O comércio online é o presente e futuro do varejo. Alto faturamento, facilidade nas vendas, preços competitivos e mercados de nicho são alguns dos fatores que tornam o e-commerce um modelo de negócio com excelente potencial. Nesse cenário, muitos lojistas têm buscado a receita perfeita de como vender mais pela internet.
No entanto, é preciso entender que, sozinhas, as estratégias dificilmente trarão os resultados esperados. A verdade é que a empresa só conseguirá alcançar seus grandes objetivos caso coloque em prática um conjunto de ações eficientes.
Como vender mais e melhor pela internet em 22 passos?
- Tenha uma estratégia bem planejada
- Conheça o mercado em que você atua
- Desenvolva as suas habilidades de vendedor
- Trabalhe com produtos de alta demanda
- Busque bons fornecedores
- Tenha preços competitivos
- Crie anúncios caprichados
- Faça promoções com frequência
- Crie kits de produtos
- Aproveite datas especiais
- Ofereça um atendimento de excelência
- Valorize o pós-venda
- Preze pela reputação da loja
- Use as redes sociais a seu favor
- Invista em campanhas pagas
- Faça parcerias com outras empresas
- Participe de eventos de e-commerce
- Diversifique os canais de venda
- Venda nos grandes marketplaces com o Olist
- Acompanhe as métricas e os resultados
- Nunca pare de estudar
- Tenha foco e persistência
1. Tenha uma estratégia bem planejada
O primeiro passo para quem deseja construir um negócio duradouro e bem-sucedido é ter uma estratégia comercial planejada. Entre os exemplos de práticas essenciais nesse sentido estão:
- Definir os objetivos da empresa
- Conhecer o público-alvo
- Colocar as finanças na ponta do lápis
- Preparar um cronograma de ações
2. Conheça o mercado em que você atua
Antes de começar a vender determinada categoria, é indicado que o lojista conheça a fundo seu segmento. Com isso, fica mais fácil identificar as oportunidades e os desafios de tal nicho de mercado – margem de lucro apertada, por exemplo.
3. Desenvolva as suas habilidades de vendedor
Empatia, proatividade e sensibilidade para entender as reais necessidades do cliente são algumas das características intrínsecas a um bom vendedor. Mais do que realizar a venda, um bom profissional desse ramo consegue cativar o público e fidelizá-lo.
- Oratória
- Persuasão
- Empatia
Veja dicas de como vender bem um produto pela internet.
4. Trabalhe com produtos de alta demanda
Vender produtos de alta demanda é uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas online. Ela ajuda a loja a atrair a atenção do público e se destacar dos concorrentes rapidamente.
Nesse contexto, a sugestão é acompanhar as tendências do mercado para identificar os itens mais vendidos e, então, passar a trabalhar com eles também.
O Google Trends e as listas de tendências do olist podem ser muito úteis na etapa de pesquisa.
5. Busque bons fornecedores
Outra dica relevante para a estratégia de como vender muito pela internet é fazer parcerias com fornecedores de qualidade. Além da segurança nas vendas, isso permitirá que você trabalhe com boas mercadorias, economize dinheiro e ganhe competitividade no mercado.
6. Tenha preços competitivos
Ter preços competitivos é um requisito para vender mais pela internet e obter sucesso. Isso é ainda mais válido para o comércio online, já que em poucos cliques os clientes podem encontrar ofertas mais atrativas.
Frente a isso, aplique preços agressivos em produtos selecionados do seu portfólio. No entanto, lembre-se de agir de forma planejada, fazendo a precificação correta e calculando adequadamente a margem de lucro.
7. Crie anúncios caprichados
Os pilares de um cadastro de sucesso são títulos completos, descrições de produtos detalhadas e cativantes e imagens de qualidade.
Neste e-book, explicamos o passo a passo para criar um anúncio caprichado.
8. Faça promoções com frequência
A importância de fazer promoções para atrair o público certamente não é novidade para você. Crie ações promocionais para ganhar visibilidade no seu segmento e cativar o público.
Além dos descontos tradicionais, dê descontos progressivos e avalie a possibilidade de liberar frete grátis em compras acima de determinado valor. Entretanto, não esqueça de oferecer os benefícios de forma calculada, para não prejudicar as finanças.
Se você deseja otimizar a sua logística e reduzir o custo do frete, ao mesmo tempo que diminui o prazo de entrega, pode gostar de conhecer o olist pax, a solução logística do olist que acelera o envio do produto ao cliente, permitindo que ele receba o pedido em tempo recorde.
9. Crie kits de produtos
Esta ação é fácil de ser colocada em prática e pode gerar ótimos resultados para o ticket médio e para o fluxo de estoque da sua loja. Isso porque o cliente se sentirá estimulado a comprar diferentes produtos relacionados, em troca de um desconto atrativo.
Monte kits com itens similares ou que sejam da mesma categoria – um look completo, por exemplo, no caso de e-commerces de roupas.
10. Aproveite datas especiais
Datas comemorativas representam uma excelente oportunidade de vender mais online. Portanto, não hesite em criar campanhas especiais para eventos relevantes do comércio eletrônico, como Natal, Dia das Mães e Black Friday.
