Uma das principais dúvidas enfrentadas por quem vende ou está interessado em vender nos marketplaces diz respeito ao repasse de pagamentos.
Ao contrário de uma loja física, em que é possível contar com a receita das vendas imediatamente (para pagamentos em dinheiro), nos marketplaces existem datas específicas para os recebimentos.
Em determinados casos, o tempo de espera até que os valores estejam disponíveis pode passar de 30 dias.
Isso exige uma gestão eficiente do fluxo de caixa, para garantir que a loja online consiga honrar todos os compromissos firmados sem operar no vermelho.
Para isso, é importante conhecer os prazos de pagamento dos principais marketplaces do país. Assim é possível se antecipar e garantir maior previsibilidade ao negócio.
É importante frisar que, na maioria dos canais, o gatilho inicial para que o dinheiro seja liberado é a data de envio do produto. Mas também é possível que o pagamento seja liberado apenas no ato de entrega do item.
Ao deixar uma encomenda nos Correios o pedido assume o status de pedido postado e somente após o encaminhamento para o cliente é que há a alteração para o status de pedido enviado. Essa atualização depende da estrutura técnica dos Correios e nem sempre é imediata.
Confira abaixo os critérios de pagamentos:
B2W – dois lotes de pagamentos
A B2W, responsável pelos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime faz os repasses de pagamentos aos lojistas em dois lotes mensais:
- Produtos enviados entre os dias 1 e 15 de determinado mês: o pagamento será feito no dia 05 do mês seguinte.
- Produtos enviados do dia 16 até o último dia do mês: o pagamento será feito no dia 20 do mês seguinte.
Na prática, isso significa que se uma venda for concretizada no dia 23/08 e o envio tenha sido oficializado no dia 01/09, o respectivo pagamento será feito no dia 05/10. Isso significa que entre o envio e o repasse serão passados 34 dias.
Do mesmo modo, se uma venda acontecer no dia 17/10 e o envio for feito no dia 18/10, o pagamento vai ocorrer no dia 20/11. Ou seja, entre o envio e o repasse serão transcorridos 33 dias.
Também é possível receber esses valores em outras datas, havendo incidência de taxas variáveis conforme a modalidade de pagamento adotada pelo consumidor (à vista, parcelado). Isso garante a antecipação dos repasses, caso haja necessidade para o negócio.
Via Varejo (Cnova) – três lotes de pagamentos
O marketplace Via Varejo (antiga Cnova) é responsável pelos sites Casas Bahia, Extra.com e Ponto Frio. A empresa realiza os pagamentos em três lotes mensais:
- Produtos enviados entre os dias 11 e 25 de determinado mês: pagamento realizado no dia 20 do mês seguinte.
- Produtos enviados entre os dias 26 e 10 de determinado mês: pagamento realizado no dia 30 do mês seguinte.
Seguindo essa lógica, um pedido recebido no dia 14/03 e que tenha o envio oficializado no dia 17/03 terá o repasse efetivado no dia 20/04. Isso representa um prazo de 34 dias entre o envio e o repasse.
Caso a venda aconteça no dia 25/07 e o envio ocorra em 28/07, o pagamento será efetuado em 30/08. Ou seja, entre o envio e o repasse serão passados 33 dias.
Mercado Livre – três lotes de pagamentos
O Mercado Livre opera com três lotes de pagamentos todos os meses:
- Pedidos entregues entre os dias 01 e 10 - Pagamento dia 20 do mês vigente.
- Pedidos entregues entre os dias 11 e 20 - Pagamento dia 30 do mês vigente.
- Pedidos entregues entre os dias 21 e 30 - Pagamento dia 10 do mês subsequente.
Sendo assim, se o pedido for entregue no dia 09/11, o pagamento será feito em 20/11 (11 dias de intervalo). Caso a entrega seja feita em 15/11, o repasse será em (15 dias de intervalo). Para uma entrega em 22/11, o recebimento fica para 18/12 (18 dias de intervalo).
Caso sua conta seja utilizada apenas para vendas pontuais, o repasse será diferente. Se o frete for realizado via Mercado Envios, o pagamento ocorrerá 2 dias após a entrega.
No caso de outras formas de entrega, a liberação do dinheiro vai depender da confirmação do consumidor ou no intervalo de 21 dias (o que ocorrer primeiro).
Amazon – pagamentos quinzenais
O modelo de repasses da Amazon é quinzenal. A cada 15 dias a empresa irá informar quando o depósito será realizado. Também é possível monitorar diretamente pela Amazon Seller Central o valor e a data programada para os próximos depósitos.
Conclusão
A venda em vários marketplaces possui diversas vantagens, mas também exige que o lojista realize uma gestão muito eficiente do negócio. Do contrário, um grande volume de vendas pode se tornar um problema para a loja.
É preciso buscar o equilíbrio entre os custos fixos do negócio, as despesas com a gestão de pedidos, a recompra de estoque e a entrada dos pagamentos. Isso nem sempre é simples de ser feito e pode demandar o apoio de profissionais especializados ou dedicados somente a essa função.
Tem outras dúvidas sobre os repasses de pagamentos dos marketplaces? Comente abaixo!