Marketing viral: como criar estratégias que viralizam?

Marketing viral – Como criar estratégias que viralizamDentre as muitas vantagens do marketing digital, está ter um maior controle sobre as suas estratégias. E isso é válido mesmo para ações que dependem diretamente do envolvimento do seu público com a mensagem transmitida. Dessas, o marketing viral é a que recebe maior destaque. Mas o que significa esse termo e como ele pode ser utilizado dentro do seu planejamento estratégico👉

Em resumo, o marketing viral busca produzir conteúdos que gerem um buzz orgânico em diferentes canais de comunicação. Ou seja, o material é tão interessante que extrapola qualquer expectativa criada antes da sua divulgação. Mas tamanho benefício não poderia ser alcançado sem um alto preço, certo? Para ter sucesso com essa estratégia, é necessário acertar a audiência em cheio. Nada menos que isso.

A boa notícia é que existem formas de aumentar as chances de sucesso da sua campanha. Mesmo dependendo de uma reação espontânea dos usuários, algumas técnicas podem deixar o seu conteúdo mais atrativo para gerar a tão sonhada repercussão orgânica. Isso vai da escolha dos canais mais apropriados para incentivar o compartilhamento da mensagem até o tom de voz utilizado.

Que tal, então, entender como criar estratégias eficientes de marketing viral👉 Continue a leitura e confira!


O que é marketing viral?


Antes de entender como fazer, é preciso compreender a estratégia de forma geral. Viral é todo conteúdo — seja por meio de textos, seja com vídeos — que é compartilhado em grandes proporções a partir de uma reação orgânica da audiência. A ideia é que a sua mensagem chegue ao maior número de usuários possíveis, gerando um burburinho em torno da sua estratégia.

O objetivo é despertar emoções nos usuários. Uma campanha engraçada usando a sua marca pode fazer com que mais pessoas se interessem e compartilhem o material.

Assim, o foco deixa de ser exatamente a sua empresa e passa a ser o conteúdo em si. Com isso, é bem verdade que a maior parte da audiência talvez não note a relação com o seu negócio, mas outra parcela significativa vai perceber quem estava por trás da ideia.

A estratégia de marketing viral, portanto, só funciona realmente quando a mensagem transmitida ganha mais espaço do que a própria empresa. E isso não se limita a uma campanha publicitária elaborada — pode ser um anúncio tradicional nas redes sociais ou, até mesmo, um post no blog. O mais importante é produzir uma mensagem relevante e que estimule o compartilhamento entre os usuários.

Imagine que a sua empresa vá lançar um novo produto ou serviço. Em vez de simplesmente comunicar a novidade, é possível explorar melhor o desejo do público. Assim, antes do lançamento, pequenos conteúdos criam curiosidade na audiência, fazendo com que o assunto seja comentado naturalmente. Esse é apenas um exemplo do que pode ser feito com o marketing viral.

Embora dependa diretamente da reação das pessoas, o que reduz o controle sobre a estratégia, existem formas de retomá-lo. Com algumas técnicas específicas, se torna mais fácil saber o que funciona e o que não funciona com seu público, o que reforça a importância de entender mais sobre a sua persona e fazer uma análise da concorrência. É assim que a empresa conseguirá produzir conteúdos propensos a viralizarem.

Quais são as vantagens dessa estratégia?


Mas, se o público pode simplesmente não reagir como o esperado, por que investir no marketing viral? Em primeiro lugar, conseguir a atenção dos usuários não é tão fácil, o que exige a implementação de outras estratégias não tão tradicionais. E quando se fala em diferenciação, acertar com a viralização de conteúdos é a melhor forma de fazer isso.

Para não ter dúvidas, confira a lista dos principais benefícios em seguir com essa estratégia!

Maior alcance


Quando se diz que um conteúdo se tornou viral, isso significa que ele gerou muitos compartilhamentos. Ou seja, o alcance da sua mensagem é enorme. Assim, em vez de limitar o impacto do seu conteúdo ao seu público-alvo tradicional, novos consumidores em potencial podem ser impactados.

Dentro de um cenário em que as barreiras físicas são cada vez menores, é uma oportunidade de expandir a atuação da empresa. Imagine, por exemplo, quem tem um e-commerce: por que limitar seu alcance a uma determinada região?

Como o marketing viral contribui diretamente para impactar mais e mais usuários, grupos que nem mesmo sabiam da existência da sua marca podem passar a conhecê-la a partir de uma mensagem de impacto. E o melhor: esse alcance não exige nenhum tipo de investimento adicional.

