Ainda não conhece detalhadamente os motivos para uma gestão de estoque no e-commerce ser imprescindível para o sucesso do seu e-commerce? Não deixe de acompanhar este post. Nele, explicaremos as razões para realizar a gestão de estoque no e-commerce e os procedimentos que ajudarão a conseguir isso!
Garante a satisfação do cliente
Durante o processo de compra de um produto anunciado no site, o cliente espera obter todas as informações possíveis para ter segurança em sua compra. Um desses dados é saber se o item que deseja comprar está disponível.
Se ele efetiva a compra e somente depois descobre, geralmente minutos depois, por e-mail, que o produto não está disponível, provavelmente nunca mais fará compras em sua loja virtual, por ter tido a expectativa frustrada e perdido a confiança. Tal situação nunca acontecerá se o seu e-commerce possui uma gestão de estoque no e-commerce que funcione porque o produto em questão teria uma notificação de “esgotado” ou nem estaria listado para a venda. Para evitá-la, um sistema integrado é a melhor solução, pois ele garante a baixa do produto no estoque do e-commerce, no momento em que ele é faturado.
Não prejudica a sua receita
A situação oposta da citada acima também pode acontecer se a gestão de estoque no e-commerce for desorganizada: sua loja tem o produto, mas ele não consta no site. Nesse contexto, o estabelecimento perde possíveis vendas, devido a essa desorganização com a logística de seus produtos.
Também nesse caso, um sistema automatizado faria a diferença, por permitir o acesso em tempo real do estoque no e-commerce. Viabilizando assim a análise direta do responsável que se atentar a essa falta e corrigi-la.
Promove a fidelização do cliente
Mas se tudo está funcionando bem, a gestão de estoque no e-commerce pela equipe e pelo sistema de gerenciamento está atualizada, a situação é bem mais lucrativa e feliz para ambas as partes. Nesse caso, a experiência do cliente é positiva, pois ele receberá o produto que deseja no tempo prometido.
Afinal, isso é o que se espera ao fazer uma compra online. Por outro lado, você poderá manejar melhor seus produtos, podendo realizar, inclusive, ações promocionais — outra medida que contribui para a fidelização.
Faça a gestão de estoque no e-commerce
A essa altura, você já deve estar convencido da importância de fazer a gestão de estoque no e-commerce com sucesso. Para ajudar ainda mais, elencamos abaixo as formas de fazê-lo:
Gestão de estoque compartilhado no e-commerce
Embora seja normal que a gestão de estoque compartilhado de uma marca, tanto para lojas físicas quanto virtuais funcione, especialistas da área não o aconselham, devido à dinâmicas de vendas distintas, que podem causar transtornos. Mas se, mesmo assim, você optar por isso, certifique-se de que seu back-office (equipe interna responsável pelo gerenciamento) esteja preparado ou terceirize o serviço.
Terceirização
Muito comum em empresas de médio porte ou por aqueles que não têm espaço físico suficiente, a terceirização de gestão de estoque no e-commerce o alivia de um trabalho, permitindo que se concentre em ações de marketing. O custo dela, porém, pode ser alto!
Cross-docking
Criado para otimizar a reposição de produtos e otimizar a utilização de espaço de armazenagem, o Cross-docking é um processo que vários produtos são recebidos em um mesmo lugar. Nele são separados (sem ficar muito tempo armazenados) e enviados para o lojista.
No caso de e-commerces, todos os pedidos realizados daqueles produtos são contabilizados, repassados para o fornecedor e depois enviados. O procedimento, embora muito aceito, pode gerar prazos mais longos de entrega.
Sabe o que pode ajudar na gestão de estoque no e-commerce? Nossa planilha, que está disponível gratuitamente aqui, além do artigo Gestão de Estoque: 5 Erros Comuns. Confira!
Quais as redes sociais brasileira? Divulgar em redes sociais e
em sites de classificados gratis melhora o posicionamento no
google?
Ei, Marcos! Temos um texto bem legal sobre como vender nas redes sociais. O link é este aqui, vale dar uma conferida!