ERP é um sistema integrado de gestão que vem do inglês Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais. Ele reúne tudo que uma empresa precisa: estoque, vendas, fornecedores, clientes, finanças e muito mais. Com estas informações, você já sabe o que é ERP.
Imagine ter todos os processos da sua empresa organizados em um único lugar! Com o ERP, conseguimos integrar e automatizar atividades, eliminando a bagunça de múltiplos sistemas. Assim, o dia a dia fica muito mais fluido.
Contar com as ferramentas certas é essencial para obter resultados. E por que não conhecer mais sobre como um bom ERP pode otimizar sua gestão? Vamos juntos explorar as vantagens e descobrir como escolher a melhor opção para sua empresa!
Como funciona o sistema ERP?
Basicamente, o sistema ERP é como um banco de dados estruturado da empresa. Todas as informações ficam armazenadas e disponibilizadas em uma única plataforma, podendo administrar os acessos entre diferentes níveis e necessidades dos funcionários.
Desta forma, todo o volume de informações fica organizado com facilidade para pesquisas e análises, sem deixar de lado a segurança necessária para visualizar os arquivos.
Quando realizados por meio de um sistema ERP, o controle das vendas, despesas, estoques, financeiro, recursos humanos e/ou serviços permite que as etapas sejam concluídas em um ritmo mais ágil, tanto na gestão do e-commerce quanto na gestão de uma loja física.
Isso impacta positivamente a satisfação do cliente e os resultados da empresa por proporcionar uma otimização de tarefas e informações.
Alguns exemplos práticos da utilização do ERP na rotina de uma empresa:
- o gestor pode cadastrar, organizar e ter acesso a todas as contas a pagar e a receber;
- informações para gestão de pessoas;
- todas as vendas, online ou offline, podem ser registradas e monitoradas;
- acompanhamento de pedidos de compras;
- atualização de estoque em tempo real.
Vamos supor que o setor de produção utilize todo o estoque de uma matéria-prima, mas a informação está cadastrada no ERP. Logo o setor de compras visualiza a necessidade de reposição e pode providenciar novos materiais.
As vendas deste novo produto são registradas no sistema e o time de marketing consegue acompanhar o desempenho em tempo real, estando apto a realizar campanhas específicas conforme os resultados apresentados.
Além disso, o RH e o setor financeiro podem fazer seus respectivos registros com dados dos colaboradores, para que todas as informações estejam unificadas e tenham um histórico completo.
Todos os setores da empresa são beneficiados com um bom sistema de ERP e, consequentemente, toda a organização ganha eficiência e eficácia.
História e evolução do sistema ERP
O desenvolvimento do software ERP passou por diversas etapas e melhorias. O modelo EOQ (Economic Order Quantity) foi um dos pioneiros, calculando a quantidade ideal de materiais e minimizando custos com estoque.
Após décadas de uso, a fabricante Black & Decker desenvolveu uma versão aprimorada chamada MRP (Material Requirement Planning), integrando os conceitos do EOQ ao computador. Essa solução foi amplamente utilizada até meados da década de 80.
Em 1983, surgiu o MRP II (Manufacturing Resource Planning), um sistema integrado que reuniu vendas, compras, estoque, contabilidade, finanças, planejamento e programação da produção. Com a integração de dados, diferentes departamentos da empresa puderam acessar informações relevantes.
A evolução do MRP II levou o Gartner Group a perceber que esse novo modelo de gestão conectava toda a empresa, resultando na criação do termo ERP (Enterprise Resource Planning).
Atualmente, o ERP não se limita mais apenas ao controle de estoque ou produção. Ele evoluiu para atender diversas áreas, como marketing e atendimento ao cliente.
Com a digitalização, as soluções de ERP também incorporaram tecnologias como inteligência artificial e análise de dados. Isso permite que as empresas tomem decisões mais rápidas e informadas.
Quais as vantagens de utilizar um ERP?
As empresas têm um grande fluxo de informações para ser controlado e organizado. Apesar de muito úteis, utilizar apenas planilhas pode não ser suficiente para uma boa gestão.
Adotar um sistema ERP é uma solução que padroniza processos e diminui os riscos relacionados a falhas na manutenção de dados, como duplicidade ou falta de informações, por exemplo.
A padronização das informações é apenas uma das vantagens de se utilizar um ERP. Selecionamos mais algumas para você conhecer e analisar o que faz sentido para seu negócio. Acompanhe!
