Mesmo que de forma digital, a presença de tantas pessoas em um único lugar desperta o interesse de milhares de empresas, que desejam de alguma forma impactar o seu público-alvo e então passar a mensagem desejada.
Para isso, é possível criar e configurar campanhas publicitárias dentro do Facebook, que atendam os mais diversos objetivos, entre eles: aumentar vendas online, aumentar as vendas na loja física, promover um aplicativo ou ampliar o reconhecimento de marca.
Se algum desses objetivos é o que você está em busca para o seu negócio, saiba que você pode começar a anunciar hoje mesmo na maior rede social do mundo.
Para te ajudar neste processo, separei algumas dicas para cada etapa da configuração de uma campanha. Atente-se a elas para garantir bons resultados. :)
1. Entenda a estrutura de uma campanha
As campanhas no Facebook obedecem a seguinte hierarquia: Campanha > Conjunto de anúncio > Anúncio.
Campanha: É no nível de campanha que você determina o objetivo que quer atingir. Por exemplo: caso você opte por aumentar as vendas online do seu e-commerce, o Facebook otimizará seus anúncios para gerar mais conversões em seu site. Lembre-se é válido apenas um objetivo por campanha. Para objetivos diferentes você deverá criar campanhas diferentes.
Conheça outros objetivos que você pode escolher:
- Impulsionar suas publicações em sua página no Facebook (Fan Page)
- Promover sua página no Facebook (Fan Page)
- Enviar pessoas para seu site
- Aumentar conversões em seu site
- Obter instalações de seu aplicativo
- Aumentar o envolvimento em seu aplicativo
- Alcançar pessoas mais próximas do seu negócio
- Aumentar a participação em seu evento
- Promover descontos e ofertas
- Obter visualizações de vídeo
Conjunto de Anúncios: Depois de definir o objetivo da campanha, você chegará no nível de conjunto de anúncio. Nesse momento, você definirá como será veiculado os seus anúncios, ou seja, irá determinar o seu público-alvo escolhendo a sua localização, gênero, idade e ainda poderá definir outras segmentações. Além disso, é aqui que você irá estipular o orçamento e também o posicionamento dos anuncios.
Os posicionamentos de anúncios válidos no Facebook são:
- Feed de notícias do desktop
- Feed de notícias móvel
- Coluna da direita no desktop
- Instagram (novidade)
É possível criar mais de um conjunto de anúncio por campanha.
Anúncio: Neste nível é onde você irá criar os anúncios, que é o que seu público verá de fato. Aqui você poderá incluir uma ou diversas imagens (estilo carrossel), além da opção de vídeo. Você poderá também complementar o anúncio com textos curtos.
2. Entenda exatamente quem é o seu público alvo
Na etapa de definir o público alvo no conjunto de anúncios é normal querer abranger a maior quantidade de pessoas possível. Mas lembre-se, o seu real público alvo não é todo mundo, por isso entenda qual é o perfil de pessoas que faz sentido para o seu negócio e foque nisso. Enquanto seus anúncios abrangerem pessoas que não são o seu público alvo, você estará apenas desperdiçando dinheiro.
Saia na frente: Se você já possui uma base de e-mails de clientes, é possível importar esses contatos para o Facebook e redirecionar seus anúncios para este público. O Facebook ainda dá a opção de público Lookalike, que é uma expansão destes contatos que você importou, ou seja, são inclusas mais pessoas que possuem um perfil similar a sua base.
3. Estipule seu orçamento e meça seus resultados
Ao anunciar no Facebook você define o orçamento que pretende investir e assim que suas campanhas atingirem o valor determinado, os anúncios serão pausados automaticamente. Assim, você nunca é pego de surpresa. Ah! O mínimo que você pode investir é R$10 por dia, então é necessário avaliar a situação financeira do seu negócio para começar a anunciar.
Depois que seus anúncios já estiverem sendo veiculados, meça sempre a sua performance. Uma dica para saber se a campanha vai bem é: o valor de retorno (as vendas realizadas a partir dos anúncios) deve ser sempre maior que o valor investido - Essa regra vale apenas para o objetivo de aumento de vendas.
4. Crie anúncios atrativos
A pessoas que utilizam o Facebook fazem parte desta rede social para interagir com seus amigos e familiares, por isso ver um anúncio não é o que elas exatamente esperam.
Então lembre-se de não ser invasivo. Cuide com a mensagem que deseja passar e isso vale tanto para o texto, quanto para a imagem utilizada.
Textos curtos e sucintos que possuem uma clara chamada para a ação tendem a converter mais. Assim como mencionar o preço, caso o foco seja a venda de um produto e utilizar imagens de pessoas, se for uma venda de serviço. Mas em todas as situações evite letras garrafais e promoções agressivas.
Veja alguns exemplos de anúncios que podem funcionar bem no Facebook:
#1- Farmácia Samvale
#2- Arteminas
#3 Topa Tudo Celulares
Além do Facebook, o Olist também pode te ajudar a ampliar as suas vendas online, se este for o seu objetivo. Afinal, você poderá vender os seus produtos nos maiores sites do varejo do país, como Americanas.com, Submarino, Walmart e Pontofrio.com, que juntos somam milhões de visitantes por mês. Conheça mais sobre o Olist aqui.
Aproveite que o comércio eletrônico é um dos poucos segmentos em crescimento na economia e coloque em prática todas essas dicas para melhorar ainda mais os resultados do seu negócio!