ERP para pequenas empresas: como escolher?

Confira dicas essenciais sobre como escolher a melhor opção de ERP para pequenas empresas

O que é ERP para pequenas empresas? 

O ERP para pequenas empresas é um sistema que centraliza todas as informações e simplifica a rotina do seu negócio. Uma solução automatizada e muito mais eficiente do que as tradicionais planilhas de Excel ou o antigo caderno de anotações.

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que na tradução literal significa planejamento de recursos empresariais. Ou seja, em um único lugar é possível organizar as finanças da empresa, controlar o estoque de produtos, integrar as vendas do online com a loja física, emitir notas fiscais e tudo mais que um software ERP para pequenas empresas necessita.

A princípio, trocar as planilhas já organizadas por um sistema ERP pode parecer desnecessário. Mas ter uma boa organização operacional é fundamental para alcançar resultados nas vendas e no crescimento do seu negócio, além de ter opções super acessíveis para pequenas empresas.

A Vino Mundi, por exemplo, aumentou em 40% a eficiência no envio de pedidos. E para alcançar esse resultado, a empresa implantou o ERP do Tiny. Empresas que usam o Tiny têm um faturamento médio 121% maior nos marketplaces do que empresas sem um ERP. 

Quer saber mais sobre ERP para pequenas empresas? Continue lendo o artigo que tem muitas dicas para o seu negócio.

 

Quais as funcionalidades de um ERP para pequenas empresas? 

Em 2022, o Sebrae comemorou a marca de 72% de empregos gerados no país por Micro e Pequenas Empresas (MPEs), apenas no primeiro semestre do ano. Este número corresponde a 99% dos empreendimentos brasileiros, contabilizando 18,5 milhões de pequenos negócios, além de ser responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Com tamanha representatividade, as pequenas empresas também exigem organização e planejamento, não apenas para manter o negócio - e o País -, mas também escalar vendas e aumentar a capacidade de produção e atendimento. Por isso, contar com um sistema ERP para pequenas empresas é muito importante.

Veja a seguir algumas funcionalidades que um software ERP para pequenas empresas possui para auxiliar nesse processo:

post image

Gestão de Pedidos

Sua marca pode ter e-commerce próprio, vender em marketplaces ou lojas físicas. Todos os pedidos estarão centralizados em um único lugar, com o estoque sincronizado.

Se ocorrer uma venda em um dos canais, automaticamente todos os estoques serão atualizados e você não corre o risco de vender sem ter o produto a pronta entrega.

O Ateliê Materno aumentou em mais de 1200% a capacidade de produção de pedidos com a implantação do ERP Tiny, que antes era um quadro de vidro escrito à mão. Somente com essa automatização é que o crescimento planejado e esperado foi possível.

Separação de produtos

Uma boa logística é essencial para se ter sucesso nas vendas. Ao utilizar um ERP para pequenas empresas, você minimiza as chances de erros na sua operação e envia seus produtos vendidos online com mais confiança, prestando uma experiência de qualidade aos seus clientes.

“O principal aqui é a capacidade de estar preparado para crescer que Tiny proporciona. OMS [organização de fluxo de pedidos], parte de gerenciamento, as atualizações, regras de preço. Essas coisas contribuem muito para que a gente possa crescer e esteja pronto para isso”. Este é um relato da Camila Gonçalves, sócia-fundadora da Beleza de Mulher, empresa que economiza, em média, R$ 5.000,00 por mês dos custos com a utilização de um ERP para pequenas empresas e ainda conseguiu dobrar sua produtividade.

Emissão de NFe

Toda venda precisa da emissão de nota fiscal, então que tal automatizar essa tarefa e reduzir a burocracia? Um software ERP para pequenas empresas fica com essas responsabilidade e economiza o seu tempo.

Gestão Financeira

Toda a gestão das suas contas a pagar e a receber, além de visibilidade do demonstrativo de resultados e informações de fácil acesso para tomar decisões e entender o cenário financeiro da sua operação. Com um ERP para pequenas empresas é possível controlar e centralizar todas essas informações, de maneira simples e rápida.

Uma gestão financeira de qualidade auxilia na longevidade da empresa, aumentando as possibilidades de crescimento sustentável e organizado.

Relatório de Custos

Por concentrar todas as informações do negócio, um ERP para pequenas empresas facilita a geração de um relatório de custos, dando visibilidade aos dados e ajudando a encontrar oportunidades financeiras para o negócio.

Se você tiver seus dados em diferentes fontes, leva muito tempo para reunir as informações e organizá-las. Com um ERP, tudo o que é necessário já estará centralizado e o próprio sistema produz um relatório para tomada de decisões e visibilidade do seu negócio.

Operação Integrada

Um bom ERP para pequenas empresas também dá a possibilidade de integrar outras soluções para auxiliar na gestão do seu negócio. O Tiny, por exemplo, tem um hub de integração próprio, que conecta o seu ERP a diferentes marketplaces, lojas online e outras ferramentas que se tornam essenciais para o andamento e crescimento da empresa.

A empresa Aquamaris passou a economizar R$ 4.000,00 anualmente depois que começou a usar Tiny como hub de integração e deixou de usar outros hubs. Além disso, considerando também as funções do ERP, a empresa registrou 400% de crescimento.

Quais os benefícios de um ERP para pequenas empresas?

