Como divulgar a loja no Instagram? 7 estratégias para promover seus produtos


post image

No universo das vendas em e-commerce, criar estratégias para as redes sociais é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, saber como divulgar a loja no Instagram deve fazer parte do planejamento.


Segundo estatísticas da Oberlo, o Instagram é considerado a rede social com maior engajamento, com mais de um bilhão de usuários ativos. Só no Brasil, são mais de 64 milhões de contas ativas na plataforma. Além disso, 83% dos usuários o utilizam para buscar por novos produtos.


Por conta disso, cada vez mais as lojas têm se movimentado para ampliar suas formas de alcance e são vários os bons exemplos quando pensamos em como divulgar produtos no Instagram.


Confira neste conteúdo dicas de como divulgar seu negócio no Instagram e aumentar o engajamento usando uma das mais relevantes redes sociais do Brasil!




Qual a importância das redes sociais para estratégia do e-commerce?


Uma das maneiras de vender mais e melhor é por meio da divulgação e engajamento nas redes sociais. Isso significa que estar presente no Instagram e construir um catálogo na plataforma podem ampliar o reconhecimento da marca.


Quer vender os produtos da sua loja direto nas redes sociais? Então confira o vídeo abaixo:




Entretanto, uma das principais perguntas que você deve se fazer antes de criar uma conta para o seu negócio no Instagram é: faz sentido estar nessa rede social? Isso porque, como em qualquer outra estratégia de marketing, é necessário estar presente nas redes em que o seu público também está.


Caso a resposta seja positiva, então é o momento de colocar o trabalho em ação. Para isso, devemos criar um bom planejamento estratégico do trabalho na rede social, sempre pensando nos produtos que os potenciais clientes têm interesse e no tipo de conteúdo que eles querem ver.


Afinal, quando queremos divulgar a loja no Instagram, o foco deve ser sempre esse: o público. Se as redes sociais são uma ponte entre o negócio e os consumidores, então todas as técnicas devem ser desenvolvidas com isso em mente.


Como vimos na pesquisa da Oberlo, o Instagram já passou o engajamento do Facebook, que até então era a principal rede social. Por conta disso, entender como divulgar seu negócio no Instagram é tão relevante para o sucesso das vendas.



Como divulgar a loja no Instagram? 7 dicas


1) Aplicativo pensado para dispositivos móveis


Isso pode parecer óbvio, mas apesar da interface do Instagram estar, atualmente, muito mais amigável para os desktops e notebooks, esta rede social ainda é voltada para os gadgets móveis, principalmente os smartphones.


Dessa forma, sempre pense bem sobre qual é o tamanho correto das fotos a serem visualizadas nesses dispositivos.


Essa dica também serve para lembrar que, após a alteração dos algoritmos do Google, os sites responsivos – ou seja, aqueles que têm a sua navegação otimizada para celulares e tablets – têm ficado em uma posição muito mais favorável nos rankings de busca.


2) Cuidados com a descrição


Quando pensamos em como divulgar a loja no Instagram, não podemos deixar de lado a “Bio”, ou a descrição de sua marca. É um espaço pequeno que servirá para convencer sua audiência de que você é interessante e que todos devem comprar de você por isso.


Assim, além de uma descrição atrativa, coloque um link que conduzirá os usuários para o seu site, onde os internautas poderão obter mais informações.


Caso seja uma landing page – isto é, uma página de destino em que um produto ou serviço é oferecido –, essa estratégia pode ser ainda mais bem aproveitada.


No vídeo abaixo compartilhamos dicas que podem ser muito úteis para você criar descrições e landing pages de qualidade:




3) Tire boas fotos


O Instagram é uma rede social prioritariamente de imagens e vídeos, em que por vezes as descrições passam despercebidas quando as fotos não chamam a atenção do público.


Por isso, não apenas a qualidade e resolução das imagens é fundamental, mas também a composição da foto. Se a ideia é se destacar dos demais, vale a pena apostar na criatividade para fugir de imagens genéricas, em que só aparece o produto e nada mais.


Além disso, devemos lembrar que essa mídia social foi criada pensando no compartilhamento fácil e remoto de fotos e vídeos. Uma das principais maneiras de conseguir bons níveis de engajamento é quando os outros usuários salvam e compartilham os seus conteúdos (principalmente nos stories).


Sendo assim, pensar em composições interessantes das imagens – que mostram com clareza o produto oferecido, mas que também sejam esteticamente agradáveis e compartilháveis – pode fazer a diferença na estratégia.


Temos um conteúdo completo sobre este assunto! Confira: Como tirar fotos de produtos para redes sociais: 10 dicas incríveis neste infográfico


4) Crie um catálogo no Instagram


Uma das ferramentas mais recentes e uma excelente maneira de divulgar produtos no Instagram é por meio da criação de catálogo. Para criar o catálogo é necessário seguir alguns requisitos. Um deles é ter um domínio em que pretende vender, como um e-commerce.


Essa etapa é importante porque o Instagram Shopping não permite que as vendas sejam feitas pela plataforma, mas direciona o potencial cliente para o site em que os produtos são vendidos.


5) Criatividade


Quando pensamos em como divulgar no Instagram, a criatividade é um ponto-chave. Por isso, evite copiar e colar as imagens e os textos usados em seu site principal na rede social e tente inovar em conteúdos próprios para essa rede.


Dizemos isso tendo em vista a variedade na divulgação e as particularidades que cada canal proporciona. São vários os casos de sucesso de marcas que têm tirado proveito disso, como a Netshoes.


Além disso, não tem como divulgar loja no Instagram sem aproveitar as diferentes opções de conteúdo que a plataforma disponibiliza:


  • Fotos no feed (em imagem única ou carrossel)
  • Story
  • Vídeos curtos
  • Reels
  • IGTV

E por falar em criatividade, confira o vídeo abaixo com ideias e frases para atrair clientes!




6) Conteúdo bem planejado


Saiba que o relacionamento entre a marca e seus seguidores é um dos principais objetivos da divulgação no Instagram.


Por isso, evite cansar o usuário com postagens sempre do mesmo tipo, pensando em vendas o tempo todo, sem a preocupação de cativar o seguidor.


Um bom exemplo é, periodicamente, postar fotos que fazem parte do dia a dia dos seus seguidores. Exemplos disso são montagens divertidas, comemorações em datas especiais, prazeres relacionados à família ou aos animais domésticos.


O mais importante é que isso seja pensado de acordo com a identidade que a marca deseja criar e não de forma aleatória e sem consistência. Nesse sentido, um exemplo a ser seguido é a Amazon.


7) Não deixar os seguidores sem resposta


A lógica dessa dica é bastante simples, mas esquecida por muitas marcas. Lembre-se de que o Instagram é uma rede social, que são locais feitos para as pessoas interagirem.


Se você não conversar com as pessoas que comentam suas fotos, elas simplesmente deixarão de conversar com você. Interagir com os seguidores faz com que sua marca ganhe visibilidade, transpareça confiança e conquiste o público.




Alcance novos clientes divulgando seus produtos no Instagram!


Agora você já sabe exatamente o que fazer para divulgar seus produtos e ganhar visibilidade no Instagram! A rede social é uma das mais acessadas no Brasil e pode alavancar o faturamento da sua loja. Portanto, coloque em prática as dicas deste texto e aproveite ao máximo o potencial do Instagram.


Conta pra gente nos comentários o que você achou deste conteúdo!


    post anterior
    Como aumentar suas vendas na Black Friday por meio dos Marketplaces
    próximo post
    [Case] Como a Arteminas aumentou suas Vendas Online em mais de 50%
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.