Quem atua no e-commerce sabe que o ciclo de uma venda só termina quando o cliente recebe o produto em casa e fica satisfeito com a aquisição. Entretanto, podem ocorrer imprevistos nessa jornada, gerando impacto direto na reputação e credibilidade da loja.
Monitorar as exceções logísticas é o primeiro passo para evitar atritos com o consumidor. E, a partir de agora, ficou muito mais fácil fazer esse controle na plataforma do Olist.
Ao acessar a plataforma, dentro do menu Rastrear está disponível a aba Problemas no transporte. Neste espaço são apresentados todos os pacotes que estão em situação crítica. Existem três possibilidades:
- Item roubado
- Item extraviado
- Item apreendido pela fiscalização (federal ou estadual)
Caso o produto esteja em qualquer uma dessas situações, uma nova unidade pode ser enviada ao consumidor final. Para isso, basta clicar no item em questão e gerar uma lista de postagem para reenvio. Caso selecionada, essa ação deve ser feita em até 72 horas, ou então o pedido será cancelado. Também há, no caso de ruptura de estoque, a opção de entrar em contato com o consumidor e informar o SAC do Olist para o cancelamento do item.
Nos casos de roubo ou extravio o lojista tem direito a ressarcimento por parte dos Correios. Situações de fiscalização devem ser resolvidas diretamente com o órgão responsável (Centro de distribuição onde o item foi apreendido).
Gostou dessas novidades? Então continue acompanhando a seção Últimas do Olist para conferir outras novidades!