
Ter sucesso na internet não é uma tarefa simples, certo? Mas perder vendas por não ter a presença digital necessária é mais complicado ainda. A boa notícia é que existem inúmeras formas de acabar com esse problema. Uma delas é a vitrine virtual, que é mais um canal para que a sua loja expanda a sua atuação.
Com a transformação digital ainda mais acelerada, os recursos estão todos disponíveis. Que tal, então, entender os motivos para que você crie uma vitrine online para o seu negócio? Continue a leitura para descobrir!
O que é uma vitrine virtual e por que se popularizou?
A vitrine virtual é uma das partes mais importantes do e-commerce, pois é nela que os produtos são expostos para que os clientes conheçam os itens disponíveis. É a página online onde serão exibidos os produtos da sua loja que estão à venda, apresentando fotos, preço e características do produto, ou seja, é através da vitrine virtual que o seu e-commerce apresenta seus produtos e a sua marca aos consumidores.
Para que uma vitrine virtual seja atrativa, existem algumas estratégias que serão abordadas nesse texto. Já adiantamos que é sempre importante valorizar os itens que você quer vender e incluir elementos de identidade da marca para fortalecer a comunicação.
Quais são as vantagens de ter uma vitrine virtual?
Na prática, quais são as vantagens de criar uma vitrine online para a sua loja? Confira abaixo!
Aumento das chances de vendas
A principal vantagem de contar com uma vitrine virtual é o poder de venda. Afinal, o cliente só vai descobrir o que a sua loja tem para oferecer se a divulgação for feita da forma adequada.
De nada adianta estar presente nos canais certos, por exemplo, se você não tem o que apresentar. O objetivo da vitrine é, portanto, atrair aqueles consumidores a partir das ofertas do seu portfólio.
Os usuários podem visualizar os seus anúncios e ouvir falar da sua marca, mas nada disso vai causar um impacto tão grande. Com a vitrine virtual, a atração dos clientes se torna muito mais eficiente.
Em vez de apenas ouvir o nome da sua loja, o consumidor em potencial vai entender exatamente o que o seu negócio tem para oferecer. Como consequência, o interesse dele tende a ser maior.
Vantagem competitiva
Outro ponto positivo ao contar com uma vitrine virtual é o poder de diferenciação. Em um cenário de competição acirrada, se a sua loja não se destacar, os clientes não vão notá-la.
A partir do seu mostruário digital, você pode anunciar os seus produtos mais atrativos e os preços que ressaltam o seu negócio com relação aos concorrentes.
Se, por um lado, o alcance da sua loja é muito maior na internet, a disputa também é. Com uma vitrine online, o consumidor não vai enxergar o seu negócio apenas como mais um. Será possível deixar claro para ele que sua loja é a opção que oferece, por exemplo, o melhor preço ou os produtos de maior qualidade.
Diversificação dos canais de venda
Imagine que a sua loja tenha um bom desempenho de vendas em um determinado canal. O número, porém, não é o suficiente para que o seu negócio expanda.
Com o canal possivelmente já saturado, é preciso buscar renda extra online em outras plataformas. A vitrine virtual serve para otimizar esse processo e permitir a diversificação dos pontos de contato com o público.
Quanto mais exposição, maiores são as chances de impactar os consumidores. Em vez de focar os seus anúncios em apenas alguns canais, a vitrine online possibilita a divulgação em outras plataformas.
Maior poder de comunicação
O tempo médio de atenção do usuário na internet é cada vez menor. Sendo assim, a sua loja deve encontrar maneiras de adotar uma comunicação precisa com o público.
Nesse contexto, o melhor caminho é expandir os seus pontos de contato. E é exatamente isso que a vitrine online pode oferecer para a sua loja, possibilitando uma presença digital ainda mais forte.
Afinal, você já consegue entrar em contato com o consumidor a partir das suas ofertas. Não vai ser apenas uma loja tentando vender, mas um portfólio de produtos do interesse da sua persona, por exemplo.