Organização
Esta é a principal razão que leva pequenos e médios empreendedores a adquirirem um sistema ERP: a melhora na organização. Manter uma rotina nos processos é fundamental para um bom planejamento.
Uma vez que todas as informações do negócio estarão disponíveis de forma centralizada, rápida e acessível, consequentemente a operação otimiza tempo.
Além disso, não será necessário ocupar espaço na empresa para guardar arquivos. Esses podem ser incluídos diretamente no sistema, a fim de alimentar e facilitar ao gerar relatórios.
Economia de tempo e dinheiro
O custo operacional de um negócio pode ser bem alto se o empreendedor não souber otimizar e integrar os processos e recursos disponíveis. Utilizar diversos sistemas para controlar uma empresa pode gerar um custo alto para o caixa.
Um sistema ERP ajuda a centralizar a operação, evitando o uso de múltiplas plataformas, com informações desencontradas e erros que acarretem prejuízos.
O ERP também oferece mais produtividade para o negócio. Seguindo uma rotina de ações, fica claro para o usuário qual é o próximo passo a ser seguido, otimizando seu tempo. Dessa forma, a equipe consegue focar em atividades que podem gerar mais retorno financeiro para a empresa, como campanhas para aumentar as vendas.
Informações concretas e seguras
A informação é essencial para analisar a performance da empresa. Com dados precisos sobre compras, vendas e impostos, a gestão ganha confiança para tomar decisões. Imagine ter todas as informações centralizadas! Isso diminui a chance de erros e facilita encontrar inconsistências rapidamente.
Mas não basta estarem centralizadas, as informações também precisam estar seguras. Para crescer, sua empresa precisa de um sistema que proteja todos os dados inseridos.
Já pensou no impacto que um ERP com forte segurança da informação pode ter no seu negócio? Escolher um sistema focado na proteção dos dados é fundamental para garantir o sucesso.
Integração com outros setores
A comunicação entre setores pode ter uma grande melhoria com a integração dos processos. A efetividade e agilidade das operações reduzem o tempo de espera e de conclusão das tarefas.
Com todos os processos da empresa centralizados, fica mais fácil o compartilhamento de informações entre os setores, a fim de melhorar o fluxo de trabalho.
Para cada setor, o sistema ERP oferece funcionalidades específicas, que quando integradas facilitam o andamento dos processos. Sem necessidade de realizar trabalhos manuais e com facilidade de comunicação, a rotina de trabalho se tornará mais fluida, o que contribui para aumentar a produtividade da equipe.
Automatização de rotinas
Se a intenção é entregar melhores resultados, o sistema deve ser o responsável por automatizar os processos e torná-los ainda mais eficientes. Utilizar um ERP faz com que diversas rotinas sejam otimizadas.
Em poucos cliques, é possível importar os pedidos de múltiplos canais de venda, gerar as notas fiscais e realizar a emissão, todas de uma só vez.
Tarefas que eram totalmente manuais podem ser automatizadas ou finalizadas em poucos cliques, sem sair do sistema. Assim, sobra mais tempo para que a equipe se concentre em outras atividades.
Se a sua empresa também trabalha com lojas físicas, os diversos estoques ficam atualizados, sem que seja necessário acessar cada produto para verificar e alterar a quantidade. Tudo acontece em sintonia, evitando retrabalho e fazendo com que as informações estejam sempre atualizadas.
Baixo custo
Muitas empresas de ERP oferecem planos que cabem no bolso dos mais diversos tamanhos de organizações. Outra vantagem é que, além desse baixo custo, algumas oferecem período experimental, além de não cobrarem taxa de implementação ou contrato.
Que tal experimentar hoje mesmo todos os benefícios do ERP da Olist? Acelere sua operação com nossos descontos especiais!
Muito além de centralizar dados e otimizar sua gestão, um bom ERP também é peça importante para que as informações da sua empresa se mantenham seguras.
Lembre-se de que o sistema reúne dados de notas fiscais, clientes, fornecedores e transações que, caso sejam perdidos ou vazados, podem acarretar muitos prejuízos ao negócio.