Presença digital


A presença digital é cada vez mais importante para as empresas se posicionarem no mercado, mas isso não significa apenas criar posts nas redes sociais ou ter a sua página de e-commerce.

É preciso ser atuante nos canais em que o público da sua loja está. E a proposta do marketing viral é exatamente expandir a presença de uma marca no cenário digital e até aumentar as vendas (já ouviu falar em social commerce👉).

Mesmo que muitas das ações de marketing viral que funcionam não tenham a marca como foco, o consumidor vai perceber a relação com a sua loja de alguma forma. Ainda que inconscientemente, mais pessoas vão ter contato com a sua empresa, o que fortalece a sua presença. Com o buzz gerado pela ação, outras marcas, sites e empresas também podem passar a repercutir o que foi feito.

Abordagem natural


Também é importante lembrar que a abordagem aos clientes é feita de forma natural. Afinal, os consumidores já são bombardeados por anúncios e campanhas em todos os sites, páginas e aplicativos que utilizam. Por que não levar a sua mensagem de forma mais natural ao público? Para começar, o usuário provavelmente vai receber o seu viral por meio de um amigo, familiar ou colega.

Quando isso acontece, ele já está mais receptivo para absorver a mensagem ou, pelo menos, conferir o conteúdo enviado. As chances de ele gostar e seguir o fluxo de compartilhamento se tornam maiores.

Além disso, muitos dos virais são conteúdos engraçados ou inusitados, o que, por si só, já torna a abordagem mais eficiente. Assim, sua marca não precisa forçar uma presença, pois ela acontece naturalmente.

Custos mais baixos


Especialmente para quem tem o seu negócio próprio, pode ser importante encontrar mecanismos que gerem uma economia de recursos ou resultem em um retorno muito maior do que o valor investido.

A essência do marketing viral é o seu crescimento orgânico. Na prática, isso significa menores custos: não é preciso realizar um grande investimento para que a sua mensagem chegue a mais pessoas.

Assim, esqueça os anúncios pagos, pois o compartilhamento é natural e gratuito. Analisando as métricas mais relevantes de uma campanha, o marketing viral contribui para a redução do Retorno sobre Investimento (ROI), por exemplo, que é um dos indicadores essenciais para medir a eficiência de uma estratégia.

Consciência da marca


Outro ponto importante do marketing viral é a capacidade de criar uma consciência de marca mais forte entre diferentes públicos. Imagine que o seu negócio fosse limitado a um determinado público-alvo. Quando algum dos seus conteúdos viraliza, a marca acaba sendo lembrada também. É uma maneira de estabelecê-la como referência em seu segmento, sempre de forma mais natural.

Como surge um viral?


Além de ficar por dentro dos benefícios de apostar no marketing viral, é importante entender quais são as suas principais características. Afinal, essa estratégia também tem uma espécie de funil de vendas.

É capaz de gerar sentimentos na audiência


Não importa se é uma risada ou uma reflexão sobre um assunto sério, o marketing viral tem, por característica, a proposta de gerar um sentimento positivo na audiência. É preciso que, de alguma forma, o usuário se sinta confortável e estimulado o suficiente para compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Assim, um vídeo que mostra cenas tristes também pode viralizar, mas as chances são menores.

O mais importante é conseguir estabelecer uma relação entre a mensagem transmitida e o consumidor. Quando isso ocorre, as possibilidades de viralizar aumentam consideravelmente. Então, é preciso pensar em como o seu conteúdo vai, de alguma forma, mexer com as emoções da audiência.

É facilmente compreendido


Para que um conteúdo viralize, é importante não limitar o seu entendimento a um público restrito. Isso significa que a sua mensagem deve ser facilmente compreendida. Ao focar muito um tema que vai ser do interesse de apenas um nicho, por exemplo, a viralização fica mais difícil. Por isso, é importante não ter o foco no produto ou serviço, mas nas emoções que estão conectadas a eles.

A preocupação da compreensão se estende ao formato do conteúdo. Um vídeo de 30 minutos dificilmente vai se tornar viral. É preciso ser breve e direto na hora de transmitir a mensagem. Sem enrolações, o ideal é conseguir a atenção do usuário logo de cara. As possibilidades são variadas — uma imagem forte ou uma chamada bem escrita —, mas devem facilitar a vida do usuário.

É compartilhável


Uma etapa indispensável ao marketing viral é tornar o conteúdo fácil de ser compartilhado. Isso começa com a definição de quais são os canais e formatos utilizados para que ele viralize.

