Same day delivery: veja o que é e como colocá-lo em prática!

Same day delivery no e-commerceVocê já considerou a oportunidade de entregar as encomendas de seus clientes no mesmo dia em que as compras são realizadas em seu e-commerce? É exatamente essa a proposta do same day delivery, um conceito que já se estabeleceu em muitos países e vem ganhando força também no Brasil.

Se há alguns anos essa possibilidade parecia distante, os modernos procedimentos logísticos e de vendas online atuais permitem que ela se torne uma realidade. Lojas virtuais de diversos portes e segmentos podem aproveitar essa tendência, fazendo dela um verdadeiro diferencial competitivo para se destacar.

Quer saber como? Continue lendo este post para entender mais sobre o same day delivery!

O que é o same day delivery👉


Não há dúvidas de que o prazo de entrega estimado é um dos principais aspectos considerados pelos consumidores na hora de decidir por uma compra online. Pode-se dizer ainda que, em alguns casos, esse é sim o fator preponderante para a definição de onde o pedido será feito.

Foi em função dessa demanda por agilidade nas entregas que surgiu o conceito de same day delivery, que remete a uma entrega no mesmo dia. Gigantes do comércio eletrônico, como a Amazon e a eBay, estiveram entre os precursores dessa tendência, o que ajudou a impulsioná-la, incentivando o seu aprimoramento ao longo dos anos.

Hoje em dia, esse modelo está em franca expansão por aqui, com diversas empresas e startups se especializando em entregas rápidas para as mais diversas modalidades de produtos. Afinal, oferecer essa conveniência como um serviço é algo que agrega um grande valor a qualquer marca, levando a satisfação dos consumidores para além daquela proporcionada pelos itens adquiridos.

Como funciona o same day delivery👉


O funcionamento do same day delivery pode ser analisado pela perspectiva de quem compra e de quem vende. No caso dos consumidores, é preciso apenas se certificar de que o produto desejado atende aos requisitos estabelecidos para esse tipo de entrega antes de finalizar a compra.

Dentro desse conceito, o mais comum é que pedidos feitos até determinado horário tenham o frete no mesmo dia; e no dia útil seguinte quando concluído após esse horário limite.

O grande desafio fica a cargo da loja, que deve ter um alto nível de planejamento interno e otimização das suas operações para atender aos prazos reduzidos. Assim que um pedido nessa modalidade é recebido, é preciso dar início a toda a mobilização necessária para que o produto chegue ao destinatário no prazo prometido.

A verdade é que existem diferentes modelos de aplicação do same day delivery, permitindo que ele seja integrado a uma grande variedade de negócios. Além das tradicionais entregas no endereço do comprador, é possível, por exemplo, oferecer a alternativa de buscar a sua compra diretamente em um ponto de retirada físico mais próximo.

Este último exemplo demonstra como também é possível integrar o conceito de entregas em um mesmo dia com as práticas de omnichannel. Dessa forma, sua marca se torna sinônimo de comodidade e eficiência, ganhando relevância tanto entre seus clientes quanto entre os que ainda consideram fazer negócio.

Elaborando uma estratégia de atuação otimizada, dá para aplicar o same day delivery até mesmo na Black Friday, atraindo a disputada atenção dos consumidores. As lojas que garantem a entrega dessas encomendas no prazo podem atingir excelentes resultados ao aliar uma tendência em crescimento com uma data tão importante para as vendas.


De que forma é possível colocá-lo em prática?


Embora o same day delivery pareça ser viável apenas para grandes empresas de varejo, que contam com redes logísticas bem estruturadas, o cenário atual é bem diferente disso. Cada vez mais os pequenos e médios negócios são incentivados a adaptarem suas operações para se adequarem a essa e outras tendências do mercado.

Para isso, é necessário que essas empresas tenham à disposição os meios necessários para colocar o conceito em prática. Essa tarefa ficou mais fácil com o crescimento dos serviços de entregas locais promovidos por diversas startups, além das transportadoras mais tradicionais, que também podem dispor de soluções para entregas rápidas.

Outra opção é a utilização de meios próprios para realizar esse transporte, o que pode limitar as entregas e gerar custos mais elevados de operação. A alternativa pode ser mais atrativa quando a estratégia adotada é a de disponibilizar os produtos em pontos específicos de retirada.

Com essas definições tomadas, será preciso fazer uma seleção adequada de produtos elegíveis a esse tipo de entrega. A maioria das lojas dá preferência àqueles mais vendidos, pois sua disponibilidade também costuma ser maior. No entanto, essa decisão pode ser orientada por outros fatores que sejam identificados como positivos para o resultado de vendas.

Garanta que os produtos vendidos na modalidade same day delivery estejam devidamente identificados em seu site. Colocá-los em uma seção em destaque ajuda a aumentar sua visualização e, consequentemente, o número de vendas.

Tomadas essas medidas, certifique-se de que sua equipe exercerá um rígido controle sobre o horário em que cada pedido foi registrado na plataforma de e-commerce. Assim, será sempre possível saber quando cada produto deve chegar às mãos dos clientes e realizar as ações necessárias para que isso de fato aconteça.

Por que investir em same day delivery👉


Em contrapartida ao esforço empregado, o same day delivery pode representar diversos benefícios para uma loja virtual. Isso se deve bastante à maior satisfação dos clientes, o que gera uma reputação positiva para a marca.

Com mais feedbacks positivos, fica mais fácil atrair novos clientes e atingir resultados mais expressivos. Uma vez que a entrega rápida seja concluída com sucesso, tornam-se maiores também as chances de fidelização desses clientes, que certamente lembrarão de sua loja em uma próxima oportunidade.

Por representar uma comodidade para quem tem pressa em receber suas compras, o serviço ainda é responsável por gerar uma receita adicional. Mesmo com o custo maior, os consumidores farão essa opção se souberem que o serviço é prestado com qualidade.

Pronto para implementar a modalidade agora mesmo?


O segmento de e-commerce vive um período de grandes inovações e transformações. Por isso, atentar às principais tendências que movem o setor é uma tarefa constante para os gestores que querem manter seus negócios competitivos.

Adotar o conceito de same day delivery é uma das formas de tornar sua marca reconhecida como uma verdadeira referência em eficiência e satisfação. Quando implementado de forma estratégica e alinhada com as características do negócio, seus resultados podem chegar tão rápido quanto a velocidade de suas entregas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre embalagens para e-commerce e fique por dentro das regras e dicas logísticas!

    post anterior
    Mercado Livre Platinum: o que é e como se tornar um? Veja aqui!
    próximo post
    Inbound Marketing para e-commerce: 5 etapas | COMECE AQUI
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.