Você já deve ter presenciado isto quando foi às compras: lojas pequenas, modernas e atraentes que aparecem, mostram a marca e, “do nada”, somem. O que será que está por trás dessa estratégia? Esse é o conceito de lojas pop-up, uma ideia incrível para quem tem um negócio apenas virtual.
Quer entender melhor o que é loja pop-up, saber como ela funciona, como beneficia o e-commerce e por que virou tendência? Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto. Continue acompanhando!
O que é loja pop-up e como ela funciona?
As lojas pop-up ocupam um espaço pequeno e são programadas para serem temporárias. Geralmente, são montadas em locais como um quiosque ou uma sala pequena. O objetivo está mais relacionado a aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca do que necessariamente lucrar com a venda de produtos.
Por essa razão, é comum que uma loja desse tipo traga experiências diferenciadas de compra. A ideia é permanecer na mente do consumidor. Assim, quando ele estiver em casa pesquisando um item para comprar é a sua marca que ele vai buscar.
Essa ideia surgiu nos Estados Unidos com o nome pop-up store. O nome se origina de algo que surge de uma hora para a outra, chama atenção e depois deixa de existir.
Exemplos de lojas pop-up
A Adidas é uma das grandes empresas que apostaram no conceito ao criar lojas temporárias em formato de caixa de sapato.
A Tiffany & Co. teve uma ideia semelhante fazendo caixas de presente gigantes que serviam de loja com um conceito bem claro: a marca perfeita para presentear alguém especial.
A C&A também já experimentou o modelo, criando vitrines compactas em locais de grande circulação. A ideia de todas elas foi conectar uma experiência de compra diferenciada à marca.
Quais motivos estão levando ao crescimento dessa estratégia?
Esse crescimento em lojas pop-up tem muito a ver com os benefícios que elas trazem para quem as implementa, principalmente no comércio digital. Entre as vantagens de investir em lojas pop-up estão:
- Promoção de uma marca virtual
- Proximidade com o cliente
- Ampliação de mercado
- Teste de audiência para produtos
- Facilidade de implementação
Promoção de uma marca virtual
A pop-up store é uma oportunidade de mostrar a marca em outro contexto, fora do mundo virtual. Essa presença offline cria uma percepção de confiança e torna os produtos mais palpáveis para o consumidor.
Leia também: Como entrar no e-commerce melhora a eficiência da sua loja física👉
Proximidade com o cliente
Se o que as lojas buscam hoje é conexão, relacionamento e fidelização de clientes, a pop-up store aproxima, encanta e engaja.
Ampliação de mercado
Mesmo que o e-commerce já esteja bem estabelecido no Brasil, ainda existem perfis de consumidores tradicionais, que não pesquisam ativamente por lojas online para comprar.
Teste de audiência para produtos
Medir a satisfação de clientes no e-commerce demanda trabalho para convencer leads a darem avaliações e compartilharem reviews sobre o e-commerce, produtos e experiências de compra.
A resposta é imediata na loja pop-up. É possível utilizá-la para exibir itens novos e ver o que o público acha deles — e se vale investir mais nesse mix.
Facilidade de implementação
O que considerar para abrir uma loja pop-up?
Delimite um prazo para a estratégia e trabalhe dentro dele
O principal para uma loja pop-up é começar já sabendo quando ela termina. O mais importante sobre esse prazo definido é que assim você aloca bem o investimento no quanto e no que vai gastar:
- Aluguel
- Produtos
- Decoração
- Experiências diferenciadas para os clientes
- Entre outros pontos
Foque as experiências
E o que significa ser impactante? Uma boa loja pop-up é aquela que fixa a marca na mente do consumidor. A experiência que você proporciona é o que vai fazer a diferença.
O objetivo é valorizar o tempo de contato entre marca e consumidor.
Escolha um local de grande circulação do perfil certo
O local escolhido é determinante para o sucesso das lojas pop-up.
Faça uma pesquisa de mercado a fim de encontrar lugares que o público-alvo frequenta com grande concentração.
Defina um mix menor que represente a loja
Você não vai vender tudo o que tem na loja virtual em uma pop-up store. Portanto, defina os carros-chefes. Duas perguntas são importantes ao definir o que será vendidos:
- Quais dos artigos do e-commerce conversam melhor com os consumidores?
- Quais representam o que nossos clientes podem encontrar acessando o e-commerce?
Prepare os vendedores para vender a marca
Esta é a lição principal para montar a estratégia perfeita: uma pop-up store não é feita para lucrar vendendo produtos, mas apresentar a marca às pessoas.
Os vendedores no local precisam ser treinados nesse sentido. É claro que uma venda a mais é ótimo, mas fazer aquele consumidor conhecer e acessar o e-commerce é muito mais importante.
Cause impacto no mundo físico e atraia o público para o e-commerce
Como vimos, as lojas pop-up tem um tempo próprio de existência: é surgir, causar impacto e sair. Afinal de contas, ela nasceu com o intuito de ser temporária.
O relacionamento com o público precisa ser o mais longo possível — esse é um dos maiores objetivos do varejo.
De fato, um dos benefícios das lojas pop-up é que você vai criar um canal incrível de captação de novos clientes se tiver essa visão ao planejar a ação.