Ideias para vender no carnaval 2023: como ganhar dinheiro com a festa


Como vender no Carnaval 2023: ideias e o que mais vende!

Depois de exatamente dois anos sem folia, desde quando a pandemia de Covid-19 surpreendeu o mundo em 2020, o carnaval 2023 promete animar até os foliões menos engajados — e certamente vai alavancar as vendas de produtos relacionados ao evento. 


Em 2022, o surto da variante Ômicron acabou resultando no cancelamento dos desfiles e blocos, o que afetou enormemente o comércio. Contudo, o carnaval fora de época em abril mostrou que uma onda mais positiva estava por vir. O carnaval do Rio de Janeiro, o maior do Brasil, conseguiu recuperar 60% dos turistas estrangeiros, o que foi fundamental para movimentar o comércio e o turismo depois de um duro período. 


Em 2023, com a vacinação avançada, a queda de casos graves e as políticas de flexibilização, o calendário volta ao normal. Assim, tudo indica que as expectativas de vendas para esse negócio sazonal sejam as melhores possíveis, agora que as pessoas podem curtir o feriado sem restrições. 


Pensando nisso, preparamos este texto com dicas e ideias para sua loja aumentar as vendas no período. Então boa leitura e ótimas vendas!




Por que vender no carnaval 2023?


O carnaval é um marco na cultura brasileira. É por isso que é uma data tão relevante para o comércio. Mesmo quem decide não participar de blocos ou desfiles, aproveita o feriado para viajar ou curtir com os amigos ou família em casa. Dessa forma, existem muitas oportunidades para vendas de variados produtos e serviços. 


Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, o carnaval movimenta R$ 4 bilhões na economia da cidade. Já em São Paulo, os números chegam a quase R$3 bilhões. Isso reforça o potencial da festa em todo país para gerar lucros para diversos tipos de empreendimentos, especialmente áreas do varejo, serviços e turismo. 


O que vender no carnaval 2023?


Com a retomada das festas de rua e desfiles – agora sem restrições –, o que não vai faltar são oportunidades de negócio do carnaval, até mesmo para quem vai ficar em casa. Listamos a seguir as categorias e produtos mais buscados no período. Confira!


Bebidas e comidas


A primeira categoria desta lista não poderia ser outra. O setor de alimentos e bebidas é um dos mais beneficiados por celebrações como o carnaval, especialmente em regiões onde há festas de rua. As bebidas, especialmente as alcoólicas, estão entre os itens mais consumidos no carnaval, seja em blocos de rua ou em celebrações domésticas. 


Um estudo da consultoria Nielsen, realizado em 2020 (último ano de carnaval antes da pandemia), mostra que as bebidas com maior potencial de consumo foram:


  • Cerveja, para 92% do público
  • Destilados, para 24% do público
  • Vinhos, para 20% do público
  • Bebidas prontas, para 19% do público

Também não podemos deixar de citar a relevância de bebidas não alcoólicas, como água mineral e sucos, já que o carnaval engloba pessoas de diversos gostos — inclusive crianças e adolescentes. 


Com base nisso, fica nítido o potencial do segmento para lojas que pretendem faturar mais durante o carnaval. Investir na venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas no período é um excelente negócio. 


Além das bebidas, a alimentação também é um ponto importante no carnaval. Afinal, todo folião precisa repor suas energias. Vender lanches leves e rápidos é uma boa ideia para agradar esse público. E se quiser se destacar ainda mais, não deixe de oferecer opções veganas, vegetarianas e sem glúten, por exemplo. 




Fantasias e acessórios


Esta é mais uma categoria com alta demanda durante o carnaval. Utilizar fantasias e acessórios divertidos é uma grande tradição nas festas carnavalescas. Com a retomada dos blocos, o carnaval 2023 certamente será um momento em que as pessoas vão querer caprichar no visual. 


Sendo assim, investir na categoria é uma boa estratégia para ganhar dinheiro na data. Para alcançar o máximo de clientes, aposte nas tendências. Fique de olho nas redes sociais para saber o que está bombando no mercado e considere também:


  • Fantasias “clássicas”, como de policial e pirata; 
  • Personagens de filmes e séries do momento;
  • Fantasias de super-heróis;
  • Personagens mágicos, como sereias e fadas;
  • Fantasias engraçadas e inspiradas em memes

Maquiagem e cosméticos


Outro elemento indispensável para a caracterização de quem gosta do carnaval é a maquiagem caprichada. As makes trabalhadas vêm ganhando destaque no Brasil – não à toa, há uma série de tutoriais disponíveis em sites de busca e redes sociais.


Por isso, vender produtos desse segmento é uma escolha acertada e que pode gerar um bom incremento de receita no faturamento da sua loja. 


Na categoria cosméticos, vale lembrar do protetor solar – muito utilizado não só no carnaval, mas também no verão como um todo. Além dele, hidratantes pós-sol, protetores labiais e outros itens relacionados à proteção e cuidado da pele tendem a fazer sucesso na época. 


Produtos personalizados


Popularizados nas décadas de 1990 e 2000, os abadás eram uniformes obrigatórios para participar de festas exclusivas e trios elétricos. No entanto, muitos foliões não queriam ter um visual idêntico ao dos outros, e foi assim que a personalização de abadás ganhou força. 


