Um ponto importante e que não pode faltar no planejamento estratégico de qualquer loja é uma análise detalhada das datas comemorativas, inclusive no e-commerce.
Durante o ano, são muitos os momentos que podem ser explorados em busca de ampliar as vendas. As datas sazonais mais tradicionais são Natal e Black Friday, mas é importante criar um planejamento detalhado e não se limitar a esses dias.
Já pensou em transformar um período pouco movimentado em uma queima de estoque? E em conseguir utilizar produtos que não vendiam muito para atrair um público segmentado — por exemplo, no Dia dos Pais ou das Mães?
As opções são muitas para quem está disposto a se organizar e potencializar as vendas da loja. Para isso, é preciso seguir algumas práticas, de modo a aproveitar ao máximo cada uma dessas datas comemorativas no e-commerce.
Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre como impulsionar as vendas durante diferentes períodos ao longo do ano? Continue a leitura deste artigo e aproveite cada oportunidade!
Qual é o impacto da estruturação de uma estratégia?
As vendas costumam aumentar em épocas marcantes, como o Natal e Dia das Mães, mas, em um cenário de tanta competição, a data por si só não garantirá boas vendas.
Ainda é necessário fazer um planejamento estratégico para orientar a estruturação de ações e campanhas que atraiam mais gente. Afinal, todos os seus concorrentes também vão tentar aproveitar o ímpeto dos consumidores.
Sendo assim, é importante analisar o calendário, escolher os períodos que podem ser mais relevantes para a sua loja e traçar as estratégias certas. Por isso, dedique parte do seu tempo para criar não campanhas repetitivas, e sim ações que consigam gerar diferenciação para o negócio.
Quais as principais datas comemorativas do e-commerce?
Devemos lembrar que a lista de datas comemorativas no comércio é grande, mas isso não significa que você precisa investir em cada uma delas. A verdade é que a escolha deve depender do seu nicho de mercado e do público.
Além disso, é possível aproveitar alguns períodos sazonais para criar estratégias personalizadas. Por exemplo, uma loja de biquínis tem o seu período de alta no verão, enquanto uma de cobertores, no inverno. Apesar de não serem datas específicas, também podem ser aproveitadas para vender mais.
Carnaval
Esse é um dos principais feriados do ano no Brasil, normalmente ocorrendo entre os meses de fevereiro e março. É uma data comemorativa do e-commerce que merece atenção redobrada, principalmente pelas questões logísticas.
Isso porque, além de alguns estabelecimentos fecharem nesta época, muitas cidades têm festas de rua, o que pode prejudicar na entrega de produtos, principalmente se for feita em cima da hora.
Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor ocorre em 15 de março, e o foco aqui deve ser prestigiar e mostrar o quão importante seus clientes são para a empresa. Por isso, é comum observar no mercado descontos e liquidações para agradar o público.
Assim como acontece com a Black Friday, muitas empresas aproveitam as estratégias de marketing das datas comemorativas para fazer a Semana do Consumidor, expandindo o período de promoções para além de um dia.
Páscoa
Apesar de não ter uma data fixa, o feriado religioso de Páscoa normalmente ocorre no mês de abril. É um dia importante para o comércio, que movimenta desde o segmento de decoração até o de utensílios de cozinha, principalmente focados na preparação de doces e chocolates.
Tudo isso sem falar, é claro, da venda exponencial de ovos de páscoa – dos mais tradicionais das grandes marcas até as novas tendências, que são ovos recheados, trufados e de colher, feitos artesanalmente.
Dia das Mães
Uma das maiores datas comemorativas do e-commerce no primeiro semestre do ano, o Dia das Mães ocorre sempre no segundo domingo do mês de maio. É uma ótima oportunidade para atrair novos clientes e até mesmo fidelizar os antigos.
É ainda mais importante quando pensamos que as pessoas não costumam limitar os gastos das compras quando elas são feitas para as mães. Entre as principais vendas, destacam-se as de:
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Roupas e calçados
- Cosméticos
Além disso, nesse período, vale a pena apostar em mensagens de carinho e de amor, assim como embalagens personalizadas para o envio dos pedidos.
Também pode interessar: Superguia da embalagem perfeita para vendas online: faça o download grátis!
Dia do Orgulho Nerd
O dia 25 de maio é marcado pelo Orgulho Nerd, uma data importante para alguns segmentos e nichos de mercado do e-commerce. É um bom momento para as empresas que vendem jogos, peças de vestuário customizáveis e produtos de decoração (desde que tenham a ver com a temática).
Dia dos Namorados
Outra queridinha das datas comemorativas do comércio é o Dia dos Namorados, que ocorre em 12 de junho. Em relação às campanhas de marketing, vale a pena apostar em um clima mais romântico, sendo possível personalizar o site e até mesmo os produtos para aquecer o coração dos clientes.
Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma época importante para presentear o público masculino, apesar de não ser tão expressivo quanto o Dia das Mães. Ocorre sempre no segundo domingo de agosto e conta com a venda de diversos segmentos, como:
- Moda e acessórios
- Livros
- Eletrodomésticos
- Bebidas
- Perfumaria
Dia das Crianças
Agora chegou o momento das crianças! Essa é uma data especialmente importante, principalmente porque cai no feriado do dia 12 de outubro, tornando uma época propícia para que as famílias se encontrem e presenteiem.
Apesar das vendas também ocorrerem nas áreas de vestuário e acessórios, o grande foco são os brinquedos e jogos. Além disso, artigos de tecnologia como celulares, tablets e videogames também têm sua importância.
Black Friday
A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro e é a maior data comemorativa do e-commerce e comércio brasileiro, tendo ultrapassado até mesmo as vendas do Natal no ano de 2020.
Exatamente por esse motivo, é um período que precisa de muito planejamento e organização para que seja bem-sucedido.
