Veja como a B.O.B teve 70% de crescimento na Black Friday fazendo sua gestão com Tiny

Case B.O.B e Tiny

Conheça a B.O.B

Você sabia que um shampoo em barra equivale a dois frascos de shampoo líquido de 200ml, e um condicionador em barra rende o mesmo que três garrafas de condicionador líquido? 

Amigos de longa data, Victor Lichtenberg e Andreia Quercia se juntaram em 2018 para criar a B.O.B – iniciais de Bars Over Bottles, que significa barras em vez de garrafas. A marca oferece uma linha de shampoos e condicionadores em barra com fórmulas naturais e veganas, além de outros produtos para o rosto e corpo. 

Por serem barras sólidas, os produtos concentram apenas os ingredientes necessários sem os diluir em água e não precisam de embalagens plásticas, o que reduz em mais de 50% seu impacto ambiental. Tudo isso reforça o propósito da marca, que é eliminar o uso de plástico na rotina de higiene pessoal, tornando-a mais sustentável.

Parceria entre B.O.B e Tiny

“Sou um grande entusiasta do Tiny. Levei uma tarde para perceber que contratá-lo era a melhor decisão.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B

Victor conta que conheceu o Tiny fazendo pesquisas no Google logo no início da empresa, enquanto buscava por soluções que integrassem de forma nativa com sua plataforma de e-commerce. Lendo reviews, Victor percebeu que o Tiny é um ERP intuitivo e que poderia ajudá-lo a crescer. 

“Nascemos do zero, com apenas 4 pessoas em uma garagem, e escolhemos o Tiny no início. Hoje, somos muito maiores, em um time de 80 pessoas, e ainda usamos o Tiny. Isso significa que é um parceiro que acompanha nosso crescimento.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B
Um ponto destacado por Victor foi a facilidade de implementação. Segundo ele, entre conhecer o Tiny e colocar o e-commerce no ar integrado ao ERP, se passaram apenas 7 dias.
“Fiz a implementação sozinho. Entrei na Central de Ajuda do Tiny e estudei a plataforma, fiz a integração com o e-commerce, fiz a parametrização fiscal e estava pronto para rodar. Imagina se eu precisasse de um time dedicado à integração e um à parte fiscal, por exemplo, só pra isso.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B

Operação 360º no ERP

A empresa utiliza o Tiny de forma 360º: segundo Victor, toda a operação da B.O.B passa por todos os módulos do sistema, além de ter um relacionamento muito próximo com o time, o que faz toda a diferença no desenvolvimento da parceria.
“Todo o ciclo de processamento de pedidos e gestão do nosso negócio acontece dentro do Tiny, incluindo a importação do pedido do e-commerce, seu faturamento, o picking e packing de produtos, as decisões de supply e o gerenciamento de estoque até contas a pagar, controle de caixas e elaboração de relatórios financeiros. Até para gestão do pós-venda, nosso time de Customer Success tem acesso a plataforma e faz as edições e inclusões de pedidos que venham a ser solicitadas. Buscar ou desenvolver soluções separadas para tudo isso não faria sentido. É uma solução one-stop-shop de altíssima tecnologia. E está sempre evoluindo.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B
Isso só é possível graças ao fato do Tiny ser totalmente integrado entre si através de recursos como o Multiempresa, uma vez que a B.O.B tem 3 centros de distribuição (CD’s) espalhados pelo Brasil. Ele recolhe os pedidos e, com base em regras pré-cadastradas, faz o direcionamento do pedido para a conta certa, tudo isso de forma automática
Além disso, todo o fluxograma dos CD’s da B.O.B foi pensado a partir do fluxo de picking e packing do Tiny. Um deles, localizado no Rio Grande do Sul, processa mais de 100 pedidos por dia com apenas 3 funcionários, graças à eficiência conquistada pela conexão com o fluxo do Tiny.
“O time dentro de Tiny escuta e entende nossas dores. Tivemos vários momentos que tivemos desafios com a plataforma, e a equipe trabalhou para desenvolver o sistema e acompanhar nosso crescimento.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B

Crescimento e internacionalização

A B.O.B nasceu no Brasil com o sonho de se tornar uma marca global. Desde o início, os fundadores tinham como objetivo levar a marca para fora do país, esperando o momento certo – e ele chegou.
A expansão internacional ocorreu no final de 2021, quando chegou aos Estados Unidos – mercado que já representa 25% do total de vendas. Em 1 ano no país, a B.O.B teve um faturamento adicional de US$ 1 milhão. Em 2023, chegaram à Europa, sempre pautados em canais digitais e na estratégia de manter toda a operação baseada no Brasil. 
Porém, isso só foi possível com bons resultados em solo brasileiro. Só de 2020 para 2023, a empresa cresceu 4 vezes, e hoje costuma bater a marca de 1.000 pedidos por dia – todos processados dentro do Tiny. Em 2022, o faturamento foi de R$ 27 milhões só no Brasil.
Evolução da B.O.B. - Bars Over Bottles.png
Para isso, não existe um segredo, mas Victor acredita que bons parceiros são ponto-chave nessa expansão.
“Você não pode ser bom em tudo. Entenda seu core, e trabalhe com os melhores parceiros para alavancar sua empresa. Esse é nosso mantra, e o Tiny caiu como uma luva nisso.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B

Black Friday

Sazonalidades podem ser grandes oportunidades para diferentes segmentos, e para a B.O.B não é diferente. Segundo Victor, as empresas precisam entender quando faz sentido investir esforços de acordo com a realidade da empresa. No caso da Black Friday, ele enxerga como uma data positiva para todos os lados: as empresas faturam, e os clientes podem realizar desejos e concretizar planos.
“Na minha visão, Black Friday é maior que Natal. Novembro é nosso maior pico de vendas do ano. Hoje, só faz sentido para nós participar pois temos uma gestão e uma operação organizada com Tiny. Se os elos não estão bem atados e você precisa de reforços em todas as frentes, pode não valer a pena.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B

Em 2022, a marca conduziu uma campanha ao longo do mês todo, com diferentes conteúdos e descontos, que deu início ao que chamaram de Green November

Os resultados superaram as expectativas: a B.O.B teve o melhor resultado da sua história, tanto em faturamento quanto em pedidos, crescendo quase 70% se comparado à Black Friday anterior.
“A data nos trouxe picos de 4 mil pedidos em um só dia, sendo quase 10x a média diária. Por isso, ter um ERP no qual confiamos é crucial para que o processamento de pedidos e a integração com nosso e-commerce não fiquem sobrecarregadas.”
Victor Lichtenberg, cofundador da B.O.B
Para 2023, Victor acredita que essa será a sua melhor Black Friday, superando o ano anterior, sempre com apoio do Tiny para operacionalizar e tomar as melhores decisões de negócio.

E você, também quer fazer uma Black Friday bem-feita como a B.O.B? Conheça o Tiny e faça um teste grátis!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Saiba como a Gshield aumentou 20% do faturamento com Olist Store
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.