Social commerce: o que é e como utilizá-lo no canal de vendas?

Social commerce: o que é e como utilizá-lo no canal de vendas?O social commerce é o comércio que acontece nas redes sociais e abrange desde a interação entre usuários e marcas até as transações realizadas nessas plataformas. Saiba mais a seguir!

Se você tem um e-commerce, certamente já percebeu que o consumidor está cada vez mais exigente. Isso acontece porque, com o aumento da concorrência, as pessoas passaram a valorizar ainda mais a experiência de compra. Nos últimos tempos, ela se tornou um fator determinante para a decisão de fazer negócio com uma empresa ou outra.

Outro fato é a publicação de críticas ou elogios referentes a essa experiência nas redes sociais ou em outros sites especializados, como o Reclame Aqui. Esses depoimentos têm grande influência na decisão de compra de outras pessoas. Isso porque a pesquisa sobre determinado produto ou empresa também se tornou um hábito do consumidor.

Tudo isso faz parte do chamado social commerce e pode interferir diretamente nos resultados da sua empresa. Quer entender como esse conceito funciona? Então, acompanhe o post!


O que é social commerce e qual a sua importância?


Social commerce, em português, significa comércio social. O termo é utilizado para descrever a relação entre as redes sociais, a troca de informações que acontece nesses ambientes e as experiências de compra.

Ou seja, o social commerce envolve a pesquisa sobre determinado produto antes da compra e a busca por opiniões de quem já comprou. Nele, ainda estão incluídos a divulgação desses produtos nas redes sociais, a relação com influencers e o relacionamento da empresa com o público.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 90% dos brasileiros têm o hábito de pesquisar sobre um produto na internet antes de comprá-lo online. O número é significativo e mostra a importância de as empresas apostarem em uma boa interação com seus consumidores.

Esse contato, quando feito com cuidado, influencia a experiência do cliente e traz bons resultados para o negócio. Afinal, as redes sociais são um excelente canal de relacionamento entre marca e público. Outro levantamento feito pelo Salesforce apontou que, para 80% dos entrevistados, a experiência de compra é tão importante quanto os produtos oferecidos pela empresa.

Uma pesquisa divulgada pelo Super Office também mostra que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos ou serviços caso tenham boas experiências. O mesmo documento aponta 2020 como o ano em que a experiência do cliente se tornará mais importante do que o preço, enquanto fator de diferenciação entre marcas.

Como o social commerce funciona?


Para praticar o social commerce, uma empresa deve estar presente nas redes sociais e em outros canais de comunicação com o público. Um dos primeiros pontos de atenção é a escolha por alguns desses canais. É muito difícil estar presente em todos eles e manter a qualidade do conteúdo e da interação.

As redes sociais precisam ser escolhidas com base no perfil do pessoas que compram os seus produtos. É imprescindível que o negócio marque presença nos ambientes virtuais em que seus clientes gostam de passar o tempo. A melhor forma de obter essas informações é por meio de pesquisas e entrevistas.

Outro ponto a ser considerado é a linguagem adotada. A internet é um ambiente informal, em que as pessoas estão acostumadas a ser leves e objetivas. Por isso, evite textos longos e muito rebuscados. O intuito é fazer com que o cliente se sinta próximo da sua marca.

Além dessas práticas, é preciso investir em uma estratégia de atração de consumidores e divulgação de produtos por meio das redes sociais. Isso pode ser feito a partir da produção de conteúdos interessantes, que respondam às perguntas que o seu cliente costuma fazer antes de comprar um produto.

Já a divulgação pode ser feita por meio da integração entre as próprias redes sociais e a loja virtual. O Instagram Shopping é um grande exemplo dessa possibilidade. A ferramenta funciona como uma vitrine interativa — quando o cliente clica na foto de um produto, ele é redirecionado para a página de vendas.

Quais são os tipos de social commerce?


Existem vários tipos de social commerce. A seguir, conheça os principais!

Entre usuários


O social commerce entre usuários é um modelo bastante difundido. Ele permite que vendedor e comprador conversem e negociem sem intermediários. Nesse caso, os próprios usuários são responsáveis pela precificação, fotos, descrições e divulgação. Alguns exemplos são o Mercado Livre, a OLX e o AliExpress.

Compras coletivas


As compras em grupo também são um tipo de social commerce. Nesse modelo, as empresas oferecem uma quantidade limitada de produtos ou serviços a preços mais atrativos. Sites como o Groupon e o Peixe Urbano são exemplos.

