Formas de pagamento online: guia completo para seu e-commerce


post image

Oferecer diferentes formas de pagamento online é essencial para ampliar as opções de escolha do consumidor. Além do boleto bancário e do cartão de crédito, existem alternativas que podem ser integradas ao site para ajudar nessa diversificação.


Em um país onde 2 a cada 3 consumidores desistem de uma compra por causa da experiência, facilitar o pagamento é uma boa escolha.


Pense nessa situação prática: o cliente entrou no site da loja, se interessou por algum produto, mas na hora de efetuar a compra, não tinha a opção de pagamento que ele preferia. Nesse momento, todos os esforços foram por água abaixo por causa de um detalhe: o pagamento.


É comum que muitos lojistas e empreendedores tenham dúvidas sobre o modo de utilizar esses recursos em seus sites ou em plataformas de e-commerce. Por isso, criamos este guia completo.


Aqui, você vai descobrir os meios de pagamento online mais utilizados, aprender a diversificá-los e entender todas as vantagens de contar com essa variedade. Vamos lá?




As principais formas de pagamento online


Na finalização do processo de compra em um e-commerce, o consumidor deve escolher como deseja pagar pelos produtos. Cada alternativa disponível na loja tem um processamento diferenciado e, portanto, interfere no tempo de liberação do pedido.


Além disso, os consumidores têm suas preferências. Os motivos são variados: desde a possibilidade de juntar milhas (para quem sempre compra no crédito), ou até a praticidade e rapidez, pagando no Pix, por exemplo.


Confira, a seguir, quais são e como funcionam as principais opções de pagamento que podem ser utilizadas na sua loja online.


Boleto bancário


Essa forma já é usada há muito tempo pelas lojas virtuais e plataformas de e-commerce. Trata-se de oferecer ao consumidor um boleto bancário com o valor da compra à vista. Dessa maneira, o pedido só será liberado quando houver a confirmação do recebimento da quantia pela instituição bancária.


O processo de liberação do pagamento pelo banco é um pouco mais demorado do que pelo cartão de crédito. Além disso, um possível contratempo dessa modalidade é o comprador deixar de pagar o boleto.


Se o produto estiver com estoque baixo, por exemplo, essa situação pode prejudicar a venda para outro consumidor que estivesse realmente interessado. Mas apesar desses problemas, essa alternativa é importante para os consumidores que não têm ou preferem não utilizar os cartões de crédito ou débito.


Uma vantagem é a taxa administrativa relativamente baixa, pois é cobrada por título processado, e não um percentual sobre o valor da compra. Portanto, é possível oferecer preços mais atrativos para quem paga dessa maneira.


Cartão de crédito


O cartão de crédito é a forma de pagamento preferida pelos brasileiros. Segundo a pesquisa Meios de Pagamento no Brasil, realizada pela Opinion Box em 2022, 80% dos consumidores pagam suas compras por meio dessa modalidade.


Uma das vantagens do cartão de crédito é que ele garante mais agilidade no processo de compra. Ao finalizar o pedido, a operadora financeira faz a autorização da transação rapidamente, normalmente em segundos e minutos. Dessa forma, a loja consegue despachar a mercadoria assim que tiver essa confirmação e o consumidor recebe seu produto mais rapidamente.


Ainda, essa modalidade facilita que a loja ofereça diferentes opções de parcelamento. O consumidor, portanto, pode escolher a quantidade de vezes em que deseja dividir o valor ou se prefere pagar à vista. Muitas lojas dão descontos para os clientes que fazem o pagamento em uma única parcela.


Para aumentar as oportunidades de venda, o ideal é que o comércio aceite múltiplas bandeiras de cartão de crédito. Entre as mais populares, estão MasterCard, Visa, Elo, Diners Club, American Express e Hipercard.


Existem algumas formas de implementar o pagamento com cartão de crédito. A primeira é a loja virtual desenvolver seu próprio gateway com as operadoras financeiras. Entretanto, essa maneira requer um maior investimento. Afinal, será preciso contar com desenvolvedores e efetuar uma série de testes, de modo a garantir a segurança do processo.


Outra possibilidade é utilizar as soluções de pagamento que são integradas à loja virtual ou à plataforma de marketplace. Elas serão abordadas com mais detalhes nos próximos tópicos. O custo para a utilização do cartão de crédito no e-commerce varia de acordo com o contrato com a operadora e com o volume de operações efetuadas.



