Como melhorar o fluxo de caixa: 7 técnicas infalíveis para otimizá-lo

 

Como melhorar o fluxo de caixa

Está em busca de dicas de como melhorar o fluxo de caixa👉 Então, você está no artigo certo!

Assim como as lojas físicas, os e-commerces precisam ter uma gestão financeira eficiente e o controle do fluxo de caixa faz parte desse trabalho.

O acompanhamento diário do que entra e sai do caixa da empresa ajuda a manter um crescimento estável e também a cortar gastos supérfluos que podem drenar os recursos disponíveis.

Por isso, é importante conhecer melhor como funciona o fluxo de caixa e implementar melhorias que vão manter seu negócio sempre no azul.

Continue a leitura e entenda o que é, a importância e como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda no controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa. 

Geralmente, esse acompanhamento é feito diariamente, mas você pode definir a periodicidade necessária de acordo com o seu tipo de negócio.

Pelo fluxo de caixa, é possível:

  • Analisar a saúde financeira da empresa
  • Fazer projeções de faturamento
  • Identificar gastos supérfluos
  • Planejar investimentos de melhorias, entre outros

Dessa forma, as decisões tomadas podem ser mais exatas e garantir a saúde do seu negócio no mercado. 

Leia também: Você conhece as diferenças entre fluxo de caixa e demonstrativo financeiro👉

O que são entradas e saídas de caixa?

Você pode entender como entrada de caixa toda receita, isto é, embolso financeiro que impacta positivamente o volume de dinheiro disponível ao negócio. É o caso da venda de um produto, da prestação de um serviço ou do aluguel de um bem.

Existem muitas formas de organizar suas entradas de caixa, como a classificação por cliente ou por produto comercializado. A maneira ideal varia bastante, é necessário avaliar a realidade do seu empreendimento e o seu plano de contas.

Saída de caixa, por sua vez, é um termo genérico que descreve todo desembolso financeiro que impacta negativamente o caixa, reduzindo o volume de dinheiro disponível à empresa. É o caso do pagamento de insumos ou da folha de funcionários.

Também existem muitas formas de classificar suas saídas, dependendo do seu modelo de negócio. Uma classificação é quanto ao tipo, que pode ser operacional (um custo ligado às operações do negócio) ou não operacional (uma despesa ligado ao administrativo).

Enquanto entradas e saídas de caixa são adequadamente registradas, a empresa conta com mais informações financeiras, o que pode subsidiar análises mais profundas e decisões mais acertadas.

Por que um bom fluxo de caixa é importante para a empresa?

Uma pesquisa do U.S. Bank destacou que 82% das empresas entrevistadas que declararam falência citaram problemas de fluxo de caixa como um dos motivos para chegarem a esse cenário.

Fazer o fluxo de caixa é muito importante, afinal, é necessário controlar o dinheiro da empresa se o objetivo é crescer de forma estratégica.

Isso porque, se os resultados são positivos, o fluxo indica que o negócio tem saúde financeira.

Assim, caso seja necessário fazer um upgrade na estrutura do seu e-commerce ou trocar de servidor, analisando o fluxo de caixa é possível decidir com segurança se há como bancar o investimento.

Ou seja, aprender como melhorar o fluxo de caixa contribui para fazer o negócio crescer

Então, para não precisar fechar a sua loja virtual por dificuldades econômicas, fique de olho no desempenho financeiro e não desperdice dinheiro.

Independentemente de estar começando ou já ter um e-commerce estabelecido, só é possível crescer ao manter o seu fluxo de caixa sempre atualizado.

7 dicas de como melhorar o fluxo de caixa

Quer melhorar o fluxo de caixa? Então, siga as dicas que separamos abaixo para tornar essa tarefa mais ágil no dia a dia, analisar os dados estratégicos e evitar erros.

Com uma visão clara e objetiva dos números, fica mais fácil compreender onde e o que precisa ser mudado ou otimizado. Confira as sete dicas a seguir:

1. Anote todas as entradas e saídas do caixa

Uma dica básica para melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce é ser rigoroso e anotar todas (isso mesmo, todas) as movimentações financeiras.

Qualquer saída é um gasto importante que deve ser registrado, por mais insignificante que possa parecer. 

Se você não sabe o que gasta nem o que ganha, ficará mais difícil ter confiança para investir em uma compra de estoque ou outra melhoria, por exemplo, para vender mais

2. Dê prioridade para o faturamento 

Fechou uma venda com o cliente? Seja rápido e faça o faturamento do pedido o quanto antes para evitar atrasos e receber o pagamento mais rápido.

