Case de sucesso: conheça a Aquamaris, que acelerou em 10x o processamento de pedidos com Tiny

A Aquamaris Casa e Segurança usa o Tiny na gestão e também como hub de integração para facilitar a operação de vendas online.

capaaquamaris.png

A Aquamaris Casa e Segurança nasceu em 2002 como uma distribuidora de sistemas de segurança, após o fundador e pai do atual CEO, Ricardo Ribas, decidir encerrar sua carreira como bancário e começar um negócio próprio. Ricardo, com 16 anos na época, iniciou sua trajetória na empresa e lá segue até hoje.

Hoje, a empresa oferece acabamentos elétricos e equipamentos de segurança eletrônica e automação, buscando facilitar a vida e proteger o patrimônio dos clientes.

Após alguns anos de muitos desafios em busca de crescimento, as vendas online surgiram como opção para acelerar as vendas. 

Início da operação online

Ricardo conta que, inicialmente, pensou em pegar seu o carro e fazer vendas diretamente nas empresas. No dia seguinte, percebeu que o melhor caminho seria vender pela internet.

“Começamos pelo Mercado Livre, sem integração nenhuma. Usávamos um ERP local, mas era tudo manual. A empresa era pequena, não tinha muito capital, nós pedíamos caixas usadas nos mercados para fazer os envios. Mas conforme a venda online no Brasil foi evoluindo, nós fomos evoluindo junto.”
Ricardo Ribas, CEO da Aquamaris

Tiny como ERP + hub de integrações

Após algum tempo de operação na internet, um dos funcionários dedicados às vendas online viu um banner sobre outro hub de integração no painel administrativo do Mercado Livre.

Ricardo conta que ficou surpreso com o banner, “pois não imaginava que existia um sistema que importasse os dados dos pedidos. Estava tão focado na operação e nos anúncios que não imaginava essa possibilidade.”

O hub que utilizavam na época não integrava com seu ERP. A empresa buscava outra opção para a gestão, mas as coisas ainda não haviam dado certo. A necessidade de integração era enorme, e foi quando encontraram o Tiny.

“Eu e um colaborador nos dividimos para testar o Tiny e outro sistema de gestão. No final, um olhou pro outro e disse: ‘Tiny’. Não tínhamos muito conhecimento, e o Tiny tinha a melhor interface. Assim nos tornamos clientes.”

Usando o Tiny como ERP, a Aquamaris seguia com seu hub de integração externo. Entretanto, Ricardo começou a testar as integrações nativas de Tiny e viu que seria a melhor opção. Afinal, “ter informações picadas em lugares diferentes não estava dando certo”.

Assim, com a evolução das integrações ofertadas dentro do sistema Tiny ao longo do tempo, descontinuou o hub e passou a usar as funções integradas para essa função. Segundo ele, esse desenvolvimento na organização fez com que o faturamento evoluísse também, chegando a 400% de crescimento. Além disso, a economia da empresa com a dispensa de hubs terceiros chega a R$ 4.000 anualmente.

dadosaquamaris.png

Principais funcionalidades 

Ricardo destaca o módulo de separação do Tiny como um dos mais importantes na empresa. “A gente nunca teve um WMS [sistema de gerenciamento de armazém], que é um software para gerenciamento de expedição. Mas o Tiny tem um módulo de separação que revolucionou essa parte para nós.”

Criação de anúncios, lançamento de nota fiscal, módulo de perguntas e respostas do Mercado Livre e multiempresa são outros recursos essenciais para a Aquamaris. 

“A parte fiscal do Tiny funciona muito bem. A emissão de notas ficou, no mínimo, 10x mais ágil depois que paramos de usar hub de integração externo. Em comparação com o ERP anterior, como era manual, a emissão ficou milhões de vezes mais rápida”

A área de pedidos também teve grande impacto. Segundo Ricardo, a empresa viu um aumento de 1000% no envio de vendas, e o tempo de processamento de novos pedidos reduziu de 8 a 10 vezes

Qual a dica para quem está pensando em contratar Tiny?

Ricardo destaca que todo empreendedor precisa ter em mente que não existe sistema perfeito e que nenhum vai substituir totalmente a atuação de um profissional. O importante é buscar algo que atenda suas necessidades da melhor forma.

“Já fiz orçamentos com concorrentes, mas o Tiny é muito vantajoso. O restante do mercado é muito caro, e os outros ERPs nem entregam tanto assim. Às vezes, um sistema robusto demais é um excesso, você nem precisa de tudo aquilo. O importante é alinhar expectativas.”

Além disso, ele também menciona que ter hub e ERP em um só sistema facilita os processos. “Hoje temos tudo com o Tiny, sem nenhum integrador. Quando você conhece melhor esses dois tipos de sistemas, percebe que o Tiny faz tudo e supre essa necessidade. Não temos interesse em contratar outro software, nem hub nem ERP.”

Também quer contar com um ERP completo com funções de hub para acelerar seu crescimento, como a Aquamaris? Conheça o Tiny!
    post anterior
    Veja como a Xcomm vende, organiza e escala sua operação com as soluções Olist
    próximo post
    Saiba como a Gshield aumentou 20% do faturamento com Olist Store
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.