Em menos de 30 dias ele faturou R$ 120 mil vendendo com o Olist – Conheça a história do Grupo TNF

post image

Começamos este texto afirmando que, além de um relato sobre o sucesso de uma empresa, essa é uma história sobre escolhas. Escolhas que levaram uma pequena loja de informática do interior de São Paulo a alcançar resultados impressionantes nas vendas online.  

E quem nos conta os detalhes dessa trajetória é o Tiago Nunes Ferreira, proprietário do Grupo TNF, uma empresa especializada em equipamentos eletrônicos.  

Descubra como o negócio dele foi parar na internet e os motivos que o levaram a conquistar resultados tão rápidos com o Olist.  


Escolha número 1: abrir o próprio negócio  


Muito se fala sobre abandonar a relação “empregado e chefe” e ser o dono do próprio negócio. Porém, sair da zona de conforto e mudar radicalmente exige coragem e muito foco.  

Para o Tiago não foi diferente. Ele trabalhava como manobrista em uma clínica de diagnóstico por imagem em Sorocaba (SP) e, em uma das muitas reviravoltas que a vida dá, a clínica dispensou parte dos seus colaboradores, incluindo o especialista em TI.  

Tiago não possuía nenhuma formação na área de informática, mas se aventurava na formatação de computadores e em outras manutenções, por isso, se colocou à disposição para auxiliar na configuração das máquinas da clínica.  

Um computador aqui e outro ali, Tiago passou de manobrista a responsável pela manutenção de todos os equipamentos. Contudo, não era ali que ele queria ficar.  

Começou então a pensar no próprio negócio. Em 2013, ele abriu uma pequena loja de produtos de informática em casa. O espaço era pequeno, mas a clientela fiel.  

Pouco tempo depois, Tiago recebeu o convite para expor seus produtos de informática na loja de celulares de um amigo e, assim, ter mais visibilidade no mercado.  Ele aceitou na hora.  

O negócio ganhou ainda mais corpo, e Tiago, sempre atento às oportunidades, sabia que precisava anunciar seus produtos na internet. Assim ele fez a... 

Escolha número 2: vender 100% online  


O início de Tiago nas vendas online foi como o da maioria dos lojistas: anunciar despretensiosamente alguns produtos no Mercado Livre. Àquela altura, ele jamais imaginaria que o fim da sua operação física estava próximo. 

Depois do sucesso no Mercado Livre, ele levou seus produtos para os canais da B2W. Depois Magalu. Depois para os demais marketplaces. Todos trouxeram um volume de vendas que ele nunca tinha visto antes.  

Em 2018, ele fechou a loja física e passou a se dedicar exclusivamente ao e-commerce.  

 

 “Formatar computadores tomava meu tempo e isso começou a me incomodar. Percebi que teria muito mais retorno se deixasse de atender aos clientes no balcão e me dedicasse às vendas online.” 


 

 Ele sabia que para manter suas vendas em alta precisava se aprimorar e entender cada vez mais do mercado. Correu atrás e fez diversos cursos sobre vendas online, aprendeu como pesquisar palavras-chave e criar um bom cadastro de produto e passou a acompanhar de perto as categorias que melhor performavam nos marketplaces.  

De lá para cá, as vendas do Grupo TNF quadruplicaram. Além dos marketplaces, agora a marca também tinha uma loja virtual. 

Os pedidos não paravam de chegar – o que era ótimo –, mas Tiago sabia que não daria conta de organizar toda a demanda sozinho e que precisava de uma solução para auxiliá-lo na gestão de vendas.  

Ele buscou no Google por “ERP para e-commerce”.  

Escolha número 3: Bling 


Os resultados do buscador mostraram o Bling, um sistema de gestão completo para e-commerce e que era justamente o que o Tiago precisava.  A facilidade nas integrações com a loja virtual, marketplaces e operadores logísticos foram fundamentais na decisão de permanecer com o Bling. Isso permitiu que a operação da empresa não ficasse parada enquanto os ajustes eram feitos.  

Das dezenas de recursos que o Bling oferece, a rapidez na importação de pedidos e emissão de Nota Fiscal é o que faz a diferença para o Tiago. Para ele, a agilidade que esses recursos trazem à operação são fundamentais para o sucesso nas vendas. 

Depois da integração com o Bling, não havia mais pontas soltas no dia a dia do negócio. O foco agora era crescer em escala, e Tiago já sabia quem era o parceiro ideal para construir esse novo capítulo da sua empresa.  

Escolha número 4: Olist  


Foi em um curso sobre vendas online que Tiago conheceu o Olist. Ao saber que a plataforma divulgava os produtos dos lojistas parceiros em sua loja oficial – o que trazia alta reputação aos anúncios –, ele não teve dúvidas em iniciar a parceira.  

A conta do Grupo TNF no Olist foi criada no dia 4 de junho de 2020. O Tiago acessou o site, configurou seu perfil e em poucos minutos já estava apto a cadastrar seus produtos e começar a vender.  

Nessa etapa, a integração com o Bling e o catálogo do Olist (pool de produtos) fizeram toda a diferença. Com o pool, ele só precisou digitar o código de barras dos produtos e atualizar o estoque para ter os anúncios prontos. Já com o ERP, bastou importar os demais itens em massa para plataforma e finalizar o cadastro.  

A primeira venda com o Olist aconteceu 24 horas após a abertura da conta. Nos 23 dias seguintes, as vendas cresceram exponencialmente e trouxeram mais de R$ 120 mil para o Grupo TNF. 

A empresa tem mais de 150 produtos cadastrados na base do Olist, e a lista só tende a crescer. Entre os Top 10 em vendas estão conversores para smart TVs, oxímetro digital de dedo e máquina aparadora para barba e cabelo.  

Tiago atribui o sucesso nas vendas com o Olist à ferramenta de geração de etiquetas oferecida pela plataforma e à qualidade da integração com o Bling na emissão de nota fiscal. Isso permite que os pedidos que entram até o meio da tarde, por exemplo, possam ser coletados no mesmo dia pelo operador logístico, diminuindo o tempo de entrega.  

Em pouco mais de um mês, o Olist já representa 15% do faturamento total da empresa.  

 “Queríamos entrar nos marketplaces como uma loja oficial e sabíamos que o nome olist impulsionaria as nossas vendas.”  


post image
Tiago e parte dos colaboradores do Grupo TNF


O caminho até aqui não foi fácil. Porém, escolher os parceiros certos fez com que a atuação do Grupo TNF nas vendas online fosse mais otimizada e lucrativa. E isso é apenas o começo.  

O que você vai escolher a partir de agora?  


Aumentar as vendas na internet exige dedicação, como você viu na história do Tiago. Contudo, ao escolher parceiros que otimizem a operação, a sua rotina fica mais tranquila e você foca no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.  

O Olist oferece tudo aquilo que você precisa para vender online com consistência e agilidade! Crie a sua conta agora mesmo e multiplique as vendas da sua loja vendas no e-commerce:

botão quero vender com olist

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Grandes Listas Olist: 76 produtos para vender na pandemia!
    próximo post
    O que é e como é feita a retenção de impostos?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.