Busca inteligente e experiência de compra: entenda a relação


post image




Não é novidade que entregar uma boa experiência de compra é essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois impacta diretamente nas taxas de conversão de vendas e na fidelização de clientes


Os dados comprovam: 71% dos clientes mudariam para um concorrente caso tivessem uma experiência ruim com uma marca; e 92% afirmam que uma experiência positiva aumentaria as chances de comprarem novamente, segundo relatório de tendências da Zendesk. Por isso, a experiência do cliente é tão importante e deve ser observada em todos os pontos da jornada de compra


Quando pensamos na experiência de navegação dentro de uma loja virtual, o campo de busca é um dos principais pontos de contato. Isso porque atrai os consumidores mais decididos, que já sabem o que estão procurando dentro do site. 


Se você não tiver uma ferramenta de busca eficiente, há grandes chances de não conseguir mostrar o que esses clientes estão buscando — mesmo que os itens estejam no seu catálogo. 


Felizmente, hoje podemos contar com a tecnologia de uma busca inteligente. Com essa ferramenta, é possível otimizar e personalizar as buscas dentro da loja virtual, entregando uma excelente experiência de compra. 


Saiba mais sobre a tecnologia e como ela funciona.


O que é e como funciona uma busca inteligente para e-commerce?


A busca inteligente é uma ferramenta capaz de otimizar e personalizar o campo de busca de um site. No caso do e-commerce, é como se você tivesse a assertividade do mecanismo de busca do Google dentro da sua loja virtual.  


A grande diferença é que, neste caso, o campo de busca traz os resultados relacionados aos produtos cadastrados dentro da loja e não a todas as informações que existem na internet. 


A busca inteligente tem esse nome pois funciona através de uma inteligência artificial (IA). Isso significa que o recurso é capaz de aprender e identificar os produtos existentes dentro da loja, sem necessidade de cadastros manuais. Dessa forma, você reduz custos relacionados à mão de obra e também elimina a quantidade de erros.


Pilares de uma busca inteligente


Assim como ocorre no famoso buscador, os principais pilares de uma busca inteligente são:


  • velocidade; 
  • assertividade; 
  • personalização.

Entenda a seguir a importância de cada um desses pilares e como eles se apresentam em uma busca inteligente.


Velocidade


A velocidade é algo cada vez mais requisitado pelos consumidores, principalmente no que diz respeito às interações na internet. 


Pra ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 53% dos usuários abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar uma página em dispositivos móveis; e a cada segundo de demora, a taxa de conversão cai 12%. 


Esses dados mostram o quanto a velocidade impacta na experiência e no comportamento dos usuários e o quanto pode afetar o faturamento de um e-commerce. É por isso que uma busca inteligente preza por esse pilar e mostra os resultados de busca em milissegundos. 


Assertividade


Não adianta ter velocidade se os resultados de busca mostrarem itens que não têm correspondência com o que o cliente está buscando. Por isso, a assertividade é outro pilar importantíssimo. 


Assim, mesmo que o usuário tenha dúvidas sobre a grafia da palavra e cometa algum erro ortográfico ou de digitação, a busca inteligente vai mostrar os resultados certos, através da similaridade fonética ou correção fonética


Dessa forma, se você tiver o que o cliente procura, não corre o risco de perder uma venda por um pequeno deslize. 


Personalização


Outro pilar que está cada dia mais presente na vida dos consumidores é a personalização. De acordo com o relatório Next in Personalization, 71% dos consumidores almejam ter experiências personalizadas e 76% ficam insatisfeitos se isso não acontece. 


Na hora de fazer pesquisas, não poderia ser diferente. Por isso, a busca inteligente também conta com recursos que priorizam os resultados mais relevantes para cada usuário, através de análises de navegação. Além disso, permite que o cliente busque pelos produtos da maneira que preferir. Ou seja, ele pode pesquisar produtos priorizando a cor e também pode optar por fazer buscas por voz ou por imagem, afinal, essa também é uma forma de personalizar a experiência de compra.



Características de uma busca inteligente


Agora que você já conhece os pilares de uma busca inteligente, listamos as principais características dessa tecnologia que ajudam a colocar em prática esses princípios tão importantes.  