Descubra quais são as principais datas do comércio eletrônico no Calendário do E-commerce, produzido pelo olist!
11. Ofereça um atendimento de excelência
Por mais básica que essa recomendação possa parecer, vale reforçá-la: oferecer aos clientes um atendimento de qualidade deve ser prioridade na sua loja virtual! Mais do que garantir uma boa experiência de compra, isso irá fidelizar o consumidor e torná-lo um promotor da sua marca.
O aumento das vendas e o ganho de reputação serão consequência disso. Veja detalhes de como ter mais sensibilidade no atendimento.
12. Valorize o pós-venda
Muitos lojistas não entendem que a venda não acaba quando o cliente paga pelo produto. Para proporcionar ao público uma experiência completa e satisfatória, é preciso levar em conta a etapa de pós-venda, muito importante no varejo online.
- Enviar recados de agradecimento nas encomendas
- Caprichar na unboxing experience
- Ter agilidade na logística reversa
13. Preze pela reputação da loja
Este é mais um pilar fundamental no processo de como vender mais pela internet. Sem ter boa reputação, a loja dificilmente será bem-sucedida nos negócios. Por isso, dedique esforços para conquistar alta credibilidade online e ganhar autoridade no mercado.
- Uma operação eficiente
- Agilidade na resolução de problemas
- Acompanhamento de sites de reclamação
14. Use as redes sociais a seu favor
De pouco adianta a loja fazer um trabalho incrível se os clientes não têm acesso a ele. É por essa razão que investir em marketing digital no e-commerce deve ser uma das estratégias principais para esses canais de venda.
Use as redes sociais para dar visibilidade ao seu negócio e estreitar o relacionamento com o público. Entre os conteúdos que vão te ajudar a vender mais online estão:
- Compartilhamento de curiosidades da loja
- Divulgação de promoções
- Sorteios
- Interação e engajamento com seguidores, em diferentes plataformas
15. Invista em campanhas pagas
Em complemento à dica anterior, se você deseja vender mais pela internet recomendamos que você invista dinheiro em mídia paga para impulsionar ainda mais as publicações e promoções da loja.
Ferramentas como Google Ads e Facebook Ads podem ser pontos de partida interessantes para a sua estratégia.
Elas permitem que você segmente os anúncios de diferentes maneiras – incluindo localização geográfica – e ganhe visibilidade rapidamente.
16. Faça parcerias com outras empresas
Com isso, ao mesmo tempo em que ganha mais visibilidade, a marca aumenta a taxa de conversão e turbina o faturamento.
17. Participe de eventos de e-commerce
Marcar presença em eventos relevantes do segmento de e-commerce é a oportunidade perfeita para o desenvolvimento profissional.
Lojistas que participam de encontros desse tipo têm a chance de aprender muito mais sobre vendas online e de ficar por dentro das últimas tendências do mercado.
Isso sem falar na possibilidade de divulgar a própria marca e de fazer networking com grandes profissionais do ramo.
18. Diversifique os canais de venda
Na prática, significa que o lojista deve vender em outras plataformas além do e-commerce próprio.
Para isso, uma das alternativas mais acessíveis é anunciar em marketplaces, sites que funcionam como shopping centers online. O Mercado Livre é um dos grandes exemplos desses canais.
19. Venda nos grandes marketplaces com Olist Store
A solução mais indicada para quem deseja conquistar alta performance nos marketplaces é vender com a solução olist store. Somos a maior loja de departamentos desses canais e temos ajudado milhares de lojistas parceiros a venderem muito mais online.
Além disso, temos excelente reputação em mais de 10 marketplaces relevantes no Brasil, como Mercado Livre, Americanas, Submarino, Ponto Frio e Casas Bahia. Acesse nosso site para conhecer mais sobre o olist e confira o vídeo abaixo:
20. Acompanhe as métricas e os resultados
Sendo assim, defina quais são as métricas mais relevantes para a sua estratégia – número de acessos, taxa de conversão e ticket médio, por exemplo – e passe a acompanhá-las atentamente.
Leia também: 9 métricas e KPIs essenciais para quem vende em marketplaces
21. Nunca pare de estudar
22. Tenha foco e persistência
Nós vamos finalizar esta lista de dicas sobre como vender mais pela internet com o elemento primordial para o sucesso de um lojista: ter foco, dedicação e persistência.
Ferramentas para seu e-commerce vender mais online
- olist store: plataforma para venda em marketplaces, com mais de 10 sites parceiros, dezenas de integrações e gestão de vendas centralizada.
- Tiny ERP: sistema de gestão completo e simplificado, com ferramentas para automatização de fluxos, integração de canais e administração financeira.
- olist pax: solução de logística que reduz o tempo de entrega do produto ao cliente.
- Vnda: plataforma de e-commerce para criação de loja virtual e vendas omnichannel.
Ainda tem dúvidas sobre como otimizar a taxa de conversão com o olist👉 Acesse nosso site para saber mais e comece já!