Pré-venda ou pré-lançamento é o comércio limitado de determinado produto ou serviço, para um grupo específico, em um período de tempo que antecipa o lançamento comercial. A prática serve para gerar expectativa perante determinado item ou para testar a demanda e a operação antes da venda massiva.
A crescente concorrência no e-commerce exige criatividade dos empreendedores para conquistar relevância e atrair clientes. Do contrário, é fácil cair na mesmice e obter resultados medíocres.
Nesse contexto, é fundamental entender o comportamento e as características dos consumidores. Isso permite a criação de estratégias direcionadas e mais efetivas em termos de conversão.
É justamente aí que se encaixa a pré-venda. Trata-se de uma excelente prática para ampliar a percepção de valor junto ao consumidor, estimulando um aumento nas conversões.
Entendendo a pré-venda
Muitas empresas concentram todos os seus esforços de divulgação e venda apenas em produtos que já estão há algum tempo no portfólio do negócio.
Embora esse modelo garanta maior previsibilidade, sua aplicação é limitada. Ampliar a divulgação em torno de um produto nem sempre vai garantir um aumento proporcional em vendas e faturamento.
Determinados itens geram expectativa e desejo antes mesmo de estarem a venda. É aí que a pré-venda se aplica.
Ele permite gerar demanda para produtos que ainda não foram lançados, mas que já possuem data certa para entrar no mercado.
Fazendo uma pré-venda de sucesso
O principal pilar para uma pré-venda de sucesso é a divulgação. Os clientes precisam saber com antecedência que um produto está sendo lançado no mercado.
É preciso fazer uma comunicação constante de que o prazo de lançamento está se aproximando, estimulando os demais consumidores a também concretizarem compras.
Recursos como o e-mail marketing, a postagem em redes sociais e a criação de um hotsite são ótimas ferramentas para promover esse diálogo. Mas para que eles sejam efetivos vale a pena atentar a alguns fatores:
Comunicação clara e detalhada
É importante comunicar adequadamente os consumidores que a compra será feita no modelo de pré-venda. Do contrário eles poderão sentir-se enganados ao adquirir um artigo que não terá entrega imediata.
A página de venda deve detalhar aos clientes que a mercadoria ainda não está disponível, bem informar as condições de envio e prazo. Apresente uma data estimada para o despacho do produto e uma possível previsão de entrega.
Também é preciso definir políticas de desistência, cancelamento e troca do produto, para evitar surpresas.
Gatilhos de escassez e exclusividade
Para ser bem-sucedido o pré-venda precisa gerar desejo frente aos consumidores. Para isso é interessante utilizar dois gatilhos mentais: exclusividade e escassez.
A exclusividade indica que o cliente será privilegiado, ou seja, receberá algo que a maioria não tem. Uma boa opção para isso é criar uma edição limitada, por exemplo.
Já a escassez visa gerar a percepção de urgência no consumidor. Aqui o recurso da edição limitada também é útil, mas ele pode ser associado a outros fatores como uma contagem regressiva ou uma mensagem que sinalize o número de unidades ainda disponíveis.
Cautela com o estoque e a operação
O estoque precisa estar precisamente dimensionado para o pré-venda. Se outras lojas também estão participando do mesmo lançamento, pode haver incerteza sobre quantas unidades serão efetivamente distribuídas.
Evite esgotar todo o estoque nessa venda inicial. Garanta uma margem de segurança para administrar casos como avarias e trocas.
Outro ponto relevante é o planejamento operacional. Caso o pré-venda seja bem-sucedido, haverá um pico de vendas em um curto intervalo de tempo. Portanto, seu negócio precisa estar preparado para executar o packing e envio sem atrasos.
Deste modo você evita reclamações e favorece a reputação da loja.
Conclusão
Uma pré-venda bem planejada pode garantir um grande impulso nas receitas de um e-commerce. Mas essa é uma ação estratégica, que exige planejamento e foco total no bom atendimento ao consumidor final.
É importante que a pré-venda não seja banalizada, para que ela não se torne algo corriqueiro para os consumidores. Uma boa solução para isso é fazer um cronograma para essas ações, privilegiando momentos de menos vendas. Assim seu negócio tem maior estabilidade e previsibilidade nas vendas.
Você tem alguma dúvida sobre como fazer o pré-venda em seu e-commerce? Deixe seu comentário!