Atualmente, uma das principais etapas para o sucesso de qualquer negócio online é que seus projetos tenham um bom plano de marketing. Basicamente, ele deve servir como um guia que irá dizer quais são os seus objetivos, quem são os clientes e os meios para alcançar essa meta.
E tão fundamental quanto ter esse planejamento é entender os tipos de concorrentes de marketing existentes e como isso pode impactar o seu e-commerce. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!
Por que fazer análise dos concorrentes de marketing?
Quando pensamos no sucesso das vendas online, devemos lembrar que por mais que não saibamos exatamente quem são os nossos potenciais clientes, eles estão presentes na internet, seja nas redes sociais ou em outros canais.
Inclusive, é neste meio que os e-commerces podem ser encontrados. Então, além de pensar na análise de concorrência à qual já estamos acostumados, também devemos prestar atenção à área de marketing.
Afinal, manter a presença na internet inclui diferentes questões:
- Planejamento de conteúdos
- Avaliações das métricas
- Otimização das páginas para mobile
- Entender os hábitos e costumes dos consumidores
- Importância das fotos e descrições dos produtos (principalmente para as lojas virtuais)
Não é possível pensar em todos esses pontos sem considerar a análise dos concorrentes de marketing. Isso porque, para nos destacar dentro do nosso meio, devemos entender também como a concorrência age.
É exatamente por meio desta avaliação que o empreendedor consegue encontrar as melhores alternativas em relação ao seu próprio negócio. Ou seja, ao perceber o que a concorrência no e-commerce faz, é possível criar estratégias para aprimorar os resultados, entendendo o que funciona ou não para os clientes.
Para colocar essa análise em prática, devemos conhecer os tipos de concorrência de marketing, os principais canais que devem ser avaliados e como fazer isso. É sobre esses tópicos que falaremos agora.
Como fazer análise dos concorrentes no e-commerce?
1. Defina a concorrência direta e indireta
É fundamental conhecer o perfil dos concorrentes que atuam no mesmo segmento que o nosso negócio. Isso ajuda a pensar na precificação e qualidade dos produtos, em estratégias de vendas e em como se destacar neste meio.
Quando pensamos sobre os tipos de concorrentes de marketing, devemos considerar a existência de dois: a concorrência direta e indireta. Mas qual a importância de fazer essa separação dentro da nossa análise?
A concorrência direta ocorre quando uma outra empresa oferece os mesmos produtos, com um público-alvo ou nicho de mercado igual.
Já a concorrência indireta não oferece os mesmos produtos (apesar de serem de segmentos semelhantes), mas tem o objetivo de alcançar os mesmos clientes por meio da estratégia de substituição.
Exemplificando para ficar mais claro: o McDonald’s e o Burguer King são concorrentes diretos, enquanto empresas de refrigerantes têm concorrência indireta com as de suco ou chá gelado.
Ao analisar os dois tipos de concorrentes de marketing, o empreendedor consegue ter uma visão mais objetiva sobre a visibilidade do negócio, além de identificar oportunidades e possíveis ameaças.
Este primeiro passo é fundamental na análise dos concorrentes de marketing. Afinal, apenas estabelecendo quem é a concorrência direta e indireta é que podemos avaliar as próximas questões.
2. Pense nos canais de marketing a serem analisados
Não tem como fazer análise dos concorrentes de marketing sem avaliar os canais de marketing, um dos principais meios utilizados para fazer a conexão entre marca e público.
Como ressaltamos, a divulgação e a diversificação são pontos vitais para o sucesso no e-commerce, como uma forma de encontrar o seu público de forma eficiente e rápida.
Pensando nisso, listamos a seguir os principais canais em que você deve realizar a análise de concorrência. Veja a importância de cada um deles.
Redes sociais
Atualmente, as mídias sociais são uma importante maneira de atrair novos clientes. Além disso, são uma excelente maneira de se relacionar com o público, trazendo mais dinamicidade à comunicação.
Outro ponto importante em relação ao e-commerce é que as plataformas do Facebook e Instagram permitem a criação de catálogos, o que facilita a divulgação de produtos.
Pensando na análise de concorrentes, devemos avaliar a construção dos conteúdos da concorrência direta e indireta. Aqui, vale observar como se comunicam com o público, a quantidade de seguidores, os produtos que são mais divulgados e até mesmo o engajamento que essas mídias possuem.
