Dicas de gestão para e-commerce: faça mais em menos tempo



Para fazer uma gestão de e-commerce mais ágil e produtiva, o Tiny ERP desenvolveu uma série de funcionalidades específicas para quem trabalha nessa área.


Assim, mais do que um ERP, o Tiny é o ERP de quem tem um e-commerce. E ele pode ajudá-lo desde de o início da operação, quando um empreendedor começa anunciando seus produtos em marketplaces, até o ponto em que ele já tem uma loja virtual consolidada e que recebe centenas de pedidos todo dia.


E você pode tornar a gestão de e-commerce muito mais produtiva integrando ferramentas com o Tiny ERP, afinal, tudo que é bom pode ficar ainda melhor.


Para mostrar isso para você, o Tiny e a Pluga realizaram um Webinar com dicas de como fazer a gestão de seu e-commerce mais fácil, integrando diversas ferramentas online que você usa em seu dia a dia.


6 integrações de gestão para e-commerce


A Pluga criou centenas de automatizações entre as mais diversas ferramentas baseadas na web. E vamos mostrar para você como usar algumas delas para deixar a gestão de seu e-commerce ainda mais focada em resultados e lucratividade.


Homem com um notebook apoiado em uma mesa.


1- Integração durante o fluxo de envio de produtos

Imagine que você desejava muito adquirir um produto, uma coisa especial que você sempre quis ter.


Pode ser até que você tenha economizado por alguns meses para juntar a grana necessária. Aí, finalmente, achou um e-commerce que tinha exatamente o que você procurava.


Empolgado, vai lá, coloca o produto no carrinho, preenche seus dados, faz o check-out e clica em “finalizar pedido”.


Depois, fica contando os minutos, esperando o produto chegar, dali… 3 longos dias (ou 5 ou 7… tudo vai depender da logística de cada e-commerce).


Não seria fantástico se você você recebesse atualizações de status do seu pedido por e-mail, a cada etapa do processo?


Por exemplo:


  • Seu pedido foi recebido com sucesso
  • Seu pedido acaba de ser conferido e o produto embalado
  • Seu pedido acaba de ser enviado

Além do grau de ansiedade diminuir, com certeza essa seria uma experiência positiva de qualquer cliente em relação a um e-commerce que envia essas comunicações.


Para facilitar esse processo, você pode usar integrações do Tiny ERP com sua ferramenta de automação de marketing ou também de seu e-commerce e de seus intermediadores de pagamento com as ferramentas de automação de marketing.


2- Confirmar o endereço do cliente por e-mail

Esta dica de gestão de e-commerce pode passar despercebida de muita gente que trabalha com isso, apesar de ser um problema recorrente.


Quantas vezes um cliente não digita o número de sua casa corretamente, ou se atrapalha com outra informação e faz com que seu pedido seja entregue no endereço errado?


Aí, o produto retorna, o cliente fica insatisfeito e todo processo tem que recomeçar do zero...


Quer acabar com isso? Crie uma automatização que envia um e-mail perguntando se o endereço do cliente está correto. Você pode usar as mesmas integrações citadas acima para isso.


3- O famoso e-mail na data de aniversário

Essa pode parecer simples e usual, mas você sabe a data de aniversário de seus clientes? E essas listas de envio de e-mails por data de aniversário, onde estão?


Pois é… já pensou ter que organizar tudo isso?


Para resolver esse problema automaticamente, crie um formulário online perguntando a data de aniversário de seu cliente e integre com suas ferramentas de e-mail marketing, ou mesmo com uma planilha do Google.


Aí, para cada data de aniversário, você terá uma lista de envio pronta para usar.


Torta de aniversário.


4- Formulário de pesquisa de clientes para lançamento de novos produtos

Então você tem seu e-commerce com um monte produtos no catálogo e vendendo cada vez mais. E sempre trata de introduzir novidades, para manter o interesse de seus clientes.


Mas quando está com um lançamento disponível, como enviar um e-mail marketing certeiro para os clientes que realmente se interessam por aquele novo produto?


Simples, crie pesquisas online por meio de formulários como o Google Forms ou o Typeform e integre com sua ferramenta de automação marketing.


Dependendo das perguntas que fizer sobre os produtos que seus clientes gostariam de encontrar em sua loja online, você vai criando listas de disparo. Quando tiver esse produto disponível, envia os e-mails para os clientes certos!


Boa sugestão para gestão de e-commerce, não acha?


5- Cadastramento de novos fornecedores

De novo você vai usar formulários online. Mas em vez de integrar com a automação de marketing, faça isso com seu ERP, com o Tiny ERP, por exemplo.


Assim, você cria um formulário bem completo, com todo os campos que precisa, e envia para os novos fornecedores preencherem. Tudo será devidamente cadastrado em seu ERP, sem perda de tempo com essa tarefa chata e repetitiva, nem qualquer tipo de erro de digitação vai ocorrer.


6- Integração com o Slack

Para finalizar nossas dicas de gestão de e-commerce por meio de integrações, aqui vai uma para deixar toda equipe bem informada e atenta aos processos.


Para isso, use integrações com o Slack, a ferramenta de comunicação interna preferida das startups.


Assim, todas vez que um pedido for feito ou um pagamento aprovado, os canais certos do  Slack são avisados para que os responsáveis tomem as providências necessárias.


Viu como você pode ganhar tempo e dinheiro usando integrações em seu e-commerce? Com certeza, usando essas automatizações, a gestão do seu e-commerce vai ficar muito mais fácil e produtiva!


    post anterior
    Precificação de produtos. Qual a melhor técnica para usar?
    próximo post
    Controle de estoques e sua importância em uma loja virtual
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.