Cartão de débito


Essa forma de pagamento não era muito utilizada na internet, em função da dificuldade tecnológica que envolvia. Hoje, porém, graças ao surgimento de novas tecnologias, há um grande crescimento no uso do débito para as compras online.


De acordo com os dados da consultoria Visa Consulting & Analytics, a utilização do cartão de débito como meio de pagamento no comércio online cresceu 70% entre junho de 2018 e junho de 2019. Em 2022, dados da pesquisa Meios de Pagamento no Brasil (Opinion Box), revelam que o pagamento com cartão de débito é responsável por 66% das compras.


Isso mostra que sua utilização oferece oportunidades de compra aos consumidores que não usam ou não têm cartão de crédito e desejam comprar pela internet com a mesma agilidade.


Pix


O Pix ganhou muita relevância e se tornou o queridinho do brasileiro desde que foi criado. É o meio de pagamento online mais recente do país: ele começou a ser desenvolvido em 2018, mas foi lançado durante a pandemia, em 2020.


O seu crescimento e sua adesão foram tão acelerados que em 2022, a poucos meses de completar 2 anos de existência, e já é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil.


Isso foi reconhecido, inclusive, em forma de prêmio: o Pix foi vencedor da categoria “Inovação de Pagamentos” da premiação Fintech & Regtech Global Awards 2021. Ou seja, o futuro dos pagamentos começou com ele.


Para os e-commerces, só é preciso prestar atenção em um ponto: o Pix cobra uma taxa de até 1,45% sobre as transações e exige que o seu cliente tenha conta em um banco. Por outro lado, ele deixa a transação muito mais rápida, prática e segura — tanto para a empresa quanto para o cliente.


Link de pagamento


Pequenas e médias empresas com certeza já passaram pela dificuldade de chegar no final do processo de vendas e ainda ter que puxar todos os dados do cliente, ou enviar várias informações para finalizar o pagamento. Isso era bastante comum, até que o link de pagamento chegou.


Com ele, não é preciso ter uma loja online para começar a vender. Basta cadastrar os produtos na plataforma de pagamento e enviar o link gerado para cada produto pelas redes sociais, por exemplo.


É uma ótima oportunidade para pequenas empresas, ou para quem está iniciando no e-commerce e não pode ter grandes gastos na criação da sua loja virtual. Basta encontrar uma plataforma que ofereça essa possibilidade.


Carteira digital


Essa é uma modalidade que está em crescimento no país. De acordo com a pesquisa sobre o Perfil do E-commerce Brasileiro, realizada pelo PayPal e BigData Corp em 2021, a carteira digital já é utilizada em 60,4% das lojas online — um crescimento de mais de 10 pontos percentuais se comparado ao ano de 2019.


Trata-se de uma plataforma em que o consumidor abre uma conta e faz o depósito de valores por meio de boletos bancários ou pelo recebimento de vendas realizadas. Portanto, ao ter as quantias disponíveis, o usuário pode efetuar o pagamento em um e-commerce com o saldo de sua carteira digital.


O PicPay, por exemplo, é um aplicativo de carteira digital, em que o usuário pode cadastrar seus cartões em um só lugar e pode fazer transferências para essa conta digital. Depois, para fazer os pagamentos em e-commerces, basta fazer direto pelo app.


Essa alternativa é interessante para os consumidores que não querem utilizar cartões de crédito para as compras ou esperar o tempo de processamento do boleto bancário. Além disso, é muito adotada por vendedores de plataformas como Mercado Livre e OLX.




Qual a importância de oferecer várias formas de pagamento?


O e-commerce deve oferecer opções de pagamento que facilitem a vida do comprador. Dessa forma, ele ficará satisfeito com as possibilidades, havendo maior probabilidade de fechar negócio.


No caso da pessoa que preferir pagar com boleto, por exemplo, ela deixará de comprar em uma loja que não ofereça essa alternativa. Isso também vale para quem tem o costume de parcelar suas aquisições no cartão de crédito. Então, é essencial diversificar os meios oferecidos.


De acordo com a 45ª edição do Webshoppers, em 2021, o celular se consolidou como o principal meio para compras online dos brasileiros. A prova disso é que os dispositivos móveis movimentaram 59% de todos os pedidos realizados nas lojas virtuais, chegando a 239,6 milhões. Isso significa que, na hora de pensar os meios de pagamento online, é preciso colocar a usabilidade do mobile em primeiro lugar.


