O objetivo principal de uma nota de devolução é anular uma operação de compra, seja ela por parte do cliente ou da empresa. É importante que a nota fiscal de devolução siga a tributação utilizada na nota fiscal de origem, para que seja aceita pela Sefaz.
Esse tipo de nota fiscal deve ser emitida em duas situações: quando um destinatário devolve a mercadoria e quando existe a anulação de uma NF que acabou passando do prazo de cancelamento.
Outro ponto que deve ser destacado em relação às suas notas fiscais de devolução de mercadoria é o seu prazo de emissão: não existe um prazo certo para sua emissão, entretanto, no caso de operações comerciais, é interessante que ela seja emitida dentro do prazo de garantia do produto/serviço.
Dito isso, você vai conferir a seguir mais informações sobre esse processo, principalmente sobre como é feita cada nota e tipo de devolução.
Como emitir uma nota de devolução de mercadoria?
Quem utiliza um sistema de ERP, poderá realizar essa ação dentro do próprio programa. Caso tenha dificuldades, entre em contato com a empresa responsável e com um contador para sanar todas as suas dúvidas.
Na versão 3.09 do Tiny ERP, lançamos uma nova funcionalidade que facilita ao usuário emitir uma nota fiscal de devolução. É só clicar no menu de contexto da nota em questão e escolher a opção "devolver", o que torna este processo mais simples para o usuário.
Devolução de entrada
Quanto ao estoque
Quanto ao financeiro
Relatórios
É possível gerar diferentes relatórios de Notas Fiscais de entrada. Em alguns casos, poderá filtrar por natureza de operação, em outros as vendas serão agrupadas conforme a natureza escolhida. Ainda será possível verificar os impostos que incidiram sobre esta nota, valores dos produtos e do frete e a data da entrada.
Quanto ao DRE
As devoluções podem constar no DRE na categoria “Deduções > Devoluções”, para isso, você precisa conferir na natureza de operação criada, se o campo “Finalidade”, foi marcado como devolução. O DRE soma o campo total faturado das notas fiscais, com data do mês, vinculadas a naturezas de operação.
Devolução de saída
Quanto ao estoque
Quanto ao financeiro
Relatórios
Erros mais comuns ao emitir uma nota de devolução de mercadoria
Por mais que seja um processo relativamente simples, muitos empreendedores acabam cometendo alguns deslizes que fazem com que a nota fiscal seja rejeitada. Veja, a seguir, alguns dos principais erros e saiba como evitá-los:
- Cadastro de CFOP: Verifique com a sua contabilidade qual é o CFOP destinado para cada operação de devolução;
- Certificado digital: A nota de devolução precisa ser emitida, então o certificado digital precisa estar com a validade em dia;
- Preenchimento dos dados: É preciso ficar bastante atento à isso, pois se os dados não estiverem corretos, não será possível emitir a nota fiscal.
Caso a emissão de notas fiscais esteja indicando algum erro diferente, você poderá conversar com nosso time de suporte ou entrar em contato com seu contador para entender o que precisa ser alterado.
Outro processo referente às notas fiscais que pode dar um pouco de dor
de cabeça para os empreendedores é a chamada nota fiscal de simples
remessa. Leia este outro artigo em nosso blog e saiba as principais informações sobre esse tipo de NF.