7 etapas do planejamento estratégico comercial

post image Muitas empresas deixam de alcançar resultados melhores porque não priorizam o planejamento estratégico comercial. Você é daqueles que enxerga essas questões aparentemente burocráticas como algo desnecessário e sem retorno? 

Então, precisamos rever as prioridades e compreender o quanto a desorganização do setor pode estar atrelada a um planejamento estratégico comercial ineficaz. Afinal, ele é o guia para que seus colaboradores caminhem, de maneira alinhada, em direção aos melhores objetivos. Isso inclui, portanto, um plano de ação, ferramentas e estratégias focadas nas metas estabelecidas. 

Além, é claro, da determinação qualitativa e quantitativa dos resultados pretendidos. Sem esse norteamento, a sua empresa pode estar perdendo tempo, dinheiro e clientes. Vamos entender como montar um planejamento estratégico comercial com 7 passos simples e práticos?

Como fazer um planejamento estratégico comercial: 7 etapas fundamentais

A metodologia utilizada para fazer um planejamento comercial pode se alterar, assim como as informações e metas estabelecidas. Mas, para te ajudar a montar um plano consistente, que considere todo o cenário comercial da sua empresa, elencamos 7 passos básicos. 

Você pode, portanto, incluir etapas e adaptar a ordem dos fatores para atender o seu mecanismo de atuação. Mas coloque todos os passos básicos no seu checklist, combinado? Então, vamos a eles!

1 - Mapeie e entenda os processos da sua empresa

Conhecer e mapear os processos comerciais do seu negócio é o primeiro passo de como fazer um planejamento estratégico comercial de sucesso.  Afinal, é preciso analisar as fraquezas e as forças da sua empresa antes de estabelecer metas mais ambiciosas. Isso é tão importante quanto o destino e de onde você está partindo. Faça, portanto, uma análise sincera do cenário atual

Inclua nesse mapeamento o histórico de desempenho da empresa, dificuldades, falhas e pontos que demandam ajustes. É muito interessante, também, analisar o cenário do mercado e a prática dos seus concorrentes. Assim, você pode aproveitar melhor as oportunidades e identificar caminhos mais estratégicos. 

Com a visão global da posição da sua empresa e do contexto em que ela está inserida, é possível criar um planejamento comercial realista e efetivo!

2 - Monitore o seu time

Esse passo também faz parte do mapeamento do setor comercial. Afinal, o desempenho, as habilidades e o potencial do seu time são fatores fundamentais para compreender em que ponto o seu negócio está. Com essa informação, você consegue delimitar estratégias personalizadas e metas mais realistas.  Procure, portanto, levantar e quantificar:

  • Resultados individuais de cada colaborador do setor comercial
  • Deficiências pontuadas
  • Histórico de desempenho do setor, considerando o grupo de colaboradores
  • Diferenças entre as metas e os resultados obtidos

A ideia é elencar todos os números que quantificam o desempenho e potencial do seu time. Também é uma ótima oportunidade para identificar colaboradores que precisam de treinamento em vendas e outros desenvolvimentos.

3 - Conheça profundamente o seu cliente

Algumas empresas acabam pulando esse passo e partem para a determinação das metas antes de conhecer profundamente o cliente. Isso pode diminuir consideravelmente o sucesso de todas as estratégias aplicadas. 

É preciso compreender que o planejamento estratégico comercial não é apenas para a empresa, ele deve ser, primeiramente, para o cliente. Afinal, o nosso maior objetivo com esse plano é aumentar as vendas, taxas de fidelização e o desempenho dos nossos colaboradores. O foco, portanto, deve ser o consumidor

Para conhecê-lo, você precisa capturar o máximo de informações possíveis: dores, preferências, gostos, dificuldades, expectativas. Esses dados podem ser capturados por ferramentas de marketing, pesquisas de mercado, análise e principalmente por um levantamento de necessidades feito pela sua equipe. Este passo não é importante apenas para o planejamento estratégico comercial. Ele também é fundamental para embasar estratégias de produção, marketing, atendimento e suporte ao cliente.

4 - Estabeleça metas e objetivos realistas

O passo 4 infelizmente não é sempre inserido no planejamento da forma correta. Você já deve ter ouvido falar que uma equipe motivada é mais produtiva, certo? Quando estabelecemos metas muito acima do nosso potencial, a frustração é automática e, naturalmente, passamos a enfrentar os próximos desafios com mais incerteza. Isso acaba desencadeando uma bola de neve, gerando uma queda de desempenho. 

