Guia completo: como escolher agência de marketing para sua loja virtual

post image

Para quem está começando o e-commerce, é fundamental definir as estratégias certas para divulgação. A ampla concorrência não permite que você demore muito ao se posicionar no mercado. Nem sempre, porém, conta-se com a equipe interna adequada para esse trabalho. Por isso, é importante entender como escolher agência de marketing para o seu negócio.

Com profissionais especializados no assunto e soluções personalizadas, a tendência é que os resultados apareçam com maior precisão. Dessa forma, além de evitar desperdícios com estratégias pouco eficientes, ainda é possível fortalecer a marca. Mas o trabalho de escolha não é tão simples. Alguns pontos devem ser levados em consideração durante o processo.

Deve-se considerar desde o portfólio da empresa a ser contratada até a experiência em relação aos serviços dos quais a sua loja necessita. Uma definição errada pode prejudicar até mesmo o desempenho de vendas do negócio.

Que tal, então, entender como escolher uma agência de marketing? Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre essa decisão!

O que faz uma agência de marketing?


A principal função da agência de marketing é trabalhar como o braço criativo de um negócio ou projeto. Normalmente, empresas maiores têm um setor interno voltado para esse trabalho. Porém, algumas não têm essa capacidade e precisam recorrer ao auxílio de profissionais externos. É nesse momento em que entram as agências.

Sem os recursos — ou tempo — para contratar profissionais capacitados de marketing, a agência se torna uma opção viável. A partir das necessidades da empresa, os serviços de marketing digital são oferecidos. Isso funciona desde soluções mais amplas até necessidades específicas, como o gerenciamento de redes sociais ou a criação da estratégia de marketing de conteúdo.

Ou seja, aquelas empresas que decidem pela terceirização do departamento de marketing precisam contratar uma agência especializada. Atualmente, o objetivo passa pela criação de um plano de marketing digital que possa fortalecer a presença da marca nos canais online. Como dito, porém, o trabalho da agência pode variar de acordo com as necessidades do seu negócio.

Resumidamente, uma agência de marketing vai executar os projetos de que o e-commerce precisa para se posicionar nos canais digitais, sempre de forma personalizada. A agência é uma forma de profissionalizar ações e estratégias, em vez de realizar um trabalho sem tanto conhecimento.

Por que contratar uma agência de marketing para loja virtual?


Para atrair consumidores em potencial, uma loja física costuma utilizar os canais tradicionais de marketing para promover a sua marca e os seus produtos. Quando se fala no contexto digital, é preciso pensar no marketing para e-commerce. Ou seja, promover o negócio nas plataformas online, adotando estratégias para atrair mais visitantes para as suas páginas na internet.

Esse trabalho, porém, não é tão simples de ser executado. Além de diferentes estratégias e abordagens que podem ser adotadas, é necessário fazer um planejamento mais completo sobre as suas ações. Não basta criar um blog e começar a publicar aleatoriedades. Uma estratégia de marketing de conteúdo requer cuidado.

A verdade é que a internet está repleta de anúncios e informações. Fazendo de qualquer maneira, sem uma estratégia definida, a tendência é que os resultados não apareçam. Com o poder de acompanhar o desempenho das ações e campanhas em tempo real, o marketing digital para e-commerce também requer muitas horas de trabalho e atenção.

Dentro de uma rotina corrida e com muitas responsabilidades, nem sempre é possível ter a dedicação necessária. Imagine se, além de se preocupar com fornecedores, clientes, funcionários e outras tarefas, ainda fosse preciso acompanhar métricas específicas de marketing digital. E isso não é só uma questão de tempo, mas também de conhecimento técnico.

Por essas razões, saber como escolher uma agência de marketing para auxiliar esse trabalho é essencial para quem está começando. Com o entendimento de especialistas no assunto, a tendência é que os seus investimentos gerem mais retornos. Aos poucos, as estratégias se tornam mais precisas e mais conversões passam a acontecer.

Portanto, para quem deseja saber como vender mais na loja virtual, contratar uma agência de marketing pode ser uma das soluções. A partir de uma estratégia personalizada para impactar o público, como ao aplicar dicas de neuromarketing, até mesmo um marketplace pode se beneficiar dessa terceirização. Os resultados, sem dúvidas, vão se aproximar do que você deseja, além de evitar dores de cabeça com o assunto.

