Desde 2018 os Correios passaram a exigir, em nome dos órgãos de fiscalização tributária, que a postagem de itens comercializados apresente uma nota fiscal ou declaração de conteúdo afixada na embalagem. Por enquanto, a medida é apenas uma orientação, mas após o dia 01 de fevereiro de 2018 ela será uma obrigação para qualquer comerciante ou usuário individual. Muitos comerciantes ainda têm dúvidas sobre como exatamente os documentos devem ser afixados na embalagem. Se esse é o seu caso, mostramos passo a passo como fazer essa preparação, em fotos ou por vídeo.
Passo a passo de como afixar a nota fiscal na embalagem:
1) Embale o produto e reúna todos os materiais necessários
Após embalar o produto, reúna a nota fiscal do item e a etiqueta de postagem do respectivo item. O envelope plástico (também conhecido como AWB ou canguru), tesoura e cola ou durex também deve estar próximos.
2) Fixe a etiqueta de postagem dos Correios na embalagem
Insira a etiqueta de postagem dos Correios em um local visível da embalagem. Caso a etiqueta seja afixada com durex, não cubra o código de barras, pois do contrário não será possível realizar a postagem.
3) Separe o envelope plástico (canguru ou AWB) e insira a nota fiscal
Insira a nota fiscal dentro do envelope. Os Correios informam que a nota pode estar dobrada, para que o valor do produto não fique visível.
4) Verifique se todos os dados estão visíveis e faça a postagem nos Correios
Após afixar a etiqueta de postagem e a nota fiscal, basta se dirigir até a agência dos Correios para concretizar o envio do produto. Seguindo o passo a passo apresentado neste post não deve haver qualquer tipo de restrição para o despacho.
👉 Sabia que as notas fiscais também devem conter um código de barras válido? Esse post explica tudo em detalhes para você não errar!