Fotos, vídeos, efeitos, stories, curtidas, comentários… Quem gosta de interagir com os amigos nas redes sociais provavelmente faz uso frequente do Instagram. O aplicativo, que permite o compartilhamento de imagens, tem cerca de 50 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil – o segundo maior mercado da companhia, logo atrás dos Estados Unidos.
Com tamanha visibilidade, o app logo passou a ser visto pelos empresários como um canal de divulgação dos produtos. Atuando como uma vitrine, apresenta ao público diferentes mercadorias e facilita a comunicação entre lojista e consumidor. Entretanto, a simples postagem de imagens não é tão efetiva, já que, para comprar o que deseja, o usuário precisa interromper a navegação no aplicativo e buscar mais informações em outras páginas.
Percebendo isso, a companhia lançou, em março de 2018, o Instagram Shopping. A ferramenta permite que as empresas marquem produtos nas publicações orgânicas (não patrocinadas) – processo semelhante ao de marcação de usuários. Assim, os clientes têm acesso a detalhes da mercadoria direto pelo aplicativo e de maneira interativa e imersiva. O resultado é o impulsionamento das vendas sem a necessidade de criação de anúncios.
Neste texto, você vai conhecer o passo a passo completo para criar o seu catálogo e descobrir como usar o Instagram Shoppimh. Depois dessa leitura, sua loja já estará pronta para conseguir mais vendas a partir de um dos aplicativos mais usados no país.
Por que usar o Instagram na divulgação do seu negócio?
Existem diversos motivos para uma maior atuação das empresas no Instagram, o primeiro deles é o aumento exponencial das vendas no e-commerce nos últimos anos, fato este que demonstra o aumento da confiança das pessoas em relação ao mercado digital e, até mesmo, uma preferência por este.
Percebe-se que, atualmente, os consumidores exigem da marca uma presença mais próxima e íntima do seu dia a dia, sendo exatamente isso que a rede social Instagram proporciona.
O usuário a utiliza como fonte de lazer e descontração, permitindo que você o alcance de uma forma menos invasiva e mais pessoal, estabelecendo aquilo que chamamos de laço de empatia entre o comprador e a marca.
Além disso, essa plataforma tem crescido muito mais que qualquer outra nos últimos anos, sendo hoje uma das mais acessadas em todo o mundo, ou seja, o Instagram se tornou uma grande vitrine, onde o seu produto estará exposto para milhares de pessoas ao mesmo tempo e a todo instante.
O que o Instagram Shopping pode fazer pela sua empresa
O Instagram Shopping está disponível para pequenas, médias e grandes empresas. Até então, a divulgação de links de produtos ou conteúdos só era permitida na biografia e em stories de perfis de contas verificadas com mais de 10 mil seguidores. Caso contrário era preciso pagar pelo anúncio. Agora, o novo recurso cria uma nova jornada de compra do cliente e, assim, otimiza as vendas. E o melhor: isso não custa nada ao lojista.
A ferramenta fornece, no próprio feed do app, detalhes e o custo dos produtos. Caso toque na tela por interesse em adquirir alguma mercadoria, o usuário vê a imagem, preço e descrição do produto e é redirecionado para o site do lojista. Estão disponíveis as seguintes funcionalidades às empresas:
- Escolher quais fotos serão destacadas;
- Marcar até cinco etiquetas por imagem ou vinte por carrossel (publicação com várias imagens);
- Adicionar filtros e legendas;
- Visualizar prévias e salvar rascunhos.
O que é o catálogo de produtos do Instagram?
O Instagram Business é a versão de negócios para o aplicativo, que permite uma série de vantagens para os lojistas. Uma delas é o catálogo, que funciona como uma vitrine.
Quando seus produtos são cadastrados na ferramenta, o seu aplicativo se torna um grande mostruário online. Nele, as pessoas podem encontrar o que procuram, compartilhar as ofertas com amigos dentro da plataforma e ainda finalizar a compra.
Ao pensar na experiência do cliente, isso é muito valioso já que pelo catálogo é possível:
- Conferir o preço em apenas um clique
- Acessar a descrição detalhada
- Encontrar itens relacionados
Esses três pontos simplificam a jornada de compra e aumentam as chances de a venda ser realizada. E o melhor: você não precisa pagar nada para ter o seu Instagram Business com catálogo. Essa é mais uma oportunidade de estar na mídia, com um custo reduzido.
Quais são os requisitos para utilizar o Instagram Shopping e seu catálogo de produtos?
