Rastreamento Olist (tracking): como rastrear seu pedido + dúvidas comuns

Olist Rastreamento - Tracking

 

Comprou na loja olist através dos nossos marketplaces parceiros e quer saber onde está seu pedido ou tirar dúvidas sobre a entrega? Então você chegou ao lugar certo!

A seguir, mostramos o passo a passo para rastrear sua encomenda e resolver possíveis problemas com a entrega, como atraso e devolução. Confira!

Como rastrear seu pedido no Olist Store (tracking)

O primeiro passo para rastrear o seu pedido é ter em mãos o código de rastreio informado no momento em que a compra for enviada. Ele é disponibilizado pelo site em que a compra foi feita e pode chegar via e-mail, WhatsApp, SMS ou aplicativo, dependendo do canal. O código costuma ser composto de letras, números ou ambos.

Depois de encontrar o código de rastreio, basta acessar o site https://tracking.olist.com/ e digitá-lo no campo em destaque:

Rastreamento Olist - Tracking

Em seguida, você verá na tela o status da sua encomenda. A situação pode ser:

  • Pedido confirmado: a compra foi aprovada e será faturada e enviada em breve.
  • Pedido faturado: o pedido já foi faturado, a nota fiscal da compra está disponível e o item será enviado em breve. Para acessar a NF, basta clicar em “visualizar XML”. 
  • Pronto para envio: significa que o produto já está devidamente embalado e pronto para ser entregue à transportadora.
  • Pacote em trânsito: a encomenda já está a caminho do seu endereço. Para acompanhar o andamento da entrega, é só clicar em “Ver movimentação”.
  • Pedido entregue: significa que o pedido já chegou até você!

Veja abaixo o exemplo de um pedido com status em trânsito, com a previsão de entrega indicada no topo da página:

Rastreamento Olist - Pedido em trânsito

Agora que você já sabe como rastrear pedidos no olist store, pode ser que esteja com dúvidas sobre a sua compra. Pensando nisso, respondemos a seguir às dúvidas mais comuns. Acompanhe!

Problemas com a entrega? Saiba o que fazer

“Meu pedido está atrasado”

Se o seu pedido atrasar, o olist irá acionar os Correios ou transportadora para entender o motivo do atraso e garantir que a entrega seja concluída o quanto antes.

A partir disso, uma nova previsão de entrega será informada no tracking olist. Portanto, a recomendação aqui é aguardar até a chegada do seu produto

Caso prefira cancelar a compra, você pode recusar o recebimento no momento em que a entrega for realizada.

“Não entregaram meu produto”

Seu pedido no olist store ainda não foi entregue? O motivo pode ser um destes aqui:

  • Não atualização de status: pode ser que o seu pedido esteja próximo de ser entregue e que o status da entrega ainda não tenha sido atualizado. Nesse caso, acesse o tracking olist e acompanhe o andamento da entrega.
  • Entrega feita para outra pessoa sem ser o comprador: talvez outra pessoa da sua casa, prédio ou empresa tenha recebido o produto. Verifique essa possibilidade.
  • Produto extraviado, perdido ou roubado: a entrega é uma responsabilidade da transportadora ou dos Correios. Em casos de extravio, contate nosso time usando o chat do site em que a compra foi feita e informe se deseja que um novo envio seja realizado ou se prefere o cancelamento da compra.
  • Produto na agência dos Correios: caso haja insucesso na entrega, seu produto ficará aguardando retirada por 7 dias corridos na agência dos Correios mais próxima do endereço. Saiba mais no tópico “Meu pedido está aguardando retirada” deste texto.
  • Devolvido por instrução do remetente: em alguns casos, o próprio vendedor pede para o produto voltar para a loja, como nos casos de cancelamento da compra. Se isso acontecer, você receberá o reembolso.
  • Endereço não encontrado ou incorreto: se o seu endereço não estiver completo ou não for encontrado pelo entregador, o produto irá retornar para o vendedor e você receberá o estorno do valor.

Para descobrir qual é a situação da sua compra, acesse o tracking olist e confira o status da entrega. Se mesmo assim ficar com dúvidas, entre em contato com a gente usando o chat do canal em que a compra foi realizada.

“Meu produto chegou quebrado ou com avarias”

Antes de tudo, sentimos muito pelo inconveniente. Essa não é a experiência que queremos oferecer a nossos clientes. Dito isso, vamos à resposta: caso você receba um produto danificado, nós faremos o reembolso do valor do item.

Para isso, precisamos que você entre em contato com nossa equipe de atendimento usando o chat de mensagens do site em que fez a compra. Informe o que aconteceu e envie imagens do item danificado e da embalagem.

👉 Dica: a partir do momento da entrega, o ideal é que você entre em contato conosco em até 24 horas para resolvermos o problema o mais rápido possível. Porém, se passar desse prazo, iremos te apoiar da mesma forma.

