O setor do varejo sempre foi movido por datas de concentração de consumo, aquelas em que muitas pessoas buscam fazer compras ao mesmo tempo por determinado motivo. Bons exemplos disso são Natal, Black Friday e Dia das Mães.
O marketing sazonal, portanto, é um tipo de estratégia que precisa estar sempre presente na rotina de varejistas que querem ganhar destaque frente a concorrência. Neste artigo, você encontra todas as informações de que precisa para iniciar esse planejamento. Confira!
O que é marketing sazonal?
Um e-commerce está sempre trabalhando em suas estratégias de marketing para atrair novos clientes. É um esforço multidisciplinar e diário para dar visibilidade aos produtos e conquistar um público cada vez maior.
Mas toda loja virtual percebe, em algum ponto, que as datas especiais precisam de um trabalho extra para que seja possível aproveitar o público que já está em busca de consumir.
Essa é a função do marketing sazonal: campanhas específicas de divulgação atreladas a datas comemorativas, feriados e períodos de demanda naturalmente alta. Entre essas épocas, estão datas:
- Tradicionais de consumo para presentear, como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, das Mães e dos Namorados
- Que agregam grandes promoções, como a Black Friday e Dia do Consumidor
- De campanhas personalizadas, como o aniversário de cada cliente
- Criadas pelo próprio e-commerce, como o aniversário da loja
Além de serem momentos especiais do ano em questão de visibilidade e demanda, elas têm uma característica específica: são temáticas. Ou seja, a comunicação e a linguagem variam em cada uma delas, e todas também diferem da interação cliente-marca em dias normais.
É por isso que exigem suas próprias campanhas, com conteúdo, material de divulgação e abordagem do público de maneiras específicas.
Por que investir nessa estratégia?
Lojas virtuais naturalmente acabam criando campanhas de marketing sazonal, ainda que nem percebam, exatamente, por que estão fazendo isso. Muitas vezes, é apenas porque todo mundo faz.
Contudo, entender os benefícios dessa estratégia ajuda a ter um melhor planejamento para momentos assim, com foco no objetivo da ação e nos resultados esperados. Veja as principais razões para se apostar na sazonalidade!
Aumento das vendas em períodos mais lucrativos
Todo o varejo sabe que algumas datas garantem o faturamento para o ano inteiro. É um movimento natural de consumo que exige do e-commerce colocar todo o seu potencial de divulgação em prática.
Um bom marketing sazonal torna a loja uma referência para essas datas, trazendo clientes orgânicos em mais volume a cada ano, gerando previsibilidade para o seu caixa.
Fidelização de clientes em datas importantes
Se as campanhas forem bem-feitas, não apenas novos clientes surgirão ano após ano. Consumidores que se engajaram com a loja na comunicação sazonal e tiveram grandes experiências passam a ter expectativas especiais para a próxima vez.
Isso ajuda a criar uma base fiel especificamente para dias de faturamento elevado. Essa é uma forma não só de lucrar mais no volume de vendas, como, também, no ticket médio.
Aproximação emocional entre a marca e seu público
Muitas dessas datas, como o aniversário do cliente, Dia das Mães e Natal, carregam um peso emocional na relação entre as pessoas.
Quando sua campanha de marketing consegue abraçar essa emoção e passar afetividade e empatia ao público, ela pode ganhar clientes para a vida toda.
Criação de períodos de alta demanda
Se datas comemorativas vendem muito, por que não criar a própria? Diversas marcas de e-commerce aproveitam o aniversário da loja ou uma outra época que faça sentido para planejar o próprio evento especial.
Com um marketing sazonal bem-feito, esse dia ou semana vira mais uma expectativa de consumo nos clientes, além das épocas tradicionais de compras.

Como utilizar o marketing sazonal?
Com todas essas razões listadas, fica difícil ignorar a importância do marketing sazonal para o varejo. A verdade é que não existe fórmula: cada negócio tem seu nicho, suas metas e sua maneira de abordagem para traçar uma estratégia.
Porém, alguns passos são fundamentais para alcançar grandes resultados e se tornar uma referência em datas especiais. Veja quais são!
Defina as datas que fazem mais sentido para a loja
Embora seja possível trabalhar qualquer tema com a maioria dos mixes de produto, o tipo de itens vendidos e seu público-alvo, naturalmente, apontam as datas mais importantes.
Por exemplo, uma loja de brinquedos precisa priorizar o Dia das Crianças e o Natal. Além disso, não faz muito sentido que ela invista parte importante do seu orçamento de marketing no Dia das Mães.
Portanto, determine duas ou três datas que tenham maior conexão com o segmento de atuação da loja, mas sempre lembrando que Black Friday e Natal são campanhas obrigatórias para vender mais.
Alinhe a linguagem ao período
Todo e-commerce tem sua linguagem: voz, personalidade e identidade visual que são trabalhadas ao longo de campanhas permanentes de marketing.
Mas é interessante criar variações que encaixem em épocas especiais sem perder de vista a alma do negócio. Tipos de posts, as interações com o público nas redes sociais, conteúdo audiovisual que remeta à data, são todas preocupações a serem levantadas na hora de planejar.
Estruture um cronograma e invista em automação
Todo marketing sazonal precisa de meses de preparação para ser executado da melhor maneira possível.
Portanto, desenvolva um cronograma de marketing para o e-commerce. Comece pelo mapeamento de conteúdo relevante e definição da linguagem, produza o material com antecedência e automatize a divulgação por redes sociais e e-mail marketing.
Ter tudo pronto na hora da execução ajuda a loja a, se necessário, fazer ajustes e se aproximar mais do público na data, interagindo pessoalmente com cada um deles.
Crie sua data
Da mesma forma que existem épocas de compras, em que o mercado aquece, há aqueles períodos de pouca demanda. Por que não criar um marketing sazonal específico para esses momentos?
Além do aniversário da loja, semana especial de promoção e eventos exclusivos para clientes são bons exemplos de datas festivas próprias.
Como resultado, há o aumento do rendimento, a marca ganha seu momento de brilhar sozinha, sem a competitividade dos grandes dias e, claro, desenvolve novos hábitos de compra no público.
Analise os resultados
Uma vantagem do marketing sazonal é que ele tem início, meio e fim e pode ser repetido todo ano. Isso significa que os indicadores para o sucesso ficam bem claros. Preste especial atenção ao Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e ao Retorno sobre Investimento (ROI) das campanhas.
Assim, é possível aprender com o que deu certo e errado em um ano para aplicar e melhorar no ano seguinte. Ainda na fase de planejamento, determine esses KPIs e garanta que estejam sendo monitorados. Eles serão muito úteis para que o negócio continue em aprimoramento constante.
Pronto para investir no marketing sazonal?
Praticado por quase todos os negócios no setor, o marketing sazonal é uma importante estratégia do e-commerce. Com uma boa execução, é possível ampliar os lucros e, até, reduzir o impacto dos períodos de menor movimento.
Portanto, planeje sua estratégia, crie um cronograma e alinhe sua linguagem para falar do jeito certo e na hora certa com o seu cliente.
E se você quer aproveitar ainda mais esse tipo de abordagem, veja este artigo sobre produtos sazonais!