Veja como um ERP garante a segurança das suas informações:
- controle de acesso: é possível controlar as permissões, de modo que somente pessoas autorizadas podem acessar ou alterar as informações, diminuindo o risco de vazamento de dados. Além disso, níveis de acesso podem ser classificados conforme a necessidade de cada colaborador;
- criptografia de dados: bancos de dados em servidores comuns e outros métodos tradicionais não têm essa barreira de segurança. No ERP da Olist, os dados são protegidos com a tecnologia SSL (Secure Socket Layer), impedindo que as informações sejam transmitidas ou acessadas por terceiros;
- firewalls: nos ERPs, o monitoramento do firewall consegue identificar acessos maliciosos a fim de suspender o envio de informações e inviabilizar ataques cibernéticos, por exemplo. Os critérios de restrição do firewall podem ser configurados conforme a sensibilidade dos dados manipulados.
Qual é a importância do ERP para a sua empresa?
Se você trabalha com vendas, entender o que é ERP e a sua importância pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Um sistema de gestão empresarial não apenas centraliza informações, mas também transforma a maneira como você lida com processos, clientes e dados.
A necessidade de eficiência e segurança se torna ainda mais importante com o crescimento do negócio. Com um ERP, você pode otimizar operações, minimizar erros e ter um controle mais preciso sobre sua empresa, garantindo que você esteja sempre um passo à frente da concorrência.
1) Potencializa o crescimento
À medida que a empresa cresce, surgem novos clientes e demandas que necessitam de processos mais eficientes. No início, é possível adaptar esse novo funcionamento com planilhas e tabelas. Mas para que a mudança seja mais rápida, eficaz e sem perda de dados antigos, o ideal é fazer a contratação de um ERP.
2) Maior segurança
Informações relacionadas à empresa, na maioria dos casos, são o que a organização tem de mais valioso. Deixar processos e protocolos em planilhas e documentos simples pode ser um grande risco.
Um sistema ERP, ao contrário, fornece toda a estrutura necessária para garantir a segurança dos seus dados, que são criptografados e protegidos pela robustez da plataforma.
3) Otimização dos processos
Um funcionário, mesmo que tenha aptidão com planilhas e outras ferramentas, costuma demorar um tempo maior para compilar os dados e repassar informações estratégicas. Com um sistema ERP, ele vai conseguir fazer o mesmo trabalho com muito mais rapidez, garantindo maior eficiência no processo.
4) Diminuir erros
Toda vez que a empresa apresenta algum erro referente a informações e dados, perde-se tempo nas correções, para refazer a atividade ou encontrar o problema. Se você observar que determinados processos começam a apresentar falhas repetidas, o ERP pode ser a solução necessária.
5) Controle do negócio
Entender perfeitamente todos os processos é essencial para empreendedores e gestores que cuidam da operação e da saúde do negócio. Se, em algum momento, os profissionais envolvidos começarem a perder o controle sobre o que ocorre na operação do negócio, significa que a contratação de um ERP é necessária.
Existe diferença entre ERP e hub de integração?
Apesar de parecidos, o ERP e o hub de integração são diferentes e precisam ser analisados antes da contratação efetiva do serviço.
O hub conta com mais funcionalidades quando se considera sua conexão com diferentes marketplaces. Ele não tem acesso a todos os dados da empresa, nem pode realizar processos operacionais de sua rotina, como gerenciamento financeiro ou emissão de notas fiscais, portanto necessita de um ERP para estas rotinas.
O uso de um hub é indicado para quem precisa administrar as vendas nos marketplaces, mas não tem tanta experiência no assunto.
Já o ERP pode ter funções de hub, mas com algo a mais referente a gestão. Ele pode ser conectado a um ou mais marketplaces para criar os anúncios dos produtos, receber as vendas de forma centralizada, controlar os estoques, emitir as notas fiscais e despachar as encomendas para os clientes.
Porém, necessita de configurações específicas na integração de cada marketplace para poder cumprir os requisitos e permitir a criação de anúncios. Assim, é indicado para quem tem mais experiência com venda em múltiplos canais.
Qual a diferença entre ERP e CRM?
Embora parecidas, ERP e CRM são soluções distintas.
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado que ajuda a gerenciar processos internos de uma empresa. Ele controla finanças, estoque, produção e recursos humanos. Pense nele como o cérebro da empresa, organizando tudo em um só lugar.
Já o CRM (Customer Relationship Management) foca no relacionamento com o cliente. Ele armazena dados sobre interações, preferências e histórico de compras. É como um assistente pessoal que ajuda a entender melhor os clientes e aumentar as vendas.