Para se destacar em relação à concorrência, é importante pensar em todos os aspectos que fazem o cliente comprar com a loja. Ele sempre vai preferir aquela que lhe proporcionar as melhores condições de pagamento, portanto, se as opções do concorrente forem mais atraentes, é grande a possibilidade de perder oportunidades de venda para ele.


O que são intermediadores de pagamento?


Os intermediadores são soluções que, ao serem integradas ao e-commerce, permitem a comunicação com as instituições financeiras para processar o recebimento de maneira rápida e segura.


Essas plataformas oferecem uma série de recursos para o pagamento e a gestão das transações efetuadas. Os valores correspondentes às operações ficam disponíveis no sistema ou podem ser transferidos para a conta corrente da loja. É possível realizar esse processo de forma automática ou manual, dependendo das funcionalidades do intermediador contratado.


As soluções de pagamento são integradas tanto a sites desenvolvidos pela loja quanto a plataformas de e-commerce ou grandes marketplaces. Assim, no momento de efetuar a transação, o consumidor é redirecionado para um ambiente seguro oferecido pelo intermediador. Portanto, os dados de cartão de crédito ou outras informações do cliente não ficam armazenadas na loja virtual.


Ao utilizar esse serviço, o comércio não precisa se preocupar em ter contratos individuais com todas as operadoras de cartão de crédito. Isso é possível porque o contrato é feito entre a loja online e o intermediador. Este, por sua vez, é responsável pelo vínculo com as instituições financeiras.


Vale ressaltar que existem serviços que oferecem apenas a função de gateway de pagamento. Isso significa que eles não retêm o dinheiro na plataforma, apenas atuam como uma ligação entre a loja e as operadoras financeiras. Resumindo, temos esses conceitos:


post image

Quais as vantagens das soluções de pagamento online?


Quando se desenvolve a própria loja virtual e se quer implementar diferentes formas de recebimento, é preciso fazer um contrato e a homologação do ambiente com cada operadora financeira.


Ao utilizar as soluções disponíveis no mercado, a loja tem mais praticidade na implementação dos recursos de pagamento. Entretanto, esse não é o único benefício ao utilizar tal serviço. Confira, a seguir, as vantagens dessas soluções.


Melhor organização da gestão financeira


As plataformas de pagamento para e-commerce contam com uma área disponível para o gerenciamento da movimentação financeira da loja.


Portanto, cada vez que uma compra é efetuada, há um lançamento correspondente no sistema do intermediador. Dessa forma, é possível acompanhar, por exemplo, qual foi o modo escolhido e o status da transação.


Além disso, o serviço permite efetuar o estorno de um recebimento, bem como identificar o motivo, caso ele não seja aprovado pela operadora.


Garantir a boa gestão financeira, de forma simplificada e unificada em um só painel, facilita as transações e evita furos no orçamento.


Mais segurança nas operações


Para que um site possa efetuar transações de pagamento, é preciso que ele atenda a uma série de fatores de segurança exigidos pelas operadoras financeiras. Entre os requisitos, estão ambiente seguro e criptografia, além de cumprir o conjunto de normas e requerimentos do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard).


Trata-se de um padrão internacional de segurança para garantir a devida proteção às transações financeiras em ambiente virtual. Portanto, ao utilizar os serviços de intermediadores de pagamento, a loja oferecerá toda essa proteção a seus usuários.


Há soluções que permitem a integração ao e-commerce de forma transparente. Ou seja, é possível fazer com que o processo de pagamento ocorra sem que haja o redirecionamento de páginas. Dessa maneira, o consumidor tem a sensação de que tudo se dá em um único ambiente.


Proteção contra fraudes


Um dos transtornos enfrentados pelos varejistas online é a ocorrência de fraudes. As operadoras de cartões fazem o estorno do recebimento, caso o titular não reconheça a compra.


Esse procedimento é conhecido como chargeback. Para o negócio, isso pode significar muitos prejuízos. Afinal, se o produto já tiver sido entregue e o consumidor não puder ser localizado, não há como refazer a transação.


Os intermediadores de pagamento oferecem proteção a esse tipo de ocorrência por meio do sistema antifraude. Portanto, ao utilizar o serviço, a loja virtual terá uma garantia a mais para evitar esse transtorno, além da certeza de receber o valor caso a transação seja aprovada.




