O que é mobile marketing? Conheça as vantagens!

O que é mobile marketingAté pouco tempo atrás, o acesso à internet a partir de dispositivos móveis ainda parecia uma grande tendência. Hoje, já é possível dizer que esse hábito está consolidado na maioria da população. Sabendo disso, as empresas vêm ampliando seus investimentos nas práticas de mobile marketing para alavancar os resultados de vendas.

Essa é, de fato, uma ótima oportunidade para tornar um negócio mais competitivo. Continue lendo este post para entender como o mobile marketing pode ser um grande aliado da sua loja na internet!

O que é mobile marketing?


É chamada de mobile marketing a estratégia que busca explorar as possibilidades de relacionamento entre empresas e consumidores por meio de dispositivos móveis.

Atualmente, esse é um dos principais caminhos para quem quer se destacar no mercado, visto que esses equipamentos se tornaram parceiros inseparáveis de grande parte das pessoas.

A Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que, em 2018, 4 em cada 5 brasileiros possuíam um aparelho celular. Dessas pessoas, 90% o utilizavam para acessar a internet. Outro dado relevante é que esse é o principal meio de utilização da rede no país, superando os acessos a partir de computadores pessoais e tablets.

Esse cenário faz com que os smartphones se tornem uma poderosa ferramenta de divulgação de marcas e produtos. Mais do que isso, com as estratégias corretas, é possível construir uma relação mais próxima com os atuais consumidores e potenciais clientes, interagindo e influenciando as decisões de compra do público de interesse.


Quais os benefícios dessa estratégia?


Investir nas práticas de mobile marketing pode trazer grandes benefícios para as empresas que buscam aumentar a presença online e se tornar referência em seu mercado. Veja, agora, como essa força dos dispositivos móveis pode se traduzir em bons resultados para uma loja virtual.

Aumento do fluxo do tráfego de site


O tráfego de um site é representado pelas visitas que ele recebe via acesso direto, anúncios relevantes ou lista de resultados em uma plataforma de buscas. Entre as diversas práticas para ampliar esses números, o mobile marketing proporciona uma alternativa de baixo custo e com alto índice de efetividade.

Com mais pessoas visitando sua loja virtual, é certo que as chances de novos negócios serem fechados aumentam consideravelmente, melhorando os resultados da empresa.

Expansão do alcance


Tão importante quanto um bom volume de tráfego é conseguir alcançar os públicos certos para a loja. É muito provável que existam diversas oportunidades de negócio com pessoas que você talvez não conseguisse atingir sem as ferramentas de mobile marketing.

Um público maior e mais variado facilitará a identificação das estratégias de divulgação que funcionam melhor para cada caso. Essa também pode ser uma forma de viabilizar a expansão da atuação, permitindo à empresa se relacionar com mais pessoas e vender nas redes sociais de forma mais eficiente, por exemplo.

Aperfeiçoamento da segmentação do público


Atingir mais pessoas não necessariamente significa que você fará negócio com todas elas. É importante que o gestor entenda qual é o seu segmento de público, para concentrar nele os maiores esforços.

Nesse aspecto, o mobile marketing se destaca com uma estratégia muito eficaz, já que possibilita a elaboração de abordagens com base em dados pessoais concedidos pelos próprios usuários da rede. Assim, é mais fácil aparecer e ser relevante para quem realmente faz parte do seu público consumidor.

[contact-form-7 id="15924" title="amp-downloadlistadomilhao"]

Como utilizar o mobile marketing?


Agora que você entendeu a importância desse conceito para aumentar as vendas, confira quais são as principais maneiras de colocar essa estratégia em prática.

SMS


Um dos meios mais tradicionais, o contato por SMS é uma boa forma de começar a implementar o mobile marketing no negócio. A opção é ideal para quem busca manter um contato mais próximo com a base de clientes. Esse canal pode ser utilizado para o envio de informativos, novidades, promoções, dicas, entre outros.

As mensagens por SMS contam com uma boa taxa de abertura, já que elas costumam ser rápidas e de fácil acesso para quem utiliza o celular. No entanto, lembre-se de que esse é um tipo de abordagem indicado apenas para os clientes que deram permissão para isso.

Mídias sociais


É impressionante a quantidade de pessoas conectadas às mais diversas mídias sociais a todo momento. Se for considerado que a maior parte dessa atividade se dá por meio dos smartphones, faz sentido tornar as campanhas de marketing mais atrativas para consumo nessas plataformas.

Vale a pena reforçar a presença nas mídias e interagir com os usuários, sempre buscando mostrar os valores da empresa na relação com os consumidores. Ao engajar o público nesse meio, em pouco tempo sua marca estará na palma das mãos de um grande número de pessoas de forma espontânea.

QR Code


Os códigos QR, que já estão bastante presentes na rotina, são outro bom exemplo de estratégia de mobile marketing. Eles podem ser lidos pela câmera de praticamente qualquer telefone e criam um canal direto para levar o usuário para onde você quiser.

Essa é uma forma moderna e interativa de se relacionar com o público, que poderá ser direcionado à sua loja virtual em poucos segundos a partir do código exibido em um impresso ou em uma tela. O recurso muito utilizado tanto nas iniciativas de marketing quanto em soluções que permitem a gestão de vendas pelo celular.

E então, o que está esperando?


Dentro do universo do mobile commerce, as ações de marketing de uma empresa devem conseguir explorar a forte relação que as pessoas têm com seus smartphones. Como a quantidade de indivíduos que os utilizam não para de crescer, são inúmeras as oportunidades dentro desse segmento.

Por isso, caso ainda não tenha feito, é hora de começar a desenvolver uma estratégia de mobile marketing voltada para as necessidades do negócio e para o perfil do público da sua loja. Isso certamente fará sua marca ganhar mais notoriedade entre os consumidores, o que pode representar um grande diferencial na hora da decisão de compra.

E então, o que achou do conteúdo? Aproveite a seção de comentários abaixo para enviar suas dúvidas ou contar sobre suas experiências com mobile marketing!

    post anterior
    Gestão de crise empresarial: o que é e como fazer? Veja dicas para agir de forma eficiente
    próximo post
    Saiba como os negócios disruptivos estão transformando o mercado
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.