Agora que você entendeu o que é o catálogo no Instagram Shopping, sua loja deve se certificar de que está qualificada para utilizar a ferramenta. Confira quais são os requisitos:
1. Estar localizada nos países disponíveis
2. Cumprir os termos e políticas comerciais da rede social
3. Concordar com o acordo do vendedor (políticas de produtos)
4. Utilizar a versão mais atualizada do aplicativo
5. Ter um domínio de site em que pretende vender (como um e-commerce)
6. Converter a conta em um perfil comercial. Faça isso da seguinte forma:
Acesse o seu perfil > Vá para as configurações > Escolha a opção “Mudar para o perfil comercial” > Na tela “Instagram para empresas”, toque em “Entrar com o Facebook” e, em seguida, confirme o processo em “OK” > Selecione, entre as páginas administradas por você, a que será associada ao perfil da sua marca > Por fim, configure a conta comercial, preenchendo e-mail, telefone e endereço.
Ao terminar, você receberá uma mensagem informando que o processo foi bem sucedido. Caso ainda tenha dúvidas, confira o vídeo explicativo do Instagram.
7. Conectar o perfil comercial a um catálogo do Facebook. Isso é realizado por meio do Gerenciador de Negócios ou das lojas do Facebook – a configuração pode ser feita em plataformas como Shopify ou BigCommerce. Mais informações, aqui.
Essa última etapa é importante porque o Instagram Shopping não permite que as vendas sejam feitas na plataforma. Em vez disso, é uma vitrine que direciona o potencial cliente para o site em que os produtos são vendidos.
Como adicionar catálogo no Instagram em apenas 5 passos?
Uma das maneiras de vender mais e melhor é por meio da divulgação e engajamento nas redes sociais. Isso significa que estar online e colocar um catálogo no Instagram pode ampliar o reconhecimento da sua marca.
Confira o passo a passo para criar catálogo no Instagram e tenha melhores resultados na sua loja:
Passo 1: Vincular o Instagram a uma página do Facebook
Para adicionar catálogo no Instagram, o primeiro passo é ter uma conta no Facebook, para então vincular as duas e gerenciá-las a partir do Gerenciador de Negócios. Ou seja, caso a sua marca ainda não tenha um perfil na rede, será necessário criar para poder utilizar esse recurso do Instagram Business.
Essa etapa é simples, seguindo estes passos:
- No Gerenciador de Negócios, clique em “Configurações” e depois em “Business Settings”
- Na página clique em “Contas” e aí em “Contas do Instagram”
- Depois é só clicar em “Adicionar” e, na caixa que abrir, clicar em “Conectar sua conta do Instagram”
- Depois, faça login e pronto. Agora já é a hora de criar o catálogo de produtos!
Passo 2: Criar o catálogo de produtos
A segunda etapa pode ser um pouco mais complexa, mas vamos desmistificar cada ponto:
- Acesse a página de Vendas da Meta em https://business.facebook.com/commerce/
- Clique em “Criar um catálogo” e depois em “Começar”
- Selecione o tipo de produto e defina as configurações
- Quando finalizar, clique em “Ver Catálogo”
Pronto! Agora só falta adicionar os itens em seu catálogo, e isso pode ser feito de diferentes maneiras. Clique em “Itens” no menu à esquerda e depois "Adicionar itens”. Por último, selecione “Adicionar vários itens”. Confira quais são elas e escolha a melhor para seu negócio:
- Manual
É quando você sobe cada produto um a um na plataforma. Não é recomendado para quem tem muitos produtos, porque toda alteração precisará ser feita manualmente e pode levar muito tempo.
- Data feed (mais recomendado)
É quando você faz o upload de uma planilha para adicionar e alterar os produtos de forma automática no catálogo do Instagram. É o mais recomendado pelo próprio Instagram já que automatiza o processo como um todo.
- Pixel
Usado quando você tem um site próprio e usa o Pixel do Facebook (código que fica inserido no corpo do seu site para rastreamento das interações dos usuários) da sua loja online para “puxar” os dados para o catálogo do Instagram.
Passo 3: Ativar o catálogo na loja do Instagram
Depois que o catálogo foi criado e configurado, é só ativá-lo no próprio Gerenciador de Negócios para começar a divulgar seus produtos.
- Clique em “Loja”, no menu à esquerda
- Depois selecione quais canais você quer usar (Instagram ou Facebook) e clique em “Avançar”
- Selecione o método de pagamento. Existem dois modelos: ou o cliente paga na própria rede social ou é redirecionado para o seu site onde conclui a compra.
- Nesta etapa, você seleciona qual conta será responsável pela loja, assim como fornece seu e-mail comercial e site.