“Não chegaram todos os itens do meu pedido”

Em muitos casos, o envio dos itens é feito separadamente para garantir a segurança na entrega – por isso, os pacotes podem chegar em datas diferentes. Para saber se esse é o caso, acesse o tracking olist e confira se há mais de um pacote a caminho do seu endereço.

Caso confirme que o pedido realmente chegou incompleto, você tem 3 opções. Explicamos cada uma delas no vídeo abaixo:

“Quero devolver meu produto”

Por algum motivo decidiu devolver seu produto comprado no olist store👉 A primeira coisa a fazer é entrar em contato com nossa equipe usando o chat do site em que realizou a compra.

A partir disso, iremos compartilhar um código de devolução para você devolver o produto à loja responsável, sem custos de envio. Importante: o código tem prazo de validade, portanto faça a devolução o mais rápido possível.

Com o código em mãos, é hora de embalar o item a ser devolvido. Siga estas dicas:

  • O item geralmente é entregue com a embalagem do produto + embalagem de transporte. Nesse caso, é importante que as duas embalagens sejam devolvidas.
  • Se a embalagem de transporte estiver muito danificada, você pode usar outra. Só garanta que a nova caixa esteja intacta e sem nada escrito na lateral – se precisar, encape a embalagem com papel neutro.
  • Cole a nota fiscal do produto na parte externa da embalagem.
  • Leve a encomenda até a agência dos Correios mais próxima e faça a postagem de forma gratuita usando o código de devolução que compartilhamos com você.

Depois de postar o produto nos Correios, você receberá o reembolso da compra. A dica aqui é ficar de olho nas notificações do site em que a compra foi feita.

“Meu pedido está aguardando retirada”

Se o pedido está com o status “aguardando retirada” é porque uma das situações abaixo foi identificada pelos Correios ou pela transportadora responsável pela entrega:

  • Ausência do comprador (exemplo: não ter ninguém em casa)
  • Endereço com restrição de entrega (isso ocorre principalmente com os Correios)

Nesses casos, seu pedido ficará disponível no centro de distribuição mais próximo do CEP cadastrado para a entrega. Você pode conferir o local exato na página do tracking olist ou pelo chat de atendimento do site em que a compra foi feita. 

👉 Dica: o ideal é retirar seu pedido em até 7 dias corridos para que ele não seja devolvido ao remetente. Caso a devolução aconteça, a compra será cancelada e você receberá o reembolso dos valores pelo site em que fez a compra.

“Minha encomenda voltou para o remetente”

Essa situação pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • Endereço de entrega com informações insuficientes ou incorretas
  • Comprador ausente nas tentativas de entrega
  • Pedido não retirado na agência dos Correios ou da transportadora dentro do prazo
  • Recusa de recebimento no ato da entrega

Nesses casos, a devolução da encomenda é feita de forma automática para o lojista que vendeu o item. Se o pedido de fato voltar para o remetente, a compra será cancelada e você receberá o reembolso do valor.

Porém, se o pedido ainda não foi cancelado e está dentro do prazo de entrega, há a chance de você receber seu produto. Para isso, basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento usando o chat do site em que você fez a compra e informar o que aconteceu.

“Preciso alterar o endereço do meu pedido”

O endereço pode ser alterado até o momento em que a compra for finalizada. Após a aprovação do pedido, o sistema já não permite alterações.

Por isso, se você mudou de endereço depois de ter realizado a compra, a orientação é informar essa situação o mais rápido possível. Nossa equipe tentará barrar a entrega e, se for possível, faremos o estorno dos valores.

No entanto, caso o produto seja entregue, o cancelamento não poderá ser efetuado, já que foi realizado de acordo com os dados de entrega preenchidos no momento da compra.

O Olist Store é confiável para o consumidor?

Sim, o olist store é uma loja extremamente confiável para lojistas e consumidores. Neste texto explicamos o porquê, mas resumimos abaixo os principais motivos:

  • Somos uma empresa com 8 anos de história e mais de 1.000 funcionários.
  • Já realizamos mais de 12 milhões de vendas nos principais sites brasileiros. 
  • Temos alta reputação nos canais de venda – somos Loja Oficial no Mercado Livre.
  • Somos muito criteriosos com nossas lojas parceiras – ou seja, para vender no olist store, os vendedores precisam cumprir uma série de requisitos.

Temos grande credibilidade no mercado e, por isso, recebemos investimentos de grandes grupos financeiros – veja detalhes aqui.

Olist é confiável
Este texto foi útil? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
    post anterior
    O que é B2W Seller Premium? Entenda a reputação neste canal
    próximo post
    Dicas essenciais para o sucesso na Black Friday
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.