A fabricante de móveis que aumentou a receita em 1.328% em 6 meses: conheça a AAZ House

Case Olist Premium - AAZ House e Móveis KujawaA relevância dos negócios familiares para a economia brasileira é inegável. De acordo com o Sebrae e o IBGE, cerca de 90% das empresas do país têm origem familiar e, juntas, são responsáveis por 65% do PIB do Brasil. 

Nesse cenário, engana-se quem pensa que tradição não pode estar associada à tecnologia. Prova disso é a trajetória da empresa Móveis Kujawa, que nasceu oficialmente em 1964 e que vem ganhando força no e-commerce sob o nome de AAZ House.

A empresa paranaense, especializada em móveis e decoração, reinventou seu modelo de negócio graças às vendas online e encontrou na solução olist premium a chance de alavancar resultados. Investindo em inovação e estratégia, a AAZ House ampliou seu faturamento no olist em 1.328% em apenas seis meses!

Conversamos com o administrador Marcelo Kujawa, um dos sócios-proprietários da empresa, para conhecer os detalhes dessa história inspiradora. Acompanhe!


60 anos de tradição no segmento de móveis e decoração


A história da AAZ House tem raízes na década de 1950. Logo após a Segunda Guerra Mundial, o marceneiro Antony Kujawa decidiu sair da Polônia e vir para o Brasil em busca de novas perspectivas de vida para ele e sua família. 

Chegando ao município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba (PR), o polonês começou a fazer uma série de trabalhos de marcenaria e entalhes em madeira por toda a região. “Um verdadeiro artista”, é como Marcelo Kujawa define seu avô.

Antony ganhou fama na região por conta de seu trabalho minucioso e de extrema qualidade e, em 1964, decidiu finalmente criar a Móveis Kujawa, empresa especializada na fabricação de móveis sob medida e de alto padrão.

O negócio foi se aperfeiçoando ao longo do tempo e, em 2010, passou por uma mudança decisiva: a sucessão da gestão da empresa para os netos de Antony – Marcelo, Fábio e Paulo. 

“Quando eu e meus dois irmãos assumimos, a gente pegou todo o histórico que já existia de confiança e qualidade extrema nos produtos da nossa família e misturou com tecnologia.



Case Olist Premium - AAZ House e Móveis Kujawa - Família
Na foto, os irmãos Paulo, Fábio e Marcelo estão acompanhados do pai Zygmunt, filho do polonês Antony Kujawa. | Reprodução: Imagem cedida pela família


De maneira estratégica e inovadora, os irmãos decidiram investir em equipamentos importados para tornar o processo de produção ainda mais rápido e robusto. Com apenas uma máquina chinesa, a empresa conseguiu quadruplicar a velocidade na produção de peças.

Graças a isso, a Móveis Kujawa deu um salto nas vendas offline. Porém, após algum tempo, a curva de crescimento alcançou um ponto de estagnação. Parecia que estava faltando algo na estratégia da empresa – e o que faltava era a presença digital.

Entrada no e-commerce com o Olist: “uma nova versão de crescimento”


O cenário de estagnação nas vendas impeliu Marcelo e seus dois irmãos a buscarem alternativas para retomar o crescimento da Móveis Kujawa. Foi então que, em 2018, eles descobriram o olist e decidiram iniciar a parceria. “Antes disso, nunca vendemos absolutamente nada pela internet”, revela o administrador.

Para entrar com o pé direito no novo mercado, a família preferiu investir em um nicho diferente e criar um CNPJ à parte para isso. Assim, surgiu a marca AAZ House, que atua com a venda de artigos de decoração e móveis de pequeno porte

Ao usar o e-commerce para vender itens mais compactos, Marcelo e os irmãos conseguiram viabilizar a operação logística, tanto em relação a custos de frete quanto a possibilidades de entrega. Os Correios, por exemplo, têm certas restrições em relação ao tamanho de encomendas transportadas.

Hoje, o catálogo da AAZ House reúne cerca de 50 SKUs distintos, com destaque para prateleiras, nichos, armários e cabideiros. Junto a isso, a empresa consegue garantir estoque profundo para todos os produtos. O estoque médio varia entre 50 e 100 unidades para cada item, aumentando conforme a relevância.

“Encontramos no e-commerce um plano para poder dar sequência ao crescimento da empresa. Ele vem para uma nova versão de crescimento.”


Atuação estratégica com Olist Premium e sucesso na Black Friday


A parceria entre a AAZ House e o olist se deu por meio da solução olist premium. O programa é focado em varejistas, fabricantes e indústrias de médio e grande porte e oferece vantagens como suporte personalizado, comissionamento competitivo e campanhas comerciais exclusivas.

Por opção de Marcelo e os irmãos, a parceria começou de forma tímida. “Entramos de maneira suave, sem muito foco. Só que com a chegada da pandemia, a demanda de móveis caiu bastante e não vendemos nada por dias. Aquilo foi bem preocupante, nos tirou da zona de conforto e nos impeliu a focar no e-commerce – e foi o que fizemos”, detalha o empresário.

O novo foco dedicado à operação com o olist gerou resultados surpreendentes em pouco tempo e ficou acima de todas as expectativas. Entre maio e novembro de 2020, o faturamento da AAZ House cresceu 1.328% no olist e bateu recordes durante a Black Friday – a data mais importante do e-commerce!
“Se você analisar de janeiro até dezembro de 2020, vai ver a subida de vendas. Só não subiu mais por falta de material. O apoio do olist foi muito importante. A gente pegou gosto por trabalhar com vocês nesse ramo.”

Tamanho sucesso só foi possível graças ao trabalho árduo, estratégico e integrado entre a AAZ House e o olist. Entre os fatores decisivos para isso estão:

  • Qualidade dos produtos da AAZ House

  • Preços competitivos e estoque profundo

  • Acompanhamento personalizado da equipe olist

  • Visão estratégica para identificar oportunidades de mercado

  • Campanhas comerciais exclusivas, com destaque para a Black Friday

  • Excelente performance operacional 



“Nada se compara ao olist, que é nosso carro-chefe. A gente começou para conhecer, para testar, e o nosso crescimento foi muito rápido. Hoje, o olist representa 85% do faturamento.” – Marcelo Kujawa



Com Olist Premium, a sua marca também pode chegar mais longe


O conselho final de Marcelo Kujawa para quem deseja alavancar a performance de vendas online é: “Criar uma estratégia e ir sem medo. Ir sem medo porque o mercado está muito bom e promete muito para 2021. A gente acertou na estratégia – tanto é que vamos continuar investindo”.

A história da AAZ House é um exemplo claro de como o apoio de bons parceiros pode fortalecer a estratégia de vendas de fabricantes e indústrias. Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre o programa olist premium e conferir como nossa solução pode contribuir com os objetivos da sua empresa.

Siga o conselho do Marcelo e invista em uma estratégia de venda inteligente com o olist. Acesse nosso site para saber detalhes e eleve suas vendas a um novo patamar:

Quer conhecer outras histórias de sucesso de clientes olist👉 Então confira o case da Hamilton Beach, que está se destacando no mercado D2C!
    post anterior
    Qual a importância da reinvenção de negócios e como fazê-la
    próximo post
    Versão 3.24 do Tiny ERP
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.