Entenda mais sobre as vantagens das redes sociais para as lojas virtuais:
Outro benefício é que o Facebook tem integração com o aplicativo olist shops, ideal para quem está começando a vender online. O olist shops permite a criação de lojas virtuais para qualquer nicho e tamanho de negócio, de um jeito rápido, fácil e gratuito.
SEO
Por meio de uma análise minuciosa de SEO (Search Engine Optimization) é possível avaliar os canais de tráfego que mais geram visitas ao site do e-commerce – (orgânicas ou pagas, como nos anúncios).
Além disso, também podemos observar as palavras-chave utilizadas e como está o seu ranqueamento. Com isso, é possível criar estratégias para avaliar o nível de busca dessas palavras e se vale apenas usá-las ou procurar por outras mais relevantes.
E-mail marketing e newsletter
O e-mail marketing e a newsletter têm papel especial no e-commerce, seja para informar novas promoções ou enviar lembretes no caso de abandono de carrinho.
Neste caso, uma boa maneira de fazer a análise dos concorrentes de marketing é inscrevendo-se na lista das outras empresas. Assim, podemos entender quais conteúdos são divulgados, o formato que isso é feito e a frequência.
Recursos do site do e-commerce
Como o foco da nossa análise de concorrência é para o e-commerce, não podemos deixar isso de lado. Algumas questões que podem ser observadas incluem:
- Plataforma utilizada
- Layout
- Fotos e descrições dos produtos
- Formas de pagamento e checkout
- Políticas de trocas e devoluções
- Frete
- Compatibilidade do site com mobile
Tudo isso faz diferença na experiência do usuário e, principalmente, em sua fidelização.
3. Conheça as principais ferramentas para análise
Encontrar as ferramentas certas para fazer a análise dos concorrentes de marketing digital faz toda a diferença quando pensamos na praticidade e otimização dos processos.
Atualmente, encontramos várias possibilidades nesse quesito, tanto de ferramentas gratuitas quanto pagas.
Temos um conteúdo inteiro falando sobre as principais delas: Google Keyword Planner, SEMrush, Google Alerts, SimilarWeb, Mention e Alexa. Confira nosso artigo completo falando mais sobre cada uma dessas ferramentas de análise de concorrência!
4. Faça um relatório e mantenha-o atualizado
A análise dos concorrentes de marketing deve ser feita periodicamente, com o intuito de manter as informações sempre atualizadas. Afinal, os concorrentes podem mudar suas estratégias ou então novas empresas podem surgir no mesmo segmento.
O importante é levar em consideração todas essas questões para desenvolver o seu plano de marketing da maneira mais assertiva, sempre avaliando as métricas – tanto suas quanto dos concorrentes – para entender quais estratégias trazem resultados positivos.
Como se destacar da concorrência no e-commerce?
Como vimos, a análise dos concorrentes de marketing é uma maneira de entender o comportamento dos potenciais clientes por meio do que as outras empresas fazem. Assim, conseguimos avaliar os pontos positivos e negativos, para então criar estratégias voltadas ao crescimento do negócio.
Uma dica essencial que trouxemos aqui é a diversificação de canais de marketing, mas isso também se estende ao e-commerce, pela possibilidade de divulgar sua loja virtual nos principais marketplaces existentes.
Essa é uma das maneiras de chegar a um novo público, sendo possível atraí-los por anúncios personalizados, que trazem mais valor à marca e mostram aos clientes aquilo que eles buscam.
Pensando nisso, apresentamos o olist store: uma solução completa para lojistas formalizados iniciarem ou potencializarem suas vendas na internet, por meio dos marketplaces. Afinal, vender online pode ser uma atividade acessível e simples!
Anunciando com o olist store, seus produtores terão a máxima visibilidade em mais de 15 marketplaces. E qual a vantagem disso? A possibilidade de aumentar as vendas em até 4 vezes.
Acesse o site de olist store para saber mais sobre nosso trabalho e crie sua conta hoje mesmo!
Gostou de acompanhar o conteúdo? Então, inscreva-se na newsletter do Olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos que o ajudarão a ter uma loja de sucesso!