O que é nicho de mercado? Qual sua importância e como escolher o do seu negócio?

O que é nicho de mercado? Ele é um segmento, um grupo, uma parte ou ainda um pedaço de mercado que reúne pessoas, produtos e serviços. A seguir, vamos apresentar exemplos e te ajudar a entender mais sobre o que é esse conceito e como escolher o nicho da sua empresa.

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Isso ficou mais fácil graças à evolução e popularidade da internet, principalmente para os pequenos empreendedores. 

A questão é que só o fato de estar online não significa que um e-commerce terá sucesso. É preciso ter estratégias para se destacar e vender mais. Uma das mais utilizadas é a definição de um nicho de mercado. Como definir o que é nicho de mercado? E como escolher o ideal para o seu negócio? 

A partir de agora, você saberá o que é a estratégia de nicho de mercado, a importância dela para o sucesso do negócio e como aplicá-la no e-commerce. Boa leitura!

O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado representa uma fatia de mercado dentro de uma segmentação específica, em que os desejos e as necessidades do público ainda não são tão bem explorados.  É comum que os problemas enfrentados por essas pessoas ainda não tenham soluções adequadas e economicamente viáveis, representando uma boa oportunidade para os empreendedores. 

Um exemplo de nicho de mercado: você tem uma loja online que vende protetor solar e tem um público interessado nos produtos com FPS 70 (fator de proteção 70) com textura em gel em vez de creme. Esse é um nicho de e-commerce que você pode explorar para melhorar o atendimento na loja virtual. Afinal, é um produto aprimorado e com valor agregado.

Por que é importante definir uma estratégia de nicho de mercado?

O sucesso de um negócio depende em grande parte do diferencial desenvolvido e oferecido ao mercado e aos clientes da empresa. Esse diferencial fica mais fácil de ser trabalhado quando a loja segmenta o mercado em que vai atuar.  Essa estratégia é de extrema importância no e-commerce, visto que a concorrência é cada vez mais acirrada e a segmentação permite uma diferenciação em relação ao restante do mercado.  Se conseguir encontrar uma estratégia de nicho de mercado, você pode:

  • Oferecer um atendimento alinhado ao perfil do consumidor
  • Agregar valor aos produtos e serviços oferecidos,
  • Fazer campanhas de marketing digital e publicidade com linguagem e direcionamentos corretos
  • Ganhar destaque no segmento definido

Nicho de mercado: como escolher o que mais combine com o seu e-commerce?

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado, bem como a importância dele para o e-commerce, conheça o passo a passo de como escolher o nicho de mercado:

  1. Avalie a relação entre oferta e procura
  2. Pense em um público-alvo específico
  3. Identifique as dores do público-alvo
  4. Analise os concorrentes
  5. Subsegmente o mercado
  6. Use a tecnologia

1. Avalie a relação entre oferta e procura

A primeira coisa que a loja deve fazer é: saber se existe procura o suficiente por algum produto ou serviço específico. Somente assim será possível afirmar que há um nicho de mercado a ser explorado e que dá para ganhar dinheiro com vendas na internet de produtos que atendam a esse segmento do mercado. Um ou dois clientes procurando pela mesma coisa pode não significar nada de início e até parecer uma coincidência. No entanto, você deve investigar se há uma oferta interessante e se os pedidos terão aumento. 

Caso ela seja baixa ou nula, então terá um nicho pouco ou nada explorado esperando por alguém que o faça. O termômetro para isso é o próprio consumidor. Por isso, sempre disponibilize campos para pedidos, feedbacks do cliente e espaços para reviews no e-commerce. Eles mostrarão o caminho, e você poderá economizar boa parte do tempo e dinheiro com pesquisas. Sobre isso, leia mais em categorias para ganhar dinheiro no e-commerce.

2. Pense em um público-alvo específico

Um dos maiores erros de iniciantes no e-commerce é querer abranger todo o mercado. Fica difícil oferecer um bom atendimento aos consumidores quando a loja se torna generalista. Os públicos de nicho são diferenciados e exclusivos. Portanto, você deve avaliar como atendê-los da melhor forma possível. Se ainda não encontrou um nicho de mercado, mas tem um segmento – cosméticos, por exemplo –, o ideal é que subsegmente o público aos poucos

Passe a focar no que vende mais e abandone produtos que ficam encalhados no estoque. Essa adequação orgânica levará a loja virtual para um nicho de forma natural, fazendo com que você compreenda melhor o público e possa atendê-lo de forma satisfatória.