Como fazer com que um PDF de cinco páginas se torne viral? Não é mais fácil produzir um infográfico com um layout chamativo e que reforce apenas os pontos mais relevantes da sua mensagem? Ou, talvez, criar uma imagem que consiga captar toda a essência da sua mensagem?

E como permitir que os usuários possam compartilhar o conteúdo sem muita dificuldade? Além de apostar em táticas como um CTA, é necessário estar nos canais certos. Uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, é mais complexa de ser compartilhada, enquanto as redes sociais são ideais para viralizar.

O princípio do buzz: o que é?


A tradução do termo inglês buzz é “zumbido”, que pode ser interpretado, também, como burburinho. Ou seja, é um tema ou tópico que está gerando interesse em uma determinada parcela do público. Quando uma certa ação, campanha ou situação conseguiu cativar a atenção de muitas pessoas nas redes sociais, é um buzz.

Esse conceito, porém, não se resume ao tamanho da repercussão de um fato específico. Existe uma teoria por trás dessa metodologia, e pode ser importante entendê-la.

Afinal, o marketing boca a boca não acontece apenas por coincidência — existe um princípio por trás da ideia. Ao estruturar uma campanha, a própria empresa pode estimular os usuários a contribuir para a transformação do conteúdo em um viral.

Assim, à medida que os usuários vão se relacionando com o material feito pela sua empresa, a sua divulgação vai crescendo. Para que essa teoria funcione, porém, é importante conhecer um pouco sobre os diferentes perfis que tornam possível a viralização de uma campanha ou conteúdo. Confira!

Alfas


Em primeiro lugar, surgem os Alfas, que representam aqueles usuários que têm o seu próprio estilo, mas estão sempre em busca de mais informações e experiências inovadoras. Eles também fazem questão de estar mais atualizados do que o restante da internet. Ou seja, assim que uma novidade já não é tão nova, aquele tópico deixa de ser do seu interesse, pois preferem a exclusividade.

Abelhas


O zumbido também representa o barulho que as abelhas propagam, certo? E dentro do buzz marketing, nada mais justo do que elas receberem o seu devido reconhecimento.

Os Abelhas também fazem questão de ter as informações mais recentes e experiências diversificadas, mas costumam ser mais generosos. Como? Não querem ser apenas os donos da novidade, mas espalhar a notícia.

Ou seja, um usuário identificado como Abelha vai receber um conteúdo interessante e vai fazer questão de repassá-lo para o máximo de pessoas possíveis. Isso não porque vai ganhar alguma coisa em troca, e sim porque quer comentar sobre o assunto com seus conhecidos, por exemplo. Dentro do marketing viral, essa parte dos usuários desempenha um papel essencial.

Grande Público


Como o nome já indica, o Grande Público representa a maior parte dos usuários que estão nas redes sociais. A principal característica desse grupo é não ter interesse ou tempo de ficar atrás de novas informações. Isso não significa, porém, que devam ser deixados de lado na sua estratégia. Principalmente porque esse é um grupo grande e vai ser importante para propagar a mensagem do conteúdo.

Retardatários


Enquanto isso, os Retardatários estão tão atrasados que só entram em contato com uma novidade quando ela já deixou de ser algo inovador. Ou seja, estão sempre atrás e não desempenham um papel relevante para que o conteúdo comece a viralizar. Mesmo assim, como representam uma parte considerável dos usuários da internet, não podem ser ignorados — até porque têm potencial de ajudar a estender a viralização.

Fímbria de Lunáticos


O grupo da Fímbria de Lunáticos tem uma representatividade muito pequena e, portanto, não vai influenciar diretamente o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing viral.

Atuam em nichos extremamente segmentados e estão preocupados com as suas próprias ideias e teorias. Os conteúdos que interessam ao grupo são bastante exclusivos, e a penetração de ideias externas é complicada.

Como fazer estratégias que viralizem?


Agora que você já sabe tudo sobre o conceito de marketing viral, que tal dar o próximo passo e entender como implementar uma estratégia do tipo no seu negócio? Confira, abaixo, as principais ideias para impactar o maior número de consumidores a partir de um conteúdo específico!

Entender as crenças da sua persona e sua filosofia de vida


Para promover organicamente o conteúdo e fazer com que ele viralize, a primeira etapa é entender aquilo em que a sua persona acredita e como ela se comporta. Afinal, o sucesso e a propagação da sua estratégia só vão acontecer se ela tiver impacto no seu público mais fiel. Apenas após a repercussão dentro da sua audiência já consolidada é que o seu conteúdo vai poder, de fato, viralizar.