Caixas de recomendação


A caixa de recomendações é uma ferramenta que exibe, na página de um produto, a opinião de pessoas que já o adquiriram. Esse tipo de depoimento influencia a compra dos novos consumidores, pois passa credibilidade em relação à marca e ao que está sendo oferecido.

Chatbot inteligente


O chatbot também é uma ferramenta interessante para quem quer apostar no social commerce. Ele permite que os clientes tirem as suas principais dúvidas em tempo real, sem que seja necessário que a empresa invista em mão de obra. As respostas automáticas podem ser customizadas de acordo com as perguntas mais frequentes nos canais de comunicação da marca.

Influencers


Os influencers são um ótimo exemplo de como os depoimentos orientam a decisão de compra de outras pessoas. As parcerias com blogueiros rendem bons resultados para uma empresa. Afinal, esses profissionais já têm uma relação de confiança com quem consome seus conteúdos. O importante é escolher um influencer que seja admirado pelo público-alvo da sua marca.

Por que investir nessa estratégia?


O social commerce pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Confira alguns!

  • Relacionamento com o cliente: a presença das marcas nas redes sociais e a interação com os usuários favorece a relação próxima e ajuda a empresa a ganhar a confiança do público. Isso é fundamental para a decisão de compra.

  • Recomendações: o espaço aberto para depoimentos é vantajoso para as duas partes do negócio. Com ele, o cliente se sente valorizado, e a empresa pode usufruir da influência positiva desses depoimentos sobre as decisões de novos consumidores.

  • Entendimento da jornada de compra: a interação com o público é muito valiosa para uma marca e traz insights interessantes. Ainda, ela proporciona o entendimento sobre a jornada de compra e as expectativas dos seus clientes em relação ao produto consumido. Esses dados são fundamentais para a melhoria na produtividade do e-commerce.


Como implementar o social commerce?


Agora que você já conhece o social commerce e os seus benefícios, deve estar se perguntando sobre a melhor forma de implementá-lo na sua loja virtual. Para que a prática seja bem-sucedida, é necessário seguir alguns passos. Confira!

Integre o seu site às redes sociais


O primeiro passo para praticar o social commerce é se certificar de que a sua loja esteja vinculada aos seus perfis nas redes sociais. Facebook, Instagram e Pinterest são boas opções para começar, mas não se esqueça de que é preciso estudar o seu público antes de tomar essa decisão.

Remodele a sua loja virtual


É importante que a sua loja esteja preparada para receber as recomendações e feedbacks dos clientes. Incluir botões que permitam o compartilhamento de produtos e conteúdos nas redes sociais também é interessante.

Monitore a sua marca


Crie uma rotina de acompanhamento do que é dito sobre a sua marca nas redes sociais e em sites de avaliação de reputação e comparação de preços. Essa prática é fundamental para o planejamento de novas ações.

Interaja com o público


Se a sua marca está presente em um canal de comunicação, ela deve responder a todos os comentários e dúvidas que surjam naquele ambiente. Independentemente do conteúdo da mensagem, você precisa estar preparado para responder com cordialidade e gentileza. Se achar que não vai dar conta de tantas interações, aumente a equipe.

Analise os resultados


Assim como em qualquer estratégia, a análise dos resultados é fundamental para a definição das próximas ações ou para o descarte daquilo que não está funcionando como esperado. Acompanhar os relatórios de vendas é um hábito que nunca deve ser deixado de lado.

Busque melhorias


Conhecer as tendências de e-commerce vai ajudar a sua empresa a estar sempre inovando e se diferenciando. Para isso, observe as ações dos concorrentes e de lojas de outros nichos e estude o mercado.

Como alavancar os resultados?


Com as mudanças no comportamento do consumidor, o social commerce passou a ser um poderoso item na estratégia de vendas de uma empresa, seja ela digital ou física. A interação com os clientes e a valorização dos seus depoimentos e da troca de ideias melhoram a experiência de compra dos consumidores.

Para alavancar os resultados, o aumento no número dos canais de vendas é uma ótima alternativa. Afinal, ele facilita a compra e, consequentemente, tem influência positiva na experiência. Nesse sentido, os marketplaces aparecem como escolha mais interessante. Com grande alcance, são fáceis de usar e favorecem a interação entre empresa e consumidores, o que é essencial para o sucesso no social commerce.

Aproveite para descobrir como vender nas redes sociais com as integrações da plataforma de e-commerce Vnda!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    6 passos para trabalhar com e-mail marketing
    próximo post
    Canais de venda: como funcionam e quais as principais fontes
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.