Quando isso acontece, a autoridade da sua marca cresce, o que pode representar um maior poder de comunicação e, assim, aumentar as suas vendas.
Melhora da experiência do cliente
Para se destacar em um mercado tão concorrido e conseguir fidelizar os seus clientes, é preciso fazer mais do que oferecer preços baixos.
A experiência do usuário com a sua loja precisa ser uma prioridade. E isso vale desde o atendimento até as funcionalidades que a sua página oferece. Tudo deve ser pensado para garantir a satisfação do comprador.
Ao criar uma vitrine virtual, você dá mais um passo nessa direção. Afinal, seu negócio entregará uma solução completa para ele. E não se fala, aqui, de uma simples descrição, mas de um catálogo completo. Nele, você pode colocar fotos, informações detalhadas, preço… Enfim, tudo para que o consumidor se sinta seguro para realizar a compra.
Possibilidade de personalização
Outro benefício de contar com uma vitrine virtual é poder personalizá-la. De acordo com o estilo e objetivo da loja online, é possível oferecer uma experiência ainda melhor ao seu cliente. A ideia é permitir que uma análise sobre o comportamento do seu público-alvo indique, por exemplo, o melhor caminho para conseguir uma conversão.
Dessa maneira, o consumidor passa a ser impactado de modo mais efetivo, e crescem as chances de sua loja aumentar as vendas. Assim, toda a sua comunicação pode ser direcionada para o que realmente consegue gerar resultados. Do uso de fotos até os detalhes da sua descrição, tudo deve servir para deixar a vitrine online perto do ideal.
Como montar uma vitrine virtual?
Fotos de qualidade e descrição completa. Esta é a junção perfeita para começar a pensar na elaboração da sua vitrine virtual. O fato é que o conteúdo visual possui um grande poder de venda (tanto no online quanto offline) e essa questão não pode ser ignorada nos seus anúncios.
Lembre-se que nem sempre a imagem convence por si só. A loja precisa informar o cliente sobre as características do produto e sobre as condições de venda. Esse é um ponto fundamental, que vai trazer mais segurança e transparência em seus processos.
Confira algumas dicas para que você possa criar vitrines virtuais atrativas para o seu cliente e que convertam em vendas:
Capriche nas fotos
Lembre-se que o cliente não está conferindo os produtos pessoalmente. Por isso, as fotos devem ter excelente qualidade. A resolução deve permitir a ampliação da imagem para conferir todos os detalhes, trazendo vários ângulos da mercadoria.
Uma outra forma de apresentar os produtos é através de vídeos que mostrem a forma de uso, por exemplo. Quanto mais informações úteis forem passadas para o consumidor, maiores serão as chances de venda.
Tenha um layout responsivo
Ter um e-commerce responsivo (ou seja, que se adapta a diferentes tamanhos de telas) é essencial para que o cliente tenha uma boa experiência.
Por exemplo, o seu anúncio não exibe todas as informações quando o seu cliente o acessa em telas maiores e menores? A imagem fica com baixa qualidade em telas maiores? Isso prejudica a experiência do seu cliente com a vitrine virtual. Lembre-se que, mesmo que o cliente utilize um desktop ou um smartphone pequeno, a vitrine deve ser organizada, informativa e ajudar na decisão de compra.
Em uma página responsiva, cada informação inserida é adaptada para todos os tamanhos de tela, melhorando a experiência do usuário.
Organize os banners e os pop-ups
Os banners (aquelas propagandas maiores que aparecem no site) e os pop-ups (janelas com outros conteúdos que se abrem durante a visita a um site) devem estar organizados e não podem prejudicar a experiência do consumidor.
Se, ao visitar a sua loja virtual, a pessoa encontrar um layout poluído e cheio de chamadas que dispersam a atenção, há grandes chances de que ele desista da compra.
Isso ocorre porque a experiência no site acaba sendo um pouco desagradável, o que pode afastar os clientes.
Escolha bem as cores
As cores usadas na vitrine devem trazer a sua identidade visual e valorizar o seu produto, mas não devem prejudicar a leitura ou confundir o seu consumidor.
