7 dicas para organizar a contabilidade financeira da sua empresa

post image

A contabilidade financeira é a base para qualquer negócio de sucesso. Você pode ter boas ideias e muita vontade de empreender, mas sem o controle das finanças da empresa, dificilmente terá oportunidades reais de crescimento.

Pensando em esclarecer os principais pontos relacionados a um dos assuntos que mais impactam quem vende online, convidamos a equipe do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina e parceiro do olist, a compartilhar algumas dicas para o sucesso da contabilidade financeira do seu negócio.


Qual o objetivo da contabilidade?


Ter a contabilidade em dia ajuda a minimizar uma das principais dores do empreendedor: o pagamento de tributos. Segundo o IBGE, pela metodologia Impostômetro, 95% das empresas no Brasil pagam mais impostos do que deveriam. Isso acontece principalmente pela complexidade da legislação tributária e pela falta de acompanhamento contábil.

Além de atender às obrigações fiscais, os registros contábeis oferecem informações amplas para tomadas de decisão assertivas e uma gestão eficiente de recursos. É o que afirma Márcio Nascimento, Head de Accounting Policies do BTG Pactual. “A contabilidade é muito íntima da gestão financeira. Se você tem um relatório com informações imprecisas, você tomará decisões imprecisas no seu negócio. Quanto mais o empreendedor for responsável com as questões financeiras, maior serão suas chances de sucesso”.

E como garantir uma contabilidade financeira empresarial impecável? Conversamos com o especialista em finanças para listar as principais dicas que você deve seguir em 2022.

7 dicas de contabilidade para o seu negócio


1- Defina sua organização de dados


As informações financeiras da sua empresa devem estar sempre claras e atualizadas, como as movimentações de entradas e saídas e o fluxo de caixa. Você pode organizar os dados em planilhas ou iniciar de forma automatizada, contando com um software de gestão contábil. “Dessa forma, o empresário ganha muito mais tempo no seu dia a dia, porque tem dados de fácil acesso e pode canalizar seu tempo para a gestão do negócio”.

2- Tenha dinheiro em caixa


É preciso ter atenção se a operação da empresa gera caixa suficiente para aumentar seu capital de giro. Caso o caixa comece a diminuir ou não seja suficiente para cumprir determinada obrigação da empresa, talvez seja hora de recorrer a uma solução financeira. Segundo Márcio, a Antecipação de Cartões é uma opção vantajosa, já que usa os recebíveis de cartão do próprio empreendedor, em qualquer maquininha, para antecipar suas vendas a prazo e liberar o dinheiro no mesmo dia.

3- Contas em dia, se possível antecipadas!


Pagar as contas em dia é um dever de qualquer empresário, mas antecipar os pagamentos pode ser ainda melhor para conseguir descontos. Outra dica para ter recursos rápidos é o Risco Sacado, solução que pode beneficiar pequenos fornecedores. “É uma antecipação ao fornecedor de uma grande empresa, que disponibiliza seu limite de crédito para que o fornecedor tenha acesso ao recurso de forma muito mais rápida e com taxa mais atrativa, uma vez que olhamos o risco de crédito somente dessa grande empresa”.

4- Atenção redobrada em períodos incertos 


Qualquer mudança na situação econômica do país mostra que todo cuidado com as informações é pouco. “A economia sofreu muito durante a pandemia, muitos perderam o fluxo de caixa e as contas viraram uma bola de neve”, alerta o especialista. Mais uma vez, estar atento à saúde financeira, com informações organizadas e precisas, torna-se essencial. Você sabe exatamente se pode ou não emprestar dinheiro, se precisa economizar nas despesas e ainda garante números confiáveis para passar a um possível sócio ou investidor.

5- De olho no planejamento fiscal


A apuração dos impostos é crucial para a contabilidade financeira da empresa. “Apurações erradas podem gerar multas, despesas adicionais e, muitas vezes, você paga um imposto que não deveria estar pagando”, diz Márcio. Por isso, a dica é contratar uma assessoria contábil que tenha credibilidade no mercado e auxilie nesse processo de forma qualificada. Profissionais especializados podem te ajudar a analisar o regime tributário da empresa e definir qual é o melhor enquadramento para o ano baseado no perfil do seu negócio.

6- Faça sua gestão com base em indicadores


Não basta ter uma gestão ativa. O especialista afirma que você precisa se basear em indicadores que reflitam exatamente o coração do seu negócio. Olhe para os levantamentos contábeis, outras ferramentas de gestão e projeções do seu plano de negócio. “É a gestão ativa com base nesses indicadores que vai auxiliar você a tomar as melhores decisões”.

7- Aposte nas ferramentas certas


Assim como o processo contábil digitalizado facilita a gestão de dados, ter uma conta PJ 100% online e uma plataforma que dê visibilidade às suas finanças e movimentações em um só lugar é extremamente importante. A dica, aqui, é conhecer a plataforma gratuita do BTG+ business, onde você centraliza a gestão financeira da empresa e aproveita soluções especializadas para o seu negócio.


Plataforma integrada de soluções


Com a conta PJ do BTG Pactual, você tem acesso a uma plataforma integrada de soluções, disponível tanto na web quanto no aplicativo. Ao abrir a sua conta, você já pode usar todas as soluções do BTG+ business, com destaque para:

  • Transferências via Pix ou TED

  • Pagamento de boletos, contas de consumo (como água, luz, telefone) e impostos com código de barras

  • Emissão de boletos individuais e em lote

  • Cadastro de chave Pix para recebimento e emissão de QR Codes

  • Marketplace com serviços parceiros e condições especiais


E, pensando na sua segurança, é possível:

  • Personalizar limites por pagamento e horário

  • Incluir usuários com acessos limitados

  • Aprovar pagamentos de qualquer lugar, pelo aplicativo


Tudo isso sem pagar nenhuma taxa mensal pela conta. As transferências Pix também são ilimitadas e sem custos. E você ainda conta com 30 TEDs e 20 recebimentos de boletos por mês, isentos de tarifas.

O processo de abertura de conta é bem simples, realizado em poucos passos e de forma 100% digital.

Acesse esse link e abra a sua conta agora mesmo!

post image

Este artigo foi escrito pela equipe do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. O BTG Pactual é parceiro do olist e oferece diversas soluções financeiras aos nossos clientes.
    post anterior
    Ideias para vender no carnaval 2023: como ganhar dinheiro com a festa
    próximo post
    O que é logística reversa e como utilizá-la em seu e-commerce? Descubra agora!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.