3. Identifique as dores do público-alvo

A melhor forma de atender bem o público-alvo é conhecer as suas dores. Ou seja, problemas, anseios, dúvidas e objetivos pessoais e profissionais ainda não alcançados. A partir daí, a loja deve conversar com os consumidores para entendê-los a fundo e saber o que buscam. É nesse momento que você começa a desenhar uma solução, podendo transformá-la em um produto ou serviço. 

Porém, nunca demonstre apenas interesses comerciais. Ter um propósito e um objetivo maior para as ações pode ajudar você a chegar mais longe.

4. Analise os concorrentes

Se encontrar um nicho de mercado mal explorado, a loja deve conhecer as marcas que atuam nele e fazer um benchmarking. Ou seja, observar o que, como, quando e por que fazem. A partir dessas informações, seu papel é buscar formas de fazer melhor. Para essa pesquisa alguns passos podem te ajudar: 

  • Se passe por cliente
  • Faça cotações
  • Compre alguns produtos para testar aspectos como atendimento, tempo de entrega, valor do frete
  • Observe as formas de pagamento, qualidade dos materiais, entre outros aspectos

Assim, ficará mais fácil para a loja ter boas ideias do que vender na internet para atender a esse nicho, como implementar melhores práticas do mercado no segmento e se destacar.

5. Subsegmente o mercado

Mesmo depois de encontrar um nicho de mercado e trabalhá-lo, a segmentação não deve acabar. Micronichos podem surgir a qualquer momento.  A loja precisa estar atenta para perceber isso e fazer uma subsegmentação. 

Caso contrário, dará abertura para a concorrência no e-commerce explorar esse mercado. Assim, sua empresa perderá uma vantagem competitiva. É importante que faça pesquisas constantes sobre as dores do público e encontre oportunidades latentes que não são atendidas pelo mercado. Assim, você terá a possibilidade de subsegmentar o negócio e torná-lo líder de mercado em uma fatia menor, porém exclusiva.

6. Use a tecnologia

A segmentação de mercado é uma tarefa do marketing. Mas hoje é possível fazer uma parte do trabalho até mesmo sozinho, sem grandes conhecimentos e experiências. Existem algumas ferramentas na internet que podem ajudar a localizar exemplos de nichos de mercado de forma simples e gratuita. Google Trends e Google Analytics são alguns exemplos. Então, use-as a seu favor!

Quais erros devem ser evitados ao definir o nicho de mercado?

É preciso conhecer alguns erros para evitá-los no processo de definição de um nicho de mercado para o e-commerce. Os principais são:

  • Focar os lucros em vez de se preocupar em solucionar os problemas do consumidor
  • Basear o conhecimento sobre o perfil do público-alvo no achismo
  • Entrar em mercados com potencial de retorno muito pequeno
  • Trabalhar em um nicho que desperta pouco interesse
  • Tentar fazer tudo sozinho, sem ajuda profissional
  • Ignorar a concorrência e o que o público diz

E depois da definição?

Para colocar seu negócio de pé, o primeiro passo é organização. Para isso, o passo 6 ainda vale: use a tecnologia a seu favor.

Nossa dica é começar já com um sistema de gestão ERP, que reúne todas as informações da empresa e facilita sua rotina.

O Tiny ERP é um sistema completo, ideal para quem quer dar seus primeiros passos, pois oferece planos que cabem no bolso desde o início da operação. Faça um teste grátis e conheça!

Está pronto para definir um nicho de mercado?

Como você pôde perceber, as vendas no varejo online não são tão simples, principalmente pelo tamanho da concorrência e pela necessidade de se sobressair.  A facilidade de entrar nesse mercado levou muitos pequenos empreendedores a explorar as oportunidades. Desse modo, você precisa estar um passo à frente para se destacar. Então, comece a escolher seu nicho de mercado ideal usando as orientações do post:

  • Avalie como está a relação entre oferta e procura dos nichos que achou interessante
  • Defina um público e conheça as necessidades dele
  • Analise os concorrentes
  • Use a tecnologia a favor da loja!

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é nicho de mercado e a como encontrar um que ofereça mais lucratividade para sua loja virtual. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nossas listas de produtos mais buscados no e-commerce em diversas categorias!

 

    post anterior
    Loja pop-up: vale a pena? O que é, exemplos, como abrir e mais!
    próximo post
    Você sabe o que é gamificação? Veja como pode ajudar sua loja virtual
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.