Além disso, as agências podem aumentar a produtividade do seu negócio. Como? Sem precisar se preocupar com as obrigações de comunicação, o seu foco passa a estar nas vendas. Por isso, em vez de pensar no post que vai ser publicado no Instagram do e-commerce, a concentração pode ser voltada para a conversão. Novos negócios, parcerias, fornecedores, melhorias, entre outros. Enfim, você poderá cuidar da sua loja de maneira eficiente.

O que considerar ao escolher uma agência de marketing?


Mas, na prática, como escolher uma agência de marketing para o e-commerce? Não é qualquer um que pode ter a responsabilidade de administrar as campanhas e ações digitais da sua loja. Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração durante o processo de definição dessa parceria. Confira!

Defina os seus objetivos


Antes de tomar qualquer decisão, é importante delimitar os objetivos. Dessa forma, é possível encontrar quais agências podem entregar aquilo de que você precisa. Quais são as metas do e-commerce? Fortalecer a presença digital? Gerar ou ampliar conhecimento de marca? Ou aumentar o tráfego e conseguir mais vendas? A agência só vai ser capaz de ajudar a loja se souber quais são as suas dores.

Talvez não seja necessário contar com uma estratégia completa de marketing digital. Dessa maneira, você pode procurar por agências especializadas em serviços específicos. Caso queira potencializar as redes sociais, por exemplo, busque alguma referência no segmento. Abordar as agências com objetivos claros é fundamental para uma escolha satisfatória ao final do processo.

Cheque os serviços oferecidos


A partir das suas necessidades, é hora de filtrar as agências. Se um dos serviços mais valorizados pela sua equipe é de mídia paga, quem não faz isso deve ser descartado. Esteja atento: para não perder um negócio, a agência pode até mesmo falar que faz algo que não está entre as competências dela. Portanto, certifique-se da capacidade técnica de sua futura parceira.

Para fazer os recursos investidos valerem a pena, a escolha precisa ser certeira. Também é importante entender a evolução da agência. Ela começou com qual especialidade? Aos poucos, foi adicionando novos serviços? Quais são as ferramentas de marketing digital utilizadas por ela?

Busque por indicações


Um dos caminhos para se escolher uma agência de marketing é a sugestão de quem já tem experiência nesse ambiente. Especialmente para quem está começando a empreender no mundo digital, indicações são extremamente válidas. Isso não significa que você deva fechar negócio, mas esse é um excelente cartão de visitas para quem procura parceiros de qualidade.

Se um outro profissional de sua confiança apresenta um nome, alguma relevância essa agência deve ter. Quanto mais recomendações, mais precisa vai ser a sua escolha.

Pesquise sobre o histórico da agência


Além de ouvir o que a agência tem a dizer sobre si mesma, é importante fazer uma pesquisa paralela. Avalie quais são os serviços em que ela mais se destaca e confira o histórico e portfólio dela. Os trabalhos anteriores podem oferecer uma noção mais precisa sobre a qualidade do que vai ser entregue para a sua loja.

No caso de um e-commerce, talvez seja interessante averiguar se já trabalharam com outra empresa desse segmento. Cada setor tem as suas peculiaridades, e uma experiência prévia com vendas virtuais pode ser um diferencial na sua escolha. Especialmente quando a dúvida for grande entre uma opção e outra, esse fator pode ser decisivo.

Analise os canais de comunicação


Outro fator importante a ser verificado durante o processo de escolha de uma agência de marketing é o comportamento dela nas plataformas digitais. O site tem uma navegação adequada e boa usabilidade? De acordo com a forma que eles conduzem o próprio negócio, é possível inferir como vão fazer com a sua loja. Se não fazem para eles, imagine para você.

A postura nas redes sociais também é um excelente termômetro para analisar o trabalho feito pela agência. Nesses canais, os fatores de avaliação são os mais diversos. Fotos e vídeos de má qualidade, erros de gramática e ortografia e demora no atendimento pelos canais de atendimento, por exemplo, podem indicar um mau negócio. Dentro de um processo tão importante para o desempenho do seu e-commerce, cada detalhe observado pode fazer uma enorme diferença.

Conheça os profissionais


Ao terceirizar um serviço, é como se os funcionários da outra empresa também trabalhassem para o seu negócio. Por isso, é fundamental conhecer quem vai cuidar da sua conta dentro da agência. Essa é uma forma de estabelecer vínculos mais fortes e até mesmo transmitir com maior facilidade quais são as suas principais necessidades.

Também é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as habilidades técnicas de cada um. Confira os currículos, adicione-os no LinkedIn, entenda quais são as especialidades deles e mantenha sempre uma relação próxima. Lembre-se de que a produtividade desses profissionais vai impactar os benefícios obtidos pelo seu negócio. Quando a relação é transparente, os resultados tendem a melhorar.