Então, como decidir qual desses sistemas sua empresa precisa? Ambos são essenciais, mas cada um tem seu papel específico.
Você quer melhorar a eficiência interna ou fortalecer o relacionamento com o cliente? Responder essa pergunta vai ajudar a tomar a melhor decisão.
Planilha ou ERP?
Durante muito tempo, as planilhas eletrônicas foram a solução mais comum para registrar e controlar as atividades na empresa. Elas são fáceis de usar e acessíveis. No entanto, quando sua empresa começa a crescer, as limitações se tornam evidentes.
Você já se deparou com erros de digitação ou dificuldade em compartilhar informações em tempo real? Esses problemas podem custar caro.
O ERP oferece uma abordagem integrada e automatizada. Ele centraliza dados, facilita a colaboração entre equipes e melhora a eficiência.
Ao decidir entre planilha ou ERP, é importante considerar suas necessidades. Se você tem uma operação pequena e simples, as planilhas podem ser suficientes. Mas, se a sua empresa está crescendo ou se você enfrenta desafios de gerenciamento de dados, o ERP pode ser a solução ideal.
Para quais empresas o sistema ERP é indicado?
Sistemas ERP são ferramentas versáteis, recomendadas para empresas de todos os tamanhos. Desde startups até grandes corporações, eles otimizam a gestão, melhoram a organização dos dados e facilitam a tomada de decisões estratégicas. Confira como se beneficiar em cada tipo de negócio.
Porte da empresa
O uso de um ERP é recomendado para empresas de todos os portes. Veja como ele pode ajudar negócios em diferentes momentos:
- novas empresas: começar com um ERP é uma excelente estratégia. Todas as informações ficam organizadas desde o início, facilitando decisões rápidas e eficazes;
- pequenas empresas em crescimento: ao substituir planilhas e caderninhos, a gestão se torna mais eficiente. Isso permite que você dedique mais tempo ao que realmente importa, ou seja, fazer o negócio crescer, ao invés de se perder em burocracias e problemas;
- empresas médias em evolução: um ERP promove a conexão entre setores. Com dados organizados em um único lugar, todas as áreas conseguem acessar informações de maneira rápida e prática, melhorando a colaboração e a produtividade;
- grandes empresas: com recursos como dashboards, inteligência artificial e automação, um ERP pode integrar bancos de dados e modernizar processos complexos. Ele é essencial para lidar com operações em larga escala, proporcionando suporte e agilidade.
O ERP da Olist é projetado para atender às necessidades de todos os portes de empresas, oferecendo planos adaptados à realidade de cada negócio. Qual solução se encaixa melhor na sua realidade?
Exemplos de ERP por setor da empresa
Independentemente do setor em que atua, o ERP é uma solução essencial para a organização do negócio.
Se você tem uma loja física, um e-commerce, presta serviços ou anuncia produtos em diferentes canais, com certeza vai precisar controlar os estoques, emitir as notas fiscais, verificar a saúde financeira do negócio, entre outras informações da operação.
Veja o que um ERP oferece para cada setor!
E-commerce
Automatização de processos de vendas online (emissão de NFs, etiquetas de envio e atualização de estoque), integração com loja virtual própria e/ou marketplaces, trabalho com ou sem estoque próprio, administração de separação e embalagem, controle de expedição: são tantos detalhes que qualquer falha pode gerar uma experiência ruim ao consumidor.
Assim, com um ERP isso não acontece, afinal, o risco de erro é minimizado e toda a operação é dinamizada para focar no aumento das vendas online.
Indústria
Controle de estoque de matéria-prima, relatórios dinâmicos de desempenho, cadastros padronizados de fornecedores, emissão fácil de boletos e notas fiscais, além de uma variedade enorme de extensões que tornam o sistema único para gerir os muitos processos envolvidos, da matéria-prima ao consumidor final.
Serviços
Organização de ordens de serviços, contratos recorrentes, emissão de NFS-e, propostas comerciais, simplificação de tarefas, processos, fluxos e registros, além do planejamento financeiro da empresa para simplificar a prestação de serviços.
Comércio
Integração com PDV, cadastro de diferentes fornecedores, CRM, gestão de ordens de compra, precificação, propostas comerciais e pedidos de vendas. São tantas atribuições e pontos de atenção no dia a dia de um comércio que um ERP se faz essencial em diversas etapas do negócio, otimizando o tempo de gestão e a organização da sua rotina.
