Marketing sazonal: como criar campanhas para aproveitar as datas especiais no mercado?


Marketing sazonal: como criar campanhas para aproveitar as datas especiais no mercado?

O setor do varejo sempre foi movido por datas de concentração de consumo, aquelas em que muitas pessoas buscam fazer compras ao mesmo tempo por determinado motivo e que impulsionam o marketing sazonal. Bons exemplos disso são Natal, Black Friday e Dia das Mães.


O marketing sazonal é um tipo de estratégia que precisa estar sempre presente na rotina de varejistas que querem vender mais que a concorrência.


Neste artigo, você encontra todas as informações de que precisa para iniciar o planejamento de campanhas sazonais. Confira!




O que é marketing sazonal?


Um e-commerce está sempre trabalhando em suas estratégias de marketing para atrair novos clientes. É um esforço multidisciplinar e diário para dar visibilidade aos produtos e conquistar um público cada vez maior.


Mas toda loja virtual percebe, em algum ponto, que as datas comemorativas sazonais precisam de um trabalho extra para que seja possível aproveitar o público que já está em busca de consumir.


A função do marketing sazonal é criar campanhas específicas de divulgação atreladas a datas comemorativas, feriados e períodos de demanda naturalmente alta. Entre as principais datas sazonais estão:


  • Tradicionais períodos de consumo para presentear, como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, das Mães e dos Namorados
  • Aquelas que agregam grandes promoções, como a Black Friday e Dia do Consumidor
  • Campanhas personalizadas, como o aniversário de cada cliente
  • Criadas pelo próprio e-commerce, como o aniversário da loja

Além de serem momentos especiais do ano em questão de visibilidade e demanda, as datas sazonais têm uma característica específica: são temáticas. Ou seja, a comunicação e a linguagem variam em cada uma delas, e todas também diferem da interação cliente-marca em dias normais.




É por isso que o marketing sazonal exige suas próprias campanhas, com conteúdo, material de divulgação e abordagem do público de maneiras específicas.


Por que investir em datas comemorativas sazonais?


Lojas virtuais naturalmente criam campanhas de marketing sazonal, ainda que nem percebam, exatamente, por que estão fazendo isso. Muitas vezes, é apenas porque todo mundo faz.


Contudo, entender os benefícios das campanhas sazonais ajuda a ter um melhor planejamento para momentos assim, com foco no objetivo da ação e nos resultados esperados. 


Veja, a seguir, as principais razões para investir no marketing sazonal.


Aumento das vendas em períodos mais lucrativos


Todo o varejo sabe que algumas datas garantem o faturamento para o ano inteiro. 


É um movimento natural de consumo que exige do e-commerce colocar todo o seu potencial de divulgação da loja virtual.


Um bom marketing sazonal torna a loja uma referência para essas datas, trazendo clientes orgânicos em mais volume a cada ano, gerando previsibilidade para o seu caixa.


Fidelização de clientes em datas importantes


Se as campanhas sazonais forem bem-feitas, não apenas novos clientes surgirão ano após ano, mas também consumidores que se engajaram com a loja na comunicação sazonal e tiveram grandes experiências passam a ter expectativas especiais para a próxima compra


Isso ajuda a criar uma base fiel especificamente para dias de faturamento elevado. Essa é uma forma não só de lucrar mais no volume de vendas, como, também, no ticket médio.




Aproximação emocional entre a marca e seu público


Muitas dessas datas  comemorativas sazonais, como o aniversário do cliente, Dia das Mães e Natal, carregam um peso emocional na relação entre as pessoas.


Quando sua campanha de marketing consegue abraçar essa emoção e passar afetividade e empatia ao público, ela pode ganhar clientes para a vida toda.


Criação de períodos de alta demanda


Se as datas comemorativas vendem muito, por que não criar a própria? Diversas marcas de e-commerce aproveitam o aniversário da loja ou uma outra época que faça sentido para planejar o próprio evento especial.


Com um marketing sazonal bem-feito, esse dia ou semana vira mais uma expectativa de consumo nos clientes, além das épocas tradicionais de compras.


Em suma, alguns dos benefícios do marketing sazonal para uma loja virtual incluem:


  • Aumento das vendas em períodos mais lucrativos
  • Fidelização de clientes em datas importantes
  • Aproximação emocional entre a marca e seu público
  • Criação de períodos de alta demanda

👉 Leia mais: Saiba como as campanhas em marketplaces podem te ajudar a vender muito mais!


Como criar uma campanha de marketing sazonal?


Com todas essas razões listadas, fica difícil ignorar a importância do marketing sazonal para o varejo. A verdade é que não existe fórmula: cada negócio tem seu nicho, suas metas e sua maneira de abordagem para traçar uma estratégia.


