• this is the olist logo
  • gestão do negócio

    gestão do negócio

    conteúdos exclusivos focados na gestão da sua empresa

    • this is the icon of menu
      como encontrar bons fornecedores
    • this is the icon of menu
      emissão de nota fiscal
    • this is the icon of menu
      o que é um ERP

    VEJA MAIS

    • this is the icon of menu
      Automatize sua gestão com o ERP de Olist
  • marketplaces

    marketplaces

    conteúdos exclusivos sobre como vender em marketplaces

    • this is the icon of menu
      o que é um marketplace
    • this is the icon of menu
      principais marketplaces do Brasil
    • this is the icon of menu
      como vender em vários marketplaces

    VEJA MAIS

    • this is the icon of menu
      Aumente as vendas em marketplaces com Olist Loja
  • e-commerce

    e-commerce

    conteúdos exclusivos sobre como criar e escalar sua loja virtual

    • this is the icon of menu
      o que é e-commerce
    • this is the icon of menu
      como montar uma loja virtual
    • this is the icon of menu
      como escolher a melhor plataforma

    VEJA MAIS

    • this is the icon of menu
      Crie ou migre seu e-commerce com Olist Ecommerce
  • insights

    insights

    conteúdos com as principais tendências e oportunidades do mercado

    • this is the icon of menu
      produtos mais vendidos
    • this is the icon of menu
      principais datas do varejo
    • this is the icon of menu
      dados e tendências do e-commerce
  • conheça a Olist

    um ecossistema de soluções

    • Olist ERP

      gestão do negócio

    • Olist Loja

      vender em marketplaces

    • Olist Ecommerce

      loja virtual própria

    15 de dezembro de 2021
    0
    por redação olist

    O que é e-Procurement e de que forma pode impactar sua loja virtual?

      O que é e-Procurement e como pode impactar a loja virtualDevido às oportunidades e facilidades de empreender no mercado online, a concorrência cresce a cada ano. Para vender bem, não basta mais só abrir uma loja virtual. Você precisa ter estratégias para se destacar no mercado e fazer o negócio crescer. Uma das estratégias utilizadas é o e-Procurement.

      Vamos explicar o que é e-Procurement, como funciona, as vantagens de utilizá-lo e, claro, como implementá-lo com sucesso na loja virtual. Acompanhe!

      Banner Inline Topo Olist Store

      O que é e-Procurement👉


      O e-Procurement é um sistema de negociação realizado pela internet que facilita a gestão de compras por meio da automação de processos. Isso possibilita que usuários encontrem compradores e fornecedores de produtos e serviços mais específicos.

      O termo e-Procurement é normalmente utilizado para descrever os processos de compras baseados no business-to-business, principalmente aqueles realizados online, por meio de plataformas digitais. Essa estratégia envolve tecnologias de big data analytics para o fechamento de parcerias com fornecedores.

      Como funciona o e-Procurement👉


      O e-Procurement conta com ferramentas e recursos (bancos de dados) integrados entre os departamentos envolvidos, como vendas e estoque. A ideia é ter um software completo no que diz respeito ao gerenciamento de pedidos e de insumos no estoque, para facilitar as contratações de serviços para o e-commerce.

      Ou seja, relatórios gerenciais podem ser emitidos na tela do computador para auxiliar a tomada de decisões dos gestores. Além disso, os módulos incluem abas de catálogos, cotações, requisições, leilões, pedidos, gestão de contratos, pagamentos, recebimentos e follow-up das transações efetuadas.

      Como os principais fornecedores são reunidos em um único lugar, essas funcionalidades permitem identificar e analisar os melhores para cada necessidade.

      Quais são os tipos de e-Procurement👉


      Atualmente, existem 3 tipos principais de e-Procurement:

      • ERP (Enterprise Resource Planning): são softwares de gestão que integram as informações entre os departamentos da empresa. O objetivo é otimizar o uso dos recursos com base nos dados, gerando agendamentos automáticos para a realização de pedidos ao fornecedor;

      • e-Sourcing: também conhecido por leilão reverso, esse modelo usa a internet como principal ferramenta para encontrar os melhores fornecedores. Quando muitos são reunidos, eles dão lances para disputar o comprador;

      • e-Informing: é baseado somente na troca de informações entre compradores e fornecedores, formando um banco de dados rico para as negociações. O e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas nesse modelo.


      Como o e-Procurement impacta positivamente a loja virtual?


      Separamos algumas das principais vantagens que a loja virtual pode ter ao implementar o e-Procurement nos processos.

      Gera vantagem competitiva


      O e-Procurement ajuda a loja virtual a obter preços mais competitivos, repassando a economia em forma de descontos e promoções para o consumidor. Consequentemente, o negócio fica em evidência, ganha destaque no mercado e acumula um volume de vendas suficiente para estimular o crescimento.

      Melhora o atendimento


      Outra vantagem importante do e-Procurement é que ele otimiza o atendimento ao cliente. Como o sistema aprimora os processos de compra, muitos erros de envio são eliminados e o negócio passa a entregar exatamente o que promete ao consumidor.

      Além disso, a agilidade faz com que o cliente espere menos tempo pela separação e envio dos produtos.

      Padroniza as compras


      Quando as compras são realizadas em diversos fornecedores, sem um controle rigoroso e um procedimento padrão, pode haver diferenças de marcas e oscilações nos preços a cada pedido. Isso gera uma imagem ruim para o negócio e prejudica as vendas.

      Porém, dá para resolver esse problema com o e-Procurement. O sistema favorece a criação de métodos que estabeleçam conformidade aos pedidos, cruzando as informações de necessidades da empresa em cada período com os fornecedores que possam atendê-las adequadamente.