O mesmo ocorre ao incluir, no seu planejamento estratégico comercial, metas e objetivos que não correspondam à realidade da empresa. Como você já deve imaginar, esse passo depende da primeira e da segunda etapa que citamos por aqui. Reveja-as, portanto, antes de traçar seus prazos e objetivos comerciais.  

Lembre-se de que estamos falando de dados quantitativos. Então, é preciso ter um cronograma fixo, com data de início e fim do projeto comercial. Assim como uma projeção de números reais para os resultados. Como, por exemplo, a porcentagem de aumento das vendas, taxa de queda das desistências, etc.

5 - Elenque as estratégias e ferramentas 

Estabelecidas as metas é preciso determinar quais meios serão utilizados para percorrer esse caminho. Nesse passo, especifique as ferramentas necessárias e quais as estratégias presentes em cada etapa do seu cronograma. Se for preciso - e estiver dentro do planejamento financeiro - identifique quais estruturas precisam ser atualizadas ou adquiridas.  

Também é preciso estabelecer quais serão as estratégias para mensurar os resultados. Elenque, portanto, métricas e indicadores de performance, para que a equipe possa acompanhar o desempenho de cada etapa do cronograma. Lembre-se de que a aplicação do planejamento estratégico comercial e, portanto, a conquista dos objetivos estabelecidos, depende diretamente desse passo. 

Afinal, de nada adianta um bom plano, se não podemos colocá-lo em prática, não é mesmo?

6 - Formalize o planejamento estratégico comercial

Não basta ter em mente as melhores estratégias e os resultados pretendidos, eles precisam ser normatizados de maneira formal.  

Quando determinamos pontos importantes e o cronograma do ano, em reuniões, sem a burocracia de escrever, de fato, o planejamento estratégico, informações importantes podem se perder. Para garantir o sucesso do seu plano, coloque ele no papel e formalize todo o cronograma, plano de ação, funções de cada colaborador, objetivos, etc. 

Você pode fazer isso por meio de um e-mail ou outro documento. Desta forma, você evita ruídos no compartilhamento do planejamento e, claro, minimiza o risco dos envolvidos alegarem que não sabiam suas funções, metas e prazos.

💡 Não deixe de ler - Inicie seu negócio com sucesso: desenvolva um planejamento estratégico. 

7 - Acompanhe os resultados

Um planejamento estratégico comercial não termina quando é entregue à equipe. Muito pelo contrário! A prática no plano é a etapa mais importante do processo. Afinal, você precisa acompanhar e medir os resultados de cada fase para verificar se o planejamento realmente está gerando o retorno esperado. 

É no acompanhamento de resultados que você consegue identificar falhas, ou ações que não tiveram o desempenho esperado. Quanto antes essas brechas forem identificadas, mais rápido você pode “ajustar as velas” e redefinir estratégias que foram ineficientes. Para isso, utilize as métricas e indicadores elencados no passo anterior durante todo o prazo estipulado. 

E, claro, é interessante fazer essa análise no final do projeto. Assim, a sua empresa pode elaborar planejamentos cada vez mais efetivos. Mantendo os pontos de sucesso e redesenhando aqueles que ficaram abaixo do esperado. 

Um bom aliado no acompanhamento de dados e resultados, seja de vendas ou outras frentes, é seu sistema ERP. Caso ainda não utilize esse recurso, vale a pena conhecer o Tiny: um sistema de gestão completo para gerenciar suas vendas e pedidos em diversos canais, além de financeiro, estoque e mais.

Pronto, agora você tem o seu guia de como montar um planejamento estratégico comercial. Basta colocá-lo em prática para aumentar a organização do setor, as suas taxas de conversão e a fidelização de clientes! 

Tem um e-commerce e gostaria de potencializar os efeitos do seu planejamento estratégico? O olist pode ser o parceiro ideal nessa jornada! Conte com um ecossistema que vai impulsionar o seu e-commerce. Da gestão do seu negócio até encontrar o canal ideal para vender. Conte com todo o suporte em gestão, logística e atendimento ao consumidor final. Entre em contato e saiba mais!

—------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

Este artigo foi escrito pelo IEV – Instituto de Especialização em Vendas, empresa com expertise em treinamentos de vendas para desenvolver todo o potencial de vendas de equipes comerciais, desde líderes até vendedores. No mercado desde 2014, a maior escola de vendas do Brasil já soma mais de 9.000 alunos ativos e mil empresas atendidas.

    post anterior
    Saiba mais sobre checkout transparente e a sua importância
    próximo post
    Renda extra: como empreender na internet?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.