Conheça 6 plataformas de pagamento online


Depois de todas essas informações sobre os diferentes meios de pagamento, qual plataforma escolher? Quais vão oferecer a melhor experiência para seus clientes e quais delas vão oferecer a melhor gestão para sua empresa?


Aqui, separamos algumas das principais plataformas e suas características. Leia com atenção e analise as que melhor atendem às necessidades da sua empresa hoje.


1. Cora


A Cora é uma conta digital PJ, especializada em pequenas e médias empresas, que tem como objetivo trazer serviços financeiros simples e acessíveis que ajudam empreendedores a gerenciarem seus negócios.


A Cora não cobra anuidade nem mensalidades de seus clientes. Além disso, oferece serviços 100% gratuitos como: transferências (TED) e PIX PJ, cartão de débito, pagamento de contas, emissão e gestão de boletos.


2. PayU


A PayU uma plataforma que disponibiliza as duas possibilidades de integração com a loja. Ou seja, tanto por redirecionamento de página quanto pela utilização de API (Application Programming Interface). Cobrar e receber com a PayU é possível por meio de boletos bancários e cartões de crédito.


As compras podem ser parceladas em até 12 vezes e com taxas diferentes para cada opção. A plataforma trabalha com 6 bandeiras de cartão e conta com serviço antifraude. As solicitações de transferência não são automáticas.


3. Wirecard


Oferece facilidade na integração, que pode ser por redirecionamento ou de uma maneira transparente para o usuário. Além disso, ela disponibiliza módulos para a implantação em algumas soluções de e-commerce, como o Magento, osCommerce e WooCommerce.


O Wirecard é um sistema bastante completo, que hoje faz parte do grupo PagSeguro. Com ele, é possível cobrar e receber por meio de diferentes formas de pagamento. Entre elas: cartão de crédito ou débito e boleto bancário.


Outra funcionalidade é a possibilidade de fazer o reembolso dos pagamentos para o cliente. Ou seja, devolver para o consumidor a quantia referente a uma compra cancelada, por exemplo.


Além disso, ele possui uma parceria com o Tiny ERP, funcionando como um gateway de pagamento. Essa integração permite, inclusive, a geração de boletos e o registro das taxas e tarifas, cada qual na categoria de receita e despesa correspondente.


4. Cielo


A Cielo possibilita fácil integração com o e-commerce e é adaptável a qualquer dispositivo. Há, também, a opção de contratar a solução de loja virtual, que já é disponibilizada com o módulo de pagamento integrado.


Uma das vantagens de cobrar e receber com a Cielo é a variedade de bandeiras de cartão de crédito aceitas — mais de 80. Também é possível efetuar o pagamento no débito e por meio de boleto bancário. A solução conta com um sistema antifraude e permite a venda com links, o que facilita a oferta de produtos pelas redes sociais.


5. Paypal


O Paypal ode ser integrado à loja virtual por meio de checkout na plataforma ou de maneira transparente. Há a disponibilidade de módulos para as principais soluções de e-commerce existentes no mercado, como Magento, WooCommerce e PrestaShop.


Ao cobrar e receber com o PayPal, o lojista consegue escolher se prefere receber o valor da compra feita com cartão de crédito em até 24 horas ou em até 30 dias. A diferença está na taxa cobrada pela transação, que é maior na primeira opção.


6. PagSeguro


O PagSeguro oferece diferentes opções para o checkout, as quais também podem ser integradas às diversas soluções de e-commerce disponíveis no mercado. A plataforma trabalha com muitas bandeiras de cartão de crédito, boleto bancário, débito online, depósito em conta corrente e saldo disponível na conta do usuário.


A vantagem de cobrar com o PagSeguro é que toda a gestão de pagamentos oferecida na plataforma é gratuita. As taxas que incidem sobre cada transação só são descontadas quando há vendas. Além disso, o valor pode ser recebido na hora ou em um prazo de 14 ou 30 dias, com um percentual menor para a segunda opção.


O que considerar ao escolher as formas de pagamento?


Ao escolher uma plataforma de pagamento para o e-commerce, é necessário avaliar alguns pontos para garantir a melhor alternativa. Confira, a seguir, o que é preciso observar nesse momento.


Verifique como funciona a gestão sobre as transações


O processamento do pagamento pode retornar em diferentes situações. Caso a transação seja recusada, por exemplo, é preciso que a loja consiga identificar o motivo da negativa.