Ao longo dos anos, costureiras e empreendedores do ramo de tecidos e aviamentos começaram a receber a demanda de modificar e personalizar essas peças. A moda cresceu e, hoje, ter uma roupa personalizada no carnaval é uma tendência que agrada muitos consumidores. 


Em vez de apostar em uma fantasia comum, muita gente prefere customizar suas roupas com pedrarias, paetês, glitters e outros materiais para desfilar um look único. Por isso, quem trabalha com materiais e serviços nesse segmento pode aproveitar para oferecer itens customizados e vender mais.



5 dicas para vender durante o carnaval


Agora que você tem uma ideia melhor do que vender no carnaval, vamos compartilhar algumas dicas que vão ajudar sua loja a lucrar mais nesta data. Confira!


1. Pense em quem vai aproveitar de casa


É sempre bom considerar que, com ou sem pandemia, o carnaval é um feriado, uma pausa que para muitas pessoas significa a chance de descansar. Existe um grande público que prefere não sair nesse período, mas, mesmo assim, gosta de celebrar em casa e pretende reunir amigos e familiares. 


Venda produtos focados nesse contexto, como itens para decoração de carnaval e kit de bebidas. Mais uma dica é compartilhar conteúdos divertidos nas redes sociais, de modo a se aproximar do público. Você pode dar ideias de brincadeiras ou sugerir músicas carnavalescas, por exemplo. 


2. Tenha criatividade e faça boas promoções


Se tem uma característica dos brasileiros que fica evidente no carnaval é a criatividade – as fantasias e as maquiagens inovadoras são provas disso. Portanto, se você quer destacar sua loja no carnaval, deixe a imaginação e o bom humor correrem soltos! 




Planeje uma campanha baseada na celebração e faça a divulgação pelos principais canais de comunicação da empresa. Se possível, também inclua na identidade da marca elementos visuais que façam referência à data. Assim, a loja vai entrar, de fato, em ritmo de carnaval.


Outra dica importante: capriche nas promoções! Além de oferecer bons descontos, monte kits de produtos para aumentar o ticket médio das compras. Você pode, por exemplo, vender combos de fantasias, maquiagens e até drinks. 


3. Fique de olho nas tendências e na concorrência


Toda pessoa que trabalha com varejo e e-commerce precisa acompanhar constantemente a concorrência. Essa é uma forma de identificar oportunidades de negócio, mapear tendências, evitar erros comuns e encontrar maneiras de se destacar no mercado.


Dê uma olhada em sites como Google Trends, para descobrir quais são os temas que estão sendo mais buscados na internet no momento. Veja, por exemplo, o aumento das buscas para o termo “carnaval 2023” a partir de abril de 2022 — quase um ano antes do evento começar.


Aumento das buscas para o termo “carnaval 2023” a partir de abril de 2022 no Google Trends.

Outra dica é observar sempre as redes sociais, para saber o que está acontecendo e qual o assunto da moda. Isso pode render boas ideias de fantasias e produtos, por exemplo.


4. Diversifique os canais de venda


Aposte em diferentes canais de venda para ampliar a divulgação dos seus produtos. Ao ter “vitrines” distintas – sejam elas online ou offline –, você deixa de depender de uma única fonte de vendas. Os resultados são mais clientes, maior faturamento e uma marca fortalecida no mercado.


Nesse sentido, os seguintes canais podem contribuir muito para o sucesso da sua loja:


  • Redes sociais: ideal para estreitar o relacionamento com o público, fortalecer a marca e aproveitar tendências das mídias sociais para alcançar novos clientes.
  • Loja virtual: indicada para quem deseja profissionalizar ainda mais a operação e escalar as vendas.
  • Marketplaces: uma ótima escolha para quem deseja alavancar o volume de pedidos e faturar mais.



👉 O olist tem soluções de venda focadas na diversificação de canais. Saiba mais em nosso site e conquiste alta performance no e-commerce!


5. Customize sua loja (física e virtual)


Que tal abusar dos recursos visuais para chamar atenção do público e destacar seu negócio? Pensando nisso, personalize a decoração da sua loja, seja ela virtual ou física. 


Se você tem um estabelecimento físico, pode caprichar na vitrine, enfeitando-a com confetes, máscaras e outros elementos associados à data. A trilha sonora pode ficar por conta das marchinhas de carnaval. 


Uma loja online também pode adotar um visual mais festivo. Coloque banners e pop-ups chamando a atenção para promoções para esta época. Crie uma identidade visual para sua campanha de carnaval e use-a nos conteúdos das suas redes sociais e e-mail marketing. 



O carnaval 2023 é uma ótima oportunidade para vender mais!


Depois de anos difíceis para quem lucra com a data, a volta triunfal do carnaval pós-pandemia promete levantar o ânimo do público, e as empresas têm tudo para conseguir vender mais nesse feriado. 


Por isso, coloque em prática as dicas deste texto e comece já a se planejar para faturar mais no primeiro semestre do ano. Mãos à obra e sucesso!Quer começar a desenhar suas estratégias para vendas no carnaval? Então estude os concorrentes e saiba como superá-los usando nossa planilha de análise de concorrência!


    post anterior
    Marca nativa digital ganha o mercado com tecnologia Vnda
    próximo post
    7 dicas para organizar a contabilidade financeira da sua empresa
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.