Empréstimo para CNPJ: como mudar o patamar da sua empresa com esse tipo de recurso

olist-header-emprestimo__legacy_2022_01

Hoje continuamos a nossa série sobre captação de recursos. Já falamos sobre os tipos de captação e também sobre venture capital - uma importante forma de levantar recursos através de investidores. O tema da vez irá num sentido um pouco diferente deste, pois abordaremos empréstimo para CNPJ. Mas por que o empréstimo para CNPJ é diferente? Simples, essa é a única forma de captação de terceiros da qual você não precisa ter lucro sobre o investimento, basta pagar a dívida contraída. Isso significa que projetos que estão começando ou que estão com dificuldades no momento podem se aproveitar dele. Vamos entender mais o que é e em quais condições você deve usar essa modalidade. 

+ Guia completo sobre captação de recursos + Saiba tudo sobre venture capital  

O que é empréstimo?

Se olharmos com atenção o dicionário, descobriremos que a palavra empréstimo significa pôr à disposição. Ou seja, alguém põe à disposição um item ou valor de sua posse para que outra pessoa utilize. Empréstimo é algo comum, uma das primeiras atividades da história junto com o mercantilismo. Afinal de contas, muitos povos dividiram entre si alimentos, regiões e ferramentas para poderem coexistir. . Com o avanço da humanidade e a chegada do capitalismo, se configurou o empréstimo de que temos conhecimento hoje, onde uma instituição financeira trabalha de forma a prover valores a quem precisa em troca de pagamento com juros. Nos dias atuais, milhões de pessoas e empresas emprestam valores sob a promessa de devolução nos prazos e taxas acordadas.  

Como pedir empréstimo para CNPJ

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que não há grandes diferenças entre um empréstimo para pessoa jurídica e um para pessoa física. As especificidades do empréstimo para CNPJ são as seguintes: 

  • Linhas de crédito com maiores valores
  • Possibilidade de parcelamento mais extensos
  • Juros e taxas menores 
  • Objetivos do empréstimo impactam no valor total da dívida

Mas então como pedir empréstimo para CNPJ? A primeira resposta está na própria pergunta: CNPJ. A grande diferença para pessoa física é esse importante cadastro que formaliza o seu negócio. A partir dele, é possível negociar empréstimos mais robustos, com prazos mais extensos e taxas mais atraentes. 

Fora isso, são requeridos documentos padrão como RG, comprovante de endereço comercial - ou residencial - e comprovantes de renda, tanto pessoal quanto da empresa. Outra questão que muda muito no empréstimo para CNPJ é o preenchimento do planejamento de investimento. Esse documento explicará os motivos pelos quais o dinheiro está sendo emprestado. Ele também pode determinar a faixa de valores e até mesmo as taxas e prazos. Alguns locais podem pedir um faturamento mínimo da empresa para conseguir boas taxas, mas existem inúmeros empréstimos que são voltados para quem está querendo tirar um plano do papel. Há também diferenças de negociação entre MEI (Microempreendedor Individual), ME (Micro Empresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte).  

Outro caso que impacta muito é o de empresas que recorrem a essa modalidade de captação de recursos por estarem endividadas. E esse assunto merece um tópico especial. 

Caso haja dúvidas, deixe seu comentário abaixo que traremos a resposta para você. 

Como conseguir empréstimo para CNPJ negativado

Em primeiro lugar, se o seu negócio está com problemas de dívidas, queremos dizer que está tudo bem sofrer com questões financeiras quando se empreende. É normal passar por dificuldades, ainda mais durante uma época como a da pandemia. Para se ter ideia, mais de 5 milhões de negócios estavam endividados em 2021, segundo o Serasa Experian.  Você não está sozinho nessa situação, inclusive inúmeras grandes empresas também estão nessa fase. Mas a boa notícia é que existem negócios focados em empréstimos para CNPJ negativados. Existem muitos negócios também que têm dívida ativa. Ou seja, é o cadastro que todo o governo, seja municipal, estadual ou federal possui e são inscritos, os débitos em aberto de natureza tributária e não-tributária.