  • Alta velocidade
  • Similaridade fonética
  • Busca por cor automatizada
  • Busca comportamental personalizada
  • Busca por voz
  • Busca por imagem

Alta velocidade


A busca inteligente mostra os resultados em milissegundos, conforme a digitação. Ou seja, ela é veloz e dinâmica e muda os resultados conforme o que o usuário digita no campo de busca. 


Se ele digitar “colar”, os resultados vão ser de um jeito, mas se complementar com “de ouro”, os resultados automaticamente mudam e aparecem na própria página de busca, sem redirecionamento.


Similaridade fonética


Essa característica é responsável por mostrar os resultados certos, independentemente de qualquer erro de digitação. Ela identifica a similaridade entre os sons das letras e palavras e consegue relacioná-las. Portanto, se uma pessoa escrever "camiza", a busca vai entender que a intenção era encontrar “camisa”. 


Busca por cor automatizada


Com esse recurso, o lojista não precisa cadastrar a cor de cada item em estoque, pois a inteligência artificial consegue identificar a cor predominante em cada produto automaticamente. Isso traz mais assertividade e diminui o trabalho da equipe interna.


Busca comportamental personalizada


Essa é a principal característica responsável pela personalização da experiência. Com ela, os resultados de busca ficam muito mais relevantes para cada usuário, levando em consideração seus gostos e interesses.


Isso é possível pois a IA faz análises do comportamento de cada usuário dentro da loja em tempo real, identificando em quais vitrines e produtos clicou e quais buscas realizou.


Busca por voz


Com a busca por voz, os consumidores têm muito mais facilidade para pesquisar pelos produtos: basta clicar no ícone de microfone e dizer o que desejam. 


Além da facilidade de buscar sem precisar digitar, esse recurso também ajuda na procura por itens com nome estrangeiro e/ou difíceis de escrever.


Busca por imagem


A busca por imagem é ideal para jornadas específicas, quando o cliente já sabe qual é o modelo e a cor exata do que quer encontrar. Basta subir a foto no campo de busca e fazer a pesquisa.


Com essa funcionalidade, também é possível encontrar mais de um objeto, basta selecionar a imagem completa ou a parte que desejar. 


Benefícios da busca inteligente para a loja virtual


São inúmeros os benefícios de uma busca inteligente dentro da loja virtual. Separamos a seguir as principais vantagens para o seu comércio online. Confira:


Acelera a decisão de compra


Como mencionado, os clientes que usam o campo de busca são clientes mais decididos. De qualquer forma, com a busca inteligente é possível acelerar ainda mais o processo de decisão de compra, através da velocidade e assertividade dos resultados. 


Aumenta a taxa de conversão


Ao acelerar a decisão de compra, a tão almejada taxa de conversão aumenta de forma natural, não é mesmo? Pois é! Por isso, a busca inteligente também ajuda a aumentar expressivamente a conversão de vendas dentro das lojas virtuais.


Diminui a taxa de rejeição


A busca inteligente também contribui muito para diminuir a taxa de rejeição. 


Lembre-se: se o cliente não encontrar o que deseja ou demorar para visualizar o resultado, pode acabar abandonando o seu site. 


Mas o contrário também é verdade. Se ele tiver acesso a uma busca rápida, que mostra os resultados certos e mais relevantes, terá uma boa experiência de navegação e tende a permanecer por mais tempo dentro da loja.


Não precisa de configurações manuais


Como faz uso de inteligência artificial, todos os recursos da busca inteligente funcionam de forma automática, sem necessidade de configurações manuais ou de profissionais especializados. 


Percebeu o quanto uma busca inteligente pode fazer pelo seu negócio? Que tal contar com essa tecnologia na sua loja virtual? A SmartHint é pioneira e especialista em busca inteligente para e-commerce e ainda conta vitrines de recomendação autônomas, pop-ups de retenção e hotsites. Conheça a solução completa!


    post anterior
    Fulfillment: como aumentar a receita do seu e-commerce
    próximo post
    Como estabelecer práticas de comunicação interna em sua empresa?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.