Como vender mais pela internet: CHECKLIST com 22 dicas para ganhar dinheiro rápido


Como vender mais pela internet

O comércio online é o presente e futuro do varejo. Alto faturamento, facilidade nas vendas, preços competitivos e mercados de nicho são alguns dos fatores que tornam o e-commerce um modelo de negócio com excelente potencial. Nesse cenário, muitos lojistas têm buscado a receita perfeita de como vender mais pela internet


No entanto, é preciso entender que, sozinhas, as estratégias dificilmente trarão os resultados esperados. A verdade é que a empresa só conseguirá alcançar seus grandes objetivos caso coloque em prática um conjunto de ações eficientes


Pensando nisso, listamos neste post 22 técnicas de como vender bem pela internet que, juntas, farão você vender mais e melhor no varejo online. Anote as dicas, coloque-as em prática e turbine a sua performance de vendas!

Como vender mais e melhor pela internet em 22 passos?


Entre as principais dicas de como vender mais pela internet estão: 


  1. Tenha uma estratégia bem planejada

  2. Conheça o mercado em que você atua

  3. Desenvolva as suas habilidades de vendedor

  4. Trabalhe com produtos de alta demanda

  5. Busque bons fornecedores

  6. Tenha preços competitivos

  7. Crie anúncios caprichados

  8. Faça promoções com frequência

  9. Crie kits de produtos

  10. Aproveite datas especiais

  11. Ofereça um atendimento de excelência

  12. Valorize o pós-venda

  13. Preze pela reputação da loja

  14. Use as redes sociais a seu favor

  15. Invista em campanhas pagas

  16. Faça parcerias com outras empresas

  17. Participe de eventos de e-commerce

  18. Diversifique os canais de venda

  19. Venda nos grandes marketplaces com o Olist

  20. Acompanhe as métricas e os resultados

  21. Nunca pare de estudar

  22. Tenha foco e persistência


Entenda mais sobre cada uma dessas práticas e aprenda como vender muito pela internet! 


1. Tenha uma estratégia bem planejada


O primeiro passo para quem deseja construir um negócio duradouro e bem-sucedido é ter uma estratégia comercial planejada. Entre os exemplos de práticas essenciais nesse sentido estão: 



  • Definir os objetivos da empresa

  • Conhecer o público-alvo

  • Colocar as finanças na ponta do lápis

  • Preparar um cronograma de ações


Ter esses pontos em vista ajudará você a trabalhar com profissionalismo e a manter o foco na sua jornada empreendedora.

2. Conheça o mercado em que você atua


Esta dica é importante para que você não cometa erros básicos ao buscar aprender como vender mais pela internet.

Antes de começar a vender determinada categoria, é indicado que o lojista conheça a fundo seu segmento. Com isso, fica mais fácil identificar as oportunidades e os desafios de tal nicho de mercado – margem de lucro apertada, por exemplo.


Portanto, faça a lição de casa e pesquise bastante sobre as tendências do segmento e os principais concorrentes diretos.

3. Desenvolva as suas habilidades de vendedor


Empatia, proatividade e sensibilidade para entender as reais necessidades do cliente são algumas das características intrínsecas a um bom vendedor. Mais do que realizar a venda, um bom profissional desse ramo consegue cativar o público e fidelizá-lo


Por isso, dedique-se constantemente a aprimorar as suas habilidades, incluindo:


  • Oratória

  • Persuasão 

  • Empatia


Veja dicas de como vender bem um produto pela internet.


4. Trabalhe com produtos de alta demanda


Vender produtos de alta demanda é uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas online. Ela ajuda a loja a atrair a atenção do público e se destacar dos concorrentes rapidamente.


Nesse contexto, a sugestão é acompanhar as tendências do mercado para identificar os itens mais vendidos e, então, passar a trabalhar com eles também. 


O Google Trends e as listas de tendências do olist podem ser muito úteis na etapa de pesquisa.



5. Busque bons fornecedores


Outra dica relevante para a estratégia de como vender muito pela internet é fazer parcerias com fornecedores de qualidade. Além da segurança nas vendas, isso permitirá que você trabalhe com boas mercadorias, economize dinheiro e ganhe competitividade no mercado.


Para encontrar os melhores parceiros, faça uma pesquisa aprofundada e peça indicações para outros profissionais de e-commerce e do seu segmento.

6. Tenha preços competitivos


Ter preços competitivos é um requisito para vender mais pela internet e obter sucesso. Isso é ainda mais válido para o comércio online, já que em poucos cliques os clientes podem encontrar ofertas mais atrativas. 


Frente a isso, aplique preços agressivos em produtos selecionados do seu portfólio. No entanto, lembre-se de agir de forma planejada, fazendo a precificação correta e calculando adequadamente a margem de lucro.



7. Crie anúncios caprichados


Quando o assunto é como vender mais pela internet, dedicar-se ao cadastro dos produtos é extremamente importante. O anúncio representa o primeiro contato do cliente com a mercadoria e, em outras palavras, funciona como o cartão de visitas da loja. 

Os pilares de um cadastro de sucesso são títulos completos, descrições de produtos detalhadas e cativantes e imagens de qualidade.


Neste e-book, explicamos o passo a passo para criar um anúncio caprichado.


8. Faça promoções com frequência


A importância de fazer promoções para atrair o público certamente não é novidade para você. Crie ações promocionais para ganhar visibilidade no seu segmento e cativar o público. 


Além dos descontos tradicionais, dê descontos progressivos e avalie a possibilidade de liberar frete grátis em compras acima de determinado valor. Entretanto, não esqueça de oferecer os benefícios de forma calculada, para não prejudicar as finanças.


Se você deseja otimizar a sua logística e reduzir o custo do frete, ao mesmo tempo que diminui o prazo de entrega, pode gostar de conhecer o olist pax, a solução logística do olist que acelera o envio do produto ao cliente, permitindo que ele receba o pedido em tempo recorde.


Ainda neste artigo falaremos sobre outras ferramentas para vendas online que vão te ajudar a vender mais. Acompanhe!

9. Crie kits de produtos


Esta ação é fácil de ser colocada em prática e pode gerar ótimos resultados para o ticket médio e para o fluxo de estoque da sua loja. Isso porque o cliente se sentirá estimulado a comprar diferentes produtos relacionados, em troca de um desconto atrativo. 


Monte kits com itens similares ou que sejam da mesma categoria – um look completo, por exemplo, no caso de e-commerces de roupas.



10. Aproveite datas especiais


Datas comemorativas representam uma excelente oportunidade de vender mais online. Portanto, não hesite em criar campanhas especiais para eventos relevantes do comércio eletrônico, como Natal, Dia das Mães e Black Friday


Descubra quais são as principais datas do comércio eletrônico no Calendário do E-commerce, produzido pelo olist!


11. Ofereça um atendimento de excelência


Por mais básica que essa recomendação possa parecer, vale reforçá-la: oferecer aos clientes um atendimento de qualidade deve ser prioridade na sua loja virtual! Mais do que garantir uma boa experiência de compra, isso irá fidelizar o consumidor e torná-lo um promotor da sua marca


O aumento das vendas e o ganho de reputação serão consequência disso. Veja detalhes de como ter mais sensibilidade no atendimento.


12. Valorize o pós-venda


Muitos lojistas não entendem que a venda não acaba quando o cliente paga pelo produto. Para proporcionar ao público uma experiência completa e satisfatória, é preciso levar em conta a etapa de pós-venda, muito importante no varejo online. 


Algumas dicas para otimizar essa etapa são:


  • Enviar recados de agradecimento nas encomendas

  • Caprichar na unboxing experience

  • Ter agilidade na logística reversa


13. Preze pela reputação da loja


Este é mais um pilar fundamental no processo de como vender mais pela internet. Sem ter boa reputação, a loja dificilmente será bem-sucedida nos negócios. Por isso, dedique esforços para conquistar alta credibilidade online e ganhar autoridade no mercado


Entre as ações que podem ajudar você em tal processo estão:


  • Uma operação eficiente

  • Agilidade na resolução de problemas

  • Acompanhamento de sites de reclamação


14. Use as redes sociais a seu favor


De pouco adianta a loja fazer um trabalho incrível se os clientes não têm acesso a ele. É por essa razão que investir em marketing digital no e-commerce deve ser uma das estratégias principais para esses canais de venda.


Use as redes sociais para dar visibilidade ao seu negócio e estreitar o relacionamento com o público. Entre os conteúdos que vão te ajudar a vender mais online estão:



  • Compartilhamento de curiosidades da loja 

  • Divulgação de promoções

  • Sorteios

  • Interação e engajamento com seguidores, em diferentes plataformas



15. Invista em campanhas pagas


Em complemento à dica anterior, se você deseja vender mais pela internet recomendamos que você invista dinheiro em mídia paga para impulsionar ainda mais as publicações e promoções da loja


Ferramentas como Google Ads e Facebook Ads podem ser pontos de partida interessantes para a sua estratégia.


Elas permitem que você segmente os anúncios de diferentes maneiras – incluindo localização geográfica – e ganhe visibilidade rapidamente. 


16. Faça parcerias com outras empresas


Para acelerar ainda mais o crescimento da sua loja online, busque parcerias com outras empresas relacionadas. 