É possível resolver a pendência com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, conforme o passo a passo:

1- Acesse o Regularize

2- Procure pela opção Negociação de Dívida para solicitar a adesão; 

3- Emita os DARFS (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) das parcelas.

Conseguir o empréstimo em si não é o maior desafio. O que acaba sendo um obstáculo muito grande são as taxas e os valores oferecidos. Por ser disponibilizado para quem já está com o “nome sujo”, muitas instituições são bastante cautelosas na hora de realizar o empréstimo. Por isso, você deve ter em mente algumas coisas antes de procurar alguma instituição: 

  • Não aceitar a primeira oferta só porque está negativado
  • Procurar instituições sólidas e confiáveis
  • Saber separar as dívidas entre curto e longo prazo para saber qual valor realmente precisa
  • Ter um diagnóstico claro do que está dando errado e ter um plano de ação eficiente para convencer a instituição 
  • Procurar órgãos governamentais para melhores taxas

 Aprenda a montar um bom plano de negócio 

E aproveitando a última dica, existem duas ótimas opções para quem precisa desse tipo de modalidade: Caixa Econômica Federal e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

Como conseguir empréstimo para CNPJ pelo governo

Investir em empresas é algo que a longo prazo pode ser lucrativo para qualquer governo. Afinal de contas, quanto mais empresas saudáveis, mais empregos serão gerados, mais demandas serão atendidas e maior será a movimentação da economia como um todo. Por isso, o governo facilita o crédito e busca incentivar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Veja abaixo como instituições do porte da Caixa Econômica e BNDES trabalham suas linhas de crédito. 

Caixa Econômica 

A Caixa é uma das instituições mais procuradas quando os assuntos são empréstimos e financiamentos. Por ser um banco público, com público majoritariamente das classes C e D, é uma opção com taxas e prazos mais amigáveis. Atualmente a Caixa divide os empréstimos para CNPJ em categorias. Cada uma delas tem um teto de valor, taxa e prazo. Veja as opções: 

  • Antecipação de receitas: é um adiantamento dos valores de parcelas que você receberá no futuro
  • Capital de giro: valores que servem para manter a saúde da empresa em dia. Traz inúmeras formas de crédito para diferentes segmentos de negócio
  • Comércio exterior: crédito exclusivo para empresas brasileiras que exportam mercadorias para o exterior 
  • Crédito rural: destinado especificamente para os trabalhadores do campo, cooperadores e pescadores
  • Financiamentos: crédito em geral para pagamento de dívidas, crédito para MEI e financiamentos para compras de imóveis e veículos
  • Microfinanças: foco principal em microempreendedores e empreendedores individuais. Também possui cursos de educação financeira

BNDES

A linha de crédito do BNDES tem um objetivo muito claro: gerar mais empregos. Então todo empréstimo que é ofertado tem essa finalidade. Claro, você gera mais empregos quando tem suas contas em dia, quando expande sua operação, quando se internacionaliza e por aí vai. Mas, no geral, seu plano de ação deve contar com a contratação de mais pessoas ou mesmo a manutenção de postos de trabalho. Há também um limite máximo de valor: 10 milhões de reais. Além disso, o crédito é disponibilizado para MEI, ME, EPP e também empresas de médio porte, contanto que não ultrapassem o faturamento anual de 90 milhões. Para solicitar o crédito é muito simples. Primeiro, você entrará no site do Canal MPME (Micro, Pequena e Médio Empresas) e seguirá os seguintes passos: 

  1. Informar sua necessidade de crédito
  2. Cadastrar-se e completar sua proposta
  3. Conhecer opções que combinam com seu perfil
  4. Encaminhar seu pedido

Atualmente essa linha de crédito já negociou mais de 1.9 bilhão de reais, com 13 mil propostas aprovadas. Por último, vale lembrar que o BNDES é uma linha de crédito indireta. Ou seja, haverá um intermediário para o repasse do valor. Essa instituição pode ser de sua escolha ou, se preferir, você pode deixar em aberto para que o BNDES decida. Também é possível discutir a possibilidade de crédito diretamente com uma instituição e a partir daí contatar o Canal MPME.     