Isso ajuda a melhorar o fluxo de caixa, pois agiliza a contabilização dos ganhos, contribui para a satisfação do cliente e também para manter o saldo do caixa positivo.

3. Alinhe o setor de vendas com o financeiro

A força de vendas é considerada um setor estratégico para o sucesso do negócio. E realmente é, mas ela deve trabalhar alinhada com o departamento financeiro.

Para melhorar o fluxo de caixa, as ferramentas de pagamento precisam estar funcionando, as ações promocionais precisam de aprovação, pois tudo isso impacta o caixa.

4. Crie uma planilha exclusiva para o fluxo de caixa

Outra dica simples e eficiente para melhorar o fluxo de caixa é ter uma planilha exclusiva para organizar as saídas e entradas de dinheiro.

Fazendo a separação entre essas duas categorias, a organização fica mais clara e as demais informações podem ser detalhadas em subcategorias que vão ajudar a filtrar os dados e identificar onde acontecem desperdícios. 

Quer facilitar esse trabalho? Baixe gratuitamente a planilha de Fluxo de caixa para o e-commerce.

5. Organize o contato com os fornecedores

Com essa dica você resolve dois problemas de uma vez só: melhora o fluxo de caixa e cria uma relação de confiança com os fornecedores.

Essa proximidade permite negociar prazos melhores para o pagamento das compras de estoque, conseguindo nivelar a data de cobrança com as de recebimento. 

Assim, seus pagamentos se mantêm em dia e o fornecedor pode oferecer condições de negociação de vendas cada vez melhores. 

6. Mantenha o fluxo de caixa diário

Na abertura do texto, citamos que no comércio tradicional o fluxo de caixa é uma tarefa diária. Traga esse hábito para a gestão financeira do seu e-commerce.

Dessa forma, você consegue melhorar o fluxo de caixa identificando possíveis erros que passam despercebidos e também evita surpresas no fim do mês. Afinal, o melhor é evitar completamente um saldo no vermelho, certo? 

7. Treine a equipe 

É importante treinar para adquirir conhecimentos que ajudem a melhorar o fluxo de caixa, independentemente de ser você ou algum funcionário o responsável pela gestão financeira.

Conhecer os processos, as técnicas e as ferramentas que fazem parte da rotina do setor evita erros no preenchimento das planilhas e nos cálculos, o que otimiza o trabalho.

Os treinamentos ainda ajudam a ficar por dentro das novidades e a implementar ações estratégicas que contribuem para melhorar os ganhos da empresa.

Além disso, a equipe financeira também pode aprender formas melhores de organizar as entradas e saídas de dinheiro. Por isso, é importante entender quais são os treinamentos que a empresa necessita. 

Otimizando o Fluxo de Caixa com o Tiny EPRP

Para que todas as informações sejam reunidas para posterior análise, é importante contar com um sistema de gestão. O Tiny é um ERP que centraliza as informações de uma empresa, inclusive as financeiras.

Quando as contas a pagar e a receber estão corretamente cadastradas no Tiny, o usuário pode gerar o Fluxo de Caixa e entender todas as movimentações futuras da empresa. Com isso, as análises sobre o negócio são precisas e as decisões são mais assertivas.

Se você ainda não possui conta no Tiny, experimente 30 dias grátis. Além do controle financeiro, emita as notas fiscais, importe os pedidos de venda do e-commerce, controle estoques, integre seus canais de venda, utilize o Google Shopping e muito mais.

Concluindo

Em resumo, o fluxo de caixa diário refere-se às entradas e saídas de dinheiro do caixa ao longo do expediente de trabalho. Seu controle implica em múltiplos benefícios, como o aumento da segurança financeira, a melhoria das decisões e o diagnóstico de padrões. Por isso, é importante contar com ótimas práticas e tecnologias de registro do fluxo de caixa.

Aprender nunca é demais! Invista e aproveite todos os benefícios.

Este artigo foi escrito pelo IEV – Instituto de Especialização em Vendas, empresa com expertise em treinamentos de vendas para gestores, equipes comerciais e vendedores. No mercado desde 2014, a maior escola de vendas do Brasil já soma mais de 8.000 alunos e 450 empresas atendidas.

 

    post anterior
    Como fazer vendas online direto da fábrica: conheça o caminho mais simples!
    próximo post
    Quer melhorar a gestão de compras e suprimentos para e-commerce? Veja 5 dicas de ouro!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.