      Economiza tempo


      A automação de processos proporcionada pelo e-Procurement influencia a parametrização da avaliação dos fornecedores. Isso gera decisões de compras com maior rapidez e de forma acertada.

      Ou seja, o profissional responsável pelas compras deixa de realizar análises manuais, passando a visualizar dados e estatísticas na tela do computador com apenas alguns cliques. Essa automação de análises permite que os gestores concentrem mais tempo e esforços nos aspectos estratégicos do negócio, como as vendas.

      Agiliza processos


      Depois que os profissionais pegarem o jeito, poderão enxergar melhor os benefícios proporcionados pelo e-Procurement em relação ao Procurement tradicional — que é manual e offline. Alguns deles são:

      • registros armazenados em bancos de dados seguros e de forma automática;

      • envio e recebimento digitalizado das confirmações de pedidos;

      • formulários com preenchimento automático de dados;

      • reutilização de formulários previamente preenchidos.


      Essas facilidades contribuem para a realização de tarefas com maior rapidez e menos erros no departamento de compras.

      Reduz custos


      Por meio do e-Procurement, a maior parte dos processos de compra é digitalizada e o uso de papel pode ser drasticamente reduzido. Com a economia desse custo operacional, o negócio ganha um fôlego no fluxo de caixa para investir em outras áreas, como atendimento ao cliente, prospecção e fidelização de novos consumidores.

      Minimiza erros


      A documentação eletrônica é mais simplificada e, por isso, fica mais fácil verificar erros de digitação. Como a impressão da papelada se torna desnecessária, os erros identificados podem ser corrigidos no formato digitalizado antes de você salvar e enviar a versão revisada.

      Além disso, os documentos podem ser comparados aos dos pedidos anteriores, permitindo que os profissionais identifiquem as alterações antes da confirmação, avaliando as condições atuais e estabelecendo novos termos.

      Como implementar o e-Procurement na loja virtual?


      O modelo mais utilizado para a implementação do e-Procurement em lojas virtuais é o baseado em softwares de gestão ERP. Porém, algumas empresas oferecem as funcionalidades do sistema online, hospedado na nuvem.

      Nesse modelo, conhecido como SaaS (Software as a Service), você paga uma assinatura para ter acesso às ferramentas de que precisa, usando apenas um link no navegador web. Assim, dá para poupar tempo e dinheiro com instalações e atualizações em servidores ou computadores próprios.

      Depois, é só treinar o uso simulando pedidos para se tornar apto. Lembre-se: é importante fazer essa parceria com uma empresa confiável e com grande experiência em plataformas de e-commerce para realmente ter eficiência nos processos.

      Agora que você já sabe o que é e-Procurement e como ele funciona, aproveite as nossas orientações para otimizar as operações da loja virtual e alcançar resultados maiores.

      Quer saber mais sobre o assunto? Veja 5 razões para utilizar um ERP na organização dos canais de venda!

      Venda mais com o Olist
        tags
        Fidelização de clientesInovaçãoArtigosFluxo de caixa e Contabilidade gerencialEstratégias de vendasIdeias de empreendedorismoDados e tendências do e-commerceGestão de processos e PadronizaçãoPlataformas de vendas online e FerramentasComo criar um site de vendas
        post anterior
        Estou perdendo vendas por não ter presença na internet? Faça o diagnóstico!
        próximo post
        Sistema de vendas GRÁTIS e estratégias para você vender online
        loading comments...

        o que mais é legal você ler

        this is an article image
        E-commerce
        Como fazer logística para e-commerce?
        29 de maio de 2024
        continue lendo
        this is an article image
        Artigos
        DNVB: entenda o que é uma marca nativa digital
        11 de novembro de 2022
        continue lendo
        this is an article image
        Como empreender
        Saiba mais sobre checkout transparente e a sua importância
        19 de abril de 2023
        continue lendo
        this is an article image
        Como empreender
        Tendências do futuro: moda, consumidores e varejo
        18 de abril de 2023
        continue lendo
        this is an article image
        Artigos
        Vnda e Tiny: parceria de resultado para o seu e-commerce
        18 de abril de 2023
        continue lendo
        this is an article image
        Como empreender
        Entenda por que o checkout transparente é fundamental para elevar a experiência do cliente
        13 de setembro de 2022
        continue lendo
        this is an article image
        Como empreender
        Saiba a diferença entre ERP e Hub de integração
        21 de julho de 2022
        continue lendo
        this is an article image
        Artigos
        Vendas baixas no e-commerce: o que fazer? Quais melhorias podem ser implementadas?
        18 de maio de 2023
        continue lendo

        Receba os conteúdos em primeira mão

        + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

        Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

        O Olist blog tem o objetivo de informar, educar e contribuir para o sucesso de lojistas de todo o Brasil. O site é gerenciado pelo grupo Olist, um ecossistema completo para e-commerce composto pelas empresas Olist Store, Olist Tiny e Olist Vnda. Saiba mais em olist.com.

        this is the olist logo

        Av. Cândido Hartmann, 590 | Mercês, Curitiba – PR | 80730-440.

        consulte nossos termos de uso, política de privacidade, código de conduta e ética , encarregado pelo tratamento de dados pessoais e canal de denúncias

        Soluções
        • Olist Tiny
        • Olist Store
        • Olist Vnda
        Olist Store
        • conheça a plataforma
        • planos e preços
        • dúvidas frequentes
        • categorias restritas
        Conheça a Olist
        • nossa história
        • blog
        • carreira
        • imprensa
        • parcerias
        • propriedade intelectual
        • dados de privacidade