Vender pela internet é uma opção que ganha espaço no Brasil. Aos poucos, aquela desconfiança dos clientes e dos lojistas dá lugar a uma disposição de aproveitar as vantagens e as promoções.
Quem está começando, em geral, se faz a seguinte pergunta: vale a pena abrir uma loja própria? Ou vale mais a pena criar um perfil em algum marketplace grande, que já está consolidado, já tem clientes habituais e uma verba gigante para promoção? Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens. Continue lendo para conhecer cada uma delas e decidir o que é melhor para o seu caso!
Loja própria
Talvez, ter a loja própria seja a primeira idéia que venha à cabeça. Esta opção é ótima, porque você tem o total controle sobre o seu negócio.
Mesmo quem não entende muito de informática, pode usar uma plataforma pré-pronta de e-commerce e começar a vender imediatamente. Em sua loja própria, você pode fazer promoções para atrair mais clientes e é o responsável por todo o relacionamento com eles. Sua marca sai fortalecida, tanto pela qualidade dos seus produtos quanto pelo atendimento.
- Reforçar a sua marca;
- Liberdade para fazer promoções;
- Engajamento com o cliente.
Contudo, para começar, você precisa se tornar conhecido. Os clientes não vão chegar, simplesmente, porque você colocou a loja no ar.
Então, é preciso investir uma boa quantia em divulgação pela internet. Mesmo assim, pode levar um tempo até você construir a sua reputação e começar a ter retorno em visitas e em vendas.
- Altos custos iniciais com divulgação;
- Demora no retorno.
Marketplace
O Marketplace é como um grande shopping center virtual. A maioria dos grandes e-commerces oferecem este modelo de negócios (Extra, Americanas, Walmart, entre outros). Neles estão produtos de diversos setores e de diversas marcas e uns ajudam a trazer tráfego para visitar os outros.
A principal vantagem é a quantidade de visitas que estes sites já têm. Então em vez de começar do zero a construir seu público, você entra em um site que já é visto por milhões de internautas diariamente.
Além disso, você compartilha o gasto de divulgação com todas as demais marcas presentes. Como os marketplaces já têm credibilidade com o público consumidor, a confiança para comprar de um deles é muito maior. Pode ser uma boa opção para quem está começando e ainda não tem recursos para investir alto na abertura da loja.
Entrando em uma loja virtual que já tem a clientela e toda a estrutura tecnológica de vendas e pagamentos, você pode começar com mais chances de sucesso. Nesta modalidade, investir em muitos marketplaces também é uma opção recomendada. Até mesmo para quem já tem uma loja própria, mas está precisando aumentar as vendas, por que não apostar em diversificar os canais de venda?
- Compartilhamento das verbas de propaganda;
- Custos reduzidos para entrar no mercado;
- Maior quantidade de visitas;
- Marca consolidada;
- Estrutura de pagamentos e envios pronta;
- Possibilidade de se investir em mais de um marketplace.
Mas nem tudo são flores. Os marketplaces têm a desvantagem de cobrarem altas taxas de comissionamento.
Isso porque está é a única renda que eles têm para manter a estrutura e continuar investindo em propaganda para trazer clientes. O espaço para o fortalecimento de sua marca não é tão grande quanto em sua loja própria, já que toda a experiência de compra do cliente não é diretamente com você, mas sim com o marketplace.
- Comissionamento;
- Menos presença da sua marca própria.
Ou seja, cada um tem as suas vantagens e as suas desvantagens e você precisa saber o que é melhor para você neste momento. Por que não investir nos dois canais de distribuição? Assim, você ganha o melhor dos dois mundos, fortalece a sua marca em sua loja própria e aumenta as suas vendas entrando em algum marketplace.
Ainda tem dúvidas? Escreva para a gente nos comentários e assim vamos fazendo deste blog o local certo para você aprender tudo para ter mais sucesso com o seu e-commerce!