Falar sobre os benefícios de um ERP para pequenas empresas pode render muitos artigos. Mas reunimos aqui as principais vantagens para você que ainda está em dúvida sobre a necessidade de um sistema de gestão.

Tomada de decisões com embasamento 

Com um software ERP para pequenas empresas, o acesso a informações é em tempo real, com relatórios detalhados sobre diversos aspectos do negócio. Tomar decisões embasadas em dados precisos e atualizados torna-se uma rotina que não exige muito tempo e nem esforços. Com informações financeiras, dados de vendas e análises de estoque disponíveis, é possível identificar oportunidades de crescimento e gargalos, além de fazer previsões mais assertivas.

Aumento da eficiência

Tarefas manuais e repetitivas podem ser automatizadas com um sistema ERP, resultando em maior eficiência operacional. Dessa forma, sua operação não precisa de funcionários em atividades que o sistema pode realizar. Esse tipo de automação reduz erros e retrabalhos, e ainda otimiza o fluxo de trabalho.

Integração de dados

O benefício mais citado por quem usa um ERP para pequenas empresas é a integração de dados. São diversas funções e processos gerenciais em um único sistema. Ou seja, diferentes áreas têm acesso às informações de toda a empresa, sem a necessidade de transferência manual ou chances de erros de comunicação. 
Vendas, estoque, finanças, recursos humanos e marketing podem salvar e compartilhar suas informações para que estejam todas centralizadas. Claro que o nível de acesso pode ser restringido conforme a empresa considerar melhor para cada cargo, função ou área.

Controle de estoque

Se a empresa possui estoque de produtos ou suprimentos, um software ERP é essencial para acompanhar, no detalhe e em tempo real, os pedidos de compras e vendas, processos de reabastecimento, controle de inventário, etc. 

Essa organização auxilia na redução de custos da empresa e evita o excesso ou a falta de produtos. Além disso, garante uma operação logística mais alinhada.

Redução de custos

O aumento da eficiência e a redução de erros refletem na economia de custos da sua empresa. Retrabalhos, atrasos e problemas geram gastos desnecessários e a utilização de um ERP minimiza tudo isso. A Vino Mundi é um case de sucesso do Tiny ERP, que diminuiu em 20% as falhas operacionais após a implantação do sistema.

Segurança das informações

Os sistemas de gestão também são como um cofre digital das informações da sua empresa. Dados são valiosos e precisam de cuidado ao armazenar. Um bom ERP para pequenas empresas possui a tecnologia necessária para proteger sua empresa de invasões e fraudes.

Como escolher o melhor ERP para PME? 

Micros e pequenas empresas possuem necessidades diferentes de grandes corporações. Os softwares de ERP também têm suas adequações à realidade de cada empresa e é importante levar os detalhes em consideração na hora de fazer sua escolha.

Necessidades: identifique os processos e funcionalidades essenciais do seu negócio, levando em consideração cada área, como vendas, estoque, finanças, recursos humanos, etc. Também é importante considerar os desafios e objetivos específicos da sua empresa, pois isso ajudará a avaliar as ferramentas necessárias no sistema.

Confiabilidade: como já foi dito, os dados são valiosos e você precisa saber se pode confiar na empresa que vai guardá-los. Avalie reputação, expertise do mercado e busque referências sobre as soluções para garantir mais segurança na escolha.

Adaptabilidade: apesar de estarmos falando sobre o ERP para pequenas empresas, a ideia é que seu negócio cresça cada vez mais. Por isso, um sistema de gestão deve estar preparado para se adaptar ao crescimento da sua operação. Escolha um software que tenha capacidade de  trabalhar com um volume maior de dados e transações, sem deixar a desejar no dia a dia da operação. O ERP deve se desenvolver junto à sua empresa.

Integrações: também é importante se atentar caso o seu negócio tenha necessidades específicas, avaliando a possibilidade de personalização ou integração disponível para que o sistema seja eficaz.

Interface e usabilidade: se o sistema é para facilitar a gestão, então deve ser fácil de usar. Pequenas empresas normalmente não têm uma equipe de TI própria, então é essencial que a interface seja intuitiva e o sistema tenha boa usabilidade.

Suporte e treinamento: atendimento ao cliente é um ponto importante em qualquer negócio, ainda mais quando envolve tecnologia. Você pode precisar de suporte no meio de uma grande data de vendas e seu fornecedor deve ser capaz de te auxiliar. Verifique as opções de treinamento e suporte ao cliente que são oferecidos pelo fornecedor.

Custo: não menos importante, avalie o custo do sistema ERP para pequenas empresas. Apesar de ter muitas vantagens e benefícios, a implantação de um sistema não deve pesar no orçamento. O Tiny, por exemplo, tem opções a partir de R$ 29,90 mensais e conta com um sistema de gestão completo.

Por que escolher Tiny para a sua pequena empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre ERP para pequenas empresas, ficou muito mais fácil entender porque Tiny é a melhor escolha para o seu negócio.

Tiny é um ERP completo, com todas as vantagens de um hub de integração, além de diversas opções de soluções para integrar o seu sistema de gestão, seja nas vendas online ou offline. Com a confiabilidade que seu pequeno negócio precisa, e com a qualidade para que cresça com segurança e organização.

Conheça mais sobre o Tiny ERP no vídeo a seguir:


Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que nós ajudamos você e o seu negócio!

    post anterior
    O que é hub de integração e qual é o melhor integrador para o seu negócio?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.