Com o aumento da concorrência no mercado e do surgimento de clientes mais exigentes em relação ao comportamento das empresas, entender o que é branding digital tornou-se fundamental para conseguir bons resultados.
Afinal, não basta oferecer o produto de maior qualidade ou o melhor preço. Mais do que isso, é preciso se estabelecer com um posicionamento de marca forte e com autoridade no seu segmento de atuação.
Para se ter uma ideia, um estudo da Customer Thermometer mostrou que 65% dos consumidores se dizem conectados emocionalmente com uma empresa.
Mas como isso é feito? A resposta está nas estratégias de branding digital que transmitem os valores e visões da organização, criando empatia e estreitando a relação com o consumidor.
Da maior confiança da audiência até o maior valor de mercado, são vários os benefícios para os negócios.
Portanto, neste conteúdo você vai entender o que é branding digital e como agir para que essa estratégia seja feita corretamente na sua empresa. Continue a leitura e tire todas as dúvidas!
O que é branding digital?
Estamos caminhando para uma realidade cada vez mais virtual e conectada. O excesso de informações e de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço está fazendo com que as pessoas pesquisem muito antes de realizar uma compra e, assim, tornam-se mais exigentes.
Por essa perspectiva, pode parecer que ficou um tanto difícil conquistar e fidelizar clientes. No entanto, se você tem uma marca forte, bem-construída e com boa presença online, isso não será uma grande dificuldade. Daí surge a necessidade de entender o que é branding digital.
Diferente do marketing, que em resumo é o que a empresa faz para crescer e prospectar novos clientes, o digital branding define o que ela é. Por exemplo, esses são alguns atributos que reforçam o impacto e autoridade da marca:
- Identidade visual
- Tom de voz padronizado e personalizado em todos os canais
- Transmissão de cultura e valores organizações de forma clara para todos os stakeholders
- Desenvolvimento de conteúdos para melhorar a presença nos principais buscadores de pesquisa (SEO para e-commerce)
No final das contas, todas essas noções são essenciais para ter uma boa presença online. Entretanto, mas não menos importante, o lojista precisa se preocupar em saber como expor seus produtos.
Nesse sentido, é preciso ter um site de layout atrativo e de carregamento rápido, além de saber utilizar importantes espaços comerciais do cenário digital, como o WhatsApp, Instagram e Facebook.
Portanto, entender o que é branding digital é o que vai garantir que a sua marca conquiste vantagem competitiva, além de influenciar na decisão de compra de consumidores que buscam canais online para adquirir produtos e serviços.
Por fim, e não menos importante, essa estratégia é o que vai proporcionar novas conexões, um relacionamento mais próximo com o cliente e o aumento das vendas.
Qual a importância do digital branding?
A estratégia de digital branding é uma forma de definir a personalidade e o propósito de uma marca. Para que ele seja eficiente, é preciso construí-la a partir de uma identidade forte e coerente, para que cause um impacto no consumidor a partir do primeiro contato.
Por sua vez, o alinhamento do tom de voz é fundamental para a retenção de clientes e melhora da experiência de pós-venda. É por meio dessas ações que o público-alvo se identifica com o produto ou serviço, passando a relacionar a marca com os bons momentos vividos.
No atual contexto digital de concorrência acirrada e da velocidade da informação, ter uma estratégia de branding digital bem estruturada é praticamente uma obrigação.
Afinal, em meio a tantas empresas oferecendo os mesmos produtos ou serviços, a qualidade do atendimento e outros aspectos que tornam a marca mais atraente serão o diferencial.
Portanto, mais do que nunca as equipes de marketing e vendas devem estar alinhadas para desenvolver:
- Campanhas promocionais mais atrativas para fidelização
- Atendimento personalizado
- Conteúdo voltado para solucionar as demandas dos clientes
- Outros mecanismos de retenção
Dessa forma, seu público automaticamente vai associar sua marca à solução de seus problemas e ao sinônimo de qualidade no segmento em que atua. Vejamos no próximo tópico, de forma mais aprofundada, como implementar um digital branding eficaz.
Como implementar estratégias de branding digital?
Assinalado o que é branding digital, selecionamos alguns passos para implementar a estratégia na sua empresa. Confira!
Entenda a brand e a buyer persona
O primeiro passo para fazer o digital branding na empresa é entender quem é a marca e quem é o cliente. Ou seja, definir brand e buyer persona.
Por isso, coloque no papel toda a história da empresa, o propósito, os valores, o contexto, o objetivo. Enfim, compreenda a identidade da marca e reflita: como ela deve ser vista pelos stakeholders?
Em seguida, é hora de saber quem é o alvo, ou seja, o perfil ideal de quem você quer ter como cliente. Estabeleça desde os detalhes simples — como cargo e objetivos profissionais — até as características pessoais, para saber quais são os gostos, hobbies, metas e dificuldades no dia a dia. Quanto mais detalhes, melhor.
Especialmente se você tem um marketplace de nicho, esses detalhes são fundamentais para direcionar sua comunicação para o público certo.
Trabalhe a voz e o tom
Sabendo para quem vai ser levada sua comunicação, fica menos complexo de determinar qual vai ser a forma, o tom de voz e os canais adotados para conseguir gerar um impacto em quem realmente interessa.
Afinal, isso deve variar de acordo com o público e do modo como ele se comporta. A comunicação próxima é a chave para a estratégia de branding digital.
Qual vai ser a linguagem adequada para a estratégia de e-mail marketing👉 E nas redes sociais, como o perfil da marca vai se comportar? Não existe um modelo certo, apenas aquele que se comunica bem.
Portanto, a depender do perfil do público-alvo, a abordagem pode ser informal e mais voltada para uma linguagem de negócios.
Estabeleça uma identidade visual
A identidade visual é outro tópico importante a ser definido para que o tom de voz utilizado pela marca esteja de acordo com o que é escrito.
Assim, defina uma logomarca e analise elementos como cores, tipografia e até mesmo o layout e o design das páginas.
De que modo uma marca forte atua como um diferencial?
Agora que você entendeu o que é branding digital e como implementá-lo, saiba que o primeiro passo para o sucesso é justamente se organizar internamente.
Assim, o negócio entenderá como se posicionar diante do mercado e, é claro, dos consumidores. É por isso que o digital branding é tão fundamental, já que garante que todos conheçam, de forma clara e transparente, o propósito e os ideais da marca.
Caso não tenha tempo e conhecimentos para trabalhar a estratégia sozinho, faça parcerias com agências de marketing digital e marketplaces para que eles te orientem na construção de uma estratégia vencedora para vender mais e conquistar seus clientes.
A solução olist store pode facilitar e muito esse processo para você. Faça como diversos lojistas que acreditaram no olist e comece a vender por todo o país com simplicidade e segurança.
Gostou do conteúdo? Deu para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é branding digital? Assine nossa newsletter para mais conteúdos de qualidade do blog do olist!