Vendas pelo celular: por que você deve começar a fazer agora mesmo


post image




A tecnologia tem facilitado muito o trabalho dos lojistas. Agilidade, diminuição de custos e crescimento exponencial são alguns dos benefícios gerados pela evolução tecnológica do varejo. O interessante é que grande parte disso tem relação com o avanço do mobile commerce e do uso de dispositivos móveis. Não à toa, aplicativos de gestão de vendas pelo celular e plataformas responsivas estão ganhando cada vez mais relevância.


O Brasil representa mais da metade do mercado latino-americano e, pela primeira vez, em 2021, o volume de compras mobile ultrapassou as realizadas por desktop no comércio eletrônico no continente. Segundo o estudo anual Beyond Borders 2021/2022 do EBANX, o pagamento de quase 60% do e-commerce da América Latina foi efetuado via telefones celulares, representando um aumento de 46% em relação a 2020. A partir disso, fica nítida a importância de aproveitar o potencial das vendas pelo celular para alavancar os negócios.


post image

Se você também quer usufruir ao máximo dessa tendência, por que não começar a fazer a gestão das vendas pelo celular, por exemplo? Para te incentivar, listamos os principais benefícios de usar dispositivos móveis para administrar a operação da loja e dicas de como vender pelo celular. Conheça as vantagens e comece a aproveitá-las agora mesmo!


Vantagens de gerenciar as vendas pelo celular


1) Praticidade para lojistas


Nem sempre é possível ter um computador por perto para acompanhar e gerenciar as vendas, não é mesmo? Por isso, usar um dispositivo móvel para cuidar dos negócios é a solução perfeita para quem quer ganhar praticidade no dia a dia. Com um app ou um site responsivo, você ganha mobilidade para gerenciar suas vendas onde e quando quiser. Basta pegar o celular, acessar a plataforma escolhida e fazer a gestão da operação da sua loja!


2) Maior agilidade na operação


Quando o assunto é e-commerce, agilidade é um requisito. Como comentamos no tópico anterior, usar apps de venda e sites responsivos ajuda você a ter maior controle sobre os negócios e, consequentemente, otimizar a operação. Tal agilidade abrange praticamente todas as etapas da venda, desde cadastro de produto até atualização de estoque, dependendo do aplicativo.


O app do olist store, por exemplo, oferece aos usuários diversas funcionalidades. Entre elas estão a gestão de pedidos, o acompanhamento do fluxo financeiro e a possibilidade de responder perguntas de consumidores, por exemplo. Graças a essas facilidades, nossos parceiros ganham tempo para focar em estratégias de negócio. Acesse esta página para saber mais sobre o aplicativo do olist store.




3) Rapidez no atendimento


Um dos grandes benefícios de gerenciar as vendas diretamente do celular é a melhora significativa na qualidade do atendimento. Ter a possibilidade de responder às dúvidas de pré-venda direto do celular, por exemplo, pode alavancar a taxa de conversão dos seus anúncios. Isso porque quanto mais ágil você for na resposta, maiores são as chances de o cliente decidir fechar negócio.


Vale destacar que lojistas que respondem às dúvidas de consumidores em até uma hora podem vender 14% a mais do que o normal. Ou seja, rapidez no atendimento é uma excelente maneira de aumentar as vendas. Ao mesmo tempo, é uma boa estratégia de fidelização do público, já que os clientes que se sentem bem atendidos tendem a voltar a comprar na loja. 




4) Ganho de vantagem competitiva


A partir de tudo o que dissemos até agora, fica claro que gerenciar as vendas pelo celular é um caminho eficaz para lojistas ganharem competitividade online. Ter agilidade para cadastrar produtos, atualizar estoque, faturar pedidos e atender clientes, certamente vai colocar sua loja à frente da concorrência. Utilize seu tempo com inteligência e dedique energia ao que realmente importa!


Com o Tiny, sua empresa tem uma gestão simplificada e a solução foi desenvolvida para ser totalmente responsiva e otimizar o dia a dia de negócios de todos os tamanhos. Ou seja, acessando pelo desktop, celular ou tablet, de qualquer navegador, a experiência e facilidade é a mesma, potencializando as vendas pelo celular. 



Como vender pelo celular?


