O mercado de telefonia e acessórios para celulares tem um alto potencial de negócio e representa um importante segmento do e-commerce brasileiro. Por essa razão, é um ramo concorrido e dinâmico, que exige dos lojistas estratégias eficientes. No entanto, a concorrência não deve ser motivo de desânimo para quem quer investir nessa categoria – com visão estratégica e dedicação, é possível obter ótimos resultados.
A trajetória da SOS Celulares é exemplo claro disso. Já consagrada no interior de Minas Gerais, a empresa de celulares e acessórios decidiu investir no mercado de marketplaces para incrementar as vendas. Para isso, contou com a ajuda do Olist e, em menos de 20 dias de parceria, realizou 100 vendas!
Conversamos com o proprietário da SOS Celulares, Rafael Alves Pires, de 29 anos, para saber mais sobre a origem e evolução do negócio e conferir detalhes da parceria com o Olist. Acompanhe o texto e inspire-se nessa história de sucesso!
Os primeiros passos nos negócios...
O DNA do empreendedorismo se manifestou cedo na vida de Rafael, quando ele ainda era criança. Aos 13 anos de idade, o garoto recebeu do pai a tarefa de administrar uma “lojinha de xerox” na cidade de São Pedro do Suaçuí (MG), onde o empresário mora até hoje com a esposa. Conciliando trabalho e estudo, o jovem viu em tal desafio a oportunidade ideal de evoluir como pessoa e profissional.
Desde então, Rafael não parou de empreender. Aos 15 anos, abriu mão da tal “lojinha” para mudar-se para Guanhães (MG) – cidade um pouco mais desenvolvida da região – e gerenciar outra empresa da família, com foco em revelação de fotografias e venda de porta-retratos. “Com o passar do tempo, meu pai viu que podia deixar a loja e sentiu confiança para me passar ela de vez”, explica.
A responsabilidade de administrar o negócio sozinho era grande. Rafael gerenciava todos os setores da empresa, das compras às finanças, e tirava dali o seu sustento. Mas a rotina atarefada não impediu o mineiro de estudar – após terminar o ensino médio, ele fez um curso superior na área de Educação Física – e acompanhar as tendências do mercado.
… e o ingresso no segmento de celulares e acessórios
Foi nesse período que Rafael percebeu o potencial do segmento de telefonia, que estava começando a ganhar visibilidade no Brasil. “O pessoal foi procurando por acessórios, capas e películas para celular, mas na cidade não tinha isso. A partir do momento que a gente viu que o mercado precisava de empresas especializadas, eu comecei a investir nesse ramo”, detalha o empresário.
Surgiu, então, a SOS Celulares. Uma das pioneiras do segmento de celulares na região, a empresa hoje é reconhecida pela alta qualidade dos serviços oferecidos. Além de trabalhar com a venda de smartphones e acessórios, o negócio é especializado na manutenção de celulares e oferece até serviço de franquias.
Atualmente, a SOS Celulares conta com um e-commerce próprio e três lojas físicas, todas localizadas em Guanhães – para trabalhar na sede da empresa, Rafael viaja cerca de 150 quilômetros diariamente. A equipe é formada por 15 colaboradores, incluindo um consultor especialista em franquias, com mais de 30 anos de experiência.
Descoberta do Olist e incremento nas vendas
Desde jovem, Rafael entende que o comércio online é uma excelente oportunidade de negócio e, por essa razão, investiu bastante no site da empresa. Porém, o ingresso nos marketplaces demorou mais tempo para acontecer. “Eu já tinha ouvido falar em marketplaces e aí vi uma propaganda de vocês no Instagram. Fiz minha ficha cadastral, entraram em contato comigo e me explicaram como funciona”, comenta.