Converse com quem já é parceiro da agência


Para terminar o seu trabalho de avaliação, nada melhor do que receber o feedback de quem já usa os serviços da agência escolhida. Procure por quem já é cliente da opção analisada e tente conseguir mais algumas informações relevantes. Uma opinião honesta pode servir como o fator final para a tomada de decisão. Quanto mais respostas, mais precisa será a sua escolha.

Com os feedbacks, fica mais simples entender, de fato, como é o dia a dia da relação com a agência. Sem propagandas, portfólios e anúncios, as coisas se tornam mais transparentes. Tudo pode ser avaliado positivamente ou negativamente nessas respostas. Portanto, essa opinião final tem o potencial de transformar a sua decisão. Quanto mais informações, maiores são as chances de escolher a agência certa para o seu e-commerce.

Quais serviços devem ser priorizados?


Dentre as opções de serviços que as agências oferecem, é importante definir prioridades. Em alguns casos, os recursos disponíveis não são tantos. Por isso, torna-se necessário escolher os mais relevantes para o seu negócio. Assim, é importante entender que o fundamental é fazer escolhas que se encaixem nos objetivos do seu e-commerce. Confira o que não pode faltar!

Produção de conteúdo


O marketing de conteúdo é, sem dúvidas, uma das estratégias mais eficientes. Não à toa, quase 70% das empresas utilizam essa técnica para se aproximar dos clientes, segundo o estudo Content Trends 2019. Um trabalho eficaz pode gerar 30% de visitas a mais e 40% mais leads. Para fortalecer a reputação da sua marca, esse é um serviço importante.

Para resultados relevantes, porém, uma agência pode ser muito útil. Não basta escrever qualquer material e esperar que os resultados apareçam. Com uma estratégia bem montada, o e-commerce pode se posicionar como referência na área. Caso venda smartphones, um blog sobre o assunto pode servir como ferramenta de atração.

SEO


Se o trabalho de marketing de conteúdo é bem-feito, ele pode tornar-se ainda melhor com SEO (em inglês, Search Engine Optimization). A Otimização para Mecanismos de Busca passa por seguir algumas técnicas para conseguir um melhor posicionamento nas páginas dos principais buscadores da internet.

Dessa forma, quando o consumidor fizer uma pesquisa no Google sobre um produto relacionado com o que é vendido pelo seu e-commerce, o seu site pode aparecer. Essa é uma forma orgânica de atrair um maior tráfego para a sua loja virtual sem precisar pagar pelos espaços. Apenas no Google, são realizadas mais de 5 bilhões de buscas diárias. Já pensou em impactar parte dessa audiência?

Redes sociais


De acordo com o Social Media Trends 2019, mais de 95% dos usuários na internet têm conta em alguma rede social. Além disso, 91,3% dos entrevistados utilizam esses canais diariamente e passam, em média, 4 horas online. Como ignorar esses números? Ao escolher uma agência de marketing, esse também deve ser um dos serviços dentro do seu pacote de contratação.

Outra razão para colocar as redes sociais entre as suas exigências é o desafio de gerar engajamento. O mesmo levantamento mostra que 69% dos profissionais têm dificuldades em interagir com os seus seguidores. Nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas. Desse modo, você pode aumentar o alcance das publicações, fortalecer a marca e o relacionamento com os seus clientes e estabelecer-se no mercado.

Mídia paga


Uma estratégia de SEO, porém, é pensada em longo prazo. No início de um negócio, a necessidade é gerar tráfego o mais rápido possível. Para isso, uma alternativa muito utilizada é a mídia paga. Mais próximo de um anúncio tradicional, o objetivo é comprar um espaço de propaganda na internet. Dessa forma, é possível impactar o público-alvo com maior facilidade e rapidez.

Uma boa opção é segmentar os anúncios, causando impacto apenas naqueles consumidores que se encaixam no que você procura. O ideal é mesclar os investimentos, criando uma estratégia mais completa para divulgar a sua loja e os seus produtos. Esse trabalho, porém, não é simples de ser feito. Sendo assim, o auxílio de uma agência pode facilitar a obtenção de resultados positivos.

Afinal, os investimentos são flexíveis, e é preciso monitorar o desempenho das campanhas regularmente. Em uma rotina corrida, pode não ser possível realizar um trabalho eficiente.