Além das vantagens da gestão, também há muitos benefícios em proporcionar a compra e venda pelo celular aos seus clientes. Para isso, não é necessário começar investindo no desenvolvimento de um aplicativo, por exemplo. Há diversas opções no mercado para começar a vender pelo celular sem precisar de grandes investimentos ou conhecimento profundo em desenvolvimento e tecnologia. Algumas alternativas para isso são:


  • Aplicativos e ferramentas já existentes
  • Redes sociais
  • Sites e plataformas responsivas
  • Integrações 

A Vnda possui todas essas soluções em uma única plataforma com ênfase em vendas ponta a ponta: loja virtual, integração omnichannel e experiência de marca, desenvolvida para escalar e-commerces por meio de uma operação multicanal.



Aplicativos e ferramentas


As plataformas e canais de venda muitas vezes oferecem complementos para auxiliar tanto na gestão de vendas pelo celular como no processo de compra mobile. Avalie as alternativas disponíveis e priorize o que é essencial para o seu negócio.


A Vnda, além da plataforma de e-commerce, possui um aplicativo para vendas omnichannel, o Direct: 


  • Disponível no app e no desktop viabilizando vendas híbridas de produtos selecionados do estoque físico ou digital; 
  • Permite o cadastro de agentes externos para vendas em qualquer lugar; 
  • Dá a possibilidade de cadastrar parceiros e influenciadores digitais da marca para divulgarem seus produtos com comissões pré-configuradas e links exclusivos de compras; 
  • E muito mais!

Redes sociais 


Como vender pelo celular sem falar de redes sociais? Se o seu negócio ainda está começando e você não pode fazer investimentos, ou mesmo se a sua empresa já está consolidada, este canal de vendas e comunicação não pode ficar de fora da estratégia da sua marca.


Cada vez mais, o social commerce ganha relevância e quem está de fora, com certeza, está perdendo vendas, oportunidades e clientes. TikTok, Instagram, WhatsApp, Facebook, Pinterest, LinkedIn… avalie quais redes são compatíveis com seu modelo de negócio e com o seu público para priorizar onde sua empresa vai investir energia, tempo e dinheiro para faturar mais e realizar vendas pelo celular de maneira prática.







Sites e plataformas responsivas


59% das compras no e-commerce brasileiro foram feitas pelo celular, segundo o estudo anual Beyond Borders 2021/2022 do EBANX. Sendo assim, seu e-commerce precisa estar preparado para atender essa demanda e possibilitar uma experiência positiva na jornada de compras pelo celular. Ter uma loja online responsiva é essencial para o seu negócio ter mais visibilidade, conversão e faturamento. 


Ao analisar as opções do mercado para iniciar ou migrar seu e-commerce, esteja atento à adequação do site para mobile. Para testar, acesse pelo seu celular as lojas virtuais feitas pelo desenvolvedor em análise e faça o papel do consumidor final. Além disso, peça aos seus amigos e familiares para fazerem testes, afinal a experiência pode mudar conforme o aparelho celular utilizado.


Também é importante questionar se a plataforma do administrador contribui com uma boa experiência para gestão de vendas pelo celular. Converse com outros empreendedores que utilizam a mesma solução para entender o quanto suas necessidades serão atendidas.


Integrações


Se você tem ou quer abrir uma loja virtual, é importante pesquisar as integrações disponíveis na plataforma de e-commerce escolhida para diversificar as opções de vendas pelo celular. Desta forma, seu público não fica restrito ao site da marca e ao perfil nas redes sociais. Com a Vnda, por exemplo, você pode estender suas vendas em marketplaces, live shopping, lojas físicas, feiras, eventos, e muito mais!




Use a tecnologia a favor dos negócios e impulsione as vendas!


Agora que você já conhece os benefícios de usar o celular para fazer a gestão das vendas e opções de como vender pelo celular, é hora de aproveitar todo esse potencial, certo?


Nossa dica, então, é escolher qual solução do ecossistema olist pode ajudar no momento em que seu negócio está: olist store para potencializar suas vendas em marketplaces, Tiny para a gestão da sua empresa e Vnda para criar sua loja virtual própria. Com essas soluções, você conseguirá otimizar sua operação e ganhar competitividade no e-commerce. 


ecossistema olist


Conhece outros benefícios para fazer a gestão das vendas pelo celular ou tem mais dicas de como vender pelo celular? Compartilhe nos comentários!

    post anterior
    ERP na nuvem: entenda as diferenças e saiba porque escolher
    próximo post
    Prepare-se para a Black Friday com webinars exclusivos do Olist!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.