A parceria entre a SOS Celulares e o Olist começou em outubro de 2018 e, em pouco tempo, gerou resultados surpreendentes: foram realizadas 100 vendas nos primeiros 19 dias. No início, o próprio Rafael administrava a plataforma, cadastrando produtos, acompanhando as vendas e assistindo aos vídeos da empresa para esclarecer dúvidas. No entanto, hoje a gestão da operação no Olist é feita por uma funcionária contratada especificamente para essa função.
“O resultado é excelente. Estamos muito satisfeitos e queremos manter a parceria e aumentar as vendas”, declara o empresário. Segundo Rafael, o Olist tem sido fundamental para que a empresa fique bem ranqueada nos maiores varejistas online do Brasil e alcance ótimos resultados nesses sites – o Olist é integrado a mais de 10 canais de venda, como Mercado Livre, Americanas, Submarino e Ponto Frio.
Expectativas para os próximos meses de parceria
Neste momento, o principal desafio da SOS Celulares no Olist é cadastrar mais itens na plataforma. A empresa tem um portfólio com cerca de 500 produtos – celulares, capinhas, películas etc. –, mas ainda não publicou nem metade disso nos marketplaces. “Dentro de alguns dias, a gente vai aumentar o ritmo para cadastrar. Pretendo colocar todos os produtos que temos para, então, competirmos com o preço. Acredito que o sucesso vem a partir dos dois juntos”, explica Rafael.
Outro objetivo da marca mineira é aproveitar ao máximo as campanhas comerciais dos marketplaces e os recursos oferecidos pelo Olist. O ponto alto da parceria em 2019 deve ser a Black Friday, que é a data mais importante do e-commerce brasileiro e que acontecerá em 29 de novembro – a SOS Celulares até participou da campanha de 2018, mas não conseguiu se dedicar totalmente a ela.
Quando questionado sobre qual conselho gostaria de deixar para quem está começando o próprio negócio, Rafael destaca o seguinte: “O que eu levo pra mim é que o lojista tem que ser honesto e justo. A gente vive pra resolver problemas dos clientes, então é preciso saber atender ele da melhor forma possível. É você ser correto, sincero e verdadeiro.”
Conclusão: os pilares do sucesso da SOS Celulares
Ser referência em um mercado tão concorrido como o de celulares e acessórios faz da SOS Celulares um exemplo a ser seguido. Mais do que sorte ou boas oportunidades, Rafael precisou ter muito foco e olhar empreendedor para construir um negócio bem-sucedido e de alta reputação. E para alcançar tais resultados, a empresa mineira baseou-se nos seguintes pilares:
- Visão estratégica: Perspicácia e ampla visão de mercado são alguns dos termos que caracterizam bem a estratégia comercial da SOS Celulares. Graças a tais fatores, a loja ganhou destaque em Minas Gerais e se consagrou como especialista em telefonia.
- Diversificação de canais: Contar com diferentes canais de venda permite que a SOS Celulares amplie a abrangência da marca e incremente as fontes de faturamento. Atualmente, a empresa vende por meio do Olist, três lojas físicas, e-commerce próprio e marketplace individual.
- Equipe dedicada: Um dos diferenciais da marca mineira é a equipe de profissionais. Com 15 pessoas no time, a SOS Celulares oferece um atendimento especializado e de qualidade. Além de vendedores, há técnicos em manutenção, um especialista em franquias e uma gestora da conta do Olist.
- Competitividade: Ter diferenciais é algo que não falta à loja. Serviço de excelência, profissionalismo, portfólio variado, site de qualidade e preço competitivo são apenas alguns dos elementos que dão à SOS Celulares grande vantagem sobre os concorrentes.
- Dedicação: Proatividade e foco são características intrínsecas ao CEO da SOS Celulares, Rafael Alves Pires. Estar antenado às tendências do mercado e buscar constantemente novos conhecimentos faz com que ele consiga aproveitar ao máximo as oportunidades de negócio que surgem pelo caminho.
Empresa: SOS Celulares
Entrevistado: Rafael Alves Pires
Está no Olist desde: Outubro de 2018