Problemas que o ERP ajuda a solucionar
As dificuldades na gestão podem impactar diretamente o crescimento e a competitividade de uma empresa. Um ERP ajuda a resolver problemas comuns, como falta de controle de estoque, atendimento ineficiente e decisões baseadas em informações imprecisas. Veja como essa solução pode transformar a gestão do seu negócio.
Dificuldade em atender o cliente com rapidez e segurança
Os consumidores de hoje esperam respostas rápidas. A automatização de processos, proporcionada pelo ERP, é a chave para atender a essas expectativas. Com ele, é possível visualizar o status do pedido, verificar o estoque disponível e consultar números de rastreamento.
Além disso, o ERP oferece informações que permitem um atendimento mais personalizado, essencial para fidelizar clientes.
Falta de controle de estoque
Um estoque desorganizado traz sérios prejuízos a qualquer negócio. Se um cliente faz uma compra, tem o pagamento processado e depois recebe a mensagem de que o produto não está disponível para envio, a frustração é gerada e a jornada de compra já tem um impacto negativo.
Por mais que seja feito o estorno, dentro do que o Código de Defesa do Consumidor prevê, essas ocorrências frustram a experiência do cliente e estimulam a busca pela concorrência.
Decisões equivocadas por falta de informações
A geração de dados é uma grande vantagem para as empresas, permitindo decisões baseadas em informações concretas sobre clientes e concorrência.
Sem um bom ERP, o gestor pode ter uma visão limitada do cenário da empresa, o que pode levar a decisões equivocadas e comprometer a sobrevivência do negócio. Ter acesso a dados claros é essencial para a segurança e o sucesso da gestão.
Falta de segurança dos dados
A segurança da informação é um aspecto essencial para qualquer empresa, reforçada com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Caso ocorra o vazamento de referências sensíveis sobre o seu cliente, como endereço, telefone e número de cartão de crédito, a responsabilidade é sua.
Um bom sistema de ERP promove uma proteção maior dessas informações, bloqueando ataques maliciosos e permitindo o controle do acesso.
Ocorrências de não conformidade
A conformidade é essencial para a imagem de qualquer negócio. Normas e regulamentações, como a LGPD, abrangem desde políticas de devolução até a emissão de notas fiscais e pagamento de impostos.
Um bom ERP ajuda a controlar esses processos de forma eficiente, evitando erros que podem gerar problemas com a fiscalização ou reclamações de clientes. E claro, manter a conformidade é importante para novas vendas e parcerias.
Desconexão entre canais de vendas
Uma estratégia utilizada por diversas empresas é o uso de diferentes canais de vendas para a oferta dos produtos, aproveitando as possibilidades que a loja virtual própria, os marketplaces e a gestão omnichannel oferecem.
Porém, essa abordagem traz uma dificuldade: centralizar as informações de estoque e de faturamento, para uma gestão apurada e conectada. Isso traz dados de faturamento dispersos e a falta de controle adequado do estoque, entre outras complicações.
Um bom ERP permite a integração de todos esses dados, dando ao administrador uma visão bem mais clara do negócio.
Problemas na atualização de preços
Atualizações de preços são necessárias e inevitáveis. Em muitos casos, as empresas praticam preços diferentes entre loja física, e-commerce próprio e marketplaces. Isso porque os custos para vender em cada um desses canais é diferente.
Com um ERP, fica mais fácil enviar e atualizar os preços para múltiplos canais de venda, sem a necessidade de alteração individual em cada produto.
Falhas no fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um dos pontos mais importantes de uma boa gestão financeira. Sem saber exatamente quanto de dinheiro entra e sai da sua loja, fica difícil pensar nas próximas ações ou até mesmo entender se a empresa está dando retorno.
O mesmo vale para o demonstrativo de resultados (DRE), que mostra as movimentações do negócio, com lucro e prejuízo.
Ter uma solução que traga essas informações de maneira clara é fundamental para uma administração consciente. A partir desses dados, o gestor consegue pensar em novas estratégias e decidir os rumos da sua empresa com consciência.
Ferramentas essenciais em um ERP
Para ter uma empresa organizada, o sistema ERP é uma ferramenta essencial, independentemente de qual segmento do mercado o seu negócio esteja inserido.