Porém, alguns passos são fundamentais para alcançar grandes resultados e se tornar uma referência em datas sazonais. 


Conheça a seguir as etapas para criar uma campanha de marketing sazonal:


  1. Defina as datas que fazem mais sentido para a loja
  2. Alinhe a linguagem ao período
  3. Estruture um cronograma e invista em automação
  4. Crie sua data
  5. Analise os resultados

Defina as datas que fazem mais sentido para a loja


Embora seja possível trabalhar qualquer tema com a maioria dos mixes de produto, o tipo de itens vendidos e seu público-alvo naturalmente apontam as datas mais importantes.


Por exemplo, uma loja de brinquedos precisa priorizar o Dia das Crianças e o Natal. Além disso, não faz muito sentido que ela invista parte importante do seu orçamento de marketing no Dia das Mães.


Portanto, determine duas ou três datas que tenham maior conexão com o nicho de mercado da loja, mas sempre lembrando que Black Friday e Natal são campanhas obrigatórias para vender mais.



Alinhe a linguagem ao período


Todo e-commerce tem sua linguagem: voz, personalidade e identidade visual que são trabalhadas ao longo de campanhas permanentes de marketing.


Mas é interessante criar variações que encaixem em épocas especiais sem perder de vista a alma do negócio. Entre os elementos que podem ser personalizados para as campanhas sazonais estão:


  • Tipos de posts
  • Interações com o público nas redes sociais
  • Conteúdo audiovisual que remete à data

Inclua esses elementos nas preocupações a serem levantadas na hora de planejar campanhas sazonais.




Estruture um cronograma e invista em automação


Todo marketing sazonal precisa de meses de preparação para ser executado da melhor maneira possível. Portanto, desenvolva um cronograma de marketing para o e-commerce. Para organizar o cronograma:


  • Comece pelo mapeamento de conteúdo relevante e definição da linguagem
  • Produza o material com antecedência
  • Automatize a divulgação por redes sociais e e-mail marketing

Ter tudo pronto na hora da execução ajuda a loja a fazer ajustes e se aproximar mais do público na data, interagindo pessoalmente com cada um deles.


Crie sua data


Da mesma forma que existem épocas de compras, em que o mercado aquece, há aqueles períodos de pouca demanda. Por que não criar um marketing sazonal específico para esses momentos?


Além do aniversário da loja, semana especial de promoção e eventos exclusivos para clientes são bons exemplos de datas festivas próprias.


Como resultado, há o aumento do rendimento, a marca ganha seu momento de brilhar sozinha, sem a competitividade dos grandes dias e, claro, desenvolve novos hábitos de compra no público.


Analise os resultados


Uma vantagem do marketing sazonal é que ele tem início, meio e fim e pode ser repetido todo ano. Isso significa que os indicadores para o sucesso ficam bem claros. Preste especial atenção ao Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e ao Retorno sobre Investimento (ROI) das campanhas.


Assim, é possível aprender com o que deu certo e errado em um ano para aplicar e melhorar no ano seguinte. 


Ainda na fase de planejamento, determine esses KPIs e garanta que estejam sendo monitorados. Eles serão muito úteis para que o negócio continue em aprimoramento constante.



Pronto para investir no marketing sazonal?


Praticado por quase todos os negócios no setor, o marketing sazonal é uma importante estratégia para aumentar as vendas do e-commerce. Com uma boa execução, é possível ampliar os lucros e, até, reduzir o impacto dos períodos de menor movimento.


Portanto, planeje sua estratégia de marketing sazonal, crie um cronograma e alinhe sua linguagem para falar do jeito certo e na hora certa com o seu cliente.


Além de campanhas de marketing sazonal, conheça também as opções de produtos sazonais que podem ser vendidos em épocas específicas para gerar um bom retorno para a empresa. No artigo, Produtos sazonais: o que fazer para vendê-los durante o ano inteiro?, você tem acesso a mais dicas sobre como aproveitá-los. 


Lembre-se que o marketing sazonal também é uma estratégia muito relevante para os marketplaces. Estar entre os vendedores de destaque desses canais é uma forma de gerar ainda mais vendas. Inclusive, conheça a solução olist store e entenda como ela te ajuda a ganhar visibilidade em mais de 10 marketplaces diferentes! Saiba mais no vídeo abaixo:




O que você achou deste texto? Compartilhe sua opinião nos comentários!


    post anterior
    Veja como manter um bom relacionamento com fornecedores!
    próximo post
    Jornada do cliente: conheça seu consumidor e aumente as vendas
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.