Isso permite uma melhor interação com o consumidor, pois é possível explicar a causa da recusa e resolver o problema da maneira mais adequada. Observe, também, como funciona o estorno ou o cancelamento de lançamentos e se há como fazer o acompanhamento das transações.


Analise as funcionalidades disponíveis na plataforma


Verifique quais são os recursos oferecidos pelo sistema. É importante avaliar, por exemplo, se há a proteção antifraude. Ela é essencial para diminuir o risco de chargeback. Portanto, confira de que modo esse serviço é oferecido. Isso é necessário porque existem plataformas que cobram por ele, enquanto, em outras, o recurso já faz parte da solução.


Avalie quais são as opções de pagamento disponíveis em cada uma. Quanto mais alternativas forem oferecidas, maiores são as possibilidades para o consumidor. Vale ressaltar que essa escolha deve ser feita de acordo com as necessidades da loja e de seus clientes.


Considere o custo das taxas cobradas


O custo para a utilização do serviço é um fator importante e deve ser avaliado com cuidado. O prazo para a liberação do dinheiro e as taxas cobradas em cada um também precisam ser estudados.


Entretanto, ao fazer essa análise, é preciso considerar o serviço como um todo. Nem sempre as menores taxas oferecem as melhores condições.


Como cadastrar as formas de pagamento?


O cadastro dos meios de recebimento varia de acordo com o tipo site utilizado pela loja. Os varejistas que desenvolvem o próprio site, por exemplo, devem fazer a integração com gateways de pagamento ou com soluções de intermediários, para oferecer mais variedade para o consumidor.


Já os negócios que utilizam plataformas de e-commerce prontas ou vendem em marketplaces precisam escolher entre as opções de serviço disponíveis nesses canais. Geralmente, eles disponibilizam uma ou mais alternativas de serviços de pagamento para a utilização na loja virtual.


Assim, não é preciso se preocupar com a parte técnica da implementação, pois a solução já estará integrada. O que o comércio deve fazer é o cadastro da loja na plataforma de pagamento escolhida, para ter a vinculação correta.


Portanto, é primordial escolher o serviço mais adequado às suas necessidades e fazer a configuração conforme os passos solicitados na plataforma de e-commerce. Normalmente, será necessário informar os dados da loja — razão social e CNPJ, entre outros —, além de cadastrar a conta corrente da empresa, para que sejam realizadas as transferências dos valores recebidos.


Como gerenciar recebimentos no e-commerce?


Como o e-commerce oferece diferentes opções para que o consumidor efetue o pagamento, é essencial manter uma gestão eficiente sobre os valores a receber. Os intermediadores disponibilizam uma plataforma em que é possível acompanhar todas as transações da loja.


Ter esse controle é importante para estar atento ao fluxo de caixa. Dessa forma, terá uma visão realista sobre a movimentação financeira. Para isso, é necessário calcular as entradas provenientes de boletos bancários e quais são os valores pagos com cartão de crédito. Além disso, é preciso contabilizar as deduções que recairão sobre esses recebimentos.


É preciso também ficar atento aos dias de remuneração, porque as datas em que os valores estão disponíveis na plataforma de pagamento são diferentes em cada empresa intermediadora.


Uma vantagem de manter uma gestão de recebimentos bem organizada é poder fazer uma avaliação sobre o desempenho das vendas. Isso é importante porque, para utilizar serviços de empréstimo para capital de giro, como o Mercado Crédito, é preciso que a loja tenha um fluxo de caixa constante.



Escolha a melhor solução de pagamento e boas vendas!


Como visto, oferecer diferentes meios para o consumidor efetuar o pagamento é essencial para aumentar as chances de vendas. Afinal, ele poderá escolher o modo mais adequado às suas possibilidades para efetuar a compra. Cada opção contém características e condições diferenciadas — e isso requer uma forma de implementação específica.


É importante que a sua loja avalie todas as possibilidades com foco no consumidor, mas também garanta a boa gestão interna, para que seu fluxo de caixa não seja comprometido. Além disso, as plataformas possuem taxas diversas, então esteja atento a isso e faça os investimentos certos de forma inteligente.


Gostou do conteúdo sobre como oferecer diferentes formas e condições de pagamento na sua loja virtual? Então aproveite para baixar grátis nossa planilha de cálculo de custo e formação de preço para venda!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    SEO local para pequenos negócios: tudo de que você precisa saber
    próximo post
    Produtos sazonais: o que fazer para vendê-los durante o ano inteiro?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.