Por exemplo, um fundo totalmente escuro, pode deixar a página cansativa para os olhos, dificultar a leitura das informações e não valorizar as fotos. Mas isso depende muito do nicho de atuação, pois o fundo escuro pode ficar interessante em uma vitrine virtual de roupas para motociclistas, por exemplo.
Então, procure aplicar tons que valorizem o site e a sua marca. Faça testes e converse com profissionais que entendem do assunto para escolher as melhores cores para seu site.
Cuide do tempo de carregamento da página
Você já entrou em um site que demorou tanto para carregar as fotos, que acabou desistindo? Isso não pode acontecer no seu e-commerce. Use elementos leves, que não comprometam o tempo de carregamento da página, em qualquer dispositivo. Conte com a ajuda de um profissional experiente para ajudar a montar a página da sua loja com atenção nesse ponto.
Boas práticas na hora de criar uma vitrine virtual
A vitrine não deve ser só bonita, ela precisa ser convidativa e estar alinhada aos objetivos do seu negócio, valorizando os produtos desejados conforme a necessidade. Além disso, trata-se de uma ferramenta que deve caminhar junto às estratégias de gestão, estar em acordo com os produtos em estoque e com suas métricas de venda.
Para a organização e categorização da vitrine virtual, podem ser utilizados alguns critérios, como:
Produtos por faixa de preço
Agrupar produtos que tenham a mesma faixa de preço é uma estratégia interessante para lojas com itens em que o valor tem um peso muito grande na decisão de compra, ou com produtos com grande variação nesse critério.
Por exemplo, um cliente busca uma TV e não encontra o modelo exato que queria. Mas, decidiu pela compra de outra televisão, porque estava na mesma faixa de valores que ele estava disposto a pagar. Neste caso, se a loja disponibiliza opções parecidas ao se tratar de preço, pode fechar uma venda.
Produtos relacionados aos mais procurados ou mais vendidos
Uma das formas de encontrar os produtos desejados em um site é utilizar o campo de busca. Você pode aproveitar e criar uma vitrine com todos os produtos que são mais buscados em sua loja e facilitar o processo de compra do consumidor. O Google Analytics é uma ótima ferramenta para ajudar nesse trabalho. Veja os produtos que tiveram mais acessos e combine com outros itens que podem ser complementares, o que pode elevar o ticket médio das vendas.
Da mesma forma, a exibição dos produtos mais vendidos pode ser configurada automaticamente na plataforma escolhida para complementar a vitrine virtual.
Você também pode aproveitar o banner para aplicar essa estratégia, usando esse elemento para destacar o produto com maior volume de vendas. Assim, o cliente consegue encontrar o item rapidamente e a partir daí, pode ser direcionado para outras mercadorias relacionadas.
Por volume de estoque
Organizar a vitrine virtual por volume de estoque é uma maneira de destacar as mercadorias que a loja possui em grande quantidade. Imagine que sua loja conseguiu uma grande promoção ao comprar produtos de um fornecedor, mas o valor apenas seria repassado se a empresa comprasse uma grande quantidade. Aproveite a oportunidade para aumentar a margem de lucro e dê destaque a eles na vitrine virtual.
A organização por volume também estimula a venda de itens que estão parados, sem giro. Dessa forma, evita mercadorias paradas no estoque e também a perda do valor investido. Uma boa maneira de chamar a atenção para esses produtos é fazer combinações com itens de bastante procura ou oferecer bons descontos para impulsionar a venda desses produtos.
O que considerar ao procurar uma solução?
Apesar da importância da vitrine virtual, também é necessário escolher uma ferramenta adequada para esse propósito. De que adianta uma solução que não serve para os seus objetivos?
A vitrine virtual é, portanto, mais um recurso importante para quem deseja se destacar em um cenário de tanta competição. Além disso, é uma maneira de profissionalizar a sua loja virtual e garantir que o seu desempenho seja cada vez melhor.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude os seus amigos e colegas a vender cada vez mais!