O que é F-commerce? Como funciona o comércio eletrônico do Facebook?

Como funciona o comércio eletrônico do Facebook?

Com mais de 130 milhões de usuários ativos no Brasil e mais de 2,7 bilhões em todo o mundo, é natural que o Facebook tenha se tornado um espaço que vai além do mero compartilhamento de informações. 

Um número crescente de pessoas tem apostado na audiência da rede social para fazer negócios. A prática já recebeu até nome próprio: F-commerce.

Além de facilitar o acesso ao público consumidor, esse modelo de vendas garante uma redução nos custos de manutenção da loja. A implementação também é muito mais rápida, já que não é necessário contratar nenhum serviço ou investir na construção de uma plataforma.

Se você está interessado neste modelo de venda para seu negócio, confira dicas de como é possível ser bem-sucedido no e-commerce do Facebook, alcançando os resultados que você espera.

Afinal, o que é F-commerce?


Basicamente, F-commerce é a abreviatura para Facebook Commerce. Por meio dele, é possível montar sua loja virtual na própria plataforma da rede social.

Ou seja, funciona como qualquer outro e-commerce, mas com a vantagem de estar dentro do próprio Facebook. Por conta da proximidade dos usuários e da importância entre as relações que a plataforma fornece, ele representa um meio bem-sucedido de vendas. 

Afinal, como uma plataforma altamente sociável, o comércio eletrônico do Facebook não apenas estimula a compra, mas visa também o compartilhamento e a propagação entre amigos do cliente.

5 vantagens de usar o e-commerce do Facebook 


Deu para entender que uma das principais vantagens do F-commerce vem, exatamente, do benefício de ser uma rede social, certo? Mas vamos falar um pouco mais sobre cada um desses benefícios:

1. Custo efetivo


Além de oferecer baixas taxas, é fácil entender como configurar a loja do Facebook, já que a plataforma é prática e intuitiva. Tudo o que você precisa antes de começar é ter uma conta na rede e uma página comercial do Facebook.

2. Venda direta


As chances dos seus clientes estarem no Facebook são muito grandes, principalmente quando lembramos que se trata da maior rede social do mundo. Ou seja, com o F-commerce você tem a oportunidade de vender diretamente a eles, algo que provavelmente seria mais difícil fora da plataforma.

3. Relacionamento


O que toda empresa busca ter com o cliente? Um bom relacionamento. Considerando que estamos dentro de uma rede social, é de se imaginar que isso se torne muito mais fácil e efetivo, não é mesmo?

4. Personalização


Em qual outro lugar você consegue saber o nome do seu potencial cliente sem conhecê-lo? Como uma das vantagens do F-commerce, temos a possibilidade de personalização, em que é possível chamar o usuário pelo nome, trazendo mais proximidade para o relacionamento e um maior sentimento de confiança.

5. Compartilhamento


Uma das principais premissas do marketing é a oportunidade de fidelizar clientes, para que  eles se tornem advogados da marca e indiquem a empresa para amigos e familiares. Com o Facebook commerce, esse processo é facilitado, já que a própria rede conta com ferramentas de compartilhamento.

Opções de venda dentro do comércio eletrônico do Facebook


Existem diferentes maneiras de se vender pelo Facebook. É possível utilizar aplicativos dedicados, criar uma vitrine virtual ou testar novos recursos oferecidos pela rede social, como o marketplace. Cada alternativa apresenta vantagens e desvantagens para o lojista.

Utilizando aplicativos exclusivos para lojas virtuais, você permite que o cliente finalize a compra sem se desconectar da rede social, fazendo até mesmo o pagamento dentro da plataforma. 

Entretanto, o uso do serviço envolve a cobrança de comissões e até mesmo mensalidades. Isso pode reduzir ou comprometer as margens de lucro, em determinados casos.

Outra opção é utilizar a rede social apenas como vitrine para a divulgação dos produtos. 

Nesse caso, você pode investir em uma fan page na qual serão apresentadas fotos, demonstrações e descrições dos produtos, com links para um e-commerce em que a compra será efetivada. 

Essa é uma boa opção caso você realize promoções constantes ou faça lançamentos frequentes.

Existe ainda a possibilidade de utilizar os recursos fornecidos pelo próprio Facebook, como a funcionalidade marketplace, lançada recentemente, que visa tornar mais simples o processo de compra e venda dentro da plataforma. 

Em alguns e-commerces brasileiros também já está sendo testado o botão “Comprar”. Trata-se de um botão social, fornecido pelo Facebook para inserção nos sites de comércio eletrônico. 

Basicamente, ele permite que o usuário receba notificações sobre determinado item posto à venda, assim como reduções de preço, novidades de cores e tamanhos, entre outros.

Dicas práticas para se dar bem no Facebook Commerce



  1. Invista em publicidade: o Facebook Ads é altamente customizável e com amplo poder de segmentação, o que permite a criação de anúncios certeiros sem a necessidade de gastos absurdos com publicidade.

  2. Conteúdo é fundamental: dificilmente um usuário acessa o Facebook com a intenção direta de comprar. Muitas vezes, ele quer apenas ver as últimas novidades ou saber o que está acontecendo. Tenha ciência disso e ofereça fotos, vídeos, gifs e qualquer outro conteúdo associado ao produto que ajude nas conversões.

  3. Aposte no engajamento: é muito fácil dialogar com os consumidores por meio do Facebook. Responda a todas as perguntas, estimule o engajamento e utilize as informações como base para novas ações de divulgação e venda de produtos.


Conclusão


Agora você já sabe o que é F-commerce e quais são as vantagens de comércio eletrônico do Facebook para sua marca, trazendo muito mais oportunidades de negócios.

Afinal, o Facebook é um ótimo aliado para vender mais pela internet. Mas isso exige que você conheça muito bem o público-alvo, para ter certeza de que seus potenciais compradores estão dentro da rede social.

Também é bom lembrar que você não precisa depender exclusivamente desse canal de venda para conquistar um bom resultado. A melhor estratégia para a longevidade do negócio é apostar na diversificação. 

Para isso, os marketplaces são uma excelente opção, bastando apenas possuir eficiência operacional e profundidade de estoque. E você consegue organizar toda essa operação logística com o olist store. Tudo o que você precisa para iniciar as vendas online em um só lugar.

Gostou de acompanhar o conteúdo? Então inscreva-se na newsletter do Olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos que o ajudarão a ter uma loja de sucesso!

    post anterior
    Como escolher a melhor forma de pagamento para loja virtual? Confira soluções
    próximo post
    Dicas para vender mais no Natal: ideias para ganhar dinheiro no final do ano
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.