Dicas de SEO para melhorar as vendas online otimizando o título e a descrição do seu produto.
Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é SEO e o quanto essa técnica pode ser relevante para ampliar suas vendas em canais online.
Em inglês, o termo vem de Search Engine Optmization, que traduzido significa a otimização de motores de busca, ou seja, é um conjunto de técnicas utilizadas na produção de conteúdo otimizado que vai fazer com que o seu produto fique mais visível para sites de buscas como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
É uma forma orgânica de gerar mais tráfego para seus produtos e assim, consequentemente aumentar suas vendas, sem que você necessariamente invista na compra de anúncios. É importante frisar que para construir um bom SEO é preciso ter paciência, pois a técnica requer muita criatividade, exclusividade no conteúdo e tempo.
Se você vende seus produtos online, provavelmente já deve ter se perguntado: “ O que eu preciso fazer para que meu trabalho apareça nas primeiras páginas dos buscadores?”.
É perfeitamente possível fazer com que o seu produto se torne visível nas primeiras páginas do google, por exemplo. Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você nesse processo de ranqueamento a partir de um conteúdo de qualidade.
- Utilize palavras-chave
Antes de começar a produzir a descrição do seu produto, encontre as palavras-chave necessárias para atrair consumidores em potencial.
De nada adianta aparecer como primeiro resultado de busca com uma palavra que poucos clientes procurariam. Para encontrar as palavras certas para sua descrição, pense como um cliente e faça a seguinte pergunta: “Qual palavra meu cliente digitaria para encontrar e/ou comprar meu produto?”.
O próximo passo é aumentar a densidade e a relevância das palavras-chave na sua descrição, para isso você poderá repeti-la pelo menos três vezes no discorrer do texto, mas tome cuidado para não ser excessivo, isso também pode acarretar em punição ou, como na maioria das vezes, desconsiderar seu conteúdo. O ideal é utilizar vários sinônimos da mesma palavra e preposições diferentes. Ex.: ( Dicas de SEO, Ideias para SEO, etc).
Outra forma interessante que o google usa para identificar a relevância de uma descrição é o negrito, procure utilizá-lo ao menos uma vez em sua palavra-chave.

- Produza títulos e descrições criativas e com conteúdo exclusivo.
Se você vende um produto em vários canais online, é bem mais fácil copiar e colar um título e uma descrição em todos eles, ao invés de criar um novo conteúdo para cada canal, certo? Errado!
O google preza por apresentar uma variedade de conteúdo exclusivo nos seus resultados de busca, portanto se ele identificar duplicidade em seus títulos e descrições você será punido de forma que seus produtos perderão a relevância e, dificilmente serão apresentados nas primeiras páginas do ranking.
Produza conteúdo exclusivo para cada produto, isso vale especialmente para o título.
Digamos que você venda Sapatinhos de Crochê, se descrever no título do seu produto apenas “Sapatinhos de crochê”, disputaria com mais de 490 mil resultados do google, por ser um título genérico.
Quando você altera esse título colocando mais características exclusivas do seu produto, como por exemplo, “Sapatinhos de crochê, abelhinha marrom”, o número reduz para 99.100, ou seja, você passa a frente de mais 390 mil resultados.
Ainda que você tenha 30 sapatinhos de crochê para vender, é necessário encontrar um título diferente para cada um deles. Seja criativo.
- SEO nas imagens do seu produto
Por último, mas também importante, você precisa reforçar sua palavras-chave relacionando-a às imagens do seu produto.
Assim como o título do produto, é importante que as imagens não tenham nomes genéricos como por exemplo, “IMAGE”, “IMAGE0001” ou “DSC002”, isso faria com que suas imagens se perdessem entre milhões de resultados e dificultaria um bom posicionamento no ranking de busca.
Ao renomear o título da sua imagem, procure usar as palavras-chaves de sua descrição, separando-as com hífem (-) ao invés de undernline ( _ ). Ainda com o exemplo do sapatinho de crochê, o nome da imagem ficaria da seguinte forma: sapatinho-de-croche-abelhinha-marrom.
Procure dar preferência aos formatos: jpg, png e gif, pois além de serem padrões, esses formatos são melhores indexados pelos buscadores o que ajudaria na sua subida às primeiras páginas.
Essas são algumas dicas importantes pra você que vende pela internet e busca atrair mais clientes para seu produto de forma orgânica.
Caso queira saber mais sobre algum outro tema de profissionalização, deixe seu comentário abaixo.

Excelente este post. Procuro sempre informações sobre este assunto, mas com pequenos tópicos dados aqui, aprendi muito mais . Já fiz até um pequeno resumo para começar a aplicar nas minhas descrições.
Obrigada, Valeu !
Obrigada pelo carinho Maria José. Continue acessando o blog do Olis, buscamos sempre trazer novidades para profissionalizar ainda mais o seu negócio.
Super beijo! 😀
Muito bem, cometi todos os erros que podia quando cadastrei meus produtos. Não admira que nunca consegui um lugar ao sol. Obrigada por essas informações
Almira, mas nunca é tarde para mudar esse quadro. =) Aproveite nossas dicas e crie títulos e descrições que vão fazer a diferença para o seu negócio e posicionar muito bem os seus produtos junto aos buscadores.
Abraços.
Jesus ja dizia “o meu povo erra por falta de conhecimento”. E é este o meu caso kkkk tenho idéias, produzo e tenho dificuldades como apresentá-lo. Obrigada pelas dicas. Já me facilitaram, vou procurar aprender mais.
Vera, que bom que lhe ajudamos. Conte conosco para crescer e desenvolver cada vez mais o seu negócio. Abraços 😀
Adorei o post, é bem esclarecedor. Como no final você fala que se caso queira saber mais sobre algum outro tema de profissionalização é para deixar um comentário, então, tomei a liberdade de lhe perguntar, sou Terapeuta Holística e gostaria de saber como conseguir atrair mais clientes para minha sala terapêutica e também para meus cursos? Aguardo retorno.
Gostei bastante..sempre procuro por artigos sobre o assunto pois sou facinado por tudo isso…esse mundo digital ao qual ainda apenas “engatinho”..
Parabens pelo artigo
Robson.
Oi Robson, obrigada pelo carinho!
Muito sucesso nessa sua trajetória do Marketing Digital.
Um abraço!
Adorei as dicasComo faço para receber mais orientações?
OI PRISCILA. ESTOU COMEÇANDO AGORA,VOU PRECISAR DE MUITAS DICAS SUA,O MEU CASO E ARTESANATO POSSO CONTAR COM VOCÊ?
Magnus, tudo bem?
Fica de olho no nosso blog! Tem muito coisa legal e ainda vamos publicar muitas outras dicas e informações interessantes e que poderão lhe ajudar.
Abraços!
Excelente artigo!