E-mail marketing


Um estudo do MarketingSherpa mostra que mais de 70% dos consumidores preferem receber mensagens de empresas por e-mail. Ou seja, essa estratégia não pode ser deixada de lado pela sua loja. A partir de um contato mais próximo, é possível enviar ofertas personalizadas.

Aos poucos, cria-se uma relação ainda mais natural e amigável com o consumidor. Gerenciar as ações de e-mail marketing é, portanto, outro serviço importante a ser considerado.

Quais são os erros ao escolher uma agência de marketing?


Durante o processo de definição da agência de marketing, é comum que muitas lojas cometam alguns erros. Confira o que não deve ser feito durante essa seleção!

Não verificar mais de uma agência


Um equívoco muito comum de quem está começando um negócio e precisa de auxílio na comunicação é verificar apenas uma possibilidade de contratação. Fazer uma reunião e fechar contrato sem conferir o resto do mercado é um erro grave. Por mais que a agência pareça qualificada e tenha a capacidade de entregar aquilo de que você precisa, é necessário avaliar outras opções.

Até mesmo para negociar os preços, é necessário ter um comparativo. O mesmo vale para o trabalho entregue, que pode parecer ideal, mas é possível que outra agência faça ainda melhor. Passe por esse processo sem pressa, analisando cada opção com cautela.

Preocupar-se apenas com o preço


Caso você não tenha cometido o erro acima, outro problema pode ser tomar uma decisão baseada apenas no preço. Mesmo que os seus recursos não sejam tantos, é preciso avaliar o custo-benefício de cada opção. Muitas vezes, um orçamento mais barato pode se tornar mais caro no futuro. Além disso, desconfie de uma agência que apresenta valores muito abaixo das demais.

Imagine firmar um contrato interessante do ponto de vista financeiro no início e, ao verificar o trabalho, se deparar com algo abaixo do esperado. É preferível fechar menos serviços com uma agência reconhecidamente qualificada do que apostar todas as suas fichas em uma incógnita. Portanto, nunca resuma a decisão apenas ao preço.

Não fazer reuniões presenciais


Por mais que o digital seja uma realidade e permita o contato quase que constante com parceiros e clientes, é importante fazer reuniões presenciais. Especialmente durante o período de decisão ou no início da parceria, conhecer melhor quem são os profissionais que vão lidar com a sua loja é uma informação relevante.

Essa também é uma maneira de avaliar a estrutura. Durante uma reunião online ou mesmo pelo site, é possível fazer com que ela pareça maior do que é. Verifique se a estrutura física é de um local que se encaixa no perfil da sua loja. Já pensou chegar até a agência e se deparar com um ambiente desorganizado? O mundo físico pode salvar a sua estratégia digital.

Não se encontrar regularmente


Saber como escolher uma agência de marketing é importante, mas também é necessário acompanhar esse trabalho. Por isso, encontrar-se regularmente com quem está cuidando da comunicação do seu negócio é uma necessidade. Dessa forma, é possível avaliar e reavaliar as suas estratégias, sempre buscando maneiras de melhorar o que está sendo realizado.

Mesmo que essa contratação seja uma forma de aliviar as suas obrigações diárias, isso não significa que você deva abandonar a atenção ao seu desempenho de marketing. Fazendo-se presente e demonstrando interesse, a tendência é que a agência se esforce ainda mais para entregar um trabalho satisfatório. A troca de informações também é relevante para avaliar os resultados dessa parceria.

Quais são os impactos de uma escolha equivocada?


Agora você já sabe como escolher uma agência de marketing e a importância disso para o negócio. Além de todos os fatores abordados neste artigo, também é necessário entender como a sua empresa pode se prejudicar sem um trabalho de comunicação. Por mais que os seus produtos sejam de qualidade, eles não vão se vender sozinhos.

Em um cenário de ampla competição, o marketing digital pode ajudar a sua loja a se diferenciar dos principais concorrentes. Ao não planejar uma estratégia do tipo para o seu e-commerce, a sua marca passa a não ser lembrada pelos consumidores.

Aos poucos, independentemente da qualidade do seu trabalho, o desempenho de visitas e vendas também tende a cair. Para se ter sucesso hoje em dia, é preciso aparecer, e a experiência de uma agência especializada pode otimizar esse desafio.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber as publicações do blog em primeira mão e fique sempre por dentro dos assuntos mais relevantes do mercado!

    post anterior
    Dicas de como ser um bom empreendedor
    próximo post
    As razões para o crescimento do mercado de Pet Shop e tendências para 2022
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.