Existe diferença para MEI?

O número de microempreendedores individuais só cresce no Brasil. Segundo informações do governo nacional, das 3.4 milhões de empresas abertas em 2020, 2.6 milhões eram MEIs. Isso é muita coisa. Obviamente que um quadro tão representativo da economia brasileira não pode ser deixado de lado quando o assunto é empréstimo para CNPJ.  Saiba o que é marketplace e como seu negócio pode se expandir nesse canal Muitas dessas empresas individuais surgiram em decorrência da pandemia, é verdade, mas inúmeras delas podem ser o começo de grandes negócios. E com essa lógica de mercado, as instituições financeiras têm aberto créditos exclusivos para essa modalidade. A grande diferença que há no empréstimo para MEI é, basicamente, o valor que pode ser financiado. No geral, as linhas de crédito para os microempreendedores não passam de 20 mil reais. Na seção que aborda os créditos da Caixa Econômica, já falamos sobre as possibilidades de créditos para MEI, mas existem outras instituições que trabalham com esse público: 

  • Prospera Microcrédito do Santander: o banco espanhol possui linhas de crédito que visam impulsionar micronegócios. Com condições facilitadas e serviços agregados como maquininhas e conta corrente, a instituição é uma das principais opções do mercado
  • Microcrédito Produtivo Orientado do Bradesco: o banco brasileiro tem essa opção com crédito facilitado, isenção de IOF e teto de 21 mil reais. Esse financiamento visa, inclusive, empreendedores informais
  • Itaú Microcrédito: disponível apenas em algumas capitais e regiões, essa linha busca não só entregar valor financeiro, mas também ser uma espécie de mentor para quem está começando
  • Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Brasil: trabalha em bases muito parecidas com a do Bradesco, inclusive oferecendo crédito para empreendedores informais. A diferença está no prazo para pagamentos, sendo o teto em 18 parcelas

O BNDES também oferece empréstimo para MEI e o processo é o mesmo que foi citado acima, com a indicação de seguir para o Canal MPME

Preciso mesmo de empréstimo para crescer? 

Cada negócio tem a sua realidade. Talvez hoje você não sinta a necessidade de buscar alguma forma de crédito. Veja o que mencionamos no texto sobre venture capital: se você procura um negócio estável, buscar incentivos externos pode ser algo arriscado demais. Essa dica serve também para empréstimo para CNPJ. Porém, com um plano sólido e uma visão de futuro, o empréstimo se torna uma via interessante para empresas que ainda não conseguem captar investimentos. É a maneira mais certa e com menor risco para empreendimentos que ainda não passaram de um ano de existência.

Se você é um MEI e precisa de recursos, o empréstimo acaba sendo a saída mais viável, mesmo que o crédito oferecido não seja de um valor tão alto. Por último, para empresas que estão enfrentando endividamentos ou problemas financeiros mais graves, também pode ser a solução mais ágil.  Ou seja, tudo dependerá do seu momento e dos seus objetivos. Mesmo que haja taxas e juros, o empréstimo para CNPJ também é uma das principais formas de fomentar o empreendedorismo e sustentar negócios em períodos de crises ou escassez. 

Esperamos que o seu negócio cresça muito na direção certa, com estabilidade e liquidez. E que você tenha muito sucesso nessa jornada. Conte com os nossos conteúdos para continuar evoluindo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre comércio eletrônico, varejo, gestão, empreendedorismo e muito mais!

    post anterior
    Como ter um negócio escalável no e-commerce?
    próximo post
    Investidor anjo: o que é e como captar recursos com ele
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.