Seja para reduzir os custos e conseguir ofertas mais interessantes, seja para realizar uma gestão mais eficiente do seu estoque, a relação com seus fornecedores é o caminho. Ao otimizá-la, consegue-se oferecer uma experiência mais positiva aos seus clientes finais. Isso não seria possível com um estoque regularmente vazio ou atraso frequente na entrega dos produtos, não é mesmo?
Sendo assim, o que deve ser feito para estreitar os laços e construir um relacionamento com fornecedores cada vez mais saudável e produtivo? Não é uma tarefa tão simples, mas existem algumas práticas e estratégias que podem contribuir para o surgimento de novas oportunidades de compras e redução de gastos. É só continuar a leitura deste artigo para esclarecer todas essas dúvidas. Confira!
A importância de manter um relacionamento saudável com fornecedores
A disputa pela atenção do consumidor faz com que cada detalhe na gestão do seu negócio se torne essencial. Uma dessas etapas é garantir que os seus parceiros sejam, de fato, eficientes.
Manter um relacionamento saudável com seus fornecedores, portanto, deve ser uma prioridade para o seu negócio. Afinal, essa é uma das melhores maneiras para conseguir novas oportunidades e otimizar os investimentos.
Além disso, o que a sua empresa precisa repassar ao mercado e aos seus clientes é a confiança de que os seus pedidos vão ser entregues a tempo — e com qualidade. Essa maior satisfação do público forma uma diferenciação competitiva. Com ela, seu negócio se destacará no longo prazo.
Além disso, a partir do momento em que a relação entre as partes se torna mais saudável, a tendência é que os dois lados sejam beneficiados. A demanda por um determinado item aumentou bastante? Sem problemas, você sabe que tem um parceiro com que pode contar.
No fim, a principal vantagem é ter a certeza de que os seus clientes vão receber um produto de qualidade e com um preço justo para todas as partes.
O que fazer para ter um bom relacionamento com fornecedores
Mas, na prática, quais são estratégias para garantir que a relação com os seus fornecedores seja positiva? Confira algumas ações que podem tornar ainda melhor o contato com esses parceiros!
Procure fornecedores com boa reputação
O primeiro passo para ter um relacionamento saudável com seus parceiros é encontrar fornecedores de confiança. Como fazer isso? O trabalho começa com a busca por empresas que tenham uma reputação conhecida no mercado. Uma proposta inicial pode até mesmo parecer boa para o que você precisa, mas será que o fornecedor vai conseguir cumprir com todas essas demandas?
Uma ideia, aqui, é procurar por fornecedores tradicionais dentro do seu segmento de atuação, com cases de sucesso entre clientes de segmentos similares ao seu. Esse já pode ser um primeiro filtro para a sua escolha. Por isso, sempre desconfie de fornecedores novos na área que oferecem tudo o que você quer por um preço abaixo da média do mercado. Eles exigem uma pesquisa mais detalhada.
Busque por recomendações no mercado
Após fazer uma relação de quais são os pontos mais necessários para o seu negócio e quais fornecedores podem atender essa demanda, é o momento de reduzir a lista. Busque por feedbacks de quem já trabalhou ou ainda trabalha com essas empresas. Afinal, certos detalhes podem não aparecer no site do fornecedor, e nada melhor do que a opinião de quem vivenciou essa parceria.
Faça avaliações
A partir do momento em que um fornecedor foi definido, é hora de garantir que esse relacionamento seja saudável e positivo para os dois lados. Para isso, a troca de informações entre as duas partes é essencial. Dê feedbacks e demande avaliações construtivas, que permitam que o fluxo de trabalho e os processos internos sejam otimizados.
Tenha uma comunicação clara
Além das avaliações constantes, é preciso estabelecer uma comunicação direta e sem ruídos. A transparência é o melhor caminho para isso. Está insatisfeito com o constante atraso de determinados itens? Externalize esse problema e encontre soluções para resolvê-lo.
Plano de crescimento em parceria
Outra técnica que pode ser relevante para manter um bom relacionamento com fornecedores é a criação de um plano de crescimento em parceria.
Caso a outra parte envolvida ainda esteja se estabelecendo no mercado, os dois negócios podem elaborar estratégias conjuntas para buscar o aumento das demandas para ambas as partes. Ou seja, um crescimento estruturado que vai ser benéfico para os dois negócios.
Fortalecer as vendas de um determinado produto, por exemplo, pode fazer com que o fornecedor também desenvolva o seu negócio. Assim, as duas partes saem ganhando.
Não abra mão da qualidade
A qualidade do fornecedor também é essencial para uma parceria de sucesso. Afinal, um preço mais baixo não vai significar, necessariamente, que os seus clientes farão mais compras. A longo prazo, isso ainda pode ser péssimo para a sua reputação. Portanto, defina a qualidade dos produtos como um dos pilares para que a relação seja, de fato, saudável para os dois lados.
A relação entre parcerias de qualidade e experiência do cliente
A experiência é fundamental nos dias de hoje, e garantir que as operações do seu negócio sejam feitas de forma eficiente é o maior desafio. Afinal, como assegurar-se de que o seu cliente vem tendo uma experiência satisfatória se, internamente, a sua empresa não tem um fluxo de trabalho bem definido? Parte desse desafio é construir um relacionamento com fornecedores, com base na confiança e qualidade.
A longo prazo, isso vai garantir que o seu negócio tenha sempre os melhores produtos disponíveis e nas condições mais favoráveis (tanto de logística, como no âmbito financeiro). No fim, quanto mais parceiros confiáveis você conseguir reunir ao seu lado, maiores são as chances de oferecer experiências melhores aos seus clientes.
Agora que você já sabe como criar um bom relacionamento com fornecedores, o que acha de compartilhar a sua opinião sobre este conteúdo? Registre abaixo suas dúvidas, feedbacks, sugestões ou, até mesmo, experiências relacionadas!