Por essa razão, é importante estudar bastante quem você quer impactar. Mas não faça isso apenas para transmitir a sua ideia. Naturalmente, é importante que essas pessoas se sintam incentivadas a compartilhar o que viram, leram ou ouviram.

Entender a sua filosofia de vida vai, portanto, ser muito útil nessa etapa, especialmente para conseguir gerar a emoção tão necessária. É uma das características mais importantes do marketing viral. Afinal, é a partir disso que toda a estratégia pode ser montada para que a sua mensagem cause o impacto esperado.

Estar antenado e trabalhar temas que estão em alta


Além de entender o que pode funcionar ao se comunicar com o seu público, é preciso ficar atento ao que de mais novo está sendo comentado. Quais temas estão em alta? Isso pode ser feito da maneira mais simples. No período de Natal, por exemplo, por que não criar um conteúdo emocionante ou irreverente utilizando figuras clássicas dessa tradição?

Quando um assunto é parte da rotina dos usuários na internet, o marketing viral pode se aproveitar. Afinal, melhor do que tentar impor um novo tópico para ser debatido é entrar na conversa de maneira natural e mais descontraída. A sua empresa vai conseguir aproveitar o burburinho que está sendo gerado por um tema específico, facilitando a viralização.

[contact-form-7 id="15924" title="amp-downloadlistadomilhao"]

Conhecer qual temática viraliza com a persona que quer atingir


Mas não é porque um tema específico está em alta que ele vai ser útil para a sua estratégia. É preciso unir os dois tópicos levantados anteriormente. O que está sendo comentado pela persona que você quer atingir👉 Como tornar a sua mensagem ainda mais relevante para a audiência específica?

Um conteúdo pode ser brilhantemente produzido para esse propósito, mas errar na hora de causar o impacto. Sendo assim, é muito importante analisar a fundo o comportamento da sua persona. E isso vai influenciar não apenas a criação do conteúdo, mas, também, os canais de propagação.

Utilize os canais adequados para viralizar


Isso mesmo: é preciso escolher os canais e plataformas mais apropriados para se comunicar com o seu público e permitir que o conteúdo viralize. Quanto mais tempo o usuário passar em uma determinada rede social ou, mesmo, quanto maior for o seu engajamento, maiores as chances de sucesso. Analise essas métricas nos canais em que a sua marca está presente e pense em formatos ideais para essas plataformas.

Não pense apenas em viralizar


Pode até parecer estranho, mas esse ponto é importante: ao criar um conteúdo de marketing viral, não pense apenas em viralizar. Afinal, você não pode esquecer que, ainda que o material não se torne um viral, é possível que continue sendo útil para a sua audiência. Por isso, estruture uma campanha que ofereça um valor real para o seu público-alvo, evitando desperdiçar a sua mensagem.

Investir em Abelhas para divulgar campanhas e conteúdos


Como mostrado acima, é preciso saber utilizar o conceito de buzz para potencializar a sua estratégia de marketing viral. Por isso, investir no grupo das Abelhas pode ser uma alternativa válida. Por que não focar os usuários que estão mais dispostos a propagar o seu conteúdo? Assim, fica muito mais fácil garantir que a sua estratégia, de fato, viralize de maneira orgânica.

Qual é a importância de focar o orgânico?


Com tanta concorrência no mercado, muitas empresas acabam se esquecendo de investir em ações que criem tráfego orgânico. Por mais que uma campanha de mídia paga gere resultados mais rápidos, é importante ter uma presença digital consolidada com estratégias orgânicas. Quando a sua empresa acerta em ações como o marketing viral, o retorno pode ser muito positivo sem tantos investimentos.

Para ter os resultados de forma orgânica, porém, é necessário ainda mais dedicação. O planejamento, por exemplo, deve ser mais detalhado, permitindo criar conteúdos relevantes. Seguindo algumas das ideias apresentadas acima, a sua loja pode ter resultados mais satisfatórios mesmo sem precisar realizar grandes investimentos em publicidade. Com paciência e cautela, essa opção tem enorme potencial.

Agora que você já sabe tudo sobre marketing viral e como as plataformas são cada vez mais bem exploradas pelas empresas, que tal se aprofundar em um tópico fundamental? Entenda como vender nas redes sociais com boas estratégias e ferramentas!

    post anterior
    Como usar o IGTV para expandir a autoridade de marca? Conheça 5 maneiras
    próximo post
    Como a busca pelo consumo consciente influencia o comportamento do público?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.