Diferentes pontos entram em pauta neste momento: desde a preparação das campanhas de marketing até questões logísticas, como estoque, fretes e prazos de entrega.
Além disso, é importante certificar-se que o site esteja em um bom servidor para não ter problemas e contar com um apoio extra para suporte e atendimento ao cliente, mesmo nas vendas online.
Natal
Por último, mas com certeza não menos importante, temos o Natal. Essa é uma ótima data para diferentes segmentos do mercado. Além de ser uma época de presentear amigos e familiares, também há a importância das vendas de artigos de decoração e com embalagens personalizadas.
No e-commerce, essa data comemorativa também precisa de uma dose extra de organização e divulgação, já que as compras são feitas com antecedência, normalmente desde o começo de dezembro.
Que práticas adotar para potencializar as datas comemorativas?
Mas, então, o que fazer para otimizar os resultados de vendas da sua loja durante datas comemorativas? Confira!
1. Entenda o perfil do consumidor
Como falamos, as datas comemorativas para seu e-commerce devem ser escolhidas de acordo com o nicho e, é claro, o perfil do consumidor do seu negócio.
Afinal, se você tem um e-commerce de brinquedos infantis, talvez não faça sentido aproveitar datas sazonais como o Dia dos Namorados ou Dia dos Pais. Por outro lado, o Dia das Crianças e o Natal com certeza devem estar em alta no planejamento.
2. Monte um calendário
A primeira etapa a ser realizada deve ser a criação de um calendário para a sua loja. Isso porque, como ressaltamos, certas datas podem não ser tão atrativas para o seu negócio.
Esse é apenas um cenário que reforça a importância de olhar o calendário como um todo e conferir o que pode ser aproveitado na estratégia de comunicação da loja. Além disso, ele vai servir como um guia para nortear a organização nas ações mais eficientes.
Use como base o Calendário do E-commerce, desenvolvido pelo olist. O material reúne diversas datas relevantes do comércio eletrônico, incluindo sazonalidades de nicho. Além disso, nele compartilhamos indicações de conteúdos e dicas de especialistas que vão te ajudar a se profissionalizar ainda mais. Baixe grátis!
3. Defina as condições comerciais
A partir do momento em que a sua loja tem um calendário definido de datas comemorativas a serem exploradas, deve-se analisar as opções e escolher quais serão as condições comerciais em cada uma delas.
Primeiro, o mais importante é entender o que vai ser feito. No Natal, os descontos podem ser mais robustos, enquanto, em outros momentos, explorar programas de fidelização talvez seja o melhor caminho.
Nessa etapa, é preciso analisar o estoque e o perfil e comportamento dos consumidores para, assim, definir quais são as condições comerciais de cada etapa.
Descontos progressivos? Queima de estoque? As opções são várias, mas é preciso muito planejamento para evitar prejuízos financeiros à empresa ou descontos pouco atrativos para os clientes.
4. Escolha os melhores canais
Imagine que você tenha criado uma estratégia com intuito de vender mais durante a Black Friday, analisando o estoque e estudando o comportamento dos consumidores. Se mesmo assim não tiver obtido bons resultados, saiba que o erro pode ser outro.
Os meios utilizados para promover as suas ofertas são um bom exemplo. Por isso, é fundamental escolher os canais de comunicação ideais para impactar a sua persona. Caso contrário, é possível que o cliente nem fique sabendo de uma eventual promoção da data comemorativa em seu e-commerce.
Por isso, a partir de uma análise detalhada, você pode definir os canais mais adequados para divulgar os descontos, como redes sociais, marketplaces, campanhas pagas, entre outros.
5. Tenha clareza quanto aos seus custos
Outro ponto importante é ter a certeza de que a promoção não está prejudicando a sua loja. De que adianta ter um número maior de vendas, se isso não for traduzido em lucros para a empresa?
Os custos de campanha e divulgação, por exemplo, devem fazer parte dos seus cálculos para um resultado preciso. A ideia é, assim, ter o ROI mais alto possível, mesmo vendendo em grande quantidade.
6. Use a criatividade para fazer a divulgação
A criatividade também deve ser uma característica importante das suas campanhas de marketing nas datas comemorativas para conseguir vender mais.
Afinal, muitas outras empresas vão usar o período para divulgar os seus itens e a concorrência é grande. Assim, além dos canais certos e os preços mais atrativos, é necessário explorar a criatividade, de modo a impactar mais e mais usuários.
Realize promoções incomuns, faça anúncios e campanhas em diferentes formatos, crie parcerias com outras lojas… Enfim, explore a sua criatividade para garantir que a mensagem entregue ao consumidor seja, de fato, relevante e marcante.
Por que é importante ficar de olho em outras datas comemorativas?
Essa é uma tarefa essencial para quem quer se destacar no mercado. De acordo com o nicho de atuação e as condições do estoque, é possível explorar melhor diferentes datas comemorativas.
Criando ações pontuais e com um trabalho completo de marketing digital, as chances de conseguir resultados satisfatórios são muito maiores.
Além disso, não é porque os seus concorrentes estão trabalhando em certa data que a sua loja também deva fazer o mesmo.
É preciso analisar o calendário do e-commerce como um todo para ter a certeza de quais são os momentos ideais para o negócio. Ainda melhor, é isso o que vai permitir a criação de estratégias eficientes para atrair mais consumidores em potencial.
Outra dica é contar com o apoio de parceiros como o olist. Somos um ecossistema completo para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce.
Saiba mais sobre nossas soluções:
Agora que você já sabe como as datas comemorativas podem aumentar as vendas, que tal continuar por dentro de assuntos relevantes para a sua loja? Inscreva-se na newsletter do olist e receba nossos melhores conteúdos em primeira mão!