- Em último lugar é a hora de definir para quais países você faz o envio dos seus produtos.
- Ao finalizar, você tem acesso a uma prévia da sua loja do Instagram e a envia para validação interna da Meta.
Passo 4: Criar etiquetas dos produtos e divulgá-los
No último passo para criar um catálogo no Instagram, temos etapas mais simples. Nelas, você poderá marcar seus produtos com o ícone da sacola de compras em seus posts, tanto no feed quanto nos stories:
- Toque em “Adicionar foto”
- Adicione uma legenda
- Selecione “Marcar produtos”
- Toque na foto
- Pesquise e selecione o produto
- Clique em “Concluir”
Agora o produto está pronto para ser compartilhado. Nos stories, a opção de etiqueta está na aba de adesivos, enquanto no feed o botão fica logo abaixo do conteúdo.
Como ter sucesso com as vendas no Instagram?
Apesar de todo o processo de adicionar catálogo no Instagram não ser tão rápido, ele vale cada segundo se você pretende vender mais por meio dessa rede social. Isso porque o Instagram tem se tornado um mecanismo de busca para o usuário na hora de fazer compras ou encontrar produtos.
Mas só isso não garante o sucesso nas vendas. Afinal, de nada adianta ter um catálogo cheio de produtos, mas sem prestar atenção nas boas práticas que esse recurso pede. Por isso, é fundamental seguir algumas regras para chamar a atenção do seu potencial cliente. Confira:
Tenha boas fotos dos produtos
As pessoas são muito visuais, principalmente na internet. Se você usa o Instagram pessoal, já deve ter percebido que o maior engajamento (ou seja, curtidas e comentários) são de pessoas que tiram boas fotos.
Os influenciadores, por exemplo, seguem essa regra: é importante vender uma boa imagem. Isso é válido também para seus produtos.
Saber tirar boas fotos não é algo apenas para profissionais da fotografia. Hoje, qualquer lojista com um celular, boa iluminação e criatividade consegue transformar a imagem de um produto.
Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. E, se você quer se diferenciar da concorrência, as fotos são o primeiro ponto de destaque.
Tire as possíveis dúvidas dos usuários
Quando um cliente chega até a sua loja no Instagram, ele busca resolver seus problemas com rapidez. Uma das maneiras de conseguir isso é oferecendo uma FAQ, ou seja, um espaço com perguntas frequentes.
O próprio Instagram já oferece esse recurso. Basta acessar “Configurações” > “Empresa” > “Perguntas Frequentes”, e configurar suas perguntas e respostas.
Além da FAQ, é importante que você consiga oferecer respostas rápidas e padronizadas, que mostrem o profissionalismo da sua empresa. A rapidez é importante porque, segundo a CX Trends 2022, 32% dos consumidores já desistiram de realizar uma compra pelo tempo de resposta muito longo.
Faça títulos e descrições chamativos
No primeiro tópico, falamos sobre a importância das imagens. Mas o título e a descrição do produto não ficam de fora.
É necessário entender o que seu cliente busca e também se utilizar das melhores técnicas de marketing para encantá-lo logo na primeira olhada. Ou seja: ainda que os títulos sejam curtos, eles precisam descrever o produto e também chamar a atenção.
Nas descrições, o raciocínio é o mesmo. Já passou o tempo que o marketing servia apenas para falar da parte funcional do que se vende. Agora, mais do que nunca, você tem que aproveitar todos os espaços de mídia para se conectar com o consumidor e com o problema que ele quer resolver.
Veja, por exemplo, como a marca de acessórios para animais de estimação Zee Dog usa os títulos e descrições do catálogo do Instagram:
Certifique-se de que os links estão corretos
Sempre que você cadastrar um produto no catálogo do Instagram, será necessário direcionar para a sua loja online, caso tenha. Nesse momento, é importante que você se certifique que o link presente no catálogo está indo para o produto correto.
Já imaginou um cliente clicar em uma coleira e ser direcionado para uma capa de chuva? Isso frustra a expectativa, afeta a experiência do usuário e pode dificultar a venda. Portanto, preste muita atenção na hora de cadastrar os links.
Tudo pronto para colocar seu Instagram Shopping no ar?
Depois de todo o passo a passo e das dicas que você encontrou por aqui, chegou a hora de sair da teoria e ir para a prática!
Como o catálogo do Instagram é gratuito, não espere mais para fazer esse recurso trabalhar para você. Lembre-se que, quanto mais canais de venda, maiores são as chances da sua loja ser mais conhecida pelos clientes e aumentar o faturamento e a taxa de conversão. Então mãos à obra e sucesso!