Além de saber o que é sistema ERP, é preciso entender as funcionalidades mais buscadas e necessárias para utilizar este sistema e escolher a melhor solução. Acompanhe!
Emissão de notas fiscais (NF)
A emissão de notas fiscais (NF) é uma rotina essencial para quem vende online ou em loja física. As NFs garantem segurança nas transações, tanto para o vendedor quanto para o comprador.
Com um sistema ERP, essa tarefa se torna muito mais prática. Todas as informações sobre impostos e produtos estão centralizadas, permitindo que você emita notas rapidamente. Ao importar pedidos de diferentes canais, os dados do cliente e dos produtos são integrados automaticamente.
Com poucos cliques, você pode gerar e emitir as NFs junto à Sefaz, evitando a digitação manual e minimizando erros.
Gestão de pedidos
Organizar pedidos é um desafio comum, especialmente quando você vende em várias plataformas. Integrar seu ERP a diferentes canais de venda facilita a gestão. Assim, você pode acompanhar todos os pedidos em um único lugar, sem precisar acessar várias plataformas. Isso economiza tempo e garante o envio correto dos produtos.
Um gerenciamento eficiente dos pedidos aumenta a satisfação dos clientes, não acha? Com o ERP, você controla desde o recebimento até o envio, tornando cada etapa mais ágil e sem erros.
Controle de estoque
O controle de estoque é uma das funcionalidades mais valiosas de um sistema ERP. Ele permite uma gestão integrada do estoque de lojas físicas ou virtuais.
Com essa centralização, você pode registrar compras, controlar quantidades, cadastrar produtos e gerenciar entradas e saídas de mercadorias em um só lugar. Isso ajuda a evitar problemas, como a venda de produtos sem estoque disponível.
Imagine perder vendas por falta de atualização? Com o ERP, seu estoque é atualizado automaticamente, minimizando erros e melhorando a experiência de compra do cliente.
Integração com outros sistemas
A integração é um dos grandes benefícios de um sistema ERP. Ela simplifica muitos processos, permitindo que você conecte seu ERP em plataformas de e-commerce e marketplaces. Com isso, é fácil criar anúncios de produtos para diferentes canais simultaneamente.
Você também centraliza todos os pedidos em um único sistema, tornando a gestão mais prática. Além disso, a integração com soluções de logística e gateways de pagamento ajuda a otimizar a análise de fretes e pagamentos, trazendo mais eficiência aos processos e reduzindo erros.
Gestão financeira
O controle das finanças é fundamental para a saúde de qualquer empresa. Um sistema ERP centraliza contas a pagar e a receber, proporcionando uma visão clara das finanças.
Para o gestor, fica mais fácil fazer a análise e a tomada de decisões sobre investimentos, promoções e lançamentos de produtos.
Com informações detalhadas sobre vendas e despesas, você pode prever a necessidade de caixa nos próximos meses. Sem esses dados, como você tomaria decisões informadas?
O ERP oferece relatórios essenciais, como balancete e fluxo de caixa, permitindo que você tenha sempre um panorama atualizado da situação financeira do seu negócio.
Como escolher um ERP?
Agora que você já sabe o que é ERP, chegou a hora de entender quais critérios devem ser considerados antes de escolher um sistema para implementar na sua empresa:
- conheça as necessidades e metas da sua empresa;
- verifique as funcionalidades principais do ERP;
- pesquise a reputação e avaliações do sistema;
- priorize sistemas online;
- avalie o armazenamento e a segurança dos dados;
- observe a usabilidade do sistema;
- busque as melhores opções de suporte;
- analise a qualidade das integrações;
- busque opções que atendam bem o seu segmento;
- busque a melhor relação custo-benefício.
Por que escolher o ERP da Olist?
A Olist garante tudo que você leu até aqui sobre os sistemas ERP! O sistema organiza a rotina das empresas para que você tenha mais tempo de focar nas estratégias organizacionais.
No sistema de gestão da Olist, os processos do backoffice do seu e-commerce ou da sua loja física são centralizados em um sistema fácil de utilizar e com a segurança necessária para:
- anunciar produtos;
- receber pedidos;
- emitir notas fiscais;
- controlar estoques.
O ERP da Olist oferece 30 dias grátis para não restar dúvidas de que esta é a melhor escolha para o seu negócio. Cadastre-se!