Qual a relação das técnicas de storytelling no e-commerce com a estratégia de vendas?


Técnicas de storytelling no e-commerce

A internet está repleta dos mais diversos conteúdos, o que significa uma busca cada vez maior da concorrência pela atenção dos consumidores. Dentro desse cenário, é necessário produzir mais do que materiais de qualidade: é preciso investir em textos que aumentem a conexão com o leitor. Sem dúvidas, as técnicas de storytelling são uma das melhores estratégias para isso.


A simples tradução do termo para o português já indica o que storytelling significa: contar histórias


Ao aplicar as técnicas de storytelling, ou seja, se comunicar com um cliente em potencial por meio de uma boa história, a tendência é que a mensagem se torne mais eficiente a partir de conteúdos que se conectam emocionalmente com os consumidores. 


A boa notícia é que essa estratégia pode ser utilizada não apenas no marketing digital, mas também no e-commerce. Para quem quer vencer a disputa com os concorrentes, o storytelling no e-commerce é uma excelente alternativa para atrair mais clientes e potencializar o sucesso das ações de venda


Que tal se aprofundar nesse assunto? Continue a leitura e saiba como utilizar as técnicas de storytelling para e-commerce e para vender mais na internet.


O que é storytelling?


O storytelling já está presente entre nós há mais de 30 mil anos, no mínimo. As pinturas rupestres na Caverna de Chauvet, na França, mostravam situações de sobrevivência, relações em sociedade e animais — ou seja, já contavam uma história sobre uma situação ou um período.


Logo, o conceito de storytelling é transmitir uma mensagem ou uma informação, por meio da apresentação, descrição e narração de uma história.


Por muito tempo, essa prática se resumia a livros, romances, filmes e novelas, ficando de fora das estratégias de comunicação. Com a mudança do comportamento e perfil do consumidor e os avanços em nossa sociedade, a técnica de storytelling passou a ganhar maior importância para as empresas.


Hoje, essa estratégia se tornou uma forma valiosa de criar conexão emocional com quem está lendo o conteúdo. Em tempos marcados por muita concorrência, tanto o marketing como as vendas passaram a se apropriar do conceito para atrair consumidores.



https://www.youtube.com/embed/FHtjvjxtUZE

Qual é a utilização dessa técnica no marketing digital?


Dentro do marketing digital, o storytelling se tornou uma excelente maneira de se comunicar de maneira natural e próxima com o consumidor — algo que as marcas buscam cada vez mais para fidelizar clientes


Na era do engajamento, essa é uma técnica muito eficaz para se diferenciar da concorrência e encantar o público.


O consumidor é impactado por anúncios e propagandas em diferentes canais. Seja online, seja offline, as empresas estão tentando chamar atenção do usuário para conseguir mais uma venda. 

O problema é que o tão sonhado engajamento não é fácil de se conquistar: o tempo médio de atenção do ser humano é de oito segundos, segundo um estudo feito pela Microsoft.


Contar histórias ajuda a contextualizar melhor uma ideia. Como consequência, o engajamento tende a aumentar. 


Afinal, se todos os concorrentes utilizam uma linguagem técnica para falar sobre um produto, por que não dar uma chance a quem está fornecendo as mesmas informações de um jeito mais descontraído ou com uma história inspiradora👉


O storytelling se torna uma forma de aproximação, envolvendo o público no enredo criado e, dessa forma, facilitando o engajamento e a conexão com ele. O leitor se sente confortável com uma comunicação menos incisiva, que não foca apenas a venda de um produto, mas também na forma como esse item pode ajudá-lo.




Como utilizar técnicas de storytelling para e-commerce?


A seguir, você descobre o que fazer para utilizar as técnicas de storytelling para vender mais no e-commerce:

  1. Entenda quem é o leitor
  2. Utilize a Jornada do Herói como base
  3. Tenha uma mensagem bem definida
  4. Provoque sensações positivas

Veja agora algumas orientações para que você aplique esse conceito ao modelo de negócio e potencialize os resultados. Confira!

Entenda quem é o leitor


O primeiro passo a ser dado é compreender o público do nicho de e-commerce com o qual você deseja se comunicar, entendendo melhor o perfil de quem você quer encantar. Responda a perguntas básicas, como:


  • Quais são os objetivos desse consumidor
  • Os problemas que ele enfrenta
  • Os desafios que ele tem no dia a dia

Assim, a tendência é que você crie uma mensagem de acordo com a visão de mundo e as necessidades do leitor.


Utilize a Jornada do Herói como base


A obra “Jornada do Herói, de Joseph Campbell, mostra os padrões e as similaridades entre as histórias de sucesso em nossa sociedade.


É importante entender como funciona esse modelo para criar uma versão relacionada à sua empresa. 

Da introdução até a resolução, existem algumas fases que devem ser abordadas, como o surgimento de um problema, criando um roteiro para o que vai acontecer.

Tenha uma mensagem bem definida


Dentro da narrativa, é importante ter em mente qual é a mensagem que deseja transmitir. 

Toda a história vai circular ao redor dessa mensagem, evitando que o roteiro saia do planejado e a atenção do leitor se perca. 

Use a criatividade, mas lembre-se do objetivo e da informação mais importante que você quer entregar para aquele cliente em potencial.

Provoque sensações positivas


Um estudo divulgado pela revista Scientific American mostra que estimular reações positivas a partir das histórias é uma forma eficiente de cativar a atenção e promover um maior engajamento. 


Caso você opte por produzir um vídeo para e-commerce, por exemplo, as chances de ele se tornar um sucesso são ainda maiores, o que contribuiria para o fortalecimento da marca.


Agora que você conhece as técnicas de storytelling para criar uma mensagem eficiente para seus clientes, que tal ver tudo isso aplicado na prática? Separamos um vídeo da empresa Nike, que usa o storytelling para engajar, emocionar e se conectar ao cliente:


https://www.youtube.com/embed/Rm_aiDpkGmQ

Quais são os benefícios de aplicar o storytelling?


Os benefícios de aplicar as técnicas de storytelling no e-commerce são muitos para o negócio, especialmente aos que precisam fortalecer a presença da marca e ganhar destaque no mercado. 

Porém, uma orientação importante é utilizar dados e informações relevantes para tornar a história mais enriquecedora — o que aumenta as chances de conquistar a atenção do leitor.

Além disso, a história se torna um conteúdo perene quando bem produzida. Ela sempre poderá ser utilizada para encantar uma pessoa, como vimos no exemplo da Nike, acima.

Portanto, o storytelling é uma excelente alternativa para as marcas que desejam tornar os conteúdos que produzem mais atrativos — diferenciando-se dos concorrentes com materiais relevantes e criando um relacionamento próximo com o leitor.


Junto com boas histórias, o sucesso de um negócio digital depende de bons canais de venda, eficiência na entrega, boa comunicação e ações de atração que contribuam para as taxas de conversão da sua loja. Para tudo isso, você pode contar com as soluções do olist, como:


  • olist store: solução de vendas em marketplaces com mais de 10 sites parceiros, incluindo Mercado Livre, Americanas e mais!
  • Tiny: ferramenta para gestão de vendas, que facilita a automatização de fluxos, integração de canais e administração financeira.
  • Vnda: plataforma completa para criação de loja virtual e vendas omnichannel.

Para entender melhor como cada uma dessas soluções pode te ajudar a crescer no e-commerce, acesse nosso site!


Que tal ficar por dentro de outras estratégias úteis para sua loja atingir as metas de crescimento? Inscreva-se na nossa newsletter e receba os melhores conteúdos por e-mail!



    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Entenda o que é branding digital e saiba como melhorar o posicionamento da sua marca na internet
    próximo post
    Como preparar a minha loja para a Black Friday 2020?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.