usar ferramentas digitais para oferecer respostas imediatas
  • Enviar um brinde junto ao produto
  • Oferecer uma embalagem única e de qualidade
  • Fazer contato para saber se ele gostou da entrega
  • Trabalhar pela lógica do omnichannel
  • Disponibilizar catálogos online
  • Colocar-se à disposição para o que for preciso

Portanto, o objetivo é atender o público como ele nunca foi tratado antes. A exclusividade superará suas expectativas, e ele passará a enxergar alto valor agregado na marca.



Invista na cultura organizacional


Não adianta dedicar esforços e investimentos na estratégia de posicionamento de marca se os profissionais internos não estiverem engajados.

A implementação dos novos modelos de trabalho acontece gradualmente, por departamento, mas deve ser constante e estar alinhada com os propósitos originais da organização. 

Com o tempo, todos os processos estarão adequados ao projeto e os profissionais precisarão executar as novas funções de maneira organizada e natural.

Lembre-se: tanto o público interno quanto o externo são stakeholders e fazem parte da construção da reputação da marca. 


Quais erros devem ser evitados na estratégia de posicionamento de marca?


Assinalado o que é posicionamento de marca e como implementar uma estratégia de sucesso, agora mostraremos alguns erros que não devem ser cometidos. Acompanhe:

  • Subposicionamento: Acontece quando a organização não compartilha junto ao público-alvo suas principais qualidades e diferenciais de mercado.
  • Posicionamento confuso: Acontece quando a empresa oferece produtos conflitantes ou em excesso, em vez de prestar um atendimento personalizado e com as soluções para as demandas do cliente.
  • Posicionamento de ruído: Acontece quando o benefício trabalhado interessa a um grupo muito pequeno de consumidores, deixando de ser rentável para o negócio.
  • Posicionamento dúbio: Acontece quando a mensagem não passa a credibilidade necessária. Nesse caso, os clientes têm dúvidas sobre se o negócio realmente pode oferecer os benefícios que promete.

Quais empresas são exemplos de Posicionamento de Marca?


O branding é usado pelas principais organizações de cada segmento. Aliás, foi essa estratégia que as colocou nesse status. 

Veja algumas marcas famosas e que são exemplos de posicionamento de marca.


McDonald’s


Dentre as companhias que entenderam, de fato, o que é posicionamento de marca, o McDonald 's ganha destaque.  

A estratégia comunicacional da empresa criou uma identidade totalmente associada com o estilo de vida dos norte-americanos. A ideia vem dando certo por décadas, colocando a marca no topo do segmento de fast-food.

Porém, com o surgimento de grandes concorrentes no setor e a mudança nos hábitos de consumo, o McDonald 's precisou reavaliar o seu posicionamento. 

Bob's, Subway e Burger King surgiram como concorrentes fortes. Além de tomar uma boa fatia do mercado, eles buscaram atender a demanda por uma alimentação mais saudável, com foco no in natura.


Portanto, para superá-los, o McDonald 's passou a incorporar carnes artesanais aos sanduíches e a oferecer frutas como acompanhamento. 

Esse exemplo mostra que, mesmo após alcançar o topo, é importante ficar sempre atento às mudanças do mercado. Essa é a única maneira de manter o posicionamento e a força da marca.


Coca-Cola


Quando o assunto é fazer branding, a Coca-Cola se destaca como um dos exemplos de maior sucesso. A marca pertence ao grupo de bebidas mais vendidas no mundo e está no mercado há mais de 120 anos.

O posicionamento foi alcançado por meio de campanhas publicitárias famosas, passando mensagens como “O lado Coca-Cola da vida'' eAbra a felicidade”


O objetivo foi associar a marca a valores fundamentais, como alegria, amizade, união, diversão e partilha.

Starbucks


Mostrando entender com excelência o que é posicionamento de marca de verdade, a Starbucks focou a experiência do consumidor para expandir sua imagem. 

Gravar o nome do cliente no copo em que entrega a bebida, por exemplo, foi uma ideia explorada pela empresa. Isso passou a fazer parte da cultura da marca, gerando milhões de postagens de seus clientes nas redes sociais. 

O objetivo da ideia, segundo os gestores, é transformar um simples ato de comprar café, suco ou chá em algo mais divertido, agradável e pessoal.


Outra estratégia utilizada pela Starbucks foi aderir à tecnologia para entrar no ramo de delivery. Agora, os clientes podem fazer pedidos pelo aplicativo de celular e receber as bebidas onde estiverem.


Segundo a organização, o pedido online permite comodidade para que os consumidores tenham mais tempo para escolher a melhor bebida.

Red Bull


Talvez você não tenha percebido, mas a Red Bull foi uma das poucas empresas que conseguiram tornar a marca mundialmente famosa sem falar muito de seus produtos. É exatamente por essa façanha que ela está na lista de exemplos de sucesso em branding.

A estratégia começou com o famoso slogan Red Bull te dá asas, mas não durou muito. Para se diferenciar no mercado de energéticos, a organização trocou o foco por um estilo de vida saudável, com práticas de esportes.


Essa nova abordagem fez com que a bebida deixasse de ser o centro das atenções nas campanhas publicitárias e passasse a figurar apenas como uma fonte de energia para as grandes conquistas e superação de desafios das pessoas.

A empresa associou a marca a valores como saúde e bem-estar, promovendo um engajamento contínuo do público por meio de apelos inconscientes. Para reforçar o posicionamento da marca, a Red Bull investe pesado em patrocínios de times esportivos e Marketing de Conteúdo.


Amazon


A Amazon encerra nossa lista de exemplos de posicionamento de marca famosos. Ela tornou-se em uma das maiores lojas virtuais do mundo por meio de uma estratégia de relacionamento mais próximo com o cliente, melhorando a experiência de compra do primeiro contato ao recebimento do produto.


Além disso, a Amazon se diferencia dos concorrentes como líder em preços baixos e por fazer umas das entregas mais rápidas do mercado. 

Para alcançar esse objetivo, os executivos negociam preços por encomendas maiores junto aos fornecedores, além de parcerias com empresas de logística com foco em inovação metodológica.

Afinal, o que é um posicionamento de marca de sucesso?


Saber como fazer o posicionamento de uma marca é um diferencial em tempos de mercados digitais tão dinâmicos, concorrência intensa e público complexo. 


Implementar um branding de qualidade, por sua vez, depende de um esforço contínuo para gerar resultados. Tenha em mente que as coisas não acontecem da noite para o dia e necessitam de investimento em tecnologias que facilitem o processo. 

Caso não tenha tempo e conhecimentos para trabalhar a estratégia sozinho, faça parcerias com agências de marketing digital e marketplaces para que eles te guiem no melhor caminho a seguir.




Gostou do conteúdo? Deu para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é posicionamento de marca? Assine nossa newsletter para mais conteúdos de qualidade do blog do olist!



    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Você sabe o que é gamificação? Veja como pode ajudar sua loja virtual
    próximo post
    Veja agora mesmo como melhorar a gestão de tempo do empreendedor
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.