Veja como a Xcomm vende, organiza e escala sua operação com as soluções Olist

Cliente Tiny e olist store, a empresa Xcomm conta como as soluções impulsionam seu crescimento.

post image

 

A Xcomm traz sua cultura no nome. "X" vem de excelência, "comm" vem de e-commerce. Fundada em 2017, é uma loja de multi departamentos online, com mais de 1800 SKU's dentro de categorias como eletrodomésticos, eletroportáteis, campings e mais. O objetivo da empresa é negociar ações e estratégias com os principais marketplaces do país para oferecer preços competitivos e produtos de qualidade para o cliente final.

Lucas Bittencourt, CEO da empresa, viveu experiências anteriores com e-commerce e varejo na China. Enxergou a oportunidade de expandir o segmento em nosso país, e trouxe a maturidade do processo chinês como inspiração.

Junto com Lucas, Cláudio Vidal também é responsável pela operação. Segundo ele, foi "amor à primeira vista" com a empresa. Ao entender como o segmento funciona, e enxergando as possibilidades de crescer no Brasil, aprofundou-se no negócio e hoje é COO (Diretor de Operações) da Xcomm.

Quer descobrir como a Xcomm cresceu ao longo dos anos junto com as soluções do ecossistema olist👉 Continue a leitura!

Primeiros desafios: a busca por um sistema de gestão seguro e automatizado

Durante o primeiro ano, uma das principais dificuldades foi encontrar um sistema que atendesse às necessidades da empresa.

Com APIs e integrações deixando a desejar, os empresários sabiam da importância de ter uma ferramenta robusta, capaz de conectar todas as frentes.

“Em 2018 tivemos a felicidade de escolher o Tiny, que nos ajudou bastante, pois conseguimos fazer essas integrações de forma nativa, sem complicação.”

Para a Xcomm, o Tiny não é só um ERP de faturamento, mas sim um parceiro de negócio que cresceu e evoluiu com a empresa. Um dos pontos de destaque é o contato e relacionamento com o time, que já “salvou a Xcomm aos 45 do segundo tempo”. A facilidade de comunicação foi essencial para o desenvolvimento da parceria e, claro, da empresa.

“Aqui sempre fomos Tiny Futebol Clube. A diferença para outros ERPs é clara: a ferramenta foi criada sem cortar caminhos. Ela entrega tudo que é necessário para tornar a operação mais madura desde o início, por bom custo.”

Há mais de 4 anos com Tiny, a Xcomm dá uma dica: muitos empreendedores que começam no e-commerce fazem "malabarismo" com diversas ferramentas e integradores, seja para faturar pedidos ou conectar com soluções logísticas, por exemplo. Mas com Tiny, isso não é necessário.

“O que é mais legal em Tiny é ser um sistema que entrega tudo isso, e com um custo extremamente acessível. Hoje geramos em torno de 50, 60 mil pedidos por mês sem problema algum.”
post image

Escalando as vendas e dominando os marketplaces

Após anos de operação, a Xcomm já conhecia a boa reputação do olist no mercado. Entretanto, acreditava que olist store, nossa solução para venda em marketplaces, atendia apenas pequenas lojas.

A boa notícia é que também atendemos grandes operações. Assim, em 2021, após atendimentos personalizados e onboarding para dar o start da melhor forma, a Xcomm também tornou-se cliente olist store.

“A cultura do olist fez toda a diferença no nosso onboarding, e isso fica claro no nosso contato com o time. É um mercado muito dinâmico, por isso, ter tratativas ágeis como o olist oferece é importante.”

Cláudio destaca que olist store tem uma capilaridade enorme e, consequentemente, é um dos maiores lojistas dentro de cada canal. Isso traz uma condição muito competitiva de comissionamento em campanhas condicionais, por exemplo.

Outro ponto positivo para a Xcomm é a troca clara de informações. Quais são os canais de maior sucesso? E os produtos mais vendidos? Em quais pontos é possível ser mais competitivo? Dentro de olist store, tudo isso está à disposição, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

“Olist store eliminou a dor de cabeça de vender em outros marketplaces. A clareza dos dados através das APIs, a assessoria do time trazendo insights do mercado e os relatórios de repasse, por exemplo, são muito importantes para nós. Tudo isso contribui para acelerar nosso crescimento.”

Soluções de ponta a ponta: ecossistema completo e integrado

O olist é um ecossistema completo de soluções, e quem utiliza de forma integrada, como a Xcomm, sabe dos benefícios.

“O olist une o melhor de dois mundos com um ERP e uma plataforma de marketplace, que engloba diversos outros marketplaces.”

Lucas destaca que qualquer um pode "ir de 0 a 10 muito rápido" com o ecossistema, seja você um empreendedor iniciante ou que já tem uma operação em andamento. Com todas as frentes conectadas, é possível acelerar e crescer.

Outra vantagem é a malha logística do olist, que faz a coleta dos pedidos. “Uma das maiores dores de cabeça do e-commerce é o frete”, e essa é mais uma facilidade exclusiva do ecossistema graças ao programa olist pax.

“Ter todas essas frentes ligadas em um só canal faz com que você acelere a operação e foque no que realmente importa no e-commerce: comprar e vender.”
post image

 

Quer crescer e vender muito mais com as melhores ferramentas do mercado, como a Xcomm?

O olist tem as soluções completas para aumentar suas vendas, facilitar a gestão e escalar resultados online. 2023 pode ser a grande virada da sua empresa! Clique no botão abaixo e saiba mais:

    post anterior
    Novidades do Tiny ERP: versão 3.47
    próximo post
    Retrospectiva Olist Store 2022: principais novidades lançadas ao longo do ano
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.