Descubra o que é bot para WhatsApp e quando usá-lo!

O que é bot para whatsapp e quando usá-loA internet favorece negociações de produtos e serviços em milhares de plataformas. E-mail, chat e redes sociais são apenas algumas opções de canais para fazer o atendimento online. Se você também utiliza um aplicativo de mensagens, talvez queira saber mais sobre o bot para WhatsApp.

Trata-se de uma novidade que funciona de maneira parecida com muitos sistemas de automação. O objetivo é permitir que usuários do aplicativo tenham facilidade no momento de trocar informações com possíveis clientes. Isso inclui tirar dúvidas, fornecer dados e até interagir com o público.

Confira mais detalhes sobre o assunto e entenda como os bots podem ser úteis para diferentes empresas e profissionais!

O que é bot para WhatsApp?


Foi-se o tempo em que todas as atividades do ambiente digital precisavam ser desempenhadas por pessoas. Hoje, existem tecnologias avançadas para criar sistemas que facilitem uma série de processos. Muitas de suas ações, inclusive, são tomadas sem nenhum comando humano.

Os bots são ótimos exemplos de ferramentas que funcionam quase que de forma autônoma. Muitos são desenvolvidos a partir de algoritmos de inteligência artificial ou aprendizagem automática. Isso significa que são programados para simular várias práticas humanas.

No caso do WhatsApp, a comunicação entre bots e usuários ocorre a partir de perguntas e respostas. Graças ao machine learning, os robôs conseguem identificar palavras-chave e reconhecer números durante uma conversa. Essa interação permite dar um retorno adequado a quem faz contato.

Como esse recurso pode ajudar?


O bot para WhatsApp atua capturando várias informações enviadas pelo usuário. O objetivo é compreender os questionamentos da pessoa e dar o melhor feedback. O robô também pode enviar sugestões de respostas para que o usuário selecione aquela mais condizente com sua dúvida.

Programar um sistema para atender grupos com diferentes necessidades é uma grande vantagem. Empresas e profissionais que precisam vender pelo WhatsApp, por exemplo, podem usar os robôs para manter um contato padronizado e mais frequente com a clientela.

Basta adequar a linguagem do bot e outros detalhes ao perfil do negócio, sempre buscando uma abordagem que se aproxime da conduta organizacional. Com um bom planejamento, o público dificilmente terá dificuldade para resolver questões por meio da tecnologia.


Quando vale a pena usar?


O bot para WhatsApp pode ser útil em diferentes situações e favorece diversas áreas. Quem trabalha com vendas de produtos e divulgação de serviços certamente encontrará vantagens na ferramenta. Afinal, estará deixando boa parte das tarefas nas mãos do sistema.

Imagine ter que recepcionar clientes individualmente e garantir que a comunicação seja fluida em todos os casos? Para algumas empresas, incluindo lojas online, fica difícil dar conta de tantas solicitações de contato. A saída, portanto, é otimizar determinadas atividades e se beneficiar da tecnologia.

Os bots garantem um retorno rápido às mensagens. Também ajudam bastante naquelas ações básicas, como dar as boas-vindas a um novo cliente e fazer a despedida após a compra. Podem, ainda, ser programados para enviar avisos importantes ou recomendar produtos em destaque.

Várias empresas utilizam robôs para dialogar com o público via WhatsApp, não havendo limitação para nichos. Assim, se a sua intenção é facilitar as inúmeras fases do atendimento, já pode considerar o investimento nesse tipo de recurso.

Como criar o bot ideal?


Como toda ferramenta, o bot para WhatsApp deve ser desenvolvido com base nos objetivos e perfil do negócio. Tenha em mente, por exemplo, que um robô criado para ajudar pessoas nos estudos tem características distintas daquele que visa dar suporte a grupos vulneráveis.

No primeiro caso, é esperado que as mensagens enviadas pelo sistema sejam mais ricas em detalhes, com sugestões de materiais para consulta e revisão. Já na segunda situação é preciso focar o retorno rápido e a entrega de respostas claras, para orientar indivíduos que demandam ajuda urgente.

Etapas de criação


Para fazer um robô e começar a usá-lo no aplicativo de mensagens, é preciso obter a aprovação da empresa. Após essa solicitação, deve usar a API do WhatsApp Business para começar a estruturar a ferramenta, além de personalizar cada detalhe de acordo com os objetivos da marca.

Os serviços para customizar robôs geralmente são pagos. Felizmente, diversas empresas do Brasil trabalham com isso e podem ajudar seu negócio a aderir à novidade. Os preços para desenvolver bots que usam inteligência artificial também variam bastante.

Os valores costumam ser definidos pela quantidade de robôs que você necessita. Quanto maior o investimento, mais agilidade terá em seu atendimento, pois haverá bots trabalhando simultaneamente.

Quais são os benefícios?


O bot para WhatsApp proporciona muitas vantagens ao automatizar tarefas. Vale lembrar que suas ações nunca vão substituir o atendimento humano, mas podem otimizar o trabalho dos profissionais que desejam entregar o melhor aos seus clientes.

Confira, abaixo, os principais benefícios relacionados ao recurso.

Redução de custos


A operação dos robôs pode representar economia para as lojas. Afinal, você precisará de menos funcionários cuidando da parte do atendimento e, por conta disso, não terá que custear as despesas geradas com grandes equipes.

Os robôs também podem operar a qualquer dia e horário, de forma ininterrupta. Essa disponibilidade não gera gasto extra, o que significa que o seu negócio estará sempre de prontidão para receber contatos.

Agilidade e precisão


As pessoas estão cada vez mais exigentes quando o assunto é atendimento. Então, quando não conseguem um retorno rápido para suas solicitações, é provável que desistam da negociação ou procurem a concorrência. E você não quer que a demora resulte em perda de potenciais clientes, certo?

Utilizar bots no WhatsApp gera resposta rápida a todos os usuários que entram em contato com a sua marca. Outro ponto favorável está na padronização do diálogo, graças à programação estabelecida para todos os bots. Isso faz com que qualquer pessoa receba o mesmo nível de atenção e qualidade durante a conversa.

Maior retenção de clientes


O bom atendimento é crucial para a satisfação dos clientes. Quando um padrão elevado é mantido por muito tempo, a tendência é que novas indicações surjam para fortalecer o número de consumidores fiéis. E é justamente isso que os robôs fazem: melhorar a experiência do público para atrair cada vez mais compradores.

A retenção pode ser maior com um trabalho conjunto entre as equipes e os sistemas de automação. Por isso, é sempre importante destinar recursos suficientes a cada área do negócio, sem priorizar ou negligenciar qualquer uma delas.

O bot para WhatsApp é uma boa opção para sua loja?


Quem trabalha usando algum aplicativo de mensagem, seja qual for o segmento, não tem nada a perder com o investimento em robôs. Se é o seu caso, é bem provável que já tenha a resposta na ponta da língua, basta procurar os melhores parceiros para implementar esse tipo de recurso.

Agora que aprendeu sobre o potencial do bot para WhatsApp, você tem mais uma ferramenta disponível para favorecer as negociações no ambiente online. Aos poucos, ganhará tempo para se dedicar às práticas que realmente necessitam de contato humano.

Quer acompanhar outros conteúdos relevantes como este? Curta a página do Olist no Facebook e fique de olho nas publicações!

    post anterior
    Brindes para clientes: entenda aqui por que oferecê-los!
    próximo post
    Entenda o que é e como participar de um comparador de preços!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.