No caso de quem trabalha com suplementos, por exemplo, é possível fazer uma parceria com academias e oferecer descontos para alunos e funcionários desses locais. 

Com isso, ao mesmo tempo em que ganha mais visibilidade, a marca aumenta a taxa de conversão e turbina o faturamento.


17. Participe de eventos de e-commerce


Marcar presença em eventos relevantes do segmento de e-commerce é a oportunidade perfeita para o desenvolvimento profissional


Lojistas que participam de encontros desse tipo têm a chance de aprender muito mais sobre vendas online e de ficar por dentro das últimas tendências do mercado. 


Isso sem falar na possibilidade de divulgar a própria marca e de fazer networking com grandes profissionais do ramo.


18. Diversifique os canais de venda


A diversificação dos canais de venda deve ser um dos pilares da estratégia de como vender mais pela internet. Assim, evita-se a dependência de uma única fonte de faturamento. 

Na prática, significa que o lojista deve vender em outras plataformas além do e-commerce próprio. 


Para isso, uma das alternativas mais acessíveis é anunciar em marketplaces, sites que funcionam como shopping centers online. O Mercado Livre é um dos grandes exemplos desses canais.


19. Venda nos grandes marketplaces com Olist Store


A solução mais indicada para quem deseja conquistar alta performance nos marketplaces é vender com a solução olist store. Somos a maior loja de departamentos desses canais e temos ajudado milhares de lojistas parceiros a venderem muito mais online.


Além disso, temos excelente reputação em mais de 10 marketplaces relevantes no Brasil, como Mercado Livre, Americanas, Submarino, Ponto Frio e Casas Bahia. Acesse nosso site para conhecer mais sobre o olist e confira o vídeo abaixo:



20. Acompanhe as métricas e os resultados


A partir do momento em que você começar a colocar em prática as dicas anteriores, é preciso acompanhar a evolução do desempenho do seu e-commerce. Do contrário, você não conseguirá medir de forma adequada os resultados das ações. 

Sendo assim, defina quais são as métricas mais relevantes para a sua estratégia – número de acessos, taxa de conversão e ticket médio, por exemplo – e passe a acompanhá-las atentamente.


Leia também: 9 métricas e KPIs essenciais para quem vende em marketplaces


21. Nunca pare de estudar


Esta recomendação vale não só para sua carreira de lojista, mas para a vida de forma geral. Adotar uma postura proativa nos estudos fará com que você desenvolva a sua visão estratégica, ganhe autoridade no mercado e fique muito à frente dos concorrentes. 

Pensando nisso, sempre separe um tempo do seu dia para consumir conteúdos – textos, vídeos, podcasts etc. – sobre e-commerce, tendências de mercado e assuntos afins.

22. Tenha foco e persistência


Nós vamos finalizar esta lista de dicas sobre como vender mais pela internet com o elemento primordial para o sucesso de um lojista: ter foco, dedicação e persistência


A jornada empreendedora está repleta de desafios, e por isso é essencial que você se mantenha firme em seus objetivos e não desista facilmente.

Sendo assim, una o desenvolvimento profissional à sua paixão pelos negócios e construa uma carreira brilhante no e-commerce!

Ferramentas para seu e-commerce vender mais online


Para trilhar uma história de sucesso no e-commerce, é preciso que o lojista adote estratégias avançadas e que esteja sempre inovando. Tal processo exige, acima de tudo, dedicação intensa, muito estudo e trabalho árduo. 

A partir nisso, apresentamos neste post algumas dicas que podem ajudar você na busca por vender mais e melhor. Mas, junto com essas dicas, o uso da tecnologia é indispensável em um cenário tão competitivo como o atual. 

Nesse sentido, algumas ferramentas para vendas online que podem te ajudar a se destacar da concorrência são:


  • olist store: plataforma para venda em marketplaces, com mais de 10 sites parceiros, dezenas de integrações e gestão de vendas centralizada.

  • Tiny ERP: sistema de gestão completo e simplificado, com ferramentas para automatização de fluxos, integração de canais e administração financeira.

  • olist pax: solução de logística que reduz o tempo de entrega do produto ao cliente. 

  • Vnda: plataforma de e-commerce para criação de loja virtual e vendas omnichannel.


Ainda tem dúvidas sobre como otimizar a taxa de conversão com o olist👉 Acesse nosso site para saber mais e comece já!


Esperamos que nossas dicas de como vender mais pela internet ajudem você a se profissionalizar e a sua loja a crescer cada vez mais.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe com a gente nos comentários!


    post anterior
    Marketplace vs Loja Virtual: as dores e delícias de investir em ambos
    próximo post
    [CASE] Descubra como a Tiger Bras vende